Conheça diferentes tipos de lareira e descubra a melhor forma de usar

Escrito por

Foto: Reprodução / Ramella Arquitetura

Publicidade

No friozinho do inverno, nada melhor do que uma casa bem quentinha e aconchegante, não é mesmo? Nessas horas, é comum logo pensar em comprar aquecedores de ambiente, mas uma opção ainda mais interessante e charmosa para os dias de frio é a lareira. Nada se compara ao efeito e ao clima que ela proporciona na decoração.

Há uma variedade enorme de modelos de lareira para escolher. E se você acredita que o recurso pode ser trabalhoso, a boa notícia é que, atualmente, existe uma infinidade de tipos de lareiras que podem ser instaladas de forma rápida e sem muito trabalho. Você pode encontrar desde modelos a gás até modelos portáteis. As formas e os materiais usados já não são mais aqueles tradicionais e complexos, como antigamente, e a maioria delas já nem precisa de chaminé. E para melhorar ainda mais, algumas podem ser reguladas até mesmo por controle remoto.

Quer saber como escolher a sua lareira ideal? O arquiteto Ivan Cassola explica tudinho pra gente!

Tipos de lareira

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Segundo Ivan, os modelos de lareira mais usados são:

Lareira à lenha: É o modelo mais tradicional e conhecido. Requer mão de obra especializada para sua execução, além de ser necessária a utilização de chaminé (ou duto de exaustão) devido a queima da lenha. Geralmente são feitas em alvenaria, concreto ou metal. Além do modelo mais tradicional, existem hoje opções de lareiras suspensas, que deixam o ambiente com um ar mais moderno, pois o item fica fora do chão e preso somente pela chaminé.

Lareira ecológica: São os modelos que usam álcool ou etanol. Dispensam o uso da lenha e, por isso, não necessitam de chaminé. É o modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, o que a torna ideal para espaços maiores. Seu acendimento é rápido e prático e não gera nenhuma sujeira. Elas também podem ser portáteis.

Lareira a gás: Este é mais um modelo que não necessita de lenha para funcionar e, em função disso, dispensa o uso de dutos de exaustão. Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento, mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. O outro modelo é o que usa lenhas de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico. Esse modelo já vem com uma grelha que pode ser apoiada sobre qualquer superfície.

Publicidade

Lareira elétrica: É muito similar a um aquecedor, com um diferencial: reproduz em 3D a imagem das labaredas, proporcionando um conforto visual semelhante ao do fogo. É de fácil acionamento, para ligar esse modelo basta acionar um botão no controle remoto sem nem sair do sofá. Não requer limpeza interna e o brilho das chamas também pode ser controlados pelo controle remoto.

O que levar em consideração para escolher a lareira ideal?

Foto: Reprodução / Flávia Gerab Tayar

Para escolher a lareira ideal, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo. Ivan diz que as lareiras à lenha oferecem um prazer maior do que os outros modelos, pois o crepitar do fogo é agradável de se ver e ouvir. Além disso, no ponto de vista estético, elas se tornam o ponto de destaque do ambiente.

Por outro lado, uma das desvantagens dessas lareiras é a própria lenha. Sua queima gera fuligem e bastante fumaça, o que faz necessário o uso de chaminés. Uma outra desvantagem é o trabalho pesado de compra, armazenamento, manuseamento e limpeza de lenha e cinzas que resultam da sua utilização. “É necessário limpar as cinzas restantes, e a chaminé da lareira deve ser inspecionada por um profissional com alguma regularidade (por exemplo, uma vez por ano) para prevenir o acúmulo de resíduos que possam impedir a circulação de ar ou até causar um incêndio”, ressalta. A última desvantagem tem a ver com o aproveitamento do calor. Apesar da lenha aquecer rapidamente, ela também perde muito calor rapidamente, muitas vezes pela própria chaminé. Sendo assim, essas lareiras normalmente precisam ser grandes para esquentar um ambiente por completo.

No caso das lareiras a gás, uma das principais vantagens está no seu acionamento, que se dá apenas com a simples ativação de um botão. Outra vantagem é que as instalações de gás natural propiciam que esse modelo possa ser instalado em quase qualquer lugar da casa. “Sem chaminé, a eficiência do aquecimento aumenta, pois grande parte do calor acaba escapando pelos dutos de exaustão. Além disso, as lareiras à gás são uma solução mais saudável e limpa, uma vez que não há emissão de fuligem e fumaça que se formam na queima da lenha. A maior desvantagem dessas lareiras é principalmente relacionada a fonte de abastecimento. Em caso de falta do gás, a lareira fica inutilizável”.

Já as lareiras ecológicas são o melhor modelo para quem não quer perder o conforto que o fogo de verdade trás, mas também não abre mão da praticidade. “Esse modelo não requer qualquer tipo de instalação especial, não precisam de uma chaminé e possuem alto poder de calor, o que faz com que seja normalmente mais econômico do que os demais”, afirma Ivan. A desvantagem é que ela não possui um abastecimento contínuo como a lareira a gás, por exemplo. As lareiras ecológicas possuem capacidade para aproximadamente 6 litros de álcool, e quando ele acaba, o reservatório precisa ser reabastecido.

No caso das lareiras elétricas, a praticidade também é uma das grandes vantagens, pois, como já foi dito, não exige limpeza e você pode comandar através do controle remoto. A desvantagem é em relação ao consumo de energia. Quanto maior a potência, maior será seu consumo.

Onde usar?

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

As lareiras ficam lindas em qualquer ambiente e podem ser usadas em diferentes cômodos da casa. De acordo com Ivan, não existe uma lareira ideal para cada ambiente e, por isso, você pode escolher de acordo com seu gosto pessoal. Porém, a escolha deve ser pensada levando em conta um conjunto de características do local que vai receber a lareira: “por exemplo, em um apartamento, se não houver um local para duto de exaustão, o modelo mais indicado é a lareira ecológica, pois para a instalação da lareira a gás, há necessidade de se fazer uma reforma para passagem de tubulação. Caso exista um local para duto de exaustão, o modelo à lenha pode ser usado sem preocupações”, explica ele.

Publicidade

O arquiteto também fala sobre o caso das lareiras à lenha suspensas: “muitas vezes esse modelo não agrada, pois acaba gerando fuligem e é mais difícil de acender e de manter o fogo quente do que os outros modelos. Se você for optar por esse modelo, tenha em mente que ele é pouco eficaz, por isso o tamanho da lareira deve ser proporcional ao espaço que você deseja aquecer”.

Como deve ser feita a instalação?

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

De acordo com Ivan, cada um dos quatro modelos exigem especificidades diferentes na instalação:

Lenha: As lareiras à lenha exigem um maior planejamento na instalação, pois precisam de chaminés ou dutos de saída de fumaça. Como a lareira tradicional utiliza muito ar de combustão, é recomendado que se coloque uma grelha de ventilação em uma parede exterior próxima à lareira, a fim de evitar que o oxigênio do ambiente se esgote. A chaminé não deve ser nem muito alta, para os gases não esfriarem no meio do caminho e descerem, nem muito estreita, para que a exaustão não seja excessivamente rápida. Ela deve ficar de 0,5 a 1,0 m acima do nível da cumeeira mais alta da cobertura da edificação. Além disso, elas são revestidas com tijolo refratário, que conserva o calor, e uma tela frontal, que evita a saída de brasas.

Gás: Para a instalação de uma lareira à gás é preciso que ela tenha ligação com a tubulação de gás (encanado ou botijão) e uma fonte de energia elétrica para o acendimento, como se fosse um fogão. Fique atento se a lareira que você comprou possui sistemas de segurança regulamentados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para evitar acidentes. Certifique-se de que ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás, caso a chama apague, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente. Veja ainda se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração. Para instalar uma lareira do modelo linear, é necessário fazer uma caixa de concreto ou alvenaria para acomodar os queimadores.

Ecológica:  Práticas, modernas e sustentáveis, as lareiras a álcool não requerem grandes modificações na infraestrutura onde serão instaladas. É de fácil instalação, basta encaixar a caixa de inox em uma base de alvenaria revestida ou em algum móvel, desde que o revestimento seja resistente ao calor. Pode ser, inclusive, transportável e colocada em diversos lugares. No entanto, para o equipamento funcionar com segurança é preciso instalar em um ambiente amplo com ventilação natural.

Elétrica: As lareiras elétricas podem ser encaixadas em um móvel de madeira ou de metal, em um nicho de alvenaria, gesso ou em qualquer outro projeto desejado, inclusive como se fosse um quadro na parede. Será necessária apenas uma tomada exclusiva e dimensionada e também de fácil acesso para que possa ser plugada e desplugada facilmente. Caso prefira, elas podem ser instaladas em móveis com rodízios para facilitar o deslocamento. Apenas a lareira elétrica pode ser embutida em móveis de madeira ou gesso. Em alguns casos, necessita de dutos de ventilação e ponto de energia.

Existem medidas mínimas de segurança a serem aplicadas, por isso analise o manual de instalação do produto, inclusive para saber qual o tipo de instalação a ser realizada. Mas lembre-se sempre: para garantir a compra ou construção de um produto de qualidade, é importante ficar atento aos mecanismos de segurança oferecidos pelo fornecedor e o prazo de garantia da lareira.

Revestimentos

Foto: Reprodução / Maíra Ritter

Publicidade

Nas lareiras à lenha, um dos revestimentos mais utilizados é a pedra natural. “Ela em si já é um elemento decorativo, e portanto a sua lareira não irá necessitar de muito mais decoração, além da que a própria pedra lhe concederá. Além disso, esse revestimento é super resistente ao calor e por isso muito indicado para esse uso. Além da pedra, pode-se usar também o concreto aparente, que confere um ar mais clean e moderno do que a pedra e também resiste bem a altas temperaturas. O metal também é muito utilizado em todos os modelos de lareiras por suportar bem o calor”, recomenda Ivan.

Empresa no segmento de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico, a Castelatto oferece opções versáteis e inovadoras para todos os ambientes e estilos. Segundo William Chaves, gerente de SAC e qualidade da empresa,  não existe exatamente um ambiente correto para aplicar o produto, pois os revestimentos da Castelatto são muito versáteis. “A Castelatto desde o princípio vem com uma formulação de material que é o concreto arquitetônico, que trabalha a durabilidade do produto, a resistência, a baixa manutenção e a vida útil do material, que consegue ao longo de muitos anos trazer a mesma proposta e persistir com as mesmas características de quando foi comprado. Isto proporciona, não só para os clientes e proprietários, mas também para os profissionais, uma segurança no ato da especificação”, explica ele.

William sugere os mosaicos como uma das linhas muito bem utilizadas da Castelatto e que se aplica a lareira de uma maneira muito bonita e funcional. “É um produto de baixo peso e super versátil. Você pode optar pela paginação, pode criar modulações de diferentes tamanhos, onde a luz e sombra vão trazer bastante volume para lareira, criando formas e desenhos e fazendo com que o seu projeto fique único. É um produto simples de ser aplicado e fácil de ser utilizado. As cores são variadas e as texturas e os formatos podem trazer bastante beleza e incorporar volumetria nas lareiras”, explica.

Custo x benefício

Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis

Para facilitar, montamos um gráfico resumindo as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de lareira para você avaliar o custo-benefício de cada uma:

150 ambientes com lareiras para você se apaixonar

Abaixo, fizemos uma seleção de vários modelos para você encontrar a lareira perfeita para aquecer e decorar o seu lar neste inverno. Confira:

1. Lareira à lenha com ar de moderna

Nesta sala ampla e clean, as lenhas preencheram todo o espaço da lareira e contribuíram para dar um charme a mais na decoração. O arquiteto Ivan Cassola diz: “ter uma lareira à lenha faz dela normalmente o ponto central de qualquer sala, se tornando a peça de destaque”.

2. Lareia a gás com pedras vulcânicas

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

Os modelos a gás podem ser usados com pedras vulcânicas ou com lenhas refratárias. As pedras ainda são as preferidas para esse tipo de lareira, pois são mais versáteis e também mais práticas de serem manuseadas.

3. As lareiras também podem ser portáteis

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

Hoje em dia, você encontra no mercado alguns modelos de lareira portátil, uma opção bem bacana para espaços pequenos ou apartamentos que são mais difíceis de fazer grandes instalações. Normalmente, os modelos portáteis mais comuns são de lareiras ecológicas e elétricas.

4. Linda e Aconchegante sala com lareira elétrica

Foto: Reprodução / Valéria Blay

As lareiras elétricas são uma opção mais simples de lareira, pois não exige grandes instalações e mesmo assim tem eficiência no aquecimento. O fato das chamas não serem de verdade pode ser uma vantagem se você tem crianças em casa.

5. Capriche na composição

Foto: Reprodução / Lilian Morel

Esse design de lareiras, que vem com uma espécie de bancada, é ótima para soltar a imaginação na decoração. Você pode colocar esculturas, relógios, luminárias, enfim, todos os objetos que desejar sobre a lareira e ainda pode compor com belos quadros, estofados e móveis.

6. Lareiras também podem ganhar um toque de cor

Foto: Reprodução / Andrea Schettino

Normalmente, as lareiras são revestidas com materiais como pedras, granito, madeira e mármore, ou, quando são pintadas, as cores neutras geralmente ganham mais espaço. Porém, nada impede que você dê um toque de cor para o seu ambiente pintando a lareira com uma cor mais viva e alegre.

7.  Uma lareira com estilo de fogueira

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

As lareiras a gás são ideais para ambientes externos muito abertos, onde o vento circula com mais intensidade. Assim, o fogo dura mais tempo e ainda proporciona esse efeito, tipo fogueira, para uma noite especial com pessoas queridas.

8. Lareira e luz de LED, uma combinação criativa

Foto: Reprodução / Cris Paola

A iluminação indireta com LEDs deixa qualquer ambiente mais charmoso, assim como a iluminação das chamas da lareira. Portanto, se você misturar os dois, você vai esbanjar charme e elegância e ainda fazer uma composição super criativa.

9. Uma bela solução para armazenar lenhas

Foto: Reprodução / Ouriço Arquitetura e Design

Esse design de lareira além de lindo e super funcional, também deixa o ambiente com um ar de mais organizado, devido a simetria que ele proporciona. As lenhas arrumadinhas fazem uma linda composição com a janela ampla esbanjando a beleza da natureza do lado de fora da casa.

10. Pequena e charmosa

Foto: Reprodução / LORE Arquitetura

E o que dizer dessa pequena e intimista lareira posicionada bem na base da coluna? O conjunto com os sofás, as almofadas e esse lindo banquinho de crochê formou um cantinho mais do que convidativo para relaxar ao som do crepitar do fogo.

11. Áreas externas também combinam com lareira

Foto: Reprodução / Silvia Bitelli

A lareira ecológica deixou esse espaço ainda mais rústico e, com certeza, mais quentinho e agradável para passar o tempo e descansar ou também para reuniões e datas comemorativas.

12. O espaço da lareira pode ser somente decorativo

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

Se você não quer usar sempre a lareira, mas também não quer deixá-la vazia, uma boa opção é preencher esse espaço com velas. Você pode misturar diversos tamanhos e formatos e acender quando quiser dar aquele clima romântico para a sua casa.

13. A clássica lareira revestida de tijolos

Foto: Reprodução / Cristiane Schiavoni

O revestimento de tijolos é muito usado nas lareiras à lenha e deixa o ambiente com aquela cara de casa de campo. Se você tiver uma dessas em casa, vai sempre ter a sensação de ter tirado uns dias de folga para fugir da correria da cidade.

14. Lareiras suspensas são modernas e autênticas

Foto: Reprodução / Dado Castello Branco

As lareiras suspensas são fáceis de se ajustar em qualquer residência e possuem um design mais moderno e despojado, aquecendo o lugar desejado com charme e elegância. Porém, Ivan recomenda não usá-las em ambientes muito grandes, pois não são muito potentes.

15. Lareira acoplada na mesinha de centro

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos

A mesinha de centro é uma boa opção de lugar para instalar lareiras menores. Aqui, o modelo escolhido foi a lareira ecológica. Você pode deixar a mesa livre, como neste exemplo, mas também pode compor com outros objetos decorativos.

16. Uma elegante lareira de mármore

Foto: Reprodução / Now Arquitetura e Interiores

Além deste lindo revestimento de mármore com um tom cinza azulado, a decoração deste espaço é toda especial e autêntica. Com destaque principalmente para a bela composição de quadros e esta exótica cadeira em forma de galhos. Puro estilo!

17. Use lareiras para deixar sua sala de estar ainda mais convidativa e confortável

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

A sala de estar é o ambiente perfeito para dar aquela relaxada depois de um dia cansativo. Então, por que não deixá-la ainda mais convidativa com uma bela lareira? Se você tiver animais de estimação, acredite: nem eles vão querer mais sair do cômodo.

18. Use lenha apenas para decorar

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Neste caso, a lareira não funciona a base de lenha, mas mesmo assim, o proprietário optou por usá-la na decoração. Elas são realmente bonitas e quando organizadas em lugares próprios, dão um toque a mais na decoração de ambientes com lareira.

19. A lareira suíça é um modelo muito usado

Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura

Esse tipo de lareira também é muito charmosa e deixa a casa com um clima mais aconchegante. Porém, seu design é um pouco bruto e imponente, ideal para quem quer realmente assumir a lareira e não escondê-la na decoração.

20. Lareiras ecológicas também ficam lindas suspensas

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Esse suporte suspenso é uma ótima ideia para quem quer fugir do óbvio e inovar na instalação da lareira. Eles são charmosos, modernos, elegantes e ainda otimizam o espaço.

21. Um design super moderno

Essa lareira ousada e interessante em formato de cone também é usada de forma suspensa.  Só que, além do design criativo, ela tem um outro diferencial, que é a base que fica no chão.

22. Elegante e imponente

Foto: Reprodução / Ricardo Calejo

Esse revestimento em tons de dourado/ouro é para quem gosta de luxo e também para quem gosta de causar um efeito impactante na decoração. Além dele, outros objetos do ambiente também levam a cor dourada. Este revestimento você pode encontrar na Castelatto.

23. O charme das pedras naturais

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Os revestimentos de pedra são os queridinhos para as lareiras. Existem vários tipos de pedras, essas são as chamadas naturais, onde os formatos e tamanhos são diferentes. Não tem como negar, eles são realmente lindos e combinam ainda mais com o clima rústico das lareias à lenha.

24. Lareiras em salas com TV é a tendência do momento

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Cada vez mais vemos ambientes com TV decorados com lareira. O motivo é óbvio, quem não quer assistir um bom filme nos dias frios aquecido pelo calorzinho gostoso de uma lareira?

25. Lareiras a gás podem ser usadas com pedras e lenhas refratárias

Foto: Reprodução / Joana Requião

Como já foi dito anteriormente, existem dois tipos de lareia a gás: a linear, que vem com pedras vulcânicas para serem usadas nos queimadores, e o modelo que usa lenhas de cerâmica refratária. Ambas possuem um ótimo rendimento térmico. Neste exemplo, os dois tipos são usados na decoração.

26. Você pode fazer um conjunto de lareiras

Foto: Reprodução / Lídia Maciel

A vantagem das lareiras mais modernas, como a ecológica por exemplo, é que você pode usar quantas quiser e no lugar que você quiser. Esta dupla de lareiras ficou linda neste nicho mais baixo, próximo ao chão.

27. Incremente a decoração fazendo uma composição com lenhas e outros objetos

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura

Neste lindo exemplo, a composição das lenhas com os vasos decorativos deixou a sala com um toque de personalidade e autenticidade. Além de, claro, ser um ótimo método de organização e praticidade para facilitar a hora de usar as lenhas.

28. Utilidade e beleza o ano inteiro

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Nos dias mais quentes ou quando você não quiser acender a lareira, não precisa deixá-la abandonada e vazia. Aproveite para incrementar a decoração do ambiente utilizando a lareira também como um espaço decorativo.

29. Crie um cantinho especial para a lareira

Foto: Reprodução / Camila Fleck

Aqui, a decoração da lareira ganhou uma identidade própria, quase como se fosse uma espécie de mini altar. A luz mais amarelada em conjunto com os objetos escolhidos deu um ar místico para a decoração.

30. Um bom lugar para ler um livro

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Quem gosta de ler sabe que ter um cantinho tranquilo e sossegado é muito importante para as horas de leitura. Então, que tal separar os seus livros preferidos e curtir um momento com eles em uma poltrona aconchegante próxima a uma lareira?

31. Mosaicos são lindos revestimentos

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Como disse o gerente da Castelatto, William Chaves, modelos com mosaicos são ótimas opções de revestimento para as lareiras. Eles são super versáteis e deixam o ambiente com um estilo único devido ao efeito de volumetria que proporcionam.

32. Mais um modelo de lareira suspensa

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo

Este modelo de lareira suspensa ficou ainda mais elegante com a cor dourada metalizada e com a composição com este objeto decorativo em forma de onda logo abaixo dela. Uma obra de arte!

33. Plantas e lareiras são uma ótima combinação

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

Não tem nada mais charmoso do que a combinação de plantas e flores com a lareira. Só tome cuidado para não deixá-las muito próximas das chamas.

34. Um cantinho onde o conforto é garantido

Foto: Reprodução / Vilma Meirelles

A lareira a lenha tem um efeito mais acolhedor e é utilizado com frequência em casas maiores ou com decoração campestre, com caráter mais rústico e intimista.

35. Lareiras como nicho

Foto: Reprodução / Arqbox

Essa lareira foi instalada de uma forma mais criativa e original. Ao invés de usar grandes revestimentos, ela foi colocada em um nicho de parede simples, que também foi aproveitado para colocar a televisão.

36. Lareiras brancas ficam ótimas em ambientes clean

Foto: Reprodução / Elen Saravalli

Ambientes com decoração mais clean ou com cores mais claras ficam ainda mais bonitos com uma lareira branca. É sempre bom lembrar que essa cor dá a sensação de um espaço maior e mais amplo.

37. Use também em áreas externas

Foto: Reprodução / TRiART Arquitetura

Esse lindo e charmoso lounge externo ficou ainda mais bonito com esta lareira ecológica, mesmo sendo pequena e discreta. Além da beleza, essa lareira também combina com espaços externos justamente pela sua proposta mais sustentável.

38. Suporte vertical para as lenhas

Foto: Reprodução / Marcos Biazus

E que tal essa ideia diferente para guardar as lenhas? Normalmente elas são organizadas em nichos e prateleiras de forma horizontal, mas essa ideia otimizou ainda mais o espaço e deixou o ambiente mais autêntico.

39. Ambientes mais modernos também combinam com lareiras à lenha

Foto: Reprodução / Érica Salguero

As lareiras à lenha são mais associadas a ambientes rústicos e campestres, mas isso não quer dizer que elas não combinem com ambientes mais modernos e contemporâneos.

40. A cor vermelha remete a chama

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Quando se tem lareira, usar a cor vermelha na decoração proporciona um efeito bacana, pois faz uma alusão, mesmo que sutil,  à cor das chamas. Dessa forma, a lareira acaba ganhando um espaço temático.

41. Lareiras a gás são ideais para ambientes com TV

Como já foi dito, virou tendência espaços com TV terem lareiras para ajudar a aumentar o conforto do ambiente. Porém, se você não quer arriscar ter algum tipo de problema com seus aparelhos eletrônicos, mas gosta de chamas fortes e reais, opte pelas lareias a gás, que não geram fumaça e fuligem.

42. Brinque com a decoração

Esta decoração também foi pensada de forma temática para a lareira, já que o objeto decorativo na parede simula uma chama, tanto pela cor vermelha, quanto pelo formato de ondas. Além disso, ele também combina com as pedras vulcânicas.

43. Uma decoração mais clássica

Foto: Reprodução / Maurício Karam

O design dessa lareira e até mesmo das cadeiras remete a uma decoração mais clássica e sofisticada, com móveis antigos, típicos dos palácios da realeza. Se você gosta do estilo clássico, procure lareiras parecidas com essa.

44. Faça um contraste de cores

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Se sua lareira é escura como essa de mármore preta, aproveite para usar cores fortes e contrastantes no ambiente. Mas atente-se a mais uma recomendação do arquiteto Ivan Cassola: “o mármore, o granito e a cerâmica (porcelanato), precisam ser usados com cautela, pois existem alguns tipos e modelos que não suportam altas temperaturas”.

45. Outro tipo de revestimento de pedra

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Aqui, temos um outro tipo de revestimento de pedra mais proporcional e simétrico, a canjiquinha. Elas são cortadas em filetes e possuem relevo, proporcionando um efeito visual e também uma textura interessantes.

46. Um cantinho mais do que aconchegante para relaxar

Foto: Reprodução / Ana Maria Vieira Santos

Ambientes pequenos com lareira aumentam ainda mais a sensação de conforto e possuem a vantagem de esquentar  mais rápido e com mais facilidade do que espaços muito grandes, principalmente se a lareira for à lenha. Complemente a decoração de inverno com mantas no sofá.

47. Quadros fazem uma ótima composição com lareiras

Foto: Reprodução / Studio Marcelo Brito

Colocar quadros grandes e imponentes como esse na mesma parede da lareira é uma forma de dar mais destaque para ela e, claro, também deixam o ambiente mais bonito e bem decorado.

