Mármore Carrara: 50 ambientes sofisticados com esta pedra clássica

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Material nobre, o mármore Carrara é uma pedra clara, com fundo branco e veios acinzentados. Utilizado desde a Roma Antiga, o mármore possuía usos diversos, desde embelezar a arquitetura de um ambiente, revestindo chão, paredes e escadas, ou dando forma a belas esculturas Renascentistas.

De acordo com a arquiteta Iris Colella, o correto seria chamá-lo de mármore de Carrara, já que este é extraído da região com o mesmo nome, ao norte da Itália. De origem natural, possui grande durabilidade apesar da sua alta porosidade, podendo ganhar riscos ou manchas facilmente.

Tipos de mármore Carrara

Imagem: iStock

De acordo com a profissional, atualmente existem diversos tipos de mármore Carrara no mercado. O que os diferencia é a quantidade de veios cinza e o tom de branco em seu material, sendo que o preço aumenta de acordo com o tom mais claro de seu fundo. Outro fator que difere um modelo do outro é a distribuição das riscas cinzas, podendo se apresentar mais espaçadas ou de forma concentrada.

Confira a seguir os tipos mais comuns de mármore Carrara de acordo com a profissional:

  • Mármore Carrara: “o modelo original possui fundo branco e veios acinzentados distribuídos por toda a peça”, explica Iris.
  • Mármore Carrara Gióia: com fundo na cor branca e abundantes veios na cor cinza escura, os riscos se destacam sobre o tom claro. “Este é considerado um dos mais nobres modelos de mármore”, revela a profissional.
  • Mármore Estatuário: com a mesma cor e desenho encontrados no modelo Carrara, este possui tonalidade branca mais clara, aumentando seu valor.
  • Mármore Calacata: com desenho similar ao do mármore Carrara, seus veios possuem cor âmbar ou dourada. “Também figura entre os modelos com maior valor”, pontua a arquiteta.
  • Mármore Carrarinha: também conhecido como mármore Carrara Nacional, é uma opção mais barata. “Possuindo fundo branco e veios cinzas, este modelo não é considerado Carrara, já que não é extraído da região na Itália”, esclarece.

Revestimentos que imitam o mármore Carrara

Imagem: Tua Casa

  1. Golden Calacata Portobello
  2. Place MA Eliane
  3. Aura 15 Dekton
  4. Bianca Carrara Portobello
  5. Mont Blanc PO Eliane
  6. Tundra Dekton
  7. Bianco Covelano Portobello
  8. Neocarrara PO Decortiles
  9. Mont Blanc AC Eliane
  10. Kairos Dekton
  11. Bianco Paonazetto Portobello
  12. Calacatta POL Decortiles
  13. Eternal Estatuario Silestone
  14. Mamo Branco PO Eliane
  15. Opera Dekton
  16. Carrara Bianco Portobello
  17. Carrara PO Decortiles
  18. Eternal Calacatta Gold Silestone
  19. Branco Floe Portobello

Dentre as opções de materiais que imitam a aparência do mármore Carrara, a arquiteta destaca os variados tipos de porcelanatos e o Silestone, que “é um mármore industrializado, produzido à base de quartzo”, indica.

50 ambientes arrasadores utilizando mármore Carrara

Sinônimo de luxo e requinte, este material nobre garante leveza e sofisticação a qualquer ambiente. Conforme a profissional revela, este revestimento é indicado preferencialmente para ambientes internos, como salas, banheiros e cozinhas. “O material pode ser usado como revestimentos de piso e parede, em bancadas ou em móveis soltos, como mesas de jantar, por exemplo”, indica Iris.

Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes utilizando o mármore Carrara na decoração e inspire-se:

1. Que tal uma bela mesa de centro?

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Este modelo é todo esculpido na própria pedra, dispensando o uso de materiais complementares. Com veios em cinza escuro, garante charme extra para o ambiente.

2. Para uma mesa de jantar cheia de estilo

Foto: Reprodução / Estúdio Laca

Aqui, enquanto o pé possui estrutura metálica pintada de branco, o tampo da mesa de jantar foi confeccionado em mármore esculpido, garantindo um móvel cheio de estilo.

3. Do chão às paredes, todo o ambiente em mármore

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Ideal para um lavabo cheio de estilo, aqui tanto o piso quanto as paredes e bancada da pia ganham o revestimento deste material. Para nenhum amante de mármore botar defeito.

4. Incrementando a decoração

Foto: Reprodução / Marmoraria Marmoponta

Esta charmosa bandeja foi confeccionada com lâminas da pedra, resultando em um objeto decorativo para marcar presença no banheiro.

5. Mudando o visual da sala

Foto: Reprodução / Casamôre

Fugindo de seu uso tradicional como revestimento de pisos, neste ambiente o mármore ganha destaque ao ser utilizado em forma de painel, como uma peça de tamanho amplo e beleza sem igual.

6. Garantindo destaque à lareira

Foto: Reprodução / Laboratório da Luz

Em locais com temperaturas mais baixas, nada melhor do que uma bela lareira para aquecer nos dias frios e deixar o ambiente ainda mais requintado.

7. Uma cuba esculpida para o lavabo

Foto: Reprodução / Oliveira Bidegain

Apesar de ser utilizada mais comumente como bancada no lavabo, adicionar uma cuba esculpida na própria pedra pode ser a aposta ideal para um visual de tirar o fôlego.

8. Mesclado com outros materiais

Foto: Reprodução / Letícia Machado

Enquanto a bancada recebeu a pedra com pia esculpida, o restante do ambiente ganha outros dois revestimentos diferentes, porém com visual semelhante para manter a harmonia do banheiro.

9. Para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Nathalie Neves

Com visual ousado, este lavabo ganha revestimento de mármore Carrara em três momentos diferentes: na parede, no piso e na cuba vertical.

10. Bancada ou penteadeira?

Foto: Reprodução / Andrea + Monique

Este cantinho do banheiro reservado para a beleza é um charme só. Com bancada em mármore com formato de U, garante espaço de sobra para os produtos de beleza.

11. Beleza nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / NM2 Arquitetura

Apesar de pequena, a bancada em mármore faz a diferença neste lavabo com medidas discretas. O material ainda é utilizado como revestimento do piso, formando uma dupla de estilo.

12. Transformando o visual da varanda

Foto: Reprodução / Calamo Arquitetos

Esta varanda gourmet ganhou ainda mais charme ao receber bancada e rodabanca em mármore Carrara. A elegância do material faz o contraponto ideal com a mesa rústica.

13. Como uma peça só

Foto: Reprodução / Magma Mármores

Neste ambiente, a parede que recebe a bancada também é revestida com a mesma pedra da peça, garantindo a sensação de continuidade.

14. Embelezando até os menores espaços

Foto: Reprodução / Juliana Samara Dias

Este pequeno lavabo recebe uma bancada com cuba esculpida na própria pedra. O tom escolhido para a pintura das paredes é a aposta ideal para harmonizar-se com os veios do mármore.

15. Ganhando destaque no espaço

Foto: Reprodução / Tamara Rodriguez

Utilizar fitas de LED embutidas nos móveis é uma boa opção para garantir mais destaque à beleza da pedra.

16. Fugindo do óbvio

Foto: Reprodução / Louise Faria

Aqui, somente a área interna do box recebe revestimento com a pedra. Para garantir um visual contemporâneo, os metais utilizados possuem acabamento fosco, na cor preta.

17. Em formatos variados

Foto: Reprodução / Barular Penápolis

O charme desta rodabanca está no formato em que as pastilhas, feitas com o mármore Carrara, foram recortadas e posicionadas. O resultado final é de encher os olhos.

18. Que tal uma ampla sala de banho?

Foto: Reprodução / Neubau – Arquitetura e Design

Proposta ideal para quem possui espaço de sobra e deseja ter um verdadeiro spa em casa, este amplo banheiro é completamente revestido em mármore.

19. Uma mesa de estilo

Foto: Reprodução / RMA Moveis Clássicos

Possuindo modelo com pé tulipa, esta mesa de jantar faz par ideal com as cadeiras em madeira. O tampo de mármore no formato de elipse garante espaço de sobra para os convidados.

