Tipos de granito: conheça suas características e escolha seu favorito

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Graça Brenner

Material muito utilizado como revestimento em construções, o granito é uma rocha formada de um ou mais minerais, onde seu nome originalmente “granum”, em latim, significa grãos, descrevendo perfeitamente sua aparência.

Visivelmente composto por uma mistura de pontos com cores e formatos diferentes, esta aparência é resultado da mistura de átomos de materiais variados, sendo composto principalmente por quartzo, feldspato e mica.

Esta mistura resulta em desenhos únicos, garantindo características particulares a cada placa de granito retirada do solo. Este material se forma no interior da crosta terrestre, devido ao resfriamento lento desta e da solidificação do magma.

Na decoração, as possibilidades de uso vão desde revestimento para o chão, paredes, bancadas, escadas e até mesmo banheiras, possuindo nomes variados devido às suas cores ou local de extração. Seu uso inicial se deu pelos povos egípcios que o utilizavam na construção de monumentos e túmulos faraônicos, embelezando a estética do local. Com seu uso mais difundido na Idade Média, era utilizado na construção de lares e igrejas.

De acordo com a arquiteta Graziela Naldi, da C’est La Vie Arquitetura e Interiores, é possível encontrar uma quantidade bastante variada de cores de granito. “As mais usuais provêm dos tons de branco, cinza, marrom, bege e preto, porém também encontramos opções de pedras naturais que derivam de rosa, vermelho, amarelo e azul”, comenta.

Diferença entre granito e mármore

Foto: Reprodução / Juan Luis Fernandez

Enquanto o mármore é formato por apenas um mineral, juntamente com calcita, o granito apresenta a mistura de três minerais, conferindo maior dureza e menor porosidade do que o anterior. Além disso, o granito é resistente a riscos e agentes químicos, sendo o material “mais aconselhável para ser usado em locais como bancadas de cozinha, por exemplo”, revela a arquiteta.

Já no acabamento, o mármore possui aparência mais uniforme, enquanto o granito possui cores e pontos mais mesclados, resultado devido a mistura de minerais presentes em sua composição.

Tipos de granito

Foto: Reprodução / Workman Photography

Segundo a arquiteta, nosso país possui grande riqueza e variedade em pedras naturais, onde podemos encontrar granitos com diferentes tipos de cores e de pigmentação variadas.

Algumas pedras possuem uma aparência mais uniforme, enquanto outras possuem pigmentos mais visíveis com dimensões diversas e até mesmo apresentando desenhos geométricos. “Esses detalhes podem variar de acordo com a região do país do qual a matéria-prima é proveniente. Por exemplo, os granitos de coloração azul são oriundos da Bahia”, ensina.

A imagem abaixo revela alguns acabamentos encontrados deste material, com aparência e cores variadas.

Foto: Reprodução / Granito BH

Confira a seguir algumas características dos tipos mais utilizados de granito segundo Evando Sodré, diretor da Marmoraria Pedra Julia:

Granito Amarelo Icaraí

Foto: Reprodução / Tutte Mármores

Segundo Evando, este tipo de granito tem possibilidades de uso ilimitadas, podendo ser aplicado conforme o gosto pessoal do cliente. Fazendo parte do grupo de materiais branco amarelado, este possui baixa absorção e alta uniformidade, sendo frequentemente utilizado como revestimento para bancadas de cozinhas ou banheiros.

Granito Amarelo Ornamental

Foto: Reprodução / Vila Évora

Este modelo de granito apresenta granulação média a grossa com fundo róseo amarelado e poucos pontos castanhos. Podendo ser encontrado como granito Giallo Ornamental, este “possui estrutura maciça flexível ao corte, com baixa porosidade e absorção de água. Ideal para aplicação em ambientes internos e externos, pode ser utilizado em pisos padronizados, pisos personalizados, cozinhas, banheiros, paredes, mesas e escadas”.

