Dicas e cuidados para cultivar ixora e desfrutar de toda alegria dessa planta

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Anubhav Verma

Por
Atualizado em 07.06.22

A ixora é uma planta ornamental que possui lindos cachos com flores pequenas. É bastante usada no paisagismo para decorar fachadas e áreas externas de condomínios, podendo ser encontrada com variedade de cor e espécie. Conheça os tipos existentes e aprenda como cultivá-la!

Publicidade

Índice do conteúdo:

6 tipos de ixora que surpreendem com sua beleza

Com diversidade de espécies, a ixora pode ser encontrada em diferentes tamanhos, cores e formato de pétalas. Veja quais são os tipos e saiba mais sobre elas:

Ixora Finlaysoniana

Diane Lim

Publicidade

Nativa da Tailândia, pode atingir de 2 a 5 metros de altura. Possui flores brancas que estão presentes o ano todo na planta, mas principalmente na primavera e no verão. Gosta de clima quente e úmido, sua floração é favorecida quando cultivada em sol pleno.

Ixora Javanica

É bastante usada no paisagismo para decorar condomínios e fachadas. Inicialmente suas flores são laranja, mas depois passam a ser vermelhas. Pode atingir até 3 metros de altura, porem é recomendado que sejam realizadas podas para mantê-la sempre bonita.

Publicidade

Ixora Coccinea

Também conhecida como Ixora-coral é ideal para ser cultivada em regiões de clima quente. Sua floração acontece entre a primavera e o verão, podendo ser encontrada com flores nas cores amarela, vermelha, laranja ou rosa. Gosta de sol pleno, pouca umidade e se adapta muito bem em solos pobres.

Ixora Macrothyrsa Teijsm

Conhecida popularmente como Ixora-rei, entre as espécies é a que possui maior quantidade de flores. Atinge até 2 metros de altura e para que o cultivo seja bem sucedido é necessário sol pleno, regas sem exagero e solo rico em matéria orgânica.

Ixora Pavetta

Originária do sul da Ásia, se diferencia das outras espécies por ser uma árvore. Além de possuir belas flores também é frutífera. Seu crescimento é lento, mas pode chegar a 5 metros de altura depois de adulta.

Ixora Chinensis

Para cultivar essa espécie é necessário sol pleno, solo rico e bem drenável com regas regulares. Pode chegar a medir até dois metros de altura, mas também é encontrada em variedades anãs que são ideais para serem mantidas em vasos.

Com espécies muito delicadas, a ixora é ótima para decorar e trazer vida ao ambiente. Certamente uma dessas opções pode ser o diferencial para deixar lindo seu jardim.

Publicidade

Como cuidar de ixora

Para que a ixora cresça bonita, saudável e produza belas flores são necessários alguns cuidados, assim como toda planta. Confira o que fazer para ter um cultivo bem sucedido:

  • Rega: Após o plantio podem ser realizadas até três vezes na semana. Depois de enraizada, as regas devem ser reduzidas para uma única vez semanalmente. É importante que o solo fique apenas úmido, nunca encharcado.
  • Iluminação: É recomendado que seja cultivada sempre em sol pleno. Gosta de iluminação solar direta, durante todo o dia e não suporta geada.
  • Solo: É necessário que o substrato seja bem drenável evitando acumulo de água e apodrecimento da raiz. Deve ser rico em matéria orgânica e se possível possuir o pH levemente ácido.
  • Floração: Para que a ixora floresça, é ideal que sejam feitas adubações pelo menos quatro vezes durante o ano. Deve ser usado adubo de gado bem curtido e composto orgânico, sendo aplicados depois de misturados ao redor da planta.
  • Muda: As mudas são feitas preferencialmente na primavera, através de galhos da planta que devem medir entre 10 a 15 centímetros. É ideal que o ramo escolhido seja de espessura fina e aspecto saudável.

Seguindo essas dicas de cuidados é possível cultivar e ter uma planta bonita e saudável. Assim, sua plantinha vai ficar ainda mais bonita para encher o espaço da sua casa de alegria e cor.

Saiba mais sobre como cultivar ixora

Para que sua ixora tenha um bom desenvolvimento, sempre é bom conhecer um pouco mais das suas necessidades. Confira vídeos e tutorias para aprender ainda mais sobre o cultivo dessa planta, que, além de decorar, é comestível e possui propriedades medicinais:

Como regar ixora

Essa espécie de clima tropical gosta de água, mas sem exagero. A Sandra Ferraz explica como ela realiza a rega nessa planta, deixando o solo sempre úmido, porém tomando cuidado para não encharcar. Confira!

Como podar ixora

Para que a planta ganhe força e continue saudável após a floração é recomendado que sejam realizadas podas. Nesse vídeo você confere como realizar o processo corretamente para que a ixora continue se desenvolvendo.

Como fazer mudas de ixora

Para fazer mudas e ter mais unidades da planta é possível utilizar três métodos. Com esse tutorial você aprenderá quais são essas maneiras, de qual forma são realizadas e todo o processo necessário até enraizar. Veja que interessante!

Publicidade

Dicas e curiosidades sobre a ixora

Nesse vídeo bem interessante você confere várias curiosidades sobre essa linda plantinha. O Victor explica quais são as vantagens de tê-la em casa, crenças sobre a flor e em quais cores podem ser encontrada.

Com esses vídeos e dicas, suas plantinhas vão ficar ainda mais saudáveis. Aproveite para cultiva-las e desfrutar de sua beleza!

10 fotos utilizando a beleza da ixora na decoração

A ixora é ideal e muito utilizada na criação de cercas vivas ou decoração de jardins. Proporciona muita beleza e enche de vida qualquer ambiente. Veja inspirações!

1. Com a ixora é possível criar uma decoração bela e delicada

2. Podendo ser colocada em áreas internas, desde que receba sol

3. Pequenos e grandes espaços ganham mais vida com ela

4. O cultivo pode ser feito em vasos de sua preferência

5. Além de decorar lindas fachadas e entradas de casas

6. Os arranjos também ficam alegres e variados

7. Possui cores variadas e que podem ser combinadas

8. Com suas florezinhas pequenas compõem o jardim

9. Seus cachos florescidos se destacam entre as folhas verdes

10. Sem dúvidas a ixora causa encanto em todos que a vê

Com tantas dicas e cuidados, seu cultivo de ixora será muito bonito, possibilitando a criação de um ambiente natural e cheio de cor. Gostou de saber mais sobre ela? Veja também plantas de sol e tenha mais espécies em seu jardim!