20 espécies de flores brancas que exalam paz e delicadeza

Escrito por
Atualizado em 06.05.22

As flores brancas são clássicas e bastante utilizadas em eventos, como casamentos e outros. Além de toda a beleza que possuem, tem como significado a paz, pureza e muitos sentimentos bons. Enfeitam o ambiente e algumas são benéficas para a saúde, pois possuem propriedades medicinais. Conheça espécies e saiba sobre elas!

Publicidade

Jasmim

Essa flor possui um perfume forte e agradável que se intensifica durante a noite. O jasmim precisa ser regado sempre que perceber que o solo está seco, a terra deve ser bem drenável e para que a floração seja estimulada é recomendado o uso de fertilizante com bastante fósforo.

Copo-de-leite

Pousada do Engenho

Publicidade

Linda opção para fazer arranjos, porem é bastante tóxico por conter alto grau de oxalato de cálcio. Se cultivado em vaso é ideal que seja de barro, gosta de solo sempre úmido e iluminação solar frequente. A floração ocorre entre janeiro e agosto e possui aspecto aveludado.

Lírio

Tem como significado a pureza de corpo, alma e atrai muita positividade. Para manter o lírio saudável, os cuidados necessários são: evitar contato direto com o sol, rega moderada para que a raiz não apodreça e solo preparado com adubo orgânico.

Orquídea

Agro rações

Publicidade

Entre as flores brancas está ela, que pode ser encontrada em outras tonalidades. Para algumas pessoas, ela representa elegância e sofisticação, transmitindo sentimentos puros. É uma planta delicada que precisa de cuidados, deve ser protegida do sol e regada com moderação.

Petúnia

O seu ciclo de vida dura doze meses, ou seja, nasce, cresce, floresce e morre dentro de um ano. Bastante usada para decorar jardins, de poucos cuidados e se propaga facilmente. O solo ideal para ela deve ser fértil e com boa drenagem, as regas devem acontecer de duas a três vezes por semana e mantida sob sol pleno.

Crisântemo

O crisântemo branco significa verdade e sinceridade. Bastante oferecida em dia de finados em várias outras cores. Para ter um bom desenvolvimento é recomendado que seja adubada uma vez por mês, manter o solo sempre fértil e arenoso, receber iluminação solar indireta e regar de duas a três vezes por semana.

Azaleia

Uma das espécies de flores brancas que é bastante resistente e rústica. Para que o cultivo seja bem sucedido é ideal que seja mantido o solo sempre úmido e receber iluminação solar. Pode ser plantada em vasos ou diretamente na terra.

Iris

Na Índia e no Egito essa flor simboliza a vida e suas três pétalas representam fé, sabedoria e coragem. Os cuidados com ela são bem simples, o solo deve ter boa drenagem de água e as regas devem acontecer apenas uma vez por semana, dessa forma a planta terá um bom desenvolvimento.

Publicidade

Kalanchoe

É conhecida também como flor da fortuna e acredita-se que traz boa sorte para quem a recebe como presente. Suas folhas são suculentas, por isso é bastante resistente ao calor e não necessita de muita água para que se desenvolva bem.

Hortênsia

Essa espécie também possui plantas com flores brancas. São bastante diferenciadas, pois suas flores pequenas agrupadas formam lindos buquês. Ótimas para serem plantadas diretamente no chão, gostam de locais que recebem luz solar pela manhã e sombra ao longo do dia. Se cultivada em vasos, opte por tamanhos grandes para que possa se desenvolver bem.

Bocopa

É uma planta com flores brancas de crescimento bem rápido e que auxilia no tratamento de perca de memória. De fácil cuidado, porém necessita de bastante iluminação para se desenvolver e deve ser mantida com solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Gardênia

É uma planta ornamental que tem como significado a sinceridade e a doçura. Muito usada para preparação de óleos que possuem como benefício combate a doenças inflamatórias, infecções, estimula o sistema digestivo e muito mais. Gosta de bastante sol, umidade e solo rico em matéria orgânica.

Lobelia

IIDA Toshimasa

Publicidade

Além de ter flores brancas pequenas e muito bonitas, é também benéfica para a saúde. O seu consumo ajuda a melhorar o humor, fortalece a imunidade e trata problemas respiratórios. Os cuidados necessários são regas frequentes, é importante receber luz solar direta ou pelo menos meia sombra e o solo deve ser bem drenável.

Tulipa

A tulipa branca representa o perdão, é uma boa opção para arranjos decorativos. O local ideal para essa planta é onde não pegue muito sol, a umidade deve ser controla, ou seja, tudo sem excesso. Se cultivada em vaso, deve ser de um tamanho que dê espaço para ela crescer.

Camélia

A camélia de flores brancas representa a beleza e a perfeição. Sua floração ocorre durante o inverno e as podas devem acontecer logo após esse período. As regas são recomendadas que sejam profundas e duas vezes por semana para manter o solo úmido.

Rosa

As rosas brancas simbolizam inocência, pureza e possuem propriedades medicinais. Ótima para tratar inflamações, ansiedade e até mesmo para limpeza de pele. Para o bom desenvolvimento deve ser regada com abundância, mas com baixa frequência e receber diariamente pelo menos seis horas de sol.

Flor da lua

Entre as flores brancas essa é uma das espécies raras, sua floração ocorre somente á noite e por poucas horas. O ideal é que seja cultivada em troncos, gosta de sol e de sombra e deve ser regada uma vez ao dia, pois gosta de umidade.

Plumeria

Na cultura chinesa essa flor simboliza o amor e os sentimentos de cada um. Deve ser cultivada sob sol pleno, com regas regulares para manter o solo sempre úmido, a terra deve ser fértil e pode ser enriquecida com farinha de ossos.

Margarida

É popularmente conhecida também como bem-me-quer e chama atenção por ter miolo amarelo. São sensíveis e necessitam de rega diariamente com cuidado para não encharcar o solo e proteção contra ventos fortes. Muito eficaz para o tratamento de febre, catarro, furúnculo e muito mais.

Nemesia

É chamada também jóia-do-cabo e pode ser encontrada em várias outras cores. Essa planta gosta de solo drenável e rico em matéria orgânica, bastante umidade, sol pela manhã e sombra ao longo do dia. Pode ser cultivada dentro de casa, preferencialmente perto de portas e janelas.

Com uma espécie mais linda que a outra as flores brancas são ótimas para decorar áreas internas e externas. Além disso, algumas ajudam no tratamento de doenças. Gostou de saber mais sobre elas? Veja também plantas para varanda e conheça as variedades!