Echeveria: tipos, como cuidar e 50 formas de usá-la em sua decoração

Escrito por Mariana Tocci
Em 24.08.20

Procurando uma suculenta para sua casa? A echeveria pode ser a escolha ideal! Também conhecida como rosa de pedra, pelo seu formato que se assemelha ao dessa planta, a echeveria traz muita beleza para o ambiente. Como existem diversos tipos dela, você ainda pode escolher aquela que mais te agrada. Veja agora diferentes tipos e fotos para se encantar!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

7 tipos de echeveria para cultivar e enfeitar sua casa

Como existem diversos tipos de echeveria, é importante conhecer as diferenças entre cada um deles para saber qual planta te agrada mais. Pensando nisso, listamos as características de echeverias bem populares. Confira!

Tua Casa

  • Elegans: também conhecida como bola-de-neve mexicana, a echeveria elegans possui numerosas folhas em forma de rosetas com uma coloração verde-azulada. Esse tipo de echeveria geralmente mede entre 5 e 20 centímetros de altura. Nos meses mais quentes do ano, ela pode dar pequenas flores de um amarelo rosado.
  • Glauca: existe muita confusão sobre qual é a verdadeira echeveria glauca, já que ela é bastante confundida com a peackokii. Para fazer a identificação, basta reparar nas folhas, pois as da glauca são mais arredondadas. Além disso, a glauca tem crescimento rápido e pode atingir tamanhos “gigantes” (entre 8 e 12 centímetros de diâmetro).
  • Lilacina: a lilacina também é conhecida como echeveria fantasma, devido à sua coloração branca acinzentada. Ela é uma echeveria de pequeno porte, sendo que atinge no máximo 20 centímetros de altura. Por isso, é uma boa opção para quem não tem muito espaço. Na primavera, ela pode produzir flores tubulares amareladas.
  • Orion: esse tipo de echeveria possui folhas bem características, pois elas têm uma coloração verde acinzentada e pontas avermelhadas. A orion pode chegar a 20 centímetros de altura. Assim como as demais echeverias, essa também possui um formato semelhante ao de uma rosa quando vista de cima.
  • Stolonifera: a echeveria stolonifera possui folhas verdes e pontudas. Essa é uma opção da planta que se multiplica bastante, e também pode dar flores rosas por dentro e amareladas por fora.
  • Shaviana: essa é mais uma echeveria que possui folhas bem características, pois essas são onduladas nas pontas, como um repolho. As folhas ainda possuem uma cor azulada com tons rosados nas bordas. Nos meses mais quentes do ano, a shaviana pode apresentar flores rosadas e bem delicadas, que chegam até 30 centímetros de altura.
  • Imbricata: além de apresentar folhas verdes levemente azuladas, a echeveria imbricata é bem simétrica. Dificilmente essa variação da planta dá flores, mas elas podem aparecer na primavera e no verão. Essas têm longas hastes, são alaranjadas e possuem formato de sino.

A echeveria possui mais de 1000 variações, porém essas 7 listadas são tipos mais fáceis de serem encontrados no mercado. Independente de qual opção escolher, você estará embelezando seu espaço ao colocar essa plantinha nele!

Como cuidar de uma echeveria

Depois de escolher a variação da echeveria, é preciso conferir como cultivá-la, para que a planta receba os cuidados necessários e cresça forte em sua casa. Por isso, separamos 4 vídeos que abordam os principais cuidados no cultivo da planta e mais informações relevantes para o crescimento adequado da echeveria. Confira!

Dicas de cuidados básicos com a echeveria

Para que uma planta cresça de forma adequada, ela precisa receber vários cuidados específicos. Ao assistir esse vídeo, você vai aprender justamente quais são os cuidados básicos necessários para cultivar a echeveria, como a frequência da rega e a exposição ao sol ideal.

Como fazer a poda e o replantio da echeveria

Continua após o anúncio



Como a echeveria cresce a partir de seu centro, ela pode extrapolar a área do vaso ou canteiro em que foi plantada. Por isso, em alguns casos, é preciso realizar a poda e até o replantio. Nesse vídeo, você vai aprender a fazer essas duas atividades e, ainda, a criar mudas dessa suculenta!

6 tipos de echeverias fáceis de cuidar

Nesse vídeo, você vai conferir particularidades de 6 tipos de echeverias: perle von nurnberg, pumila, gilva, orion, pálida e glauca. Apesar de serem de fácil cultivo, assim como é mencionado no vídeo, é importante lembrar que o clima da região influencia nessa facilidade. Então, o mais importante é guardar as particularidades de cada tipo e cultivá-los de acordo com essas características.

Como plantar echeveria lilacina

Esse vídeo ensina especificamente o passo a passo do plantio da echeveria lilacina. Mas, mesmo que essa não tenha sido a escolhida para sua casa, é importante assisti-lo, pois ele traz dicas sobre substrato e formas de drenagem que podem ser úteis para a sua echeveria.

Após aprender quais são os cuidados básicos com a echeveria, o modo de plantá-la, replantá-la e fazer mudas, basta seguir as dicas dadas em sua casa. Dessa forma, sua echeveria poderá crescer de forma adequada e se desenvolver lindamente!

50 fotos de suculenta echeveria que provam a beleza dessa planta

Se você ainda não sabe onde colocar essa linda planta em sua casa, veja essas fotos pra ter inspirações. E, é claro, para comprovar a beleza da echeveria!

1. A echeveria é uma planta tão linda

2. Que pode ser cultivada em casa

CACTOS SUCULENTAS LOVERS

Continua após o anúncio



3. E até usada em eventos

4. Em casa, ela pode ser cultivada em vários lugares

5. Como em um jardim

6. Para embelezar a área externa

7. Na área interna, ela pode ficar na janela

8. Decorar o centro de uma mesa

9. Ou até um local menos óbvio

10. Ou seja, não é preciso ter muito espaço para cultivá-la

11. Uma pequena estante é ótima para suas echeverias

WESLEY MONTEIRO PAISAGISMO

Continua após o anúncio



12. E que tal um candelabro?

13. Você pode deixá-la até pendente

14. Já que fica charmoso e não ocupa espaço

15. Outra ótima forma de cultivar a echeveria

16. É fixá-la no alto, como em uma árvore

17. Ou em uma parede

18. E que tal cultivar essa planta em um terrário

19. Ou em forma de kokedama?

20. Independente da forma e do local escolhido

21. Lembre-se de deixar sua planta no sol

22. Porque ela precisa pelo menos de algumas horas de luz

23. Para crescer linda assim

24. Alguns tipos de echeveria dão flores

25. E deixam seu ambiente ainda mais bonito

26. Veja como elas coloriram esse vaso!

27. E esse jardim também

28. Além de escolher uma echeveria com flores

29. Você pode plantar várias echeverias juntas

30. Ou cultivá-la com outras plantas

31. Para deixar seu espaço mais encantador

32. Cactos combinam com echeverias

33. E outros tipos de suculentas também

34. Você pode plantá-las em um mesmo vaso

35. E colocá-las, por exemplo, no centro da mesa

36. Ou fazer um cantinho das plantas

37. Fofo, não acha?

38. Escolher bem o vaso também é importante

39. Para aprimorar sua decoração

40. Ele pode ser chamativo

41. Divertido

42. Ou delicado

43. E até uma xícara… Por que não?

44. Lembre-se de escolher bem o tipo ou tipos de echeveria

45. Para que combine com o que você imaginou

46. A shaviana é ótima para locais delicados

47. Com suas bordas onduladas

48. A black prince é mais escura e sóbria

49. Então, é só pensar em seu objetivo

50. Para encontrar a echeveria perfeita!

Depois de ver essas fotos, já sabe qual echeveria vai cultivar? Independente do tipo escolhido, ela não vai te dar muito trabalho e ainda vai trazer charme para seu ambiente! Se você quiser conhecer outras suculentas para plantar, confira 10 tipos de suculenta para ter em sua casa.