Tipos de mármore: luxo e requinte em mais de 70 fotos de ambientes decorados

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Redecker + Sperb

Um dos acabamentos que mais expressa elegância e sofisticação, o mármore é considerado um material belo e luxuoso. Versátil, pode ser utilizado em diversas formas na decoração do lar, desde o uso como revestimento em pisos e paredes, até figurando em bancadas de cozinhas e banheiros. A possibilidade de usá-lo em itens decorativos ou em pequenos detalhes é um show à parte.

Segundo o arquiteto Pietro Terlizzi, o mármore pode ser definido como uma rocha metamórfica, constituída principalmente de calcita ou dolomita, possuindo granulação variável e frequentemente provida com veios coloridos, resultando em sua admirável aparência.

O profissional explica que este material é extraído das jazidas, local onde o calcário é submetido a grandes temperaturas e pressão externa, originando o mármore em uma espécie de lâmina, ideal para sua comercialização.

“A tendência de utilizar o mármore na decoração é observada desde a antiguidade até os dias atuais. No auge do império Romano, ele também era usado para se esculpir esculturas, sempre relacionado como um sinal de riqueza”, revela.

Como diferenciar o mármore do granito

Foto: Reprodução / Pietro Terlizzi

Tanto o mármore quanto o granito são materiais muito populares na decoração de residências e ambos possuem características semelhantes.

A principal diferença está na porosidade e resistência dos dois materiais. Nestes quesitos, o granito apresenta menor porosidade e maior resistência do que o mármore, sendo a opção ideal para ser utilizado em locais de tráfego intenso, evitando o desgaste da pedra.

Em relação à aparência, Pietro explica que o mármore possui uma coloração mais uniforme, com seus veios mais definidos e longos enquanto o granito possui seus veios mais “pontilhados” criando um aspecto texturizado.

Ao falar sobre valores, normalmente o mármore é comercializado com um preço acima do granito, porém este fator pode variar, principalmente se o material tiver procedência importada.

Tipos de mármore para você conhecer

No mercado direcionado aos acabamentos da construção civil, existe atualmente uma grande gama de tipos de mármore disponíveis. Segundo o arquiteto, este número gira em torno de 20 modelos dentre os mais populares em nosso país em projetos de design de interiores. Confira a seguir os tipos mais comuns e suas respectivas características:

Mármore Carrara

Foto: Reprodução / Mundstock Arquitetura

Pedra de cor clara, também conhecida como Bianco Carrara, é composta de veios cinza escuro, possuindo origem italiana. Muito utilizada na época Renascentista, figurou em trabalhos de Michelangelo. Material de alta porosidade, tem seu uso mais indicado para ambientes internos e possui alto valor de compra.

Mármore Piguês

Foto: Reprodução / Alonso Mármores

Esta versão possui origem grega e é bem semelhante ao modelo originário da Itália. De fundo branco, também possui veios cinza, mas desta vez estes são mais espaçados, diferenciando-o do Carrara.

Mármore Travertino

Foto: Reprodução / MeyerCortez

Segundo o profissional, este modelo possui coloração bege bem clara com veios longilíneos. É um material poroso, devendo ser utilizado preferencialmente em ambientes internos. Originário da Itália, é considerado o mármore mais utilizado em construções a acabamentos.

Mármore Sivec

Foto: Reprodução / MGA Mármores

Com a possibilidade de ser utilizado em ambientes internos ou externos, este modelo possui alta resistência e durabilidade, podendo ser utilizado em ambiente com trânsito intenso. “Considerado nobre, é uma pedra branca com veios e pintas acinzentadas ou cristalizadas”, esclarece o arquiteto.

Mármore Calacatta

Foto: Reprodução / Alonso Mármores

Ponderado como um material luxuoso e nobre, é frequentemente utilizado em áreas internas, além de ser uma boa opção para o revestimento de mobiliários. Este mármore possui a aparência composta por um fundo branco, com veios marcantes nas cores cinza e dourado.

Mármore Crema Marfim

Foto: Reprodução / Gabriela Marques

Pedra originária da Espanha, possui a cor bege como tom principal. Detentor de muito requinte, é comumente utilizado em ambiente internos, possui alto nível de durabilidade e resistência.

Mármore Marrom Imperial

Foto: Reprodução / Center Mármores

“Apresentando tons marrom escuro com veios nas cores marrom claro e branco, é considerado um mármore sofisticado, sendo muito utilizado para decorar ambientes internos, possibilitando uma maior durabilidade”, orienta Pietro.

Mármore Branco Thassos

Foto: Reprodução / Pett & Associates

Este modelo possui como principal característica o tom predominantemente branco com pouquíssimas pintas acinzentadas ou cristalizadas. Este material é um dos mais procurados para quem busca revestimentos em tons claros, assim como o nanoglass.

Mármore Botticcino

Foto: Reprodução / NPK Mármores

Muito utilizada como revestimentos e em obras de arte, esta pedra originária da Itália é bastante antiga, possuindo como característica principal variados tons bege claro com veios em um tom mais escuro.

Mármore Onix

Foto: Reprodução / Impala Kitchens

Conhecido como ônix-mármore, esta pedra é um tipo de travertino, gerando a mesma aparência visualizada em um corte de mármore, porém não devendo ser confundido com a pedra ônix. Composto de uma gama diversa de tonalidades, este material possui um visual translúcido e desenhos únicos, encantando qualquer ambiente.

Mármore Nero Marquina

Foto: Reprodução / Engenharia do Mármore

“Este tipo de mármore é composto por tons de fundo preto e veios brancos marcantes”, adiciona o profissional. De origem espanhola, proporciona nobreza e requinte ao ambiente em que é utilizado.

Tipos de acabamentos de superfície do mármore

Disponível em grande variedade de acabamentos de superfícies, o mármore ideal pode depender do local a ser utilizado e de qual a função a ser desempenhada. Confira a seguir a explicação do arquiteto para ajudar a esclarecer qual o mármore ideal para cada caso:

  • Bruto: neste tipo de acabamento, a pedra não recebe nenhum tratamento, sendo utilizada ao natural, mantendo as características originais na qual foi encontrada.
  • Polido: “aqui ela recebe um tratamento especial, conferindo-lhe brilho, sendo que este tipo de acabamento é mais indicado para áreas internas, já que tem a tendência de ficar lisa demais em contato com a água”, alerta Pietro.
  • Levigado: já neste tipo de superfície, a peça passa por um processo em que é lixada, conferindo uma superfície lisa e uniforme, porém sem brilho.
  • Jateado: “assim como em vidros, esse processo consiste em jogar areia em alta pressão deixando a pedra com um aspecto mais áspero, possibilitando seu uso em ambientes externos.
  • Flameado: a pedra passa por um processo realizado à base de fogo, conferindo um aspecto rugoso e ondulado, deixando-a menos escorregadia e permitindo seu uso em ambientes externos.
  • Apicoado: aqui a pedra é submetida a um processo de desbastamento, conferindo pequenos relevos e deixando-a mais áspera e menos escorregadia.

Onde utilizar o mármore na decoração?

Com tantas opções de tipos de mármore e diferentes acabamentos, é comum surgir a dúvida na hora de eleger a pedra ideal para cada ambiente da casa. Por isso, confira abaixo algumas sugestões elaboradas pelo arquiteto Pietro:

Tipos de mármore indicados para banheiros

Foto: Reprodução / Apersonal

Como é um ambiente úmido, o ideal é evitar pedras com muita porosidade, optando preferencialmente por aqueles modelos com acabamentos especiais, como as flameadas e jateadas. “Se bem preparadas, qualquer um dos modelos citados acima pode ser utilizado, conforme o gosto pessoal do morador”, esclarece Pietro.

Tipos de mármore indicados para áreas externas

Foto: Reprodução / Moreira & Terence

Segundo o arquiteto, aqui ocorre a mesma situação do que as pedras ideais para a utilização nos banheiros, desde que o modelo escolhido tenha passado por processos que o deixam menos escorregadiço, não há restrições.

Tipos de mármore indicados para pisos e paredes

Foto: Reprodução / Mutabile

Tanto ao ser utilizado em pisos quanto em paredes, a escolha do mármore se dá pelo visual desejado: se a preferência pessoal for para modelos mais claros ou mais escuros, basta eleger um dentre aqueles disponíveis.

O acabamento varia de acordo com o resultado esperado: se for algo mais rústico, a pedra em seu estado bruto, levigada ou flameada é a favorita. Agora, se a opção desejada é uma decoração mais requintada, o acabamento liso e brilhoso é o campeão de escolha.

Objetos de decoração em mármore

Foto: Reprodução / Revamperate

A elegância e luxuosidade proporcionada pelo uso deste material vêm sendo explorada também através dos objetos de decoração esculpidos na pedra, ou mesmo aqueles que possuem acabamentos que imitam o efeito proporcionado pela bela pedra.

“Como dito anteriormente, o mármore sempre foi usado como um bom material para se esculpir esculturas no império Romano. Essa prática foi adaptada para pequenos objetos decorativos e para mobiliário como pias, bancadas, mesas e bancos”, ensina o arquiteto.

Tipos de mármore indicados para cozinhas

Foto: Reprodução / Russel Taylor Architects

Aqui o profissional revela que todos os modelos que passaram por processos eliminando seu excesso de porosidade podem ser utilizados em bancadas na cozinha. Porém, como ele é um material que possui alta absorção, este pode acabar manchando com o tempo, sendo aconselhável levar este fator em consideração.

57 fotos de ambientes decorados com mármore

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta bela pedra, seus modelos mais populares e acabamentos disponíveis, que tal conferir belos ambientes decorados com este material e se inspirar?

1. Que tal uma iluminação embutida para fazer o mármore ônix brilhar ainda mais?

Foto: Reprodução / Irapuan Lopes

2. Um belo mosaico de mármore dá um novo visual à parede

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini

3. O mármore Calacatta confere estilo e beleza à bancada da cozinha

Foto: Reprodução / Versus Mármores

4. Utilizar a pedra na ilha do closet proporciona elegância ao cômodo

Foto: Reprodução / Daniela Furnari

5. Outro exemplo de como o mármore Calacatta garante nobreza ao lar

Foto: Reprodução / Scandiholic

6. O tom claro do mármore Piguês fez par perfeito com o trabalhado em madeira

Foto: Reprodução / StudioKT

7. Luxo e elegância em um só ambiente

Foto: Reprodução / F | P Arquitetura

8. O modelo Sivec garante uma parede em mosaico cheia de estilo ao espaço gourmet

Foto: Reprodução / Croquis Arquitetura

9. Contrastando com a prateleira em madeira, neste ambiente o mármore foi aplicado como revestimento no piso e bancada

Foto: Reprodução / Groep Versluys

10. Aqui até a cuba foi esculpida no mármore Marrom Imperial

Foto: Reprodução / Theiss Girardi

11. Com tons mais suaves, para harmonizar um ambiente com bastante informação visual

Foto: Reprodução / Sbhyilmz

12. Um ótimo exemplo de como objetos inspirados nos motivos desta pedra podem ser encantadores

Foto: Reprodução / Casa de Perrin

13. Combinação perfeita: mármore Carrara e piso em madeira

Foto: Reprodução / Nathiely Zabini

14. O painel em mármore Nero Marquina deixa a sala com muito mais sofisticação

Foto: Reprodução / Thais Bohrer

15. O modelo travertino, revestindo e alegrando esta bela sala

Foto: Reprodução / Eliane Diesel

16. Escada em mármore, arrematando o luxo proporcionado pelo suntuoso lustre

Foto: Reprodução / Sol de Paul

17. Mais uma vez a cuba é esculpida na própria pedra. Aqui, o modelo travertino foi o eleito

Foto: Reprodução / Ana Virginia Furlani

18. Ao utilizar luz embutida, o mármore ônix ganha uma certa magia

Foto: Reprodução / Studio Colnaghi

19. Os tons neutros da pedra garantem um ambiente belo e discreto

Foto: Reprodução / Susana Requião

20. E por que não combinar o minimalismo do mármore com um toque de cor?

Foto: Reprodução / Fórum Arquitetura

21. Este belo banheiro ganhou o revestimento do mármore Gris Armani

Foto: Reprodução / NPK Mármores

22. A pedra Nero Marquina confere elegância à escada em caracol

Foto: Reprodução / Crie Todo Dia

23. Que tal um banheiro todo branquinho? A cuba foi esculpida em mármore Piguês

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

24. Uma lareira cheia de recortes e elegância para deixar o ambiente mais encantador

Foto: Reprodução / Pedro Druziki Junior

25. Mais um ambiente com a dupla infalível: mármore e madeira

Foto: Reprodução / Bona Brasil

26. Para um banheiro ainda mais luxuoso, revestimento de mármore e metais em dourado

Foto: Reprodução / Igor Cabral

27. O recurso do espelho reflete a beleza do mármore Nero Marquina

Foto: Reprodução / MD Arquitetura

28. O mármore ônix proporciona uma beleza que encanta

Foto: Reprodução / Viva Inspiração

29. O corrimão dourado ganha mais destaque com a escada nesta pedra

Foto: Reprodução / Bavaro Stone

30. O clássico mármore travertino é utilizado em cada canto deste banheiro

Foto: Reprodução / Redecker + Sperb

31. A cuba branca embutida ficou belíssima em uma bancada em mármore Marrom Imperial

Foto: Reprodução / Cris Passing

32. Para esta cozinha em tons neutros, a bancada foi produzida em mármore Bege Bahia

Foto: Reprodução / Edgard Cesar

33. Este painel em mármore traz elegância e destaca o quadro

Foto: Reprodução / Sérgio Palmeira

34. Para um visual mais harmonioso, utilize a pedra como o único acabamento escolhido

Foto: Reprodução / Sousa Andrade

35. Com acabamento super brilhante, este mármore é o modelo Golden Calacata

Foto: Reprodução / Portobello Shop

36. Modelo Branco Paraná deixando esta escada ainda mais bela

Foto: Reprodução / Via Mármores

37. Este mármore do modelo Grigio Armani possui longos veios brancos em um fundo preto

Foto: Reprodução / Rodayka Santana

38. Neste ambiente, a pedra foi utilizada no piso e na área interna do box

Foto: Reprodução / ap114

39. Ambiente abusando do mármore Bege Bahia: na escada, piso e paredes

Foto: Reprodução / G2 Arquitetura e Interiores

40. Mesinha com tampo em mármore, garantindo uma decoração sofisticada

Foto: Reprodução / Pretty Bella

41. O tampo da mesa em mármore Grigio Carnico confere charme ao móvel

Foto: Reprodução / Petra Design Marmoraria

42. Ao ser utilizada na parede da pia, a pedra protege dos respingos de água

Foto: Reprodução / Le Blanc Arquitetura

43. Nesta bancada, o mármore Carrara é utilizado em toda sua estrutura, contrastando com as pastilhas que revestem a parede

Foto: Reprodução / Catabila Arquitetura

44. Para uma cozinha de mobiliário em preto, um piso abusando do mármore Carrara

Foto: Reprodução / Larissa Decora

45. Pia com design inusitado e cheio de estilo, esculpida em mármore Carrara

Foto: Reprodução / Almir Campos

46. Parede toda trabalhada em mosaico utilizando a pedra

47. Cozinha em preto e branco, com uma opção delicada desta pedra

Foto: Reprodução / Stella Pacheco

48. Mármore Carrara e corrimão dourada: impossível uma escada mais luxuosa

Foto: Reprodução / Real Classy Design

49. O destaque desta cozinha ficou para esta linda bancada

Foto: Reprodução / Pietro Terlizzi

50. O modelo travertino foi o eleito para embelezar esta escada

Foto: Reprodução / Pietro Terlizzi

51. Que tal esta linda cuba esculpida na própria pedra?

Foto: Reprodução / Pietro Terlizzi

52. Com um acabamento mais rústico, a área gourmet ganhou charme extra ao utilizar a pedra como revestimento para o piso

Foto: Reprodução / Pietro Terlizzi

53. A iluminação embutida ao espelho deu maior destaque ao mármore travertino

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

54. Luxuoso banheiro, repleto da desta nobre pedra

Foto: Reprodução / Leila Dionizio

55. Aqui o mosaico em mármore branco fica ainda mais belo com a iluminação focada

Foto: Reprodução / Decor Pedras

56. Inovando na forma de utilizar o mármore Carrara: revestindo apenas uma parede na cozinha

Foto: Reprodução / Studio Trées

57. Na bancada, no piso e paredes: o mármore dominando o ambiente

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

Como limpar superfícies de mármore

Segundo o arquiteto, devido à sua alta porosidade, superfícies de mármore podem manchar com facilidade. Desta forma, a forma mais indicada de higienizá-las é utilizar apenas pano úmido com água e sabão neutro. Por ser um material frágil, é recomendável evitar produtos químicos abrasivos ou ácidos.

Material que traduz requinte e nobreza, o mármore é uma das opções mais procuradas por quem deseja um ambiente único e luxuoso. Vale lembrar que, por ser uma pedra de origem natural, esta pode sofrer variações em seus desenhos e cores, algo que faz a peça se tornar única e exclusiva.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS