Copo-de-leite: significado, dicas, cores e muito mais sobre essa bela planta

Escrito por Andressa Oliveira

A flor copo-de-leite é uma planta ornamental que encanta com suas linhas delicadas, aparência exótica e pétalas aveludadas. Seu nome popular é devido ao seu formato que lembra o de um copo. É uma espécie muito popular e bastante utilizada para decorar ambientes, embelezar eventos e presentear alguém querido.



Apesar de a cor branca ser a mais conhecida, essa planta apresenta outros tipos com diferentes tons. Para descobrir mais sobre essa flor tão admirada, confira seu significado, aprenda como cuidar, explore suas variadas cores e veja algumas de suas curiosidades.

Significado de copo-de-leite

O copo-de-leite tem o nome científico de Zantedeschia aethiopica e significa paz e tranquilidade. Sua presença também traz felicidade e prosperidade. Além disso, é uma flor muito utilizada na ornamentação de casamentos e buquês de noivas, pois representa a pureza e a santidade na união matrimonial.

Além de bela, possui vários simbolismos e, por isso, é muito procurada para casamentos. De qualquer forma, é uma planta muito inspiradora, elegante e sofisticada para as mais diversas ocasiões.

Como cuidar de copo-de-leite

Essa planta não demanda grandes técnicas de jardinagem, mas exige atenção e alguns cuidados simples no seu cultivo, confira:

Dicas para o cultivo

O cultivo de copo-de-leite pode ser feito em canteiros no jardim ou em vasos. Para cuidar corretamente dessa charmosa planta, veja mais informações sobre suas principais características e dicas importantes sobre clima, luminosidade, rega, solo, adubação, poda e reprodução.

Como cuidar

Descubra um pouco mais sobre essa planta, sua origem e suas particularidades. Veja instruções de como cuidar da espécie e informações sobre as condições de luminosidade ideal. Confira também dicas sobre adubos e fertilizantes para fortalecer seu exemplar.

Informações sobre o cultivo



Esse outro vídeo também traz várias informações sobre a planta e dicas para seu cultivo. É uma boa forma de você aprender mais sobre a espécie, o tipo adequado de solo e de luminosidade, assim como sobre as suas formas de reprodução. Aprecie toda a beleza dessa flor encantadora!

Dicas de como cuidar de calla

O copo-de-leite também pode ser encontrado em diversas cores. Suas variações coloridas são conhecidas como Calla e florescem principalmente na primavera e verão. Confira dicas rápidas sobre essa espécie e aprenda como cultivá-la em vasos, jardineiras ou canteiros.

Dicas de cultivo copo-de-leite colorido

Complemente seu conhecimento sobre a Calla com mais informações sobre essa variedade. Veja a composição para o preparo do solo ideal e dicas de rega e luminosidade para cuidar corretamente e, assim, garantir uma floração linda, colorida e vistosa.

O copo-de-leite é uma planta que requer cuidados simples para manter sua beleza e com todas essas dicas, você pode cultivar facilmente essa planta em canteiros ou vasos no jardim.

Cores de copo-de-leite

Sua flor é originalmente branca, mas com o desenvolvimento de técnicas em laboratórios, foi possível a criação de exemplares de outros tons. Explore a seguir a variedade de cores da planta:

  • Copo-de-leite branco: é a cor mais comum e original da planta. Esse tom é muito usado na decoração de casamentos. Seu cultivo também é apreciado em vasos e jardins.
  • Copo-de-leite amarelo: esse tipo se destaca com sua flor em tom amarelo-ouro. É muito utilizado como flor de corte para produção de buquês e arranjos.
  • Copo-de-leite verde: suas flores possuem um tom branco com uma grande mancha verde na ponta. Seu visual diferenciado é um atrativo para a decoração. Pode ser plantada em vasos e em lugares úmidos, como margens de espelhos d’água.
  • Copo-de-leite laranja: sua coloração alaranjada é vibrante e lembra a aparência de uma chama. É muito usada como flor de corte por sua longa duração.
  • Copo-de-leite vermelho: seu tom vermelho é intenso e vivo. Pode ser utilizado para a ornamentação de jardins e arranjos.
  • Copo-de-leite rosa: é um tipo com uma aparência delicada com sua flor em tom rosa claro. Uma planta adorável para a composição de buquês de noivas.
  • Copo-de-leite negro: esse tipo apresenta um tom de vinho intenso e escuro. Sua cor exótica traz uma beleza rara para arranjos e jardins.

Essa planta impressiona com sua grande variedade de cores. Seus tons diferenciados são de uma beleza ímpar e fascinam na composição de arranjos ou jardins.

5 curiosidades sobre a planta copo-de-leite

Essa é uma espécie que conta com diversas curiosidades, conheça algumas:



  1. É também popularmente conhecida por calla, jarro ou lírio-do-Nilo e, apesar do nome semelhante, é uma planta totalmente diferente do lírio;
  2. É uma espécie originária do sul da África, onde é muito comum em lugares úmidos, como margens de rios e lagos;
  3. As variações coloridas dessa planta são conhecidas como copo-de-leite calla e possuem uma enorme variedade de tons, tamanhos e dimensões;
  4. É preciso ter cuidado com crianças, animais e também em seu manuseio devido à presença de oxalato de cálcio, uma substância tóxica encontrada na planta;
  5. Apesar de ser uma planta sofisticada e encantadora, a flor copo-de-leite já foi considerada uma planta selvagem e sem valor comercial por desenvolver-se nos brejos e em locais sujos e próximos a esgotos.

Depois de conhecer mais sobre essa planta e aprender como cuidar corretamente, você já pode cultivar exemplares em seu jardim ou em vasos.

Seja como for, essa espécie é uma planta muito admirada e tem seu lugar especial na composição de canteiros, como adorno para casamentos e enfeites para o lar.