Foto: Getty Images
Continua após o anúncio
Na hora de decorar, os espaços menores geralmente acabam recebendo menos atenção e, no caso dos banheiros, esse descuido é ainda mais notável. Embora seja um ambiente mais funcional — e talvez por isso acabe ficando de fora dos holofotes — ele também pode ter estilo, ser aconchegante para os momentos de relaxamento e prático para a correria do dia a dia.
Banheiros decorados, porém, devem levar em consideração um elemento à parte: a umidade. “Sob a ótica da funcionalidade, que deve permear toda a decoração, os banheiros devem ser decorados levando em conta sua umidade típica. Além disso, é importante prezar por um bom fluxo de circulação para evitar acidentes domésticos. Considerando esses aspectos fundamentais de segurança e desempenho, é possível ousar e inovar na decoração para criar um ambiente agradável, renovador das energias e com o estilo dos moradores”, conta a designer de interiores Érica Marina, do Camarina Studio.
Além da parte estética, a profissional também recomenda o uso de aromatizantes para deixar o ambiente sempre com um cheiro agradável. Pode ser em forma de spray, dispersores, sachês e até incensos. Opções não faltam, nem aromas, a escolha vai depender da sua preferência.
A decoração do banheiro vai depender do estilo que você quer transmitir com a escolha dos móveis, das cores e até dos objetos decorativos que vão compor o visual. É importante evitar materiais que não sejam resistentes à água, como papéis de parede comuns, chapas de compensado ou laminados de qualidade inferior nos armários. “A exceção é para os lavabos, que não sofrem com a presença de vapor de água como nos banheiros que têm chuveiro”, reitera a designer.
Para as áreas sem contato direto com a pia, Érica Marina sugere a aplicação de papéis de parede: “é possível ousar um pouco mais na decoração e fica adorável”. Confira a seguir ideias de decoração de acordo com cada tipo de banheiro:
Cores vibrantes dão um toque de alegria para o banheiro. Se a ideia é criar um contraste, vale apostar em tons mais vivos para o vaso sanitário e a cuba da pia, por exemplo. Um pouco de cor também vai bem com armários ou em revestimentos especiais. “É importante que a cor seja agradável para todos que frequentam o banheiro diariamente, para que não se torne enjoativa. Com esse cuidado, não há problema em ousar nas cores”, complementa Érica.
Se esse é o seu estilo preferido para decorar o banheiro, lembre-se usar cores que sigam o restante da decoração da casa. Dessa forma, o ambiente estará em harmonia com os demais cômodos, além de integrado ao contexto geral da composição.
Preto e branco é sempre clássico e combina com qualquer ambiente, até com o banheiro. O mesmo vale para a combinação de tons neutros, principalmente entre cores claras, que dão ao ambiente a sensação de amplitude. Preto e branco ou cores neutras são altamente recomendadas como complemento com conjuntos de banho, enfeites e aromatizantes coloridos. “Fica muito charmoso quando o conjunto é composto por cores semelhantes ou combinadas”, completa a especialista.
Outra dica para deixar o ambiente elegante e manter a neutralidade é combinar esses tons com peças metalizadas, como de cobre, prata ou dourado.
Quem disse que só salas e quartos podem ter nichos? A combinação também pode servir para compor o visual dos banheiros. O único ponto que deve ser considerado ao optar por este tipo de decoração é a harmonia. “Mesmo quando o conteúdo dos nichos for toalhinhas, sabonetes ou rolos de papel higiênico, é necessário dispô-los harmoniosamente, evidenciando o cuidado com a organização”, ensina a designer de interiores Érica Marina.
Além de decorativos, os nichos nos banheiros ajudam a manter tudo organizado e deixam à mão aqueles itens mais usados no dia a dia.
Banheiros pequenos sempre podem ficar maiores — ou ao menos parecerem mais amplos. Para isso, uma dica é manter uniformização dos revestimentos e aplicar cores semelhantes nas paredes e nos pisos, sem contar o uso de espelhos, que sempre ampliam os ambientes.
Utilizar objetos coloridos na decoração deixa o ambiente mais alegre. Por outro lado, para um toque de sofisticação, invista em armários abertos, sem portas, nichos e prateleiras. “Estes acessórios ajudam a melhorar a funcionalidade do espaço, mas é preciso tomar cuidado para manter a organização em ordem, já que os objetos ficarão expostos”, lembra Érica.
Banheiros rústicos são ótimas pedidas para a decoração. “Trazer um toque de rusticidade a esse ambiente é uma solução particularmente agradável para áreas molhadas, como banheiros. Materiais rústicos como madeira comum ou de demolição, a palha e pedras naturais como seixos rolados, fazem um contraponto à frieza dos revestimentos necessários às áreas molhadas (porcelanatos, cerâmicas, azulejos e pedras frias lisas)”, revela a profissional do Camarina Studio.
Para criar um clima aconchegante com o estilo rústico, Érica aconselha o uso de porcelanatos e cerâmicas que imitam réguas de madeira ou deques. Além do toque acolhedor, a manutenção do ambiente fica super prática.
Banheiros contemporâneos carregam referências dos mais variados estilos, do vintage ao industrial, responsáveis por dar um contraponto à seriedade do ambiente, mas sem perder o ar moderno que predomina neste tipo de decoração.