Antúrio: conheça essa flor deslumbrante para o seu jardim

Escrito por Beatriz Ramirez

iStock

O antúrio é uma flor belíssima que pode ser utilizada em ambientes externos ou internos. Ela fica ótima para vasos ou jardins e exige poucos cuidados, pedindo apenas um local iluminado sem exposição direta ao sol.



É importante destacar que essa planta é tóxica, por conter oxalato de cálcio. Então, o ideal é mantê-la longe de crianças e animais. Tomando esse cuidado, seu antúrio pode enfeitar sua casa de forma segura.

Índice do conteúdo:

Como cuidar de antúrio

Para cuidar bem de um antúrio, é preciso deixá-lo em local claro, mas sem contato direto com os raios solares, já que eles podem queimar a planta. Para florir, ele deve permanecer na sombra e ficar longe de ar-condicionado.

Outra dica importante é que o antúrio prefere umidade, por isso deve ser regado a cada dois dias, em condições normais. Já em dias úmidos, apenas é preciso regar a planta uma vez por semana, mas evitando sempre que o solo fique ressecado. Confira mais dicas nos vídeos abaixo.

Como cuidar do antúrio

Está em busca das dicas básicas de cultivo? Nesse vídeo, a Nô Figueiredo dá várias dicas de como cultivar a planta e ainda traz informações legais sobre ela. Vale a pena assistir!

Dicas rápidas

Uma explicação breve e útil sobre as características do antúrio. Além disso, também fala sobre a forma correta de irrigar.

Como plantar e cuidar do antúrio



Aprenda como preparar o solo para plantar essa flor da forma correta. Assim, você já pode acompanhar sua planta até o florescimento.

Como fazer florescer

Veja as dicas dos jardineiros para adubar o antúrio com a melhor substância e fazê-lo florescer com muita beleza.

Mudas de antúrio

Aprenda a melhor maneira para replantar um antúrio, trocando seu substrato e fazendo algumas mudas sem prejudicar a planta.

Com essas dicas de quem cuida dos antúrios, você já sabe como cuidar, replantar e fazer a sua flor ficar muito mais bonita e bem cuidada. Agora veja mais sobre a coloração dos antúrios, que é obtida com a prática de cruzamento de cores (enxerto).

Cores de antúrio

Tua Casa

Quando se fala em paisagismo, o antúrio é muito indicado para entrada de empresas e condomínios, por não ter custos de manutenção. A única exigência é estar em um lugar que tenha a luminosidade adequada.

Quando se vê a planta, é possível pensar que a flor seria a parte colorida, porém isso é um engano. A flor de antúrio é a pequena parte amarela que nasce na espiga. A região colorida é um truque da natureza para atrair os insetos. Então, conheça mais sobre a diversidade dessa planta e o significado de cada cor.

  • Antúrio vermelho: a cor é associada com paixões intensas e desejo de ação. Ela estimula a atividade e energia em sua casa.
  • Antúrio verde: a cor remete à saúde e à harmonia. Por isso, é ótimo ter essa planta para trazer um efeito de segurança ao local.
  • Antúrio branco: a cor remete à pureza e à tranquilidade. Sendo assim, um antúrio branco transmite paz para o local.
  • Antúrio preto: a cor negra fala sobre neutralidade e sobriedade. Assim, um antúrio preto traz a sensação de estabilidade para o ambiente.
  • Antúrio rosa: a cor rosa lembra o amor, carinho e companheirismo. Logo, essa flor atrai uma atmosfera de romantismo para o local.
  • Antúrio amarelo: a cor amarela fala sobre animação, alegria e diversão. Sendo assim, a planta ajuda a trazer mais vida para a casa.
  • Antúrio roxo: a cor roxa sempre foi utilizada pelos nobres. Assim, um antúrio desse tom fala sobre um ambiente de nobreza.
  • Antúrio chocolate: a cor marrom remete ao solo fértil e seguro para caminhar. Logo, esse tom oferece um ar de confiança para o local.

Existem diversas outras cores de antúrio, como tangerina, azul e mesclado. Então, você pode optar pela que achar mais atraente e agradável.



Significado de antúrio

Antúrio em grego é Anthos, que significa “flor”. Há centenas de espécies dessa planta, mais de 600, sendo originária da Venezuela e da Colômbia. Pode ser utilizado tanto na decoração quanto em arranjos, como o buquê de noivas.

O significado da flor representa confiança, hospitalidade, fortuna, iluminação, além de autoridade, luxo e imponência. Quando usada em casamentos, devido à espiga ereta e ao formato de coração em sua base, ela remete à sexualidade intensa.

Para a Umbanda, a planta agrada aos Exus, sendo utilizada como oferendas e na limpeza espiritual. Já para o Feng Shui, ela está ligada ao sucesso e expansão, sendo indicada para o escritório ou área de trabalho em um imóvel.

Devido à sua associação com uma pessoa hospitaleira, afortunada e confiável, o antúrio é um ótimo presente.

Agora que você conhece mais sobre o antúrio, já pode usar essa planta versátil em seu lar. Aproveite e veja outras plantas para jardim e tenha um espaço verde incrível em sua casa.