Lírio: os principais tipos e como cultivar essa delicada flor

Escrito por Katharina Barkmeyer

iStock

Com mais de dezenas de espécies espalhadas por todos os cantos do mundo, o lírio é uma flor que encanta através de sua beleza singular, de suas variadas tonalidades e incomparáveis perfumes. Além de ser bem fácil de cultivar e cuidar, a planta também pode compor lindos arranjos para decorar o ambiente.



Assim sendo, confira quais as espécies mais populares, como cultivar e cuidar dessa linda flor que trará mais vida ao seu espaço externo ou interno!

Índice do conteúdo:

Tipos de lírios

Como foi dito, há dezenas de espécies de lírios espalhados pelo mundo inteiro, porém três delas merecem destaque: lírio oriental, asiático e longiflorum. Além de conhecer um pouco mais sobre estes três tipos, saiba também como cuidar de cada variedade:

  • Lírio Oriental: caracterizado por suas flores grandes com as pétalas curvadas para baixo, essa espécie é marcada por um aroma forte e único. Originário do Japão, o lírio oriental pode chegar até 1,20 metro de altura e possui folhas alongadas e espessas. A planta, que gosta de um clima com temperaturas amenas, pode ser encontrada em diversos tons, além de poder ser cultivada em vasos e canteiros a meia-sombra.
  • Lírio Asiático: esse lírio aprecia mais o frio e não apresenta muito perfume. Originária da China, a espécie, que chega até 50 centímetros de altura, é caracterizada por suas flores alaranjadas que são menores, porém bastante numerosa, além de poder ser reproduzida facilmente através da distribuição dos bulbos. A flor é cultivada, geralmente em vasos, a meia-sombra com um solo rico em matéria orgânica.
  • Lírio longiflorum: diferente dos dois apresentados, essa variedade só floresce em tom branco. Podendo chegar até 1,2 metros de altura, essa espécie conta com flores em formato de trompetes. Com folhas distribuídas ao longo do caule, a planta conta com um suave aroma. Você pode cultivar essa planta a pleno sol em canteiros.

Como todas outras plantas, é preciso ter um cuidado extra na hora de irrigar, para não exagerar e acabar prejudicando o desenvolvimento da flor. Dito isso, veja agora algumas dicas de como cuidar do seu lírio.

Lírio: como cuidar

Os lírios apreciam um substrato rico em matéria orgânica. Além disso, é indicado que seu plantio seja entre outubro e novembro em canteiros ou vasos. Estas plantas não gostam de terra muito úmida, por isso, mantenha uma rotina de irrigação periódica, com o cuidado para não exagerar na quantidade!

Os lírios gostam de luz indireta ou direta, isso vai depender do tipo de lírio que você for adquirir. Para o plantio de bulbos, você deve colocar uma pequena camada de cascalho fino no fundo para facilitar a drenagem de água. Além disso, é indicado que o bulbo esteja deitado de lado, dessa forma a água não ficará parada no colo da planta e, assim, reduz a probabilidade de apodrecer.

Como cuidar de lírios no vaso?

Assim como os lírios que forem plantados em canteiros, as flores plantadas no vaso devem ficar em áreas com iluminação indireta – com exceção do longiflorum. Além disso, o substrato deve apresentar uma boa drenagem para o excesso de água. Quando forem mantidos no vaso por muito tempo, há uma grande chance dos lírios não florescerem. Porém, veja a seguir como evitar que isso aconteça:



  1. Depois que as flores morrerem, continue regando o lírio por mais três meses;
  2. Pare de regar e, quando o caule tiver bem seco, retire o bulbo da terra;
  3. Com ele fora da terra, coloque o bulbo dentro de um saco plástico limpo e com alguns pequeno furos e deixe-o dentro da geladeira (coloque na gaveta em que vão os legumes);
  4. Depois dos quatro meses, retire-os da geladeira e plante novamente no vaso com substrato, cascalho fino e matéria orgânica e deixe em um espaço arejado;
  5. Quando completar uma semana e meia, mova o vaso para um espaço com mais iluminação solar e regue quando a terra estiver seca (cuide para não encharcar).

Passando um tempo, você verá que o seu lírio florescerá tão lindo quanto antes! É de extrema importância que, enquanto estiver na geladeira, o bulbo não entre em contato com outras comidas para não prejudicar o seu desenvolvimento depois.

Como regar lírio?

Os lírios não gostam muito de terra úmida, por isso, você deve ter cuidado para não molhar muito e acabar encharcando a flor que pode levar ao apodrecimento da planta. Em regiões mais quentes, regue de três a quatro vezes por semana. Já em épocas úmidas, uma até duas regas por semana.

Quanto tempo dura uma flor de lírio?

Dependendo do cuidado que você terá com o lírio, a planta pode durar muito tempo. Em arranjos, elas duram um pouco mais de duas semanas. Por serem flores de jardim, é recomendado que elas sejam plantadas diretamente no solo em canteiros ou em vasos grandes que, consequentemente, acabam durando mais tempo.

Não é tão complicado assim cuidar de um lírio, não é verdade? Agora que você já conhece algumas variedades e ainda descobriu quais são os cuidados que você deve ter com esta planta, veja a seguir mais alguns lírios para você se encantar ainda mais!

30 fotos de lírios para você se apaixonar

Confira a seguir uma seleção de imagens de diferentes lírios para você se inspirar e diversas curiosidade sobre esta belíssima planta! Vai ser difícil você não querer comprar um para decorar a sua casa ou o seu jardim!

1. A planta é uma das mais antigas do mundo

2. Há quem diga que esta flor era dedicada a deusa Hera

3. Que representa a divindade do casamento

4. E falando em casamento, eles são ótimos decoradores

5. O Lilium candidum é considerado o símbolo da pureza

Andréa Fleury



6. E é associado a Virgem Maria

7. E, por isso, a flor é muito usada no buquê de noiva

8. Mas você pode optar também por outros tons

9. Os lírios podem ser encontrados em diversas cores

10. Desde tons mais claros

11. Até os mais coloridos

12. Ou em uma cor só

13. Ou em várias!

14. Repare na riqueza dos detalhes deste lírio

15. Lírios plantados em um canteiro duram mais tempo

Marlinda Canonico



16. Do que cortados em um vaso de flor com água

17. Não é uma beleza este lírio amarelo?

18. Sua origem vem da Europa, Ásia e América do Norte

>19. Porém pode ser encontrada também na China e no Japão

20. Os lírios também são considerados flores mágicas

>21. Com poder de proteção contra energias ruins

>22. Decore a sua casa ou jardim com um lírio laranja

23. Ou presenteie uma amiga com um exemplar!

24. Ou aposte em um outro tom para compor o arranjo de uma festa

>25. Eles darão muita cor e vivacidade ao local

>26. Além de aromas incomparáveis que irão perfumar o espaço

27. Dizem que o lírio laranja representa o fascínio e a admiração

28. Já o amarelo, a amizade que pode virar em um romance

>

29. O lírio Oriental conta com uma beleza espetacular

30. Além de possuir um perfume único!

Agora que você já conheceu os três tipos mais populares desta planta e ainda conferiu dicas para cuidar e cultivar a flor, só falta você dar uma pulo na floricultura mais próxima e adquirir um lírio tão lindo quanto esses que foram apresentados.