Foto: iStock
Continua após o anúncio
Não é novidade para ninguém que a atual forma de decorar os espaços está cada vez mais livre de paradigmas e regras. Aqueles jogos de mesas quadrados, bem comportados e de tons neutros estão cedendo espaço para móveis de tamanhos, formatos e até cores bem diferentes, deixando os lares brasileiros cheios de personalidade e estilo.
As misturas mais comuns feitas ao redor de uma mesa são de cadeiras do mesmo modelo com cores ou estampas diferentes, ou cadeiras de modelos diferentes, porém com a mesma cor ou material, como madeira, acrílico, dentre outros.
Embora esse truque pareça uma gambiarra para acomodar as pessoas com o que se tem em casa, ele revela uma forte tendência do design contemporâneo, que é compor ambientes mais interessantes com peças independentes, porém complementares. “Deixamos de comprar jogos completos de mesas e cadeiras para fazermos nossas próprias combinações”, conta a decoradora Ailce Santiago.
Essa moda de misturar cadeiras de diferentes modelos ao redor de uma mesa virou febre há cerca de dois anos, mas ainda é uma tendência bastante atual, segundo a decoradora. Para ela, uma das vantagens dessa proposta é a possibilidade de substituir uma peça ou outra quando o morador julgar necessário, sem, necessariamente, trocar toda a decoração.
Foto: Reprodução / Blog Design Dose
Antes de trocar as cadeiras da casa ou correr para as lojas, Ailce recomenda que o morador analise a proposta de decoração (moderna, clássica, retrô etc.) que já predomina no ambiente onde se aplicará essa técnica.
Embora a ideia seja inovar, é importante ter um referencial ou um ponto de partida, e o estilo da casa pode contar muito. Dessa forma, as cadeiras deverão conversar com os objetos já dispostos pela sala de jantar.
Combinações criativas e muito modernas são esteticamente atraentes à primeira vista, mas podem ficar destoantes em casas muito tradicionais ou que sigam padrões mais clássicos. Por isso, Ailce diz que as pequenas misturas costumam ser o ponto de partida para quem quer apostar nesta tendência sem erros.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Casa Aberta
Seja lá qual for a ideia do morador (veja algumas sugestões mais abaixo), a profissional ressalta a importância de sempre preservar a mesma altura dos assentos, garantindo a proporcionalidade e o conforto dos que estão à mesa.
Existem diversas soluções para quem pretende seguir essa moda – das tradicionais e menos complexas até as mais ousadas. E o interessante é que, além das cadeiras, o morador pode usar outros recursos nessa mistura, como os bancos individuais ou compridos e também as poltronas, que ficam ótimas nas cabeceiras.
Veja a seguir algumas inspirações para misturar cadeiras diferentes ao redor da sua mesa:
Para quem tem medo de ousar ou é mais tradicional, a sugestão de Ailce é apostar em modelos de cadeiras iguais, porém com cores diferentes.
As tonalidades não precisam se diferenciar muito. Para início de conversa, vale optar por uma cartela de cores – quentes ou frias – e variar o tom de uma cadeira para outra, como se o objetivo fosse conquistar um efeito degradê.
É possível ainda brincar com cores complementares, como preto e branco, preto e vermelho, dentre outras, ou abusar do colorido, se a sala de jantar já tiver vocação para ser despojada.
Foto: Divulgação / Estudio Brset
Foto: Reprodução / Evelin Sayar Arquitetura & Design
Foto: Reprodução / DMA Design de Interiores
Foto: Reprodução / Meu Móvel de Madeira
Foto: iStock
Essa combinação pode ser interessante por criar uma impressão de movimento ao redor da mesa. Além das cadeiras tradicionais, a recomendação é usar uma ou mais peças com design inovador.
Foto: Reprodução / Lisa Petrole Photography
Foto: Reprodução / Me and Alice
Foto: Reprodução / Maíra Acabaya Fotografia
Foto: Reprodução / Apartment Therapy
Foto: Reprodução / Paula Martins Interiores
Aqueles que querem se jogar e não têm medo de arriscar podem e devem inserir ao redor da mesa uma cadeira diferente da outra nos quesitos cor e modelo. Assentos coloridos cabem em lares despojados, irreverentes, onde a proposta se encaixe sem esforço.
Salas de jantares mais tradicionais também podem recorrer a essa ideia, alternando os tons (normalmente mais neutros ou frios) e abusando um pouco menos na mistura dos modelos e material.
Ailce também sugere que o morador opte por usar cadeiras iguais no comprimento da mesa retangular e duas distintas apenas nas cabeceiras. Essas podem ser mais volumosas, ousadas, com braços de apoio, imitando poltronas.
Colocar um banco único comprido no lado oposto das cadeiras tradicionais é outra mistura muito vista nos lares adeptos dessa prática e que vale a pena copiar.
Foto: Reprodução / Estudio Leandro Farchi Photography
Foto: Reprodução / DAD Arquitetura e Design
Foto: Reprodução / Lovisaro Arquitetura e Design
Foto: Reprodução / Renata Romeiro Interiores
Foto: Reprodução / Leonardo Junqueira Arquitetura
Foto: Reprodução / Gabriela Marques Arquiteta
Se você já tem inspiração de sobra e pretende mudar o visual da sala de jantar, pode misturar o que já tem em casa com o que as lojas oferecem. Na internet há boas opções de cadeiras que esbanjam design e beleza. Veja algumas combinações que você pode adquirir:
Compre na Mobly
Compre na Tok&Stok
Compre na Oppa
Compre na Etna
Compre na Oppa
Com inspiração e criatividade, é possível montar outras combinações que, de um jeito ou de outro, vão deixar a sala de jantar ou até mesmo a cozinha cheia de personalidade. Vale a pena apostar nessa tendência e, quem sabe, reaproveitar aquela antiga cadeira dos tempos da vovó juntamente com peças cheias de design.