Foto: Reprodução / Felipe Rodrigues Arquiteto
Por Ana Kordelos
Atualizado em 13.06.22
Ambiente da casa que muitas vezes é deixado de lado, o banheiro pode ser considerado um recanto de tranquilidade, já que é na hora do banho em que é possível relaxar e refletir sobre o dia. Se ele tiver proporções mais avantajadas, além do vaso sanitário, da pia e do local reservado ao chuveiro, ainda é possível instalar uma bela e confortável banheira, tornando o momento do banho ainda mais prazeroso.
Publicidade
A banheira possui origem histórica, e a ideia nasceu no Egito. Sim, há mais de 3.000 anos os egípcios já tinham o costume de banhar-se em uma grande piscina. Eles acreditavam que o banho era capaz de purificar o espírito através do corpo. Este costume passou pelos mais diversos povos, dentre eles os gregos e romanos. E tanto tempo depois, cá estamos nós, que adoramos um bom banho de banheira!
Por volta do final do século 19, o costume era de que os empregados banhassem o senhorio inglês, sendo que, para isso, era necessário transportar a banheira até o seu quarto. Foi assim que surgiu a banheira portátil.
Apesar de ser um item muito comum em locais mais frios, como Europa e Estados Unidos, a banheira se popularizou também em nosso país, proporcionando momentos de relaxamento e renovação de energia.
Publicidade
Foto: Reprodução / StudioMB
Os materiais mais comumente utilizados em sua fabricação são a cerâmica, acrílico, fibra, gel coat, vidro e até mesmo madeira, e seus estilos variam do mais clássico, com design tradicional, até as mais modernas, que incluem mecanismos de hidromassagem, dependendo sempre do estilo desejado pelos moradores e da decoração predominante no ambiente.
Hoje o mercado oferece três tipos de banheiras: o modelo com pés ou vitoriana, a banheira de embutir ou contemporânea, e o modelo do tipo spa. A primeira possui visual mais vintage, e pode ser posicionada em qualquer localização do cômodo. Já a banheira de embutir necessita de uma estrutura especial, tomando mais espaço e remetendo à aparência de uma piscina. O último modelo possui normalmente o formato quadrado e é frequentemente visto em ambientes externos e áreas de lazer.
Se você quer instalar uma banheira tradicional, sem mecanismos de hidromassagem, o espaço disponível no banheiro deve ser de no mínimo 1,90m por 2,20m. Ainda existem algumas banheiras de modelo vitoriano que são menores, com cerca de 1,50m de comprimento, reduzindo o espaço necessário para sua instalação e ainda garantindo um banho confortável.
Outros pontos que precisam ser levados em consideração são pontos de energia de 220 volts posicionados aproximadamente a 30cm acima do chão e uma saída de esgoto o mais próximo possível da localização original da válvula do ralo.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
É recomendável buscar ajuda de profissionais especializados neste tipo de serviço para uma instalação correta e sem imprevistos. Porém, para entender como este processo pode ser simples, a seguir você confere como fazer a instalação de um modelo e embutir. São necessários poucos passos:
Para começar, é importante criar um suporte de madeira em toda a extensão do box ou do local escolhido para a instalação, que deve ter as mesmas medidas que a banheira. A altura padrão para este suporte é de 50cm entre a borda da banheira e o chão. Em seguida, é necessário aplicar espuma de poliuretano ou argamassa, para formar uma base, que ajudará a banheira a assentar no piso. Deve-se também proteger o ralo para evitar que entupa.
A partir daí, a banheira deverá ser posicionada sobre a espuma ou a argamassa e fazer a instalação hidráulica, de acordo com as orientações do fabricante. Não esqueça de direcionar a ligação do tubo flexível responsável pela saída de água pelo ralo.
Nesse momento, encha a banheira com água. É primordial aguardar 24 horas com seu interior cheio para garantir que não existam vazamentos. Depois disso, a lateral deve ser fechada com alvenaria ou cerâmica, sempre lembrando de deixar espaços livres, garantindo acesso para possíveis reparos hidráulicos. Para uma melhor vedação, o silicone deve ser aplicado em toda a lateral da banheira. E pronto, é só curtir um belo banho de imersão.
Confira a seguir uma seleção de banheiros com banheiras com os mais variados tamanhos e estilos e escolha sua opção favorita:
Com formato arredondado e revestimento em mármore, a banheira é o centro das atenções deste banheiro. Posicionada estrategicamente entre o vaso sanitário e o box do chuveiro, possui espaço suficiente para acomodar mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura
Assemelhando-se à um ofurô, banheira típica da cultura japonesa destinada a banhos terapêuticos e relaxantes, esta banheira contemporânea foi confeccionada em madeira. Combinação perfeita com o ambiente, todo revestido com o mesmo material
Foto: Reprodução / ArkDek
O modelo de embutir é o mais utilizado nas residências Brasil afora. Ele recebe uma estrutura em alvenaria onde a banheira é encaixada. Para decorar, é válido utilizar revestimentos naturais e sintéticos, tudo de acordo com a decoração do restante do ambiente.
Foto: Reprodução / Flávio Moura
Esta banheira foi instalada ao lado do chuveiro, proporcionando livre acesso entre os dois ambientes, além de garantir seu isolamento com box de vidro, evitando respingos indesejáveis no chão do banheiro. À frente, pia dupla e amplo espelho.
Foto: Reprodução / Paula Ferro Arquitetura e Urbanismo
Este ambiente mostra que é possível instalar uma banheira por mais que o espaço disponível seja reduzido. Se bem planejada, ela cabe mesmo em um cômodo pequeno, garantindo bons momentos de relaxamento.
Publicidade
Foto: Reprodução / Flávio Moura
Este é um outro exemplo e ótima opção de como isolar a área da banheira. Aqui a banheira tem formato quadrado em vez de ser retangular. Porém, apesar de ter dimensões reduzidas, ainda assim garante conforto para quem a utiliza.
Foto: Reprodução / Nilda Alves e Rita Diniz
Posicionada em frente ao espaçoso box, esta banheira embutida possui mecanismos variados de hidromassagem, os quais, com o auxílio de um motor especifico, lançam jatos de água, massageando e relaxando seu ocupante. No mínimo, uma delícia, perfeito para o fim de um dia agitado.
Foto: Reprodução / Flávio Moura
Para este banheiro sem restrições de espaço, o local destinado ao banho foi separado com um box de vidro que abriga, além do chuveiro, uma banheira em formato quadrado instalada sobre uma bela estrutura, com direto à degraus de escada.
Foto: Reprodução / Nilza Alves e Rita Diniz
Com design diferenciado, esta banheira foi posicionada separada da área do chuveiro. De acabamento branco, ainda garante espaço para armazenar produtos específicos para garantir um banho mais prazeroso, como sais e velas aromáticas. Destaque para o foco de luz dedicado.
Foto: Reprodução / Flávio Moura
Esta área foi a responsável para acomodar uma banheira redonda, que também divide espaço com o chuveiro para um processo completo de banho. A parede foi revestida com pastilhas azuis e a iluminação acompanha este tom, ajudando a promover um maior relaxamento neste momento tão especial pela cromoterapia.
Foto: Reprodução / Bruschini Arquitetura
Com um design mais moderno, esta banheira não precisa de muitos preparos para ser instalada, o que possibilita seu posicionamento em qualquer canto do banheiro, ocupando ainda menos espaço do que um modelo de embutir.
Foto: Reprodução / Flávio Moura
Cada pedaço disponível neste cômodo foi aproveitado da melhor forma possível, incluindo uma banheira de embutir, uma área com box para o chuveiro e uma bancada aérea com cuba dupla e armário espelhado, que garante espaço suficiente para os produtos de higiene.
Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler
Nada como planejar o cantinho destinado à banheira com belos recursos de design. Este espaço ganhou janela com recorte em círculo e persianas brancas, além de um trabalho todo especial no forro de gesso. Destaque para os armários espelhados na pia.
Foto: Reprodução / Gislene Lopes
A mesma pedra utilizada para revestir a estrutura dedicada a receber a banheira pode ser visto no piso e nas paredes do banheiro. Mesmo ambientes pequeno, como esse, permitem a instalação de uma banheira, que faz toda a diferença no momento de um banho relaxante.
Foto: Reprodução / Renata Matos
A verdade é que não precisa muito para que uma banheira seja o item ideal para auxiliar no relaxamento e tornar o momento do banho ainda mais agradável. Este modelo possui design minimalista, sem muitos detalhes, e é um exemplo de que, mesmo simples, cumpre sua função.
Foto: Reprodução / Codecorar
Com opções para todas as idades, este banheiro conta com o auxílio de bancos de tamanhos variados, garantindo o acesso das crianças à pia. Com área reservada para o chuveiro e banheira integrados, cumpre o papel de agradar à toda a família.
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
O tamanho da banheira é um espetáculo à parte, e o requinte deste ambiente é representado pelo uso do mármore como revestimento escolhido para paredes e área da banheira. Pequenos detalhes em preto adicionam ainda mais elegância ao espaço.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
De design contemporâneo e muita beleza, esta banheira foi embutida em um banheiro com acabamentos em porcelanato que imita madeira, brincando com dois tons diferentes, um visualizado no piso e outro ao redor da banheira, que harmonizam com o gabinete.
Foto: Reprodução / Vanja Maia
Além de apostar em uma decoração com tons de bege, este banheiro foge do convencional ao adicionar o espelho na parede que acomoda a banheira, garantindo mais amplitude e refletindo todo o requinte da decoração.
Foto: Reprodução / Calio Interiors + Design
Com visual futurista, este banheiro não possui muitos detalhes, apostando na combinação de branco e preto, linhas retas e cuba esculpida. Destaque para a parede que abriga a banheira, com revestimento diferenciado e uma bela obra de arte.
Foto: Reprodução / Ana Paula Evaldt
Exemplo perfeito para quem duvida de que um banheiro pequeno possa receber uma banheira. Mesmo com o tamanho reduzido, bastou planejar sua posição estrategicamente para garantir conforto e funcionalidade.
Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Afinal, se este é um espaço dedicado a passar bons momentos, com a intenção de relaxar, porque não adicionar uma TV para tornar o banho de banheira ainda mais agradável? O mármore marrom em contraste com o branco deixa a decoração ainda mais charmosa.
Foto: Reprodução / Maurício Karam
Esta sala de banho possui dimensões avantajadas, garantindo a possibilidade de caprichar na distribuição dos itens no banheiro. Enquanto a ampla banheira fica em uma extremidade, na outra é possível visualizar o chuveiro e o vaso sanitário, com a privacidade garantida pela divisória onde ficam as cubas.
Foto: Reprodução / P.O.Box
Enquanto a cor bege pode ser visualizada nas paredes e no piso, o branco predomina no ambiente, figurando no armário, cuba, vaso sanitário e na banheira, que é o grande destaque do espaço, com amplo design e sem a necessidade de ser embutida.
Foto: Reprodução / Joana & Manoela
Outro ambiente de proporções generosas, este banheiro ganhou banheira dupla para curtir bons momentos à dois. Um dos destaques do ambiente são os nichos embutidos, que garantem espaço para itens decorativos e possuem iluminação dedicada.
Foto: Reprodução / Urbano Studio
O diferencial deste projeto são as colunas revestidas com pastilhas, utilizadas para separar o espaço reservado para o vaso sanitário. Esta é uma boa opção em substituição à tradicional estrutura metálica necessária para posicionar as placas de vidros dos boxes.
Foto: Reprodução / Antonio Ferreira Junior & Mauro Celso Bernardes
Com uma mistura de tons de branco com cinza claro, este banheiro fica ainda mais propício para o relaxamento com o auxílio das cortinas que garantem luz indireta. Destaque para o modelo oval de banheira, bem contemporâneo.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Apesar de ser uma área reservada, nada impede que o banheiro tenha comunicação com a área externa. Aqui, uma longa janela retangular garante visibilidade. O vidro é trabalhado de modo que quem está do lado de fora não possa enxergar o interior do banheiro.
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Como o formato do cômodo é circular, o canto reservado para a instalação da banheira ficou mais reservado, garantindo privacidade. A banheira dupla de formato redondo ainda possui encostos de cabeça, facilitando o relaxamento durante o banho.
Foto: Reprodução / Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Este é um dos modelos mais tradicionais, com pés que auxiliam a acomodar a peça em qualquer local. Com piso amadeirado e móveis na cor branca, este inusitado ambiente garante conforto no momento da higienização pessoal.
Foto: Reprodução / Renata Basques
Posicionada abaixo de uma claraboia, esta banheira embutida garante momentos reflexivos a observar o céu lá fora. A área do chuveiro ficou isolada pelo box de vidro e ganhou o mesmo revestimento visualizado no piso e na parede da banheira.
Foto: Reprodução / Studio Scatena Arquitetura
Uma boa opção para banheiros de casais é a instalação de dois chuveiros na área do banho. Deste modo, não é necessário que um finalize seu banho para que o outro possa se higienizar. Neste ambiente, mix de madeira e a cor branca por todos os lados.
Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araújo
Ideia não convencional, esta banheira foi posicionada em uma espécie de banheiro externo, cercado por duas paredes, jardim vertical e um box e teto de vidro. No estilo de um jardim de inverno, permite bons momentos junto à natureza.
Foto: Reprodução / Carla Arigón Filippi
Branco é uma cor coringa. Além de garantir amplitude ao ambiente, ainda destaca seus detalhes e passa a impressão de ambiente sempre limpo, ideal para o banheiro. Aqui a banheira foi acomodada ao lado do vaso sanitário, e ganhou spots de luz dedicados.
Foto: Reprodução / LAM Arquitetura e Interiores
A banheira dupla faz bonito neste banheiro, porém os detalhes dos revestimentos diferenciados é que se destacam. O mesmo material utilizado para a bancada da pia pode ser visualizado nos nichos embutidos, garantindo harmonia ao ambiente.
Foto: Reprodução / Eduardo Raimondi
A resultado da mistura de mármore como principal revestimento, da cor branca nos armários e cerâmica e da madeira escura revestindo parte da parede e armários suspensos não poderia ter dado mais certo. Destaque para a iluminação diferenciada na área dos espelhos.
Foto: Reprodução / Gisele Taranto
Com ares rústicos, este banheiro em contato com área externa possui uma bela mistura de materiais. O acabamento da banheira (assim como o piso e paredes) foi executado em cimento queimado. A madeira, presente aqui e acolá, junto com o pergolado de bambu que cobre o ambiente finaliza esse cantinho charmoso.
Foto: Reprodução / Studio MK27
Este projeto confirma a tendência de banheiros em contato com áreas externas. Aqui, dois tipos de acabamentos em madeiras diferentes se contrastam, enquanto a bancada da pia foi elaborada em cimento queimado. Destaque para o design tradicional da banheira.
Foto: Reprodução / Aquile Nícolas Kílaris
O banheiro do casal conta com uma ampla banheira equipada com mecanismos de hidromassagem e encosto de cabeça, ideal para facilitar o relaxamento. O box possui chuveiro duplo, assim como a bancada, que tem duas cubas de apoio.
Foto: Reprodução / Flavia Campos Interiores
Em qualquer ambiente, um bom projeto luminotécnico pode fazer a diferença. No banheiro este fato não muda. Basta visualizar a beleza da luz embutida no forro de gesso e os spots de luz distribuídos que iluminam suavemente a área da banheira.
Foto: Reprodução / Maristela Gorayeb
Aqui a estrutura construída para a instalação da banheira foi ampliada, de modo a formar um tipo de palco, garantindo espaço suficiente para acomodar itens decorativos, produtos de higiene e qualquer outro objeto que seu ocupante queira. Vale colocar velas, óleos para o banho e até o livro do momento, para ler enquanto relaxa.
Foto: Reprodução / Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Tonalidade vibrante, é predominante neste ambiente nada convencional. Possui inclusive espaço para acomodar uma penteadeira de estilo vintage. Aqui a banheira é, na realidade, um recorte estratégico no revestimento utilizado em todo o chão do banheiro. Ideal para os mais ousados.
Foto: Reprodução / Cristiane Vassoler
A opção por utilizar pastilhas de cores neutras formando um mosaico garante requinte ao banheiro. Para acomodar duas pessoas, a bancada recebeu uma ampla cuba esculpida, dando um visual ainda mais interessante ao cômodo.
