Echeveria elegans: uma suculenta versátil e fácil de cultivar

Marina


Em 22.04.23

Conhecida também como bola-de-neve mexicana, a Echeveria elegans é marcada por suas numerosas folhas em formato de rosetas. Em um tom delicado verde-azulado, a planta é uma das mais populares entre as suculentas devido a sua beleza, resistência e fácil cuidado. No decorrer da matéria, confira dicas de cultivo, vídeos com informações essenciais e ideias de arranjos.

Índice do conteúdo:

Dicas para cuidar de echeveria elegans

As suculentas são ótimas plantas tanto para ter em casa quanto em apartamentos, uma vez que não precisam ser regadas com muita frequência. Além disso, são super-resistentes e podem ser reproduzidas de maneira bem simples. No tópico abaixo, tire dúvidas e veja dicas.

Rega

Foto de echeveria elegans 2 - 1

Becki Grow With Me

Publicidade

As suculentas têm como característica principal o armazenamento de água em suas folhas e caules. Assim, você deve tomar um cuidado extra ao regar a sua Echeveria elegans. De preferência, molhe somente quando o solo estiver totalmente seco (vale fazer o teste do dedinho afundando na terra para se certificar). Caso você molhe demais, as raízes podem apodrecer.

Iluminação

Como qualquer espécie de suculenta, a Echeveria elegans deve ser cultivada e colocada em um espaço bem iluminado para crescer saudavelmente, seja no jardim ou em uma varanda. Se possível, posicione-a em um local com luz direta do sol por, no mínimo, seis horas por dia.

Temperatura

Por ser de origem mexicana, a suculenta prefere ambientes com temperaturas quentes e secas. Assim, evite colocar a planta em ambientes climatizados e, no inverno, deixe-a dentro de casa e perto de uma janela em contato com a luz solar.

Poda

Foto de echeveria elegans 9 - 7

Pottery Lan

Publicidade

A poda é um processo necessário para controlar o crescimento da planta, bem como se certificar que ela não seja contaminada com as próprias folhas secas e velhas. Então, esporadicamente, você pode cortar (com uma tesoura de jardinagem bem higienizada) as folhas inferiores para manter o seu formato.

Mudas

Assim como os cactos e outras suculentas, é bem fácil e prático criar novas mudas! As Echeverias elegans podem ser reproduzidas a partir de suas folhas e caules. Para isso, você deve remover uma folha, deixá-la secar por uns dias e, depois, plantar em um solo bem drenada e regá-las.

Flor

Nos meses mais quentes do ano, a Echeveria elegans pode dar pequenas e delicadas flores em um tom amarelo-rosado. Quando você perceber que a flor está ficando murcha ou feia, corte o mais próximo da base para não machucar a planta.

Durabilidade

Foto de echeveria elegans 005 - 10

Succulent Mario

Publicidade

Afinal, quanto tempo dura uma Echeveria elegans? A resposta para essa pergunta é anos! Desde que ela seja bem cuidada, ganhe bastante luz solar e regas na quantidade certa. Dessa forma, a sua suculenta pode durar por muito tempo!

Substrato

Como a planta é nativa de locais com clima quente e seco, o melhor substrato para ela é um que seja rapidamente drenado, já que a mesma não tolera solo encharcado. Por isso, é recomendado combinar uma parte de terra adubada com outra de areia.

Como qualquer espécie, a Echeveria elegans necessita de cuidados básicos para crescer saudavelmente e garantir folhas bonitas ao longo do ano.

Saiba mais sobre essa linda suculenta

As Echeverias elegans são ótimas para quem está começando a cultivar suculentas. Para ajudar nesse processo, confira vídeos que trazem mais curiosidades e informações sobre essa espécie.

Como fazer novas mudas de Echeveria elegans

Com as suculentas, é possível criar novas mudas sem muito trabalho – e as Echeverias elegans não ficam de fora. Assim, confira o passo a passo que mostra como foram criadas as novas mudas. Uma dica é não tirar todo o solo que fica preso nas raízes, já que isso evita que a planta estrague.

Dicas de cultivo e curiosidade sobre as Echeverias elegans

Nesse vídeo, você aprenderá um pouco mais sobre o cultivo da Echeverias, além de conferir curiosidades. O youtuber destaca a versatilidade da planta, seu rápido rápido crescimento e cultivo facilitado.

Tipo de substrato e adubação

O substrato e uma boa adubação são fundamentais para garantir que a sua Echeveria elegans cresça de forma saudável e tenha folhas bonitas. Assim, veja esse vídeo que fala sobre a importância de ter um solo bem drenado e como fazer o replantio.

Como cuidar de uma Echeveria elegans rose

Aprenda como deixar a sua suculenta gigante e a decorar o seu jardim com muita beleza! No vídeo, é explicado que, para deixá-la crescer, é importante que seja uma planta única. Assim, se tiver filhotes ao lado, ela acaba se adaptando ao tamanho e permanecendo pequena.

Resistente, a suculenta é uma das espécies mais bonita. Com cuidados básicos, você poderá usufruir de sua beleza por um bom tempo!

10 fotos de Echeveria elegans para você se apaixonar ainda mais

Em colorações lindas e delicadas, as Echeverias elegans vão compor a decoração do seu jardim ou dentro da sua casa (lembre-se de inserí-las em ambientes que recebem uma boa iluminação natural) com charme e delicadeza.

1. É possível encontrar outros tipos de Echeveria elegans entre as espécies da planta

2. Como a Echeveria elegans grey red que apresenta um tom vermelho nas folhas

3. Ou a Echeveria elegans raspberry ice que é mais verdinha

4. Conhecida como Echeveria elegans snowball ou bola-de-neve mexicana, esta flor gosta de ambientes iluminados

5. Então coloque ela na varanda do seu apartamento

6. Ou no jardim da sua casa

7. A Echeveria elegans rose apresenta o tom rosa em suas folhas

8. Nesta aqui, por exemplo, o rosa está presente apenas nas bordas

9. Nativa do México, esta suculenta mede entre 5 a 20 centímetros de altura

10. É uma das espécies mais práticas de cuidar já que não exigem muita água

Além da espécie elegans, existem outros tipos dessa suculenta. Além disso, aproveite e confira também as dicas para cuidar de outra planta suculenta bem fácil de cultivar: a planta jade!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments