15 espécies de flores trepadeiras para decorar utilizando a natureza

Floricultura Flor & Arte 💐


Atualizado em 29.06.23

As flores trepadeiras são muito utilizadas no paisagismo, para decorar fachadas e jardins, se espalhando por muros e formando lindas cercas vivas. Possui uma grande variedade de espécies, cheias de delicadeza que embelezam o ambiente. Além disso, podem também auxiliar no tratamento de doenças. Conheça e saiba mais sobre algumas delas!

Lágrima-de-Cristo

Pertence a família do cipó e tem crescimento lento, mas pode chegar a 3 metros de altura depois de adulta. De fácil cuidado e tolerante a seca, deve ser regada sem exageros, apenas quando perceber que o solo está seco. Muito boa para ter em casa, já que no verão ajuda a produzir sombra e no inverno permite a passagem de luz.

Gloriosa

Deve ser plantada próxima a muros e cercados para que possa se espalhar. É uma boa espécie para se cultivar, pois não necessita de podas e seu cuidado é simples. Deve receber sol pela manhã e sombra o resto do dia. Suas flores são resistentes e muito usadas em buquês e decorações.

Publicidade

Ipomeia

São flores trepadeiras que possuem diversas tonalidades, como rosa, roxa e branca. Bastante utilizada no paisagismo para decorar fachadas e jardins. Para um cultivo bem sucedido é preciso que o solo seja fértil, regas regulares e podas de limpeza para remover galhos e flores secas. Tem efeito analgésico e cicatrizante, por isso é uma boa alternativa para plantar em casa.

Congéia

É uma planta muito vigorosa que atinge até 4 metros de comprimento e possui flores delicadas. Floresce cerca de um ano após o plantio, deve ser cultivada recebendo sol pleno direto, gosta de solo fértil e úmido. É apropriada para fazer cercas vivas e cobrir grades e muros.

Tumbérgia

De rápido crescimento e com lindas flores. É ideal para quem procura plantas com bom desenvolvimento e muito utilizada como cerca viva, por se alastrar rapidamente. Gosta de clima tropical, por isso, o solo deve ser apenas úmido e sem exagero de água. A terra deve fazer uma boa drenagem evitando assim que a raiz apodreça.

Publicidade

Sete léguas

Apropriada para revestir cercas, muros e pergolados com flores bem delicadas. Deve ser realizadas podas após dois anos do plantio, quando a planta já está estabelecida no ambiente. O solo ideal para seu cultivo é fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. As regas precisam ser feitas regularmente, mas sem exageros.

Amor-agarradinho

Possui grande porte e pode atingir até 12 metros de altura. Bastante usadas para decorar fachadas com suas flores delicadas e duradouras. Por ser uma trepadeira, se espalha quando plantada em muros. Sendo assim, ela é ideal para cobrir imperfeições. Para mantê-la saudável, as regas precisam ser frequentes.

Flor-de-cera

Entre as flores trepadeiras está ela, com florezinhas pequenas e carnosas, que formam lindos cachos na primavera. Gosta de locais quentes e iluminados, as regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco e é recomendado adubação em intervalos de três meses. Ideal para decorar o ambiente com sua beleza.

Lanterninha-japonesa

Foto de flores trepadeiras 9 - 12

Robertinha

Publicidade

Conhecida também como sininho e chapéu-de-cardeal, é muito usada no paisagismo por ser bonita e diferenciada. Pode atingir de 2 a 3 metros de altura em sua fase adulta e, para cultivá-las, é necessário um solo com boa drenagem, regas de duas vezes na semana e sol pleno ou meia sombra.

Maracujazeiro

Além de estar entre as flores trepadeiras, produz deliciosos frutos que são utilizados para fazer sucos, geleias e doces. Seu ciclo de vida dura, aproximadamente, dois anos e os frutos e flores estão presentes durante todo esse período. Essa planta deve ser mantida em sol pleno e receber rega diariamente.

Jade

É uma planta tropical com caules que podem alcançar até 18 metros de comprimento. Possui um bom desenvolvimento, gosta de iluminação, regas moderadas e suas flores aparecem três semanas após o plantio. Acredita-se ser uma boa planta para ter em casa, pois atrai felicidade e fortuna.

Jasmim-estrelado

É uma das espécies de flores trepadeiras e atinge até 6 metros de altura, se não forem realizadas podas. Suas flores surgem entre a primavera e o verão e possuem formato parecido com uma estrela. Ótima planta para se cultivar, pois seu chá possui propriedades que combatem a ansiedade e estresse.

Alamanda

Floresce o ano todo, mas com mais intensidade entre a primavera e outono. Tem como significado o amor sagrado, por isso é ideal para presentear uma pessoa especial. É uma boa opção para cultivar em jardins junto com outras plantas, pois tem elevado grau de toxicidade que evita pragas como pulgões e cochonilhas.

Primavera

Pode ser encontrada com variações de cores e floresce na primavera, como já diz seu nome. Além de ter lindas flores que encantam, possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de tosse, diabetes, úlceras entre outras doenças. É reproduzida por estacas, pois não produz sementes.

Sapatinho-de-judia

Floresce na primavera e verão, é muito resistente e possui esse nome por suas flores terem formato de um sapatinho. É um grande atrativo para beija-flores que começam a serem vistos com frequência no local onde a planta estiver. Deve ser cultivada em sol pleno e receber regas duas vezes por semana.

São muitas as opções de flores trepadeiras, uma mais linda que a outra. Enchem o ambiente de beleza e trazem um pouco da natureza para perto de você. Gostou de saber um pouco sobre elas? Veja também plantas de sol e conheça mais espécies.

comentários
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mARLENE DE pAULA
mARLENE DE pAULA

PODERIAM ENSINAR COMO CULTIVAR ORA PRONÓBIS COMO TREPADEIRA

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  mARLENE DE pAULA

Temos um guia sobre como cultivar ora-pro-nóbis: https://www.tuacasa.com.br/planta-ora-pro-nobis/

Clara
Clara

Como cultivar dama da noite?

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Clara

Você pode conferir nosso guia com dicas para cultivar a dama da noite: https://www.tuacasa.com.br/dama-da-noite/