Foto: Reprodução / 501 Arquitetura
Neste banheiro do casal, a banheira foi posicionada em meio às duas bancadas, garantindo que cada pessoa possua seu espaço reservado. O destaque deste ambiente fica por conta do painel de madeira com recortes variados, que ficam ainda mais acentuados com a iluminação diferenciada.
Foto: Reprodução / Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Combinação moderna, a técnica de cimento queimado reveste piso, paredes e estrutura da banheira. O branco visualizado na própria banheira, no vaso sanitário e nas molduras das janelas garantem um contraste suave e cheio de charme.
Foto: Reprodução / Nildo José
Aqui o visual diferenciado do banheiro se dá pelo contraste causado junto ao restante do quarto. O banheiro ganhou uma espécie de moldura, e a escolha por tons mais sóbrios e acabamentos mais modernos tornam-no um ambiente à parte.
Foto: Reprodução / Dado Castello Branco
Aqui não existem divisórias entre o quarto e o banheiro. Ele foi elaborado integralmente na cor branca, possui banheira de estilo contemporâneo e box de vidro separando a área do chuveiro, que é embutido no forro.
Foto: Reprodução / Anastassiadis Arquitetos
Não é de hoje que a combinação de dourado e branco garante um ambiente cheio de pompa e glamour. Aqui não foi diferente: os metais são todos dourados, assim como o tom de luz utilizado. As cerâmicas permanecem em branco e as pastilhas em tom escuro complementam a decoração.
Foto: Reprodução / Edimara Carvalho
Este ambiente possui decoração mais discreta, porém não abriu mão de uma boa banheira embutida. Com nichos e bancada no mesmo material, a parede da banheira ainda recebeu o revestimento de pastilhas em tom esverdeado, garantindo um toque de cor ao ambiente.
Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Interiores
Com tons de bege e um revestimento todo especial nas paredes, este banheiro ganhou uma banheira com design vintage, de pés desenhados. Ela foi posicionada em uma área com forro de vidro, possibilitando bons momentos a contemplar o céu.
Ainda têm dúvidas de qual a banheira ideal para o seu banheiro? Então confira mais estas opções e inspire-se:
Foto: Reprodução / Camila Chalon
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Foto: Reprodução / Amaury Junior
Foto: Reprodução / Rodrigo Maia
Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Foto: Reprodução / Graciela Piñero
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
Foto: Reprodução / Joel Caetano Paes
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Foto: Reprodução / Grupo Factory
Foto: Reprodução / Projeto 3 Design
Foto: Reprodução / Gislene Lopes
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge
Foto: Reprodução / Roberto Migotto
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Foto: Reprodução / Marcia Arcaro Design
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Foto: Reprodução / Zoom Arquitetura
Foto: Reprodução / Cacho Arquitetura
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge
Foto: Reprodução / Cacho Arquitetura
Foto: Reprodução / Rogério Shinagawa
Foto: Reprodução / DMDV Arquitetos
Foto: Reprodução / Sub Estúdio
Foto: Reprodução / Felipe Rodrigues Arquiteto
Foto: Reprodução / Sub Estúdio
Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
Foto: Reprodução / Yuri Vasconcelos
Foto: Reprodução / Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes
Foto: Reprodução / KW Designs
Foto: Reprodução / Antionio Ferreira Junior e Marcio Celso Bernardes
Foto: Reprodução / Zaav Arquitetura
Foto: Reprodução / Lilian Barbieri
Foto: Reprodução / Allan Malouf Arquitetura
Foto: Reprodução / Samira Jarouche
Foto: Reprodução / Rico Mendonça
Foto: Reprodução / Westwing BR
oto: Reprodução / Weiku do Brasil
Foto: Reprodução / Arquitetura Mais
Foto: Reprodução / AL Arquitetura & Design
Foto: Reprodução / Art Engenharia!
Foto: Reprodução / Romina Ferreira
Foto: Reprodução / Regina Ulhôa Canto
Foto: Reprodução / Daniela Garcia
Foto: Reprodução / Delinear Interiores
Não importa o tamanho do banheiro, seja ele amplo ou de dimensões reduzidas, com um projeto bem planejado é possível adicionar uma banheira, peça que vai garantir bons momentos de tranquilidade e relaxamento para um banho ainda mais prazeroso. Invista!