Conheça os benefícios da chanana e saiba como cultivá-la em seu jardim

Escrito por
Atualizado em 07.07.22

Daniel Ganjabilly

Por
Atualizado em 07.07.22

A chanana, ou Turnera subulata, é conhecida por suas flores ornamentais que trazem grande beleza para o jardim. Comum em diversas regiões do país, a planta é de fácil cultivo e muito resistente. Além disso, possui propriedades medicinais, sendo muito utilizada para a saúde. A seguir, confira as principais características da planta e os benefícios de tê-la em casa.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a chanana

A chanana é uma planta herbácea comum em regiões da América Tropical e muito presente no Brasil. Segundo a jardinista e florista Flávia Kremer, “ela é uma planta PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e possui flores comestíveis”. Além disso, é de fácil cultivo, estando presente em diversos ambientes, como jardins públicos, ruas e até terrenos baldios.

Chanana x Damiana

AsmaraDya

Publicidade

A chanana está presente em diversas regiões do país, também sendo conhecida como Damiana. Segundo a jardinista, “o nome dá origem à mesma planta e, por isso, não há diferenças entre elas”. Por fim, a chanana ainda pode ser conhecida como Turnera, Organillo, Albina, Boa-noite, Bom-dia e Flor-do-Guarujá.

Benefícios sobre o cultivo da chanana

  • Segundo a jardinista Flávia Kremer, a chanana é uma planta que auxilia no tratamento de problemas respiratórios, pois tem ação expectorante. É comum ela ser utilizada no tratamento da bronquite;
  • A planta é conhecida por possuir propriedades antidepressivas e, dessa forma, auxilia no tratamento da depressão e da ansiedade;
  • A flor melhora a função digestiva do organismo, pois tem propriedades que auxiliam na digestão. Além disso, o seu uso previne, por exemplo, a prisão de ventre;
  • Uma característica comum das chananas está na ação antibacteriana e anti-inflamatória. A planta pode auxiliar na melhora de infecções do trato urinário;
  • Por fim, ela possui propriedades afrodisíacas, que auxiliam no aumento da libido sexual, melhorando também a impotência masculina.

A chanana oferece muitos benefícios para a saúde e deve ser consumida apenas sob orientação médica. Dessa forma, você irá utilizar as suas propriedades medicinais de forma segura.

Como cuidar da chanana

Não é difícil desfrutar da beleza das chananas e seus benefícios para a saúde, pois a planta é rústica e de fácil cultivo. No entanto, ela requer cuidados e manutenção, assim como qualquer outra planta. Por isso, confira 6 dicas da jardinista Flávia Kremer para não errar no cultivo da flor:

Publicidade

1. Irrigação

De acordo com Flávia, a irrigação da chanana deve ser feita apenas quando o solo estiver bem seco, pois ela é considerada uma planta rústica. “Ela é muito resistente aos períodos mais secos e floresce o ano todo”.

2. Adubação

As chananas não precisam de adubação, pois são muito resistentes e não exigem muitos cuidados neste quesito. No entanto, caso você queira escolher um adubo para a planta, prefira o granulado tipo NPK, com a formulação 4-14-08. Ele pode ser aplicado na primavera.

3. Solo ideal

“O solo para a chanana pode ser bem básico, com uma terra preta comum misturada com areia. A planta consegue se desenvolver bem em solo pouco fértil, arenoso e salino. Até por isso é encontrada em muitos lugares, como muros e vias públicas”, explicou Kremer.

4. Iluminação

A luz solar é essencial para as plantas crescerem saudáveis e para a chanana não é diferente. De acordo com Kremer, a iluminação adequada para a flor deve ser direta. Dessa forma, ela irá crescer forte e florescer com mais frequência.

5. Como fazer mudas

“As chananas apresentam boa ramificação e se propagam de forma fácil. Elas podem se multiplicar por estacas e por suas sementes”, afirmou Kremer.

6. Onde cultivar

Por fim, a chanana é de fácil cultivo e se adapta em diferentes condições de solo e ambientes. No entanto, a jardinista recomenda o seu plantio em jardins, pois a planta apresenta caules e galhos longos, e se propaga com facilidade.

Publicidade

A partir dessas dicas, ficou claro que é bem fácil cuidar das chananas, não é? Elas são plantas de fácil cultivo e manutenção e, por isso, são perfeitas para jardineiros iniciantes. Abaixo, veja outras informações sobre essa planta para não sair com dúvidas!

Saiba mais sobre a chanana

Por fim, para garantir um resultado perfeito no cultivo da chanana, também vale a pena ficar por dentro de dicas extras sobre ela. Por isso, confira uma seleção de vídeos com mais curiosidades e informações sobre a flor:

Mais dicas de como cultivar a chanana

Você sabia que as flores da chanana fecham durante o período da noite? Pois é, neste vídeo da paisagista Nô Figueiredo você vai ficar por dentro ótimas dicas para cultivar a planta. Além disso, ela destaca as principais curiosidades. É importante conferir o vídeo, pois ele também traz uma dica sobre como realizar o consumo ideal dessa planta PANC.

Como identificar as Turneras Suculatas

Neste vídeo, o biólogo Daniel Forjaz ensina A identificar as chananas, através de suas principais características. O vlog traz as condições que tornam a flor uma planta ideal para o consumo. Vale a pena assistir e conhecer um pouquinho mais sobre a planta.

Mais benefícios e curiosidades sobre a chanana

Aqui, você vai conferir ótimas dicas e informações sobre o cultivo e o uso da chanana. O estudante de Botânica, Fábio, traz curiosidades sobre a flor e seus benefícios para a saúde. Além disso, ele ensina a identificar uma das pragas mais comuns da planta. Vale a pena assistir e anotar as dicas!

Como fazer a chanana florescer com mais frequência

Publicidade

Por fim, nesse vídeo, a jardineira Marciana explica como fazer a chanana ter uma floração perfeita. Ela traz dicas simples e ensina como garantir a melhor condição para a planta ter flores lindas e vistosas. Não deixe de assistir, pois assim você terá um jardim sempre florido.

Gostou das dicas? Então, agora é só preparar o seu jardim com muito amor para receber a chanana. A flor vai trazer alegria e cor para o seu lar. Para aumentar a coleção de flores em casa, escolha também as violetas. Afinal, elas são de fácil manutenção e têm flores lindas!