As pedras para jardim são úteis e embelezam o ambiente. Esse elemento natural e rústico pode ser utilizado como pisante, criando acessos e caminhos no jardim, ou estar espalhado pelo espaço, criando textura e protegendo o solo. Além disso, em culturas orientais, como no jardim japonês, as pedras significam resistência. Veja os tipos mais usados e ideias de jardim com pedras para montar um espaço verde lindo e funcional.
Tipos de pedras para jardim: opções mais usadas para decorar
Existem variedades de pedras com diversos tamanhos e cores para a composição do projeto paisagístico. Conhecê-las é importante para garantir que suas características sejam aproveitadas da melhor forma no paisagismo e tragam beleza, segurança e funcionalidade para o espaço. Veja abaixo uma lista com os tipos de pedras mais comuns para jardim:
1. Seixo ou pedra de rio
É considerado o tipo mais comum de pedra de jardim, pelo seu preço baixo e pela facilidade de encontrá-la. Possui bordas arrendondadas com cores que variam do bege ao marrom. O tamanho também pode variar, desde pequenos formatos, até tamanhos grandes. É ideal para dar um toque natural e rústico para o jardim externo ou interno.
2. Dolomita
É uma pedra branca, com visual arrendondado e liso. Seu tamanho é mais uniforme e regular. É uma ótima opção para criar destaques no jardim e também criar uma ambientação serena. Faz uma boa combinação com elementos de madeira, gramas e folhagens.
3. Pedriscos
Essa pedra é bastante usada para preencher grandes espaços no jardim. Pode ser encontrada em diferentes tons, desde mais escuros até mais claros e esbranquiçados. É ideal para forrar canteiros ou pátios. É opção mais barata de pedra para jardim e perfeita para quem quer economizar.
4. Argila expandida
É conhecida por sua cor marrom avermelhada e seu formato redondo. É uma ótima opção para facilitar a drenagem e reter a umidade no jardim. É muito utilizada para forrar vasos e canteiros. Entretanto, por sua fragilidade não é indicada para caminhos ou locais externos com circulação.
5. Pedra brita
A pedra brita é obtida através de fragmentos de vários tipos de rochas. Sua versatilidade, resistência e baixo custo permitem que seja usada tanto na decoração de jardins, como na construção. As britas podem variar em seu tamanho, e possuem visual irregular pontiaguado. É indicada para facilitar a drenagem no jardim, compor caminhos externos com circulação de pessoas, estacionamentos e grandes pátios.
6. Seixo preto
É um tipo de pedra arrendondada de cor escura e diferentes tamanhos. É ideal para criar áreas de destaque no jardim e compor espaços zen e de contemplação, como espelhos d’água e fontes. É uma das pedras mais caras por ser importada.
7. Pedra são tomé
É um tipo de pedra mineira, que recebe esse nome em razão do local onde é extraída, a cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais. É denominada como um quartztito e se destaca por ser atérmica, antiderrapante e pelo poder de absorção de água. É recomendada para ser usada como pisante no jardim, em formato de cacos, combinada com outros pedriscos ou para compor caminhos e pisos perto de piscinas e áreas molhadas externas.
As pedras para jardim podem substituir grama ou revestimentos na área externa. São ótimas alternativas para economizar na hora de projetar um jardim e até mesmo facilitar a manutenção do espaço. Além disso, as pedras se encaixam em qualquer estilo de área verde, seja um jardim tropical, minimalista, rústico ou desértico.
Vantagens de utilizar pedras para jardim
Usar as pedras no jardim agrega beleza e ajuda a valorizar o espaço. Além disso, há outras vantagens. Veja as principais:
Publicidade
- Decoração personalizada: é ideal para delimitar um espaço e criar texturas únicas no jardim ou dar mais destaque a um elemento como uma fonte ou caminho;
- Baixa manutenção: a pedra é uma opção prática para jardins, já que dispensa manutenções frequentes, como podas ou limpeza;
- Proteção para solo: as pedras facilitam a drenagem de água, protegem o solo de plantas daninhas e afastam insetos indesejados no jardim.
- Resistência: as pedras podem durar muitos anos e manterem uma boa aparência, mesmo com efeito de intempéries;
Além desses pontos, é preciso estar atento a outros elementos que vão compor o jardim, como tipos de plantas, bancos, vasos e piscinas. Também é importante avaliar a presença de crianças no local. Em áreas externas, principalmente em espaços de projetos para os pequenos, como um playground, é melhor usar areia que pedriscos para evitar acidentes.
relacionadas
40 projetos de jardins com pedras
Veja modelos de jardins com pedras com diferentes ideias e texturas para compor o seu projeto:
1. Pedras para jardim na entrada
2. Espaço externo de baixa manutenção
3. Espaço verde com pedras
4. Pedras dão vida ao jardim
5. Cantinho aconchegante no jardim
6. Composição de texturas simples
7. As pedras ajudam no formato da decoração
8. Jardim estreito em corredor
9. Pedras ligam ambientes
10. Composição com pedras e plantas
11. Jardim com pedras na frente de casa
12. Para substituir a grama
13. Pedras para um jardim pequeno
14. Desenhos criativos
15. Pedras decoram a entrada da casa
16. Canteiro com pedras no jardim
17. As pedras podem ser usadas em diferentes combinações
18. Pedras podem compor projeto detalhado de paisagismo
19. Um caminho de destaque
20. Ideal para um jardim de inverno
21. Composições belas e simples
22. Facilidade para áreas próximas à piscinas
23. Pedras na decoração de jardim
24. Canteiro de plantas com pedras
25. Para a área de estar no jardim
26. Proteção para árvores
27. Caminho com cacos de pedra
28. Jardim de cactos e suculentas com pedras
29. Pedras para o quintal
30. Jardim com pergolado e pedras
31. Pedras para um jardim com vasos
32. Pedras servem para formar desenhos e paisagens
33. Embelezar a fachada da casa
34. Um espaço para aproveitar embaixo da árvore
35. Jardim desértico de baixa manutenção
36. Canteiro de muro com pedras
37. Pedras para um jardim no terraço
38. Pedras ajudam a valorizar o piso externo
39. Pedras para demarcar caminho do lago
40. Pedras para destacar o jardim
As pedras para jardim adicionam mais beleza e trazem mais praticidade, principalmente na manutenção do espaço. Além disso, é possível criar composições criativas e cheias de textura para dar vida à área externa. Aproveite e veja sugestões de flores para jardim.
As ideia são bem boas. Tenho um jardim de 2.100 metros quadrados e usei pedras para formar nichos, principalmente próximo ao lago artificial