20. Integrando ambientes com muito charme

Foto: Reprodução / Rafaela Tomita

Aqui a pedra desenhada foi a escolhida para revestir os degraus e a parte debaixo da escada. Esta é uma ótima opção para quem deseja variar o revestimento do piso.

21. Contraste de materiais no hall de entrada

Foto: Reprodução / Fernanda Zarttini

Enquanto a parede de tijolos aparentes e a parede com cimento queimado garantem visual rústico, o aparador com tampo em ferro equilibra a composição.

22. Jogo de jantar com cadeiras descombinadas

Foto: Reprodução / Home Designer

Adicionando descontração à sala de jantar, enquanto a mesa redonda com tampo de mármore garante requinte, utilizar cadeiras diferentes garante mais personalidade ao ambiente.

23. Modelos diferentes em um mesmo ambiente

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura

Opção ideal para quem deseja utilizar a pedra mas não quer um visual neutro, este ambiente demonstra toda a beleza do mármore ao utilizar dois modelos diferentes.

24. O mesmo revestimento por toda a residência

Foto: Reprodução / Giancarlo Filgueras

Os amantes da pedra podem ficar tranquilos: é possível utilizá-la como revestimento em toda a residência. Para isso, basta adicionar uma escada em mármore Carrara para manter o estilo.

25. Para um ambiente claro

Foto: Reprodução / Fernanda Menna Barreto

O modelo com o fundo em branco e veios em cinza claro é ideal para quem deseja decorar um ambiente com luminosidade. Aqui, a pedra é vista como revestimento do piso e no tampo da mesa.

26. Ampliando ambientes

Foto: Reprodução / Minexco

Truque que garante um ambiente mais amplo, vale adicionar a pedra como revestimento de espaços integrados, garantindo charme e estilo.

27. Embelezando o ambiente, aqui e ali

Foto: Reprodução / Giancarlo Filgueras

A maior parede do banheiro ganha revestimento em mármore, assim como a bancada, borda da banheira e até mesmo o nicho para produtos de higiene pessoal.

28. Uma bancada de respeito

Foto: Reprodução / Rafaella Nogueira

O desenho natural dos veios na pedra garante destaque para a bancada. Na região interna do box, pastilhas quadradas com os mesmos desenhos do mármore, em um tom mais claro.

29. Mármore e madeira: uma dupla de arrasar

Foto: Reprodução / Francoise Lemos

Como a pedra natural transmite certa frieza, nada melhor do que adicionar elementos em madeira para garantir aconchego ao ambiente, especialmente se a peça possuir tons claros, equilibrando a composição.

30. Embelezando os nichos do banheiro

Foto: Reprodução / Rafaella Nogueira

Neste projeto, além de ser utilizado na bancada, a parede lateral ao espelho ganha moldura em mármore Carrara, garantindo nichos mais belos e estilosos.

31. O bar também merece este requinte

Foto: Reprodução / Roberta Melo

Utilizando marcenaria em tons escuros, o espaço reservado para o bar ficou ainda mais belo graças à bancada em mármore Carrara.

32. Que tal uma cuba diferenciada?

Foto: Reprodução / Archi2Studio

Foi-se o tempo em que as cubas dos banheiros eram todas iguais e com design sem graça. Buscando utilizar a pedra também neste elemento, é possível esculpi-la no próprio mármore.

33. Ideal para um banheiro contemporâneo

Foto: Reprodução / Barros Gestão em Arquitetura

Apesar de ser um material clássico, é possível utilizar o mármore em projetos com visual contemporâneo. Para isso, basta apostar em mix de materiais e metais na cor preta.

34. Uma lareira cheia de charme

Foto: Reprodução / Archi2Studio

Possuindo tamanho considerável, esta lareira foi elaborada com amplas placas de mármore. Desta forma, o espaço fica mais belo, sem as juntas aparentes.

35. Que tal inovar no visual?

Foto: Reprodução / Stone Gr. E Mármores

Elaborada em dois níveis diferentes, esta cuba esculpida na própria pedra tem tudo para ser o destaque do banheiro ou lavabo.