48. Rústico e sofisticado

Foto: Reprodução / Debora Aguiar

Não tem jeito, o rústico é o estilo mais associado às lareiras, mesmo elas sendo super versáteis. Aqui, vemos outra opção de revestimento de pedra, as chamadas pedra madeira. A combinação com o teto forrado de palha de bambu trançado deixou a sala ainda mais bonita.

49. No quarto, as lareiras proporcionam uma noite de sono bem relaxante

Foto: Reprodução / Vilma Meirelles

Não tem nada melhor do que dormir bem quentinho no inverno. E para isso, ter lareiras no quarto pode ser um recurso a mais para aquecer além dos cobertores. No caso das lareiras à lenha, certifique-se de que ela seja bem instalada e faça revisões frequentemente, pois a inalação da fumaça pode ser perigosa.

50. Lareiras e forro de madeira

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Essa combinação proporciona um efeito incrível na decoração. Se você complementar com plantas e flores, o ambiente vai ficar ainda mais charmoso e convidativo.

51. Ambientes com lareira dão um sabor especial para as refeições

Foto: Reprodução / C+H Arquitetura

As salas de jantar ou outros ambientes em que se faça refeições também são ótimos para terem lareiras. Você pode fazer um belo e saboroso jantar ou tomar um bom vinho com o conforto e a beleza da luz da lareira.

52. Ambientes coloridos também combinam com lareira

Foto: Reprodução / Décio Navarro

Essa lareira não ficou linda na parede azul turquesa? Cores vivas deixam qualquer ambiente mais divertido, leve e jovial. Se você souber fazer combinações harmônicas e não exagerar nos excessos é impossível não agradar!

53. Lareiras com revestimento escuro são sofisticadas e mais práticas

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

Lareiras com cores mais escuras são sofisticadas, mas a principal vantagem dessas cores é na questão da limpeza. Sabemos que as lareiras mais tradicionais costumam gerar sujeira, logo, as cores mais claras podem ficar encardidas e por isso, acabam dando mais trabalho.

54. Tapetes e lareira, a dupla perfeita para aumentar o conforto de qualquer ambiente

Foto: Reprodução / Oscar Mikail

Um bom tapete também ajuda a proporcionar mais conforto para o ambiente. Se você quer caprichar nesse quesito, escolha um tapete felpudo bem fofinho e coloque em frente à lareira. Só tome cuidado, porque vai ser difícil sair da sala!

55. Lareiras suspensas com base

Foto: Reprodução / LAB 606

Os modelos de lareira suspensa também variam bastante. Esse é aberto e possui uma base para colocar a lenha. A parte de cima funciona como a chaminé para absorver a fumaça e os gases da queima.

56. Quando os dutos de exaustão aparecem

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Alguns modelos de lareira não permitem esconder os dutos de exaustão, mas isso não quer dizer que vai estragar a sua decoração. Você pode pintá-lo com cores que combinam com o seu ambiente ou até mesmo forrá-lo com tecido ou papel estampado. Neste exemplo, ele foi pintado de prata, fazendo um tom sobre tom com as cores da lareira e dos móveis.

57. Para quem gosta de valorizar a chama

Foto: Reprodução / Larsson Mantovani

Se você é daqueles que gosta de ficar admirando as chamas, instale a lareira de forma que o fogo não fique muito escondido. Uma boa opção é usar esse vidro de proteção, que deixam as chamas bem expostas.

58. Decore as lareiras com garrafas de vinho

Foto: Reprodução / Gabriele Barotto

Todo mundo sabe que vinho e lareira combinam super bem! Então, uma boa sugestão é deixar as garrafas perto da lareira, assim, nos dias frios elas já estarão ali pertinho para você tomar. Sem contar que elas deixam o ambiente da lareira ainda mais bonito.

59. Para quem bebe com mais frequência

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Para quem tem mais variedade de bebidas e costuma beber com mais frequência ou também recebe muitos amigos em casa, uma opção prática e bonita é montar um barzinho ao lado da lareira. Além de bebidas, você ainda pode colocar petiscos, flores e frutas.

60. Revestimentos em pastilhas

Foto: Reprodução / Doppia Interiores

As pastilhas também são ótimas opções de revestimento para lareiras, apesar de não serem muito comuns. Neste exemplo, as cores escolhidas deram um efeito brilhoso para o local.

61. Lareiras são perfeitas para decorações mais rústicas

Foto: Reprodução / Candida Tabet Arquitetura

Essa parede de pedra é puro estilo! Entretanto, como são mais agressivas e pesadas, o ideal é que toda a decoração respeite o mesmo estilo, para não gerar muita confusão e informação visual em excesso.

62. Revestimentos em madeira

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

A madeira e o MDF também podem ser utilizados para revestimentos, mas Ivan ressalta que é necessário ter o cuidado de colocar um material isolante entre a madeira e a lareira para que mantenha a madeira separada do fogo.

63. O charme das pedras vulcânicas

Foto: Reprodução / RAWI Arquitetura + Interiores

As pedras vulcânicas da lareia a gás, além de práticas para o acendimento do fogo também são lindos objetos decorativos. Principalmente se você tiver um espaço amplo para colocá-las em grande quantidade, o efeito fica lindo!

64. Lareiras calefatoras

Foto: Reprodução / Gabriele Barotto

As lareiras calefatoras possuem uma tecnologia inteligente. Além de serem herméticas, ou seja, não geram aquele odor desagradável que “defuma” toda sua casa, elas apresentam rendimento térmico de 75%, isso quer dizer seis vezes mais do que as lareiras convencionais, que perdem mais de 85% de calor pela chaminé.

65. Use a lenha também para o fogão

Foto: Reprodução / Studio MK27

Se sua estrutura permitir, que tal também ter um fogão à lenha? A comida fica deliciosa! Se não quiser usar na sua casa, pode usar em casas de campo, apenas para passar as férias. Assim, você pode aproveitar as lenhas da lareira para usar também no fogão.

66. Modelos sem revestimento

Foto: Reprodução / D2N Arquitetura

Se você não quiser gastar muito dinheiro com obras e reformas, não precisa fazer revestimentos nas lareiras. Use modelos que possam ser colocados de forma simples e prática, como esta linda lareira de canto.

67. A lareia ecológica é uma das opções mais seguras para os quartos

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Como já explicamos anteriormente, as lareiras à lenha, se não instaladas corretamente, podem ser perigosas de se ter no quarto. Então, se você não quer correr o risco, opte pelas lareiras ecológicas, pois são ainda mais seguras do que as de gás. Mas, mesmo assim, é sempre bom evitar deixar o quarto completamente fechado.

68. Fazendas, chalés e sítios

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

Se você tem uma fazenda, sítio ou cass na serra, pode brincar ainda mais com a decoração dos ambientes com lareira e deixá-los ainda mais temáticos. Neste exemplo, foram usadas até botas e esculturas de cavalo para decorar.

69. Acessórios para lareira

Foto: Reprodução / Jannini Sagarra Arquitetura;

Um outro detalhe importante é ter sempre em mãos os acessórios necessários e corretos para limpar e manusear as lareiras. Você pode deixá-los até mesmo próximos a ela, pois também podem ser usados como objetivos decorativos.

70. Lareiras portáteis são perfeitas para apartamentos

Foto: Reprodução / Elevo Arquitetura

Apartamentos são mais difíceis de fazer obra e reformas muito grandes. Então, se você não pode fazer grandes mudanças no seu, opte pelas lareiras portáteis, que podem ser levadas para qualquer lugar a qualquer hora e posicionadas onde você quiser.

Veja mais ideias de lareias para te inspirar

Confira mais uma seleção com ideias incríveis de ambientes com lareira:

71. Lareiras a gás podem funcionar como fogueiras em locais ao ar livre

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

72. Moderno e criativo

73. Aqui, a lareira também serviu como suporte para vasinhos de planta

Foto: Reprodução / C+H Arquitetura

74. Lareira com cornija e Home Theater

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

75. Que tal uma boa conversa ao pé da lareira?

Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis

76. A clássica lareira de tijolos faz uma linda composição com móveis de madeira

Foto: Reprodução / Zaira Hoffmann Schlieper

77. Deixe seu quarto mais quentinho e especial com uma lareira

Foto: Reprodução / Urbano Studio

78. Os modelos suspensos dão mais personalidade ao ambiente

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

79. Linda combinação do conjunto de sofá com as cores da lareira

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

80. Mais uma bela coluna de lareira revestida com canjiquinha

Foto: Reprodução / Mascarenhas Arquitetos

81. Quadros dão mais destaque para as lareiras

Foto: Reprodução / Jannini & Sagarra Arquitetura

82. Uma bela composição rústica

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura e Urbanismo

83. Aconchegante e confortável é o clima do ambiente com lareira

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

84.  Lareias a gás, além de prática,s proporcionam um belo visual

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

85. Mesmo quando não estão sendo utilizadas, as lareiras dão um charme a mais na decoração

Foto: Reprodução / Daniella Lima

86. Simples sem deixar de ser bonita

87. Esse espelho com moldura dourada sobre a lareira deu um toque de elegância para a sala

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

88. Bela lareira ecológica com revestimento em granito

Foto: Reprodução / AMBIDESTRO Arquitetura

89. Lareiras suspensas também podem ser usadas em ambientes externos

Foto: Reprodução / Studio MK27

90. Combine a cor da lareira com outros objetos decorativos

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

91. Um lounge encantador

Foto: Reprodução / Stemmer Rodrigues

92. Existem diversos designs diferentes para as lareiras à gás

Foto: Reprodução / Crisa Santos Arquitetos

93. Esse espaço externo ficou lindo com as cadeiras de vime e a lareira de pedra

Foto: Reprodução / Stemmer Rodrigues

94. As lareias elétricas são práticas e modernas

95. Os revestimentos de pedra são os mais usados em lareiras

Foto: Reprodução / Ana Maria Vieira Santos

96. Você pode complementar a iluminação da lareira com luminárias

Foto: Reprodução / Karin Klassen

97. Mesmo quando são pequenas, as lareiras dão um toque especial para qualquer ambiente

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

98. A decoração clássica é marcada pela elegância e pede uma lareira mais sofisticada

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

99. Sala delicada e clean

Foto: Reprodução / RAWI Arquitetura + Interiores

100. Nos dias frios, sentar bem pertinho da lareira é tudo de bom

Foto: Reprodução / Maurício Karam

101. Lareira com design clássico e decoração moderna

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

102. Mais uma combinação de lareira com iluminação indireta

Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura

103. Com sofás espaçosos e aconchegantes como esse, o ambiente com a lareira fica ainda melhor

Foto: Reprodução / Stemmer Rodrigues

104. Lareia colorida com quadro abstrato

Foto: Reprodução / FCstudio

105. Linda sala com lareira a gás

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

106. Lareira ecológica em um elegante revestimento de mármore cinza

Foto: Reprodução / Lídia Maciel

107. Lareiras são versáteis e permitem misturar vários estilos

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

108. Um belo revestimento faz toda a diferença na decoração

Foto: Reprodução / David Guerra

109. A lareira suspensa ganhou ainda mais destaque com a parede amarela

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

110. Simples e prático

Foto: Reprodução / Paula Magnani

111. Tudo vermelho para combinar com a chama da lareira

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

112. Mais uma opção de revestimento com mosaicos

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni

113. Você pode decorar as lareiras com velas, flores e porta-retratos

Foto: Reprodução / Maurício Karam

114. Use as lareiras para criar um ambiente convidativo e confortável para receber amigos e familiares

Foto: Reprodução / Daarna Arquitetura

115. Tenha uma lareira marcante

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

116. Mais uma opção para ambientes externos

Foto: Reprodução / Felipe Hess

117. Lareira com revestimento de pedra e televisão

Foto: Reprodução / Seferin Arquitetura

118. Mais uma composição de lareira com mesinha de centro

Foto: Reprodução / Bonina Arquitetura

119. Lareira simples e decoração ousada

Foto: Reprodução / AMBIDESTRO Arquitetura

120. Madeira e bambu são ótimos materiais para usar em ambientes com lareira

Foto: Reprodução / Seferin Arquitetura

121. A beleza das lareiras suspensas

Foto: Reprodução / FGMF Arquitetos

122. Lareira à lenha pode ser construída em alvenaria, metal ou com alguns tipos de pedras.

Foto: Reprodução / Leni Ritter

123. Moderna e acolhedora

Foto: Reprodução / Ana Mähler

124. Pura delicadeza

Foto: Reprodução / adrochaarquitetura

125. Lareia compondo com parede estilizada

Foto: Reprodução / Bruno Gap

126. Revestimentos em madeira combinam com todos os estilos

Foto: Reprodução / Maurício Karam

127. A lareira ganhou mais destaque com a iluminação de LED

Foto: Reprodução / Adriana Beria

128. Lareiras organizadas deixam a decoração mais bonita

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

129. O revestimento faz toda a diferença

Foto: Reprodução / C+H Arquitetura

130. Lareiras combinam perfeitamente com ambientes de leitura

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

131. Lareira em conjunto com diferentes pontos de luz

132. Mais uma ideia para armazenar as lenhas

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

133. Tons de bege e creme também combinam com lareira

Foto: Reprodução / Renata Kohmann Dietrich

134. Tapetes ajudam na composição de ambientes com lareira

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

135. Essa lareira ganhou um ar mais lúdico com a cabeça de bicho de pelúcia

Foto: Reprodução / Maurício Karam

136. Aqui, a lareira foi encaixada na estante

Foto: Reprodução / Luiz Humberto de Albuquerque

137. Lareira simples com revestimento em porcelanato que imita madeiraa

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

138. Linda composição da lareira com as poltronas e a mesinha de centro decorada

Foto: Reprodução / Deborah Basso

139. Revestimentos de mármore também são muito usados

Foto: Reprodução / Leonice Alves

140. As lareiras a álcool são fáceis de ser instaladas e podem ser usadas em vários lugares

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

141. Modelo simples e charmoso de lareira à lenha

Foto: Reprodução / Enrico Benedetti

142. Mais uma sala encantadora e acolhedora

Foto: Reprodução / Maurício Karam

143. As lareiras ecológicas ficam lindas acesas

Foto: Reprodução / Mauricio Queiroz

144. Outro ambiente super moderno

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

145. Nada melhor do que esticar as pernas em frente à lareira

Foto: Reprodução / Mauricio Queiroz

146. Mais uma sala que apostou na lareira ecológica

Foto: Reprodução / Renata Tolentino Arquitetura

147. Um totem com lareira a gás

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

148. Algumas lareiras também podem ser instaladas em bancadas

149. Mais uma ideia de lareira com decoração clássica, quase da realeza

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

150. Lareiras combinam perfeitamente com suítes

Foto: Reprodução / Enrico Benedetti

Pronto, agora você já sabe todas as regras e informações necessárias para se ter uma lareira em casa. Seguindo direitinho as recomendações dos profissionais e tomando os devidos cuidados, a instalação do modelo que você escolher tem tudo para dar certo. Gostou das nossas dicas? Então, aproveite que o inverno já chegou e deixe seu lar ainda mais bonito e aconchegante com uma bela lareira quentinha e charmosa!