Granito Branco Dallas

Foto: Reprodução / Vila Évora

Segundo o diretor da empresa, “o granito tipo Branco Dallas é formado de grãos na maioria claros e presença em pequena quantidade de grãos roxos e pretos. Com uniformidade e absorção média, pode ser utilizado tanto em ambientes externos quanto internos, nos acabamentos polido, levigato, flameado ou apicoado”.

Granito Branco Fortaleza

Foto: Reprodução / Carmen Calixto

Já o granito Branco Fortaleza é “uma rocha que possui uma textura homogênea, com a aparência composta por um fundo branco e pontuações cinza e preta. Este pode ser utilizado em tampos de cozinha, bancadas, lavatórios e pias, por exemplo”.

Granito Branco Itaúnas

Foto: Reprodução / Arquitetura 8

“Apresentando granulação média, a característica visual deste granito é um fundo branco creme, com pequenas pintas rosadas, acinzentadas e esverdeadas. Com alta resistência à impactos e baixa absorção de água, pode ser usado em ambiente externo ou interno, conforme gosto pessoal do morador”.

Granito Branco Marfim

Foto: Reprodução / Grupo Comelli

“Com fundo claro esverdeado, este tipo de granito possui pintas pretas com alta uniformidade. Por ser um granito claro, é ideal para ambiente que necessitam de materiais mais claros e uniformes”. Uma boa opção para pisos ou bancadas em ambiente interno.

Granito Branco Siena

Foto: Reprodução / Vila Évora

“Formado por grãos bem pequenos, proporcionando uma tonalidade mais uniforme este granito possui absorção e uniformidade média, sendo um material adequado para diversos tipos de revestimentos”, esclarece Evando. Visualmente caracteriza-se como um granito com fundo esbranquiçado composto por pequenas pintas rosadas.

Granito Preto Absoluto

Foto: Reprodução / Marmoraria Pedra Julia

De acordo com o diretor, este granito é considerado o material mais escuro encontrado na natureza, ideal para a elaboração de projetos exclusivos e diferenciados. Com alta uniformidade e baixa absorção, é um dos revestimentos favoritos para bancadas de cozinha e escadas.

Granito Preto São Gabriel

Foto: Reprodução / Marmoraria Pedra Julia

Esta opção pode ser aplicada tanto na área externa quanto interna do lar, sendo uma das opções mais usadas como revestimentos de bancada. Com estrutura preta e granulação média, este modelo agrega beleza e sofisticação ao projeto.

Granito Marrom Absoluto

Foto: Reprodução / Marcos Sônego

Com grande uniformidade, este tipo de granito vem sendo muito procurado para bancadas de cozinha, devido a sua cor bela e elegante. Com alta uniformidade e baixa absorção, possui boa resistência à riscos, podendo ser utilizado também em banheiros e churrasqueiras, por exemplo.

Granito Azul Norueguês

Foto: Reprodução / Pedra Fácil

Podendo ser utilizado em ambientes externos ou internos, este tipo de granito é caracterizado pela presença de grãos azuis, pretos e marrom e um fundo acinzentado. Possui baixo índice de absorção e alta resistência, é encontrado em diversos acabamentos possíveis.

Granito para cozinha

Conforme as recomendações da arquiteta Graziela, o granito escolhido para este cômodo deve atender a proposta do projeto. É importante definir qual a função da pedra nesse ambiente, se esta é criar um contraste na decoração ou se o objetivo almejado é um ambiente mais discreto, até mesmo monocromático.

“A espessura ideal das chapas é de 2 cm, mas é possível utilizar o recuso de uma borda para que se tenha um aspecto mais robusto. Para cozinhas, essa borda geralmente é utilizada com 4 a 5 cm, lembrando que o acabamento ideal é a meia esquadria, pois a emenda não fica aparente e o resultado estético é bem melhor”, ensina a profissional.

Ela ainda reforça a importância de direcionar a escolha das cores de acordo com o projeto. “O preto é sempre uma boa escolha, combina com tudo. Ele pode ser utilizado para criar um contraste com as clássicas cozinhas brancas que nunca saem de moda, mas também fica ótimo com os armários em tons madeirados, coloridos, etc.”, sugere.

Na decoração deste cômodo, o ideal é criar um equilíbrio entre as cores dos armários, revestimentos e pedra, escolhendo cores e texturas que possuam harmonia entre si, para não correr o risco de criar um ambiente poluído visualmente. “Além disso é muito importante direcionar um produto que se adeque ao orçamento do cliente”, finaliza a arquiteta. Inspire-se agora com granitos usados em cozinhas:

1. Que tal ousar com uma bancada em granito importado vermelho?

Foto: Reprodução / Ana Lore

2. O granito preto absoluto se mantém como o favorito para as bancadas da cozinha

Foto: Reprodução / Lucas Lange

3. Em tons de verde escuro, revestindo tanto a bancada quanto emoldurando a churrasqueira

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni

4. Aqui o granito também reveste a parede acima da bancada, deixando o ambiente mais limpo

Foto: Reprodução / Ponta Cabeça Arquitetura

5. Em tons escuros, harmonizando-se com a marcenaria do ambiente

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura

6. O granito marrom vem ganhando espaço na decaração dos lares

Foto: Reprodução / Azoni Arquitetura

7. Aqui o amarelo é utilizado para a bancada, rodapé e ainda reveste a parede

Foto: Reprodução / Bruno Sgrillo

8. Tons suaves para dar maior destaque à marcenaria em amarelo vibrante

Foto: Reprodução / Happy Arquitetura

9. Tom mais claro, caracterizando uma cozinha mais clean

Foto: Reprodução / Alvorada Arquitetos

10. Cozinha com marrom imperando, mostrando toda sua sofisticação

Foto: Reprodução / Livia Martins

11. Ambiente praticamente monocromático, cheio de estilo e elegância

Foto: Reprodução / Ivana Cabral

12. Bancada com fundo bege, harmonizando-se com a restante da decoração neutra

Foto: Reprodução / Ana Lore

13. Visando dar mais destaque aos azulejos e aos armários coloridos, aqui o granito escolhido é mais discreto

Foto: Reprodução / Bloom Arquitetura

14. Novamente a bancada preta marcando presença, agora acompanhada de mobiliário branco e azulejos de metrô

Foto: Reprodução / Studio DWG

15. Optar por um granito mais escuro é escolha certa para uma cozinha com armários brancos

Foto: Reprodução / Laura Santos

Granito em banheiros

Para um ambiente mais clean é possível optar por um granito mais claro e trabalhá-lo também com cores claras no restante da decoração. “Enfim, as possibilidades de combinações são inúmeras, o importante é adequar ao gosto e personalidade de cada cliente”, complementa.

Conforme orienta a arquiteta, nos banheiros é bastante comum utilizar o recurso das bordas, também chamadas de saia, com espessuras maiores, entre 10 a 15 cm, conferindo sofisticação ao projeto. “Já em lavabos, como na maioria das vezes não é instalado um armário embaixo da pia, é possível ousar mais e utilizar saias de 20 ou 30 cm”, relata.