36. Combina muito bem com tons de dourado

Foto: Reprodução / Lisiane Melo

Como seus veios na cor cinza garante o visual mais neutro, nada melhor do que adicionar elementos em tom dourado para garantir mais glamour ao ambiente.

37. Decorando o cantinho do café

Foto: Reprodução / Cinthia Pires

Juntamente com marcenaria na cor cinza, o mármore deixa o cantinho reservado para o café ainda mais belo.

38. A dupla queridinha: preto e branco

Foto: Reprodução / Ginateli de Angeli

Outra forma de garantir uma decoração sóbria e muito requintada é apostar no duo preto e branco. Ao adicionar o mármore Carrara, a composição fica ainda mais interessante.

39. Emoldurando o espelho

Foto: Reprodução / Lilian Simões

Mais um belo exemplo de como o mármore pode incrementar o visual de um ambiente: aqui ele é utilizado na bancada e na parede que emoldura o espelho.

40. Para uma lareira de visual marcante

Foto: Reprodução / Ana Luíza de A. Betto

Possuindo pé direito alto e visual arrasador, esta lareira ganha revestimento em mármore Carrara, destacando-se no ambiente com decoração em preto.

41. Destacando-se no ambiente sóbrio

Foto: Reprodução / Priscilla Pettersen

Em uma cozinha moderna repleta de tonalidades escuras, adicionar uma bancada em mármore Carrara foi aposta certeira para equilibrar o ambiente.

42. Ajudando a ampliar o espaço

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design

Ao ser utilizado em conjunto com a marcenaria em tons claros, o mármore garante a impressão de espaço mais amplo, simulando medidas maiores.

43. Associado à elementos naturais

Foto: Reprodução / RR Arquitetura e Interiores

Outra forma inteligente de contrapor a frieza da pedra natural é adicionar elementos vivos ao ambiente, como flores ou folhagens em tons vibrantes.

44. Em meio à madeira abundante

Foto: Reprodução / PKB Arquitetura

Novamente o uso do mármore faz a diferença em um ambiente decorado com madeira abundante. Seu tom claro ainda garante destaque à mesa de jantar.

45. Destacando a ampla banheira

Foto: Reprodução / Fer Jung Arquitetura

Neste banheiro de medidas abundantes, o mármore com veios marcantes figura em dois momentos: como revestimento da área da banheira e na bancada da pia.

46. Um móvel cheio de requinte

Foto: Reprodução / Claridge House

Aparador ideal para ser adicionado ao hall de entrada e garantir requinte desde a entrada da residência, esta peça conta com pintura em dourado envelhecido e tampo em mármore Carrara.

47. Presente também na mesinha lateral

Foto: Reprodução / Arquitetando Revestimentos

Apesar de suas medidas reduzidas, este móvel pode ser o elemento que faltava para uma decoração marcante e cheia de estilo.

48. Belos degraus em mármore

Foto: Reprodução / Letícia Passarini

Incrementando o visual da escada, os degraus receberam revestimento em mármore Carrara e guarda-corpo em vidro, dupla ideal para um ambiente requintado.

49. Fazendo as vezes de móvel

Foto: Reprodução / David Herrig

Aqui o mármore compõe o amplo rack, substituindo sua versão tradicional em madeira, garantindo uma decoração mais interessante e com mais personalidade.

50. Utilizado apenas no piso

Foto: Reprodução / Marisa Villadicasa

Uma boa opção para quem deseja adicionar o mármore de forma discreta é apostar na pedra como opção de revestimento do piso, mesclando outros materiais no restante da cozinha.

Como este material possui certa porosidade, a profissional indica certos cuidados com a limpeza e manutenção. “É recomendável aplicar um impermeabilizante em sua superfície, e a limpeza deve ser feita com água e detergente neutro, aplicados com um pano macio”, comenta a arquiteta. Cuidados comuns a qualquer tipo de mármore, estes pequenos passos podem garantir a longevidade e beleza deste material natural. Atente-se.

PARA VOCÊ