Jardins de inverno garantem beleza e contato com a natureza no interior do seu lar

Escrito por
Foto: Reprodução / Autorskie Studio Projektu QUBATURA

Foto: Reprodução / Autorskie Studio Projektu QUBATURA

Publicidade



Os jardins de inverno, também conhecidos como jardins internos, são espaços dedicados a trazer beleza e aconchego ao lar através de plantas, flores e um contato maior com a natureza em ambientes internos. Sua localização é variada, podendo marcar presença em salas, abaixo da escada, corredores, hall de entrada e até mesmo quartos e banheiros.

Para o arquiteto Roberto Borja, uma das características mais importantes do jardim de inverno é a disposição das plantas, possuindo além de vasos, plantas fincadas na terra. “Algumas pessoas confundem um jardim de inverno com vasos utilizados na decoração, o que não se classifica como tal ambiente. Além disso, uma das suas principais características é ter portas de vidro transparente ao seu redor, dessa forma ele pode ser apreciado a todo instante e de vários ângulos”, esclarece.

Espaço perfeito para transmitir tranquilidade e ajudar a relaxar, o jardim de inverno exalta a beleza do paisagismo, combinando beleza e praticidade mesmo para ambientes com espaço reduzido.

15 belíssimos jardins de inverno para se inspirar

As opções de decoração e composições utilizando plantas são inúmeras, tudo variando de acordo com o espaço a ser implementado e o orçamento disponível. Além das plantas enraizadas, elementos como pedras, painéis de madeira, cascatas de água, plantas suspensas, troncos e pequenos lagos são muito comuns na hora de harmonizar este espaço. Confira lindos jardins de inverno e se inspire:

Foto: Reprodução / Junia Lobo Paisagismo

Foto: Reprodução / Junia Lobo Paisagismo

Foto: Reprodução / Erick Figueira de Mello

Foto: Reprodução / Erick Figueira de Mello

Foto: Reprodução / Raízes Paisagem e Jardim

Foto: Reprodução / Raízes Paisagem e Jardim

Foto: Reprodução / Libório Gândara

Foto: Reprodução / Libório Gândara

Publicidade



Foto: Reprodução / Flora 4 Elementos

Foto: Reprodução / Flora 4 Elementos

Foto: Reprodução / Penha Alba

Foto: Reprodução / Penha Alba

Foto: Reprodução / Cadore Arquitetura

Foto: Reprodução / Cadore Arquitetura

Foto: Reprodução / Daniela Zuffo

Foto: Reprodução / Daniela Zuffo

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Foto: Reprodução / Gabriela Pereira

Foto: Reprodução / Gabriela Pereira

Foto: Reprodução / IE Arquitetura

Foto: Reprodução / IE Arquitetura

Foto: Reprodução / Gabriel Castro

Foto: Reprodução / Gabriel Castro

Foto: Reprodução / Lilia Oliveira Toti Arquitetura

Foto: Reprodução / Lilia Oliveira Toti Arquitetura

Publicidade



Foto: Reprodução / Marcelo Magnani

Foto: Reprodução / Marcelo Magnani

Foto: Reprodução / Eduardo Luppi

Foto: Reprodução / Eduardo Luppi

Seja em ambientes pequenos ou mais amplos, utilizando plantas variadas ou com as mesmas tonalidades, o jardim de inverno pode inclusive conter um banco de madeira para garantir função ao espaço e auxiliar nos momentos de contato direto da natureza, trazendo momentos agradáveis aos donos da casa.

Como montar um jardim de inverno

Segundo Roberto, alguns fatores devem ser levados em consideração ao montar um jardim de inverno. “Ele pode ser montado em um espaço reservado a ele ou, caso precise improvisar, em locais como varandas, sacadas, salas anexadas ou até mesmo embaixo da escada são uma boa escolha. O importante é que o ambiente receba claridade natural, por isso a porta de vidro é tão importante”, explica.

A área onde o jardim será instalado pode ser aberta, coberta por um teto de vidro ou claraboia. O essencial é ter a incidência da luz solar sobre as plantas, garantindo sua sobrevivência.

Além da escolha das plantas, outra dica é abusar da criatividade ao criar composições. As cores do jardim de inverno devem estar em harmonia, mas nada impede que plantas de tons vibrantes se mesclem às verdes. Utilizar o espaço ao máximo também é importante. Como a área destinada ao jardim é apenas um anexo, investir em elementos decorativos em toda sua extensão deixa o jardim ainda mais belo, seja utilizando pedras, pedaços de troncos ou placas de madeira. Plantas suspensas ou presas à parede também garantem máximo proveito.

Quais plantas utilizar no jardim de inverno

O profissional orienta que ao realizar a escolha das plantas para este ambiente, o ideal é escolher as que se adaptam melhor ao interior da residência, onde a luminosidade pode não ser tão forte como em áreas abertas. “Um bom exemplo é a Lança de São Jorge, Samambaia, Lírio da Paz, Antúrio, Bromélia, Violeta e Babosa. Estas plantas apresentam raízes pequenas, sem muito volume e de fácil manutenção, o que é ideal para esta área. Além disso, o jardim deve ser regado de 1 a 2 vezes por semana, sendo esta frequência o suficiente para as espécies de plantas citadas acima”, esclarece.

Outras plantas indicadas para a utilização no jardim de inverno são a Begônia, Comigo-ninguém-pode, Rosa de pedra, Minicactus, Singônio, Zamioculca, Dracena, Maranta, Pacová, Ráfia, Pata de elefante. Outra possibilidade é cultivar uma horta, melhorando sua saúde com hortaliças e temperos cultivados em casa.

Vale se atentar à poda, adubação e rega de cada planta escolhida. Como cada uma possui sua peculiaridade, é importante questionar o viveiro sobre os cuidados necessários na hora da aquisição das mesmas.

Publicidade



Como decorar um jardim de inverno

Alguns elementos podem deixar o jardim de inverno ainda mais belo. Para conhecer cada um deles e aprender como utilizá-los, confira as dicas do arquiteto:

Iluminação

Foto: Reprodução / Studio MK27

Foto: Reprodução / Studio MK27

“O foco principal da iluminação é extrair o máximo de luz natural possível, mas luminárias e lanternas são bem-vindas para auxiliar a iluminar a beleza deste ambiente durante a noite”, comenta.

Móveis

Foto: Reprodução / Zaav Arquitetura

Foto: Reprodução / Zaav Arquitetura

“Como neste local há interferências climáticas, o ideal é optar por móveis de fibra sintética que apresentam mais durabilidade, porém os móveis de bambu, palha e barro combinam mais com vasos e pedras, sendo considerados excelentes para ornamentar os jardins”, ensina.

Pedras

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura

“As pedras podem ser utilizadas para decorar o solo do jardim, além de serem uma boa opção para ajudar a enfeitar os vasos”, sugere. As mais utilizadas são as pedras pintadas de branco, mas existem grande variedade de cores e formatos.

Fontes de água

Foto: Reprodução / Carla Pimentel

Foto: Reprodução / Carla Pimentel

“As fontes são muito usadas na decoração deste ambiente e podem ser feitas com materiais variados, como pequenos pedaços de bambus na parede. Podem ser grandes formando um pequeno córrego ou pequenas sendo utilizadas apenas como enfeite”, exemplifica.

Como cuidar de um jardim de inverno

Assim como qualquer outro lugar da casa, o jardim de inverno merece certos cuidados em sua manutenção. Manter a aparência das plantas saudável, viçosa e bem cuidadas, por exemplo, garante a beleza deste local. Confira cinco dicas do arquiteto para manter este espaço sempre bem cuidado:

  • Controle da água: “com a manutenção um pouco mais tranquila nos jardins de inverno do que em jardins comuns, uma ou duas vezes por semana é um intervalo suficiente para regá-lo e garantir sua saúde”, instrui.
  • Garanta o crescimento saudável: “utilize fertilizantes e adubos. Estes produtos irão garantir que as plantas cresçam mais saudáveis e bonitas”, orienta.
  • Remova as folhas mortas: “por mais que você tenha cuidado, uma ou outra folha ficará inevitavelmente murcha ou seca. Por isso, é importante arrancá-las para garantir um jardim verde por mais tempo”, indica.
  • Capriche na decoração: “além das plantas, objetos como vasos, bancos, fontes e pedras são indispensáveis para decorar o ambiente e deixa-lo mais charmoso”, explica.
  • Luminosidade: “capriche nas áreas abertas nas quais incide luz solar. Utilize também algumas luminárias para que a noite o cenário fique extraordinário”, recmenda.

Deseja ter seu espaço verde dentro de casa? Então escolha seu estilo favorito, as plantas que mais lhe agradam, solte a imaginação e comece já a planejar este espaço de maior contato com a natureza!