Plantas para jardim: espécies e ideias para planejar um espaço verde

Escrito por Andressa Oliveira

Existem muitas espécies de plantas para jardim que podem deixar sua área externa verde e perfeita para relaxar e desfrutar da natureza. Mas, para ter um espaço funcional e sempre belo, é importante levar em consideração as características das vegetações escolhidas, como necessidade de manutenção, resistência ao sol, à chuva, porte e tipo de cultivo.



Para ajudar você a escolher as espécies certas e ideais para seu espaço, confira uma seleção de plantas com aspectos em comum para compor o seu jardim e inspire-se com ideias magníficas para montar aquele cantinho verde que você sempre sonhou aí na sua casa:

Plantas para jardim resistentes ao sol

Para quem tem um espaço com muitas horas de sol, veja algumas sugestões de plantas que apreciam a luz solar direta e que vão ficar lindas no seu jardim:

1. Cactos

São plantas fáceis de cuidar e uma ótima opção para jardins de baixa manutenção. Conseguem armazenar água em quantidades muito maiores do que outras espécies e adoram receber a luminosidade direta do sol.

2. Suculentas

São plantas de clima desértico e, por isso, são resistentes ao sol e apreciam o calor. Existem milhares de espécies de suculentas e algumas cabem em qualquer lugar do jardim. Cultive em solo bem drenado e regue somente uma vez por semana.

3. Yucca

É uma espécie arbustiva utilizada como planta ornamental nos jardins, em canteiros ou vasos. É facilmente adaptável a diversos climas e bem resistente ao sol pleno. As regas devem ser espaçadas, para que o solo seja mantido seco na maior parte do tempo.



4. Árvore-do-viajante

É uma planta de aspecto escultural e folhagem ornamental em formato de leque. Uma espécie de sol pleno e resistente, inclusive, ao calor extremo. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, mas precisa de espaço para se desenvolver.

Essas são algumas plantas que vão adorar receber a luminosidade do sol durante horas, então já pode separar um cantinho bem iluminado no seu jardim para recebê-las.

Plantas para jardim vertical em vasos

Para aproveitar muros ou paredes, é possível criar um jardim vertical com vasos. A seguir, você confere algumas sugestões de plantas pendentes que vão ficar um charme cultivadas dessa forma:

5. Peperômia

Uma folhagem pendente com aparência delicada e ideal para ser cultivada em cestos, jardineiras ou vasos suspensos. Deve ser colocada em locais de sombra ou meia sombra do jardim. As regas devem ser regulares.

6. Hera inglesa

Tem uma folhagem decorativa com formato recortado e pode ser cultivada como planta pendente em vasos ou jardins verticais. Pode ser colocada tanto em locais de pleno sol como de meia-sombra.

7. Tostão

Também conhecida como dinheiro-em-penca, tem uma folhagem pequena e perfeita para o cultivo em vasos suspensos, pois apresenta um crescimento rápido com folhas pendentes. Deve ficar à meia-sombra ou em locais sombreados, como varandas e sacadas.



8. Renda Portuguesa

Uma planta da mesma família das samambaias, com folhas com recortes interessantes que se assemelham aos detalhes das rendas. Aprecia locais sombreados, bastante água e umidade. Uma boa opção para cultivo em vasos suspensos e jardins verticais. Evite o sol direto.

Mesmo em espaços verticais é possível cultivar uma vasta variedade de plantas. Prefira espécies menores, com raízes pequenas e pouco agressivas, para iniciar, junto com essas sugestões, a montagem do seu.

Plantas para jardim pequeno

A falta de espaço não é um problema para cultivar plantas. Veja, a seguir, algumas espécies que se encaixam em qualquer cantinho:

9. Lança-de-São-Jorge

Possui um visual escultural com suas folhas cilíndricas e, por ser uma planta de crescimento vertical, ocupa pouco espaço, sendo ideal para vasos e canteiros estreitos. É de fácil cultivo e tolera o sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.

10. Buxinhos

É uma planta arbustiva com grande durabilidade e crescimento lento. Com o tempo e podas de formação, pode tornar-se compacto e denso. É utilizado para compor cercas vivas, mas adapta-se bem ao cultivo em vasos. Necessita de poucas regas e bastante luminosidade.

11. Orquídea-bambu

Uma espécie com porte alto, mas delgado, que ocupa pouco espaço e por isso é indicada para acompanhamento de muros e paredes. Também pode ser cultivada em vasos. Floresce durante o ano todo e necessita de muita luz e solo úmido.



12. Antúrio

É uma folhagem de pequeno porte, fácil de cuidar e bem resistente. Não tolera sol direto, mas deve ser cultivada em um local com muita claridade, por isso, aproveite canteiros embaixo de árvores ou espaços menos iluminados do jardim.

Ter um jardim bonito e colorido não é exclusividade dos grandes espaços. Com as plantas certas é possível criar um cantinho verde em qualquer espaço, mesmo em locais pequenos.

Plantas para jardim de inverno

No jardim de inverno, a natureza se integra com o interior da casa e as condições são bem diferentes de um espaço aberto. Conheça, então, algumas plantas que são indicadas para esse local:

13. Bromélia

É uma planta tropical resistente e de fácil cultivo. Suas cores e folhas deixam qualquer espaço mais bonito. Cresce bem em locais com luz indireta e aprecia o calor e a umidade. Pode ser cultivada no chão, no vaso ou amarrada em galhos e troncos.

14. Samambaias

São bastante comuns e facilmente encontradas por aí. Adoram ambientes úmidos, bem iluminados e arejados, mas não toleram sol direto. Por isso, são excelentes plantas para varandas, jardins de inverno e locais sombreados. Regue sempre que o solo estiver seco.

15. Orquídeas

Elas encantam com sua beleza e delicadeza. Gostam de locais iluminados, mas sem sol direto, o que as torna uma boa opção para locais menos ensolarados, como os jardins de inverno. Podem ser cultivadas em vasos ou de forma suspensa.

16. Pacová

Uma planta que se destaca pela beleza das suas folhas e é ideal para locais sombreados ou com iluminação parcial. Pode ser cultivada em vasos ou ser plantada diretamente no solo. Regue sempre que o substrato estiver seco, em torno de 2 a 3 vezes na semana.

A intensidade de luz pode variar bastante nos jardins de invernos, por isso, para acertar na escolha das plantas para esse local, opte por espécies que se adaptem melhor no seu cantinho.

Plantas resistentes à chuva

Algumas plantas podem ser mais sensíveis e sofrerem danos expostas as intempéries. Outras resistem muito bem no exterior mesmo com as mudanças climáticas. Confira algumas espécies que se dão muito com a chuva:

17. Moreias

Uma planta bastante resistente e excelente para ambientes externos. Floresce várias vezes ao ano e apesar de preferir um clima moderado, tolera o frio, o calor e a chuva. Fica linda em canteiros ou bordaduras. Prefere o sol pleno, mas também se desenvolve em meia-sombra.

18. Primavera

Tem uma grande adaptabilidade, podendo ser cultivada de diversas formas em canteiros ou vasos. Aprecia muito o sol, mas também resiste ao frio, geadas e chuva. Floresce no final do inverno e necessita de podas para manutenção.

19. Orelha-de-elefante

De origem tropical, possui grandes folhas ornamentais. É uma planta muito rústica, resistente e que necessita de poucos cuidados. Aprecia a umidade, o calor e terrenos alagadiços. Pode ser cultiva em sol pleno ou meia-sombra, como planta isolada ou em maciços no jardim.

20. Beijo SunPatiens

Essa variedade da espécie possui grande adaptabilidade e tem alta tolerância às variações climáticas como o calor intenso, chuvas e até geadas leves. Floresce o ano todo com cores vibrantes e é uma ótima opção para jardins, canteiros e vasos.

A água é essencial em qualquer jardim, e apesar de serem resistentes, essas plantas também podem sofrer com o excesso de chuvas. Por isso, fique atento a drenagem do solo e utilize materiais como pedras para facilitar o escoamento do excedente de água.

70 fotos de plantas para jardim para planejar o seu

Agora que você já conhece uma variedade de plantas, inspire-se com lindas fotos para montar um jardim incrível:

1. As plantas deixam a área externa mais atrativa e aconchegante

2. Para quem tem pouco espaço, invista em plantas em vasos

3. A árvore-do-viajante é ideal para compor um jardim tropical

4. Cores nas plantas e nas paredes para um espaço alegre

5. Use os muros para cultivar espécies suspensas

6. Folhagens exuberantes para um belo jardim de inverno

7. As plantas levam frescor para a área da piscina

8. Qualquer espaço pode se transformar em um lindo jardim

9. Canteiros elevados viram bancos para curtir o jardim

10. Aproveite corredores e passagens para um cantinho verde

11. Um espaço para apreciar a natureza e relaxar

12. As plantas suspensas ficam um charme e quase não ocupam espaço

13. Para compor canteiros interessantes, misture plantas de diferentes portes

14. Inclua mesas e bancos para desfrutar ao ar livre

15. Um lindíssimo jardim vertical de samambaias

16. Em locais com muito sol, explore o uso de cactos e suculentas

17. Suavize os muros com o uso de vegetação

18. Os buxinhos são plantas graciosas para um pequeno espaço

19. Uma composição encantadora para um jardim de inverno

20. Uma parede verde garante um efeito sensacional

21. Para combinar com o visual natural, explore móveis de madeira

22. Um deck é uma opção charmosa e aconchegante para o piso

23. Se tiver espaço, inclua um redário também

24. Aposte no uso de folhagens, elas são práticas e muito ornamentais

25. Um painel vertical com plantas economiza espaço em um jardim pequeno

26. Use os buxinhos para destacar e decorar caminhos

27. Um pergolado é uma boa forma de incrementar o jardim

28. Em meio às folhagens, as orquídeas adicionam cor e beleza

29. Para variar, que tal montar um jardim vertical com um tom intenso?

30. Valorize a entrada de casa com um jardim

31. Simplicidade e frescor com as samambaias

32. Um cantinho para descansar e apreciar a natureza

33. Árvore-do-viajante e moreias: uma combinação espetacular

34. Existem plantas com diferentes cores e texturas, explore isso

35. Você pode garantir um magnifíco jardim só com o uso de folhagens

36. Cultive flores para colorir o quintal

37. Buxinhos são indicados para compor um jardim provençal

38. Escolha uma vegetação que complemente a arquitetura da casa

39. As forrações são uma ótima opção para revestir o solo de canteiros

40. Abuse de pedras e madeiras para um visual rústico

41. Em espaços estreitos, prefira plantas esguias e com crescimento vertical

42. Use um painel ripado para criar um jardim vertical com vasos

43. As bromélias se destacam em qualquer jardim

44. A primavera traz muita beleza com sua floração exuberante

45. As plantas transformam pequenos espaços em ambientes agradáveis

46. As orquídeas-bambu são perfeitas para canteiros estreitos

47. Um cantinho especial para quem aprecia as orquídeas

48. A iluminação de jardim valoriza e destaca as plantas

49. Plantas tropicais são sucesso para a área da piscina

50. Leve vida e alegria com as plantas para a área externa

51. Orquídeas e folhagens para embelezar o espaço

52. Rendas portuguesas decoram lindamente a parede do jardim

53. Os vasos cerâmicos são uma boa escolha para cultivar as plantas elegidas

54. Pedriscos e dormentes de madeira compõem um belo caminho

55. Na falta de espaço, você pode criar um jardim vertical para acompanhar a piscina

56. Um jardim cheio de cores

57. Crie um cenário encantador com uma variedade de espécies

58. É possível compor um espaço com vegetações em vasos e também em canteiros

59. A flores são encantadoras e ideais para colorir o jardim

60. Com criatividade, você pode criar diversas formas de cultivo vertical

61. Os móveis na área externa estimulam a permanência no jardim

62. Uma ideia charmosa para quem conta com uma metragem limitada

63. As samambaias são boas inquilinas para os vasos suspensos

64. Os cactos rendem um jardim de fácil cultivo e baixa manutenção

65. Adicione uma fonte para um jardim zen

66. A lança-de-São-Jorge se ajusta perfeitamente em um pequeno canteiro

67. As moreias recebem com graça na entrada dessa casa

68. A variedade de flor SunPatiens é resistente e rica em cores

69. O antúrio é uma planta que cativa com sua beleza

70. Oculte muros com as plantas e amplie a sensação de verde

Com as plantas adequadas, você pode ter um lindo, charmoso e aconchegante jardim na sua casa, afinal são elas que trazem frescor, alegria e vivacidade para o espaço. Portanto, aproveite todas essas dicas e inspirações para escolher suas espécies prediletas e começar a montar um espaço verde cheio de encanto na sua casa.

PARA VOCÊ