Planta ora-pro-nóbis: como cultivar e aproveitar seus benefícios

Gisela Paixão Assunção


Em 15.05.23

Se você deseja iniciar uma horta em casa, precisa cultivar a planta ora-pro-nóbis. Comum em diferentes regiões do país, a hortaliça é resistente e exige poucos cuidados. Com flores e folhas ricas em nutrientes, a espécie oferece muitos benefícios à saúde e atua na prevenção de doenças. No decorrer da matéria, confira dicas da jardinista Flávia Kremer.

Índice do conteúdo:

Para que serve a planta ora-pro-nóbis

Com o nome científico Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), assim, possui diferentes propriedades medicinais. De acordo com Flávia, a variedade é rica em minerais, fibras, proteínas e vitaminas que auxiliam na prevenção de diferentes doenças, como a anemia. A espécie também possui nutrientes com ação antioxidante e anti-inflamatória, que fortalecem o sistema imunológico.

Segundo a especialista, são inúmeras as formas de aproveitar os benefícios da planta. Suas folhas, por exemplo, são usadas na preparação de bebidas, como sucos, chás e vitaminas. Além disso, a hortaliça pode estar presente em omeletes, saladas e até em receitas de bolos e tortas.

A planta ora-pro-nóbis pode ser cultivada em casa, diretamente em vasos, jardineiras e jardins. A espécie também se adapta bem em grandes canteiros de hortas.

Publicidade

Como cuidar da planta ora-pro-nóbis

Uma das maiores vantagens da planta ora-pro-nóbis é que ela exige poucos cuidados durante o cultivo e se mostra bem resistente. A hortaliça tolera solos pobres em nutrientes e continua saudável, caso permaneça por alguns dias sem irrigação. Abaixo, confira mais informações para cultivá-la sem medo, com dicas de Flávia Kremer:

1. Irrigação

“A irrigação da ora-pro-nóbis precisa ser moderada e deve ser feita apenas quando o substrato estiver bem seco”, recomenda Flávia. E complementa que é preciso evitar o encharcamento do solo, pois isso pode comprometer as raízes da planta.

2. Adubação

A espécie não é muito exigente quanto à adubação, mas pode receber fertilizantes que auxiliam na saúde e vitalidade de suas folhas. A jardinista recomenda o uso de adubos orgânicos, como o húmus de minhoca e o bokashi. A aplicação é sugerida a cada seis meses.

3. Iluminação

A ora-pro-nóbis aprecia ambientes de sol pleno e meia-sombra, e deve receber de 4 a 6 horas de sol direto por dia. A especialista ressalta que a planta não deve ficar em locais de sombra total, pois isso impede o seu desenvolvimento.

Publicidade

4. Solo ideal

O substrato ideal para o cultivo da hortaliça deve ser aerado, drenável e rico em matéria orgânica. Se você optar pelo plantio em vaso, Flávia recomenda uma parte de terra vegetal de boa qualidade e uma parte de areia, que facilitará a drenagem do solo.

5. Mudas

Apesar de produzir frutos e sementes, a forma mais comum de fazer mudas da espécie é através de galhos, pelo método da estaquia. O processo de enraizamento é simples e ocorre rapidamente logo após o plantio dos galhos no solo.

6. Podas

Além de ser resistente aos ambientes menos favoráveis e secos, a planta ora-pro-nóbis é tolerante a podas. A jardinista recomenda o corte de galhos velhos ou secos com uma tesoura bem afiada e esterilizada. É preciso apenas ter cuidado com os espinhos, que são comuns em variedades mais rústicas da planta.

7. Pragas mais comuns na ora-pro-nóbis

Por fim, durante o cultivo, é comum que alguns insetos resolvam atacar a ora-pro-nóbis, como as cochonilhas e os cupins. É possível encontrar soluções rápidas e acessíveis para combatê-los. No caso dos cupins, o uso de inseticidas é o suficiente. No combate às cochonilhas, é recomendável a prevenção natural com óleo de Neem.

Gostou das orientações? Agora você já pode cultivar a planta ora-pro-nóbis e desfrutar de todos os seus benefícios. Outra plantinha que também possui propriedades medicinais é a folha-da-fortuna com nutrientes que auxiliam no tratamento e prevenção de muitas doenças. Confira!

Publicidade

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments