Como cultivar o guaimbê e utilizá-lo na decoração ou jardim

𝗔𝗗 𝗣𝗮𝗶𝘀𝗮𝗴𝗶𝘀𝗺𝗼


Atualizado em 29.06.23

O Guaimbê, ou Thaumatophyllum bipinnatifidum, é uma planta nativa brasileira muito usada na decoração. Suas folhas verdes, marcadas pelos rasgos, encantam a qualquer um e deixam o ambiente belíssimo. Muito resistentes, elas podem ser colocadas em vasos, ou plantadas em jardins. Por causa do seu fruto, também é conhecida como banana-de-macaco. Na sequência, conheça mais sobre a planta!

Guaimbê X costela-de-adão

O Guaimbê e a costela-de-adão são plantas muito parecidas, principalmente quanto ao formato de suas folhagens. Entretanto, algumas características as diferenciam. Os rasgos do Guaimbê são completos, enquanto isso a outra planta possui rasgos a partir de furos.

Ambas dão frutos, mas um alerta: o do Guaimbê é tóxico! Então, caso você queira comer o fruto da costela-de-adão, mas está com dúvida se de fato é a planta, é melhor evitar. O cheiro do fruto comestível se assemelha à algo como o tutti frutti.

Publicidade

Como cuidar de Guaimbê

Apesar de muito resistente, o Guaimbê precisa de diversos cuidados para se manter saudável, com suas folhas exuberantes. Além de pontos importantes como a água, o sol e o cultivo, é importante ficar atento ao local que ela vai ficar.

  • Cultivo: o solo ou a terra no vaso deve estar muito bem preparados para recebê-la com matéria orgânica. O ideal é que a terra esteja mais “solta” pelas características das raízes. Na natureza é comum encontrar a banana-de-macaco crescendo apoiada em árvores e até mesmo em pedras, por isso é bom que esteja plantada em locais onde há drenagem de água;
  • Muda: o plantio pode ser feito com sementes, mas também por meio de plantas mais jovens que se desenvolvem ao lado das mais adultas. Elas podem ser retiradas do local onde estão crescendo e plantadas em outros locais;
  • Rega: o Guaimbê adora uma água, principalmente quando está em solos drenados. É importante que o local também não esteja encharcado demais. Além de molhar o solo, é interessante que se lave as folhas daquelas que ficam protegidas de chuva para retirar a poeira. Estando limpas, elas fazem ainda mais fotossíntese;
  • Iluminação: a planta se adapta tanto a jardins externos quanto a ambientes de pouca luminosidade. O importante é sempre verificar a questão do solo e o quão úmido ele está. Se o Guaimbê estiver no sol e começar a amarelar, é hora de dar uma olhada no solo e colocar mais matéria orgânica;
  • Vasos: pelo fato de precisarem de espaço para crescerem, é interessante que o vaso do Guaimbê não seja muito pequeno. Ao ver que a planta está muito grande, talvez seja hora de mudá-la para um local maior;
  • Veneno: como já dito, o fruto da banana-de-macaco é tóxico, então procure colocar a planta em locais que não terão contato direto com crianças, nem com animais de estimação;

Agora que você já sabe o básico sobre o Guaimbê, que tal assistir alguns que explicam ainda mais sobre a planta?

Saiba mais sobre o resistente Guaimbê

Quer dar uma tropicalidade ao seu ambiente? Com certeza o Guaimbê pode ser uma ótima opção. Confira alguns vídeos que dão mais detalhes sobre essa planta brasileiríssima!

Como usar o Guaimbê

Neste vídeo do canal Spagnhol Plantas, Murilo Soares fala sobre o Guaimbê. Ele explica sobre a origem da planta, conta o porquê ela nunca saiu de moda no paisagismo, mesmo sendo usada há décadas, e ainda dá dicas de uso da planta.

Como fazer muda de Guaimbê

Publicidade

Para quem quer dar um ar tropical ao jardim, certamente o Guaimbê é uma ótima opção. Neste vídeo é ensinado como tirar muda da banana-de-macaco. A planta geralmente vem como uma “mãe” e “filha”, a segunda pode ser usada para um novo cultivo. Assista e saiba como diferenciá-las!

Cuidados com o Guaimbê

Angela Carolina, do canal Flor de Camomyla, explica todos os principais cuidados que se deve ter com a planta. Ela demonstra passo a passo do que se fazer para deixar uma planta com as folhas verdes exuberantes. Veja todas as recomendações!

Mais dicas sobre a banana-de-macaco

O vídeo do canal Brotando Verde explica quais os cuidados que se deve ter no cultivo do Guaimbê. Desde a rega, o solo, quais os substratos ideais, a iluminação ideal até o tipo de reprodução da planta. Confira!

Suas lindas folhas verdes dão uma nova cara à decoração, além de ajudarem a melhorar o ar do ambiente por meio da fotossíntese. Por isso, não se esqueça de limpar a poeira caso utilize a banana-de-macaco na decoração.

10 fotos de decoração com Guaimbê para se inspirar

O Guaimbê vai tomar conta dos ambientes em que estiver. Bonita e vistosa, ela passa uma sensação de tropicalidade aos locais, por isso, está presente tanto em ambientes internos, mas também fora das casas em jardins e na decoração de piscinas. Veja alguns exemplos!

Publicidade

1. O verde e o rasgado da folha são o charme do Guaimbê

2. E cai muito bem em decorações externas

3. Como perto de piscinas

4. Em caminhos para o chuveiro

5. Na entrada de casas

6. Na fachada de residências

7. O verde do Guaimbê domina todo o local

8. Até mesmo dentro de casa

9. Mas não se esqueça que é uma planta venenosa

10. E que devem ficar longe do alcance de crianças e pets

Sua casa vai ficar muito mais incrível com o Guaimbê. Como dito, a costela-de-adão é muita planta muito semelhante à banana-de-macaco. Saiba como incluí-la na decoração!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments