iStock
Por Katharina Barkmeyer
Atualizado em 07.06.22
Com mais de dezenas de espécies espalhadas por todos os cantos do mundo, o lírio é uma flor que encanta através de sua beleza singular, de suas variadas tonalidades e incomparáveis perfumes. Além de ser bem fácil de cultivar e cuidar, a planta também pode compor lindos arranjos para decorar o ambiente.
Publicidade
Assim sendo, confira quais as espécies mais populares, como cultivar e cuidar dessa linda flor que trará mais vida ao seu espaço externo ou interno!
Índice do conteúdo:
Como foi dito, há dezenas de espécies de lírios espalhados pelo mundo inteiro, porém três delas merecem destaque: lírio oriental, asiático e longiflorum. Além de conhecer um pouco mais sobre estes três tipos, saiba também como cuidar de cada variedade:
Publicidade
Tua Casa
Como todas outras plantas, é preciso ter um cuidado extra na hora de irrigar, para não exagerar e acabar prejudicando o desenvolvimento da flor. Dito isso, veja agora algumas dicas de como cuidar do seu lírio.
Os lírios apreciam um substrato rico em matéria orgânica. Além disso, é indicado que seu plantio seja entre outubro e novembro em canteiros ou vasos. Estas plantas não gostam de terra muito úmida, por isso, mantenha uma rotina de irrigação periódica, com o cuidado para não exagerar na quantidade!
Publicidade
Os lírios gostam de luz indireta ou direta, isso vai depender do tipo de lírio que você for adquirir. Para o plantio de bulbos, você deve colocar uma pequena camada de cascalho fino no fundo para facilitar a drenagem de água. Além disso, é indicado que o bulbo esteja deitado de lado, dessa forma a água não ficará parada no colo da planta e, assim, reduz a probabilidade de apodrecer.
Assim como os lírios que forem plantados em canteiros, as flores plantadas no vaso devem ficar em áreas com iluminação indireta – com exceção do longiflorum. Além disso, o substrato deve apresentar uma boa drenagem para o excesso de água. Quando forem mantidos no vaso por muito tempo, há uma grande chance dos lírios não florescerem. Porém, veja a seguir como evitar que isso aconteça:
Passando um tempo, você verá que o seu lírio florescerá tão lindo quanto antes! É de extrema importância que, enquanto estiver na geladeira, o bulbo não entre em contato com outras comidas para não prejudicar o seu desenvolvimento depois.
Os lírios não gostam muito de terra úmida, por isso, você deve ter cuidado para não molhar muito e acabar encharcando a flor que pode levar ao apodrecimento da planta. Em regiões mais quentes, regue de três a quatro vezes por semana. Já em épocas úmidas, uma até duas regas por semana.
Dependendo do cuidado que você terá com o lírio, a planta pode durar muito tempo. Em arranjos, elas duram um pouco mais de duas semanas. Por serem flores de jardim, é recomendado que elas sejam plantadas diretamente no solo em canteiros ou em vasos grandes que, consequentemente, acabam durando mais tempo.
Não é tão complicado assim cuidar de um lírio, não é verdade? Agora que você já conhece algumas variedades e ainda descobriu quais são os cuidados que você deve ter com esta planta, veja a seguir mais alguns lírios para você se encantar ainda mais!
Confira a seguir uma seleção de imagens de diferentes lírios para você se inspirar e diversas curiosidade sobre esta belíssima planta! Vai ser difícil você não querer comprar um para decorar a sua casa ou o seu jardim!
>
Agora que você já conheceu os três tipos mais populares desta planta e ainda conferiu dicas para cuidar e cultivar a flor, só falta você dar uma pulo na floricultura mais próxima e adquirir um lírio tão lindo quanto esses que foram apresentados.