1. Para um banheiro de cores suaves, o granito adiciona charme com seu visual pontilhado

Foto: Reprodução / Union Architectural

2. O tom escuro e polido do granito deixou a amarelo do ambiente ainda mais vibrante

Foto: Reprodução / Meius Arquitetura

3. Com cores delicadas, combina perfeitamente com os armários em tons de madeira

Foto: Reprodução / Macedo & Covolo

4. O granito preto também marcando presença neste cômodo

Foto: Reprodução / Pura Arquitetura

5. O tom neutro deixa o destaque do ambiente para o mobiliário e a parede texturizada

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura

6. Os tons do granito combinam com os desenhos na parede deste lavabo

Foto: Reprodução / Lívia Bonfim

7. O granito marrom embelezando ainda mais o banheiro

Foto: Reprodução / Ambientta

8. Os desenhos do granito deixam o ambiente com mais estilo

Foto: Reprodução / Imativa Arquitectos

9. Tons terrosos para um ambiente sóbrio e belo

Foto: Reprodução / Santiago Pardo

10. Aqui o granito foi utilizado no piso e rodapés do banheiro

Foto: Reprodução / Nelson Kabarite

11. Belíssima bancada deixando o lavabo mais sofisticado

Foto: Reprodução / Aureum Arquitetura

12. Tradicional bancada de granito, deixando o ambiente cheio de estilo

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

13. Aqui o mesmo granito aplicado à bancada também figura no piso, harmonizando o visual do banheiro

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

14. Cuba dupla, esculpida diretamente no granito

Foto: Reprodução / Natalia Pini

15. O tom de granito utilizado na bancada é ideal para acompanhar o tom do piso

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra Arquitetura

Escadas e pisos de granito

“Quando se opta por pisos ou escadas em granito é ideal tentar escolher um modelo com o aspecto mais uniforme possível dentro das opções da cor desejada”, indica Graziela. Segundo ela, este detalhe é importante, pois o piso é um item muito marcante em um ambiente, onde terá que se harmonizar com diversos detalhes da decoração, como móveis, revestimentos, objetos, entre outros.

Por isso, é fundamental ter esse cuidado, buscando não comprometer o visual do cômodo e tirar a liberdade na escolha dos demais itens. Em relação à espessura ideal, o recomendado para pisos e escadas é uma espessura das chapas de 2 cm.

1. Escada de concreto armado e granito verde

Foto: Reprodução / Planarq

2. Escada utilizando o granito branco Siena, embelezando o ambiente

Foto: Reprodução / Alto Vale Marmoraria

3. A escada em granito branco liga ambientes de modo discreto

Foto: Reprodução / Artiun

4. Com fundo claro, o granito escolhido é ideal para ambientes com decorações diferentes

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni

5. Que tal estender o uso do granito dos degraus até o piso?

Foto: Reprodução / Gruta

6. Belíssima combinação de vidro, granito e parede texturizada

Foto: Reprodução / Pedrearte

7. Tom suave para deixam a piso em madeira realçado

Foto: Reprodução / Mendes Ornamentais

8. Novamente o uso do granito estendeu-se além da escada, indo para o piso e rodapés

Foto: Reprodução / Mendes Ornamentais

9. Em contraste com o balcão em granito marrom, a escada segue em um tom neutro, integrando ambientes

Foto: Reprodução / S. A Martins Marmoraria

10. O granito preto destaca ainda mais o piso claro no ambiente

Foto: Reprodução / Gold Decor

Manutenção e limpeza

Foto: iStock

O granito é um material de fácil conservação e limpeza. Conforme as recomendações da arquiteta, se este for aplicado como piso, é indicado utilizar vassoura de cerdas macias e pano úmido com sabão neutro. “Já nas bancadas é importante estar atento para limpar o mais rápido possível qualquer coisa que caia sobre a bancada para evitar manchas”, alerta.

A arquiteta revela que refrigerantes, suco de limão e vinagre são os principais causadores de manchas, onde no momento da limpeza das bancadas recomenda-se utilizar água com detergente neutro, secado com um pano ou toalha de papel na sequência.

“Para um melhor resultado da limpeza, depois de lavá-lo é possível borrifar uma solução de uma parte de álcool com três partes de água, secando em seguida. No geral, não é recomendado utilizar produtos abrasivos e limpadores com ingredientes ácidos”, explica a profissional.

Material largamente utilizado como revestimento nas mais variadas formas e ambientes, o granito é um material altamente resistente, possuindo excelente durabilidade e fácil aplicação.

“Além disso, a matéria-prima é encontrada abundantemente no Brasil, tornando seu custo acessível se comparado a outras opções, como as pedras sintéticas importadas ou inox, por exemplo”, complementa Graziela.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta pedra e sua grande variedade de opções, escolha seu modelo favorito e deixe seu ambiente com mais funcionalidade e beleza.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS