Dicas práticas para cultivar a arruda em casa

Eduardo Osvaldo


Em 12.05.23

A arruda, ou Ruta graveolens, é uma planta fácil de cultivar, nativa da Europa, com propriedades medicinais que auxiliam no tratamento de doenças. Segundo algumas culturas, a erva também é utilizada para atrair proteção, amor e sorte. No decorrer da matéria, confira como cultivá-la com dicas do engenheiro-agrônomo Henrique Figueiredo.

Índice do conteúdo:

Para que serve a arruda

A arruda possui nutrientes responsáveis por auxiliar no tratamento de várias doenças. Segundo Henrique, a planta é usada para tratar inflamações nos olhos, assim como problemas na bexiga e no fígado. A espécie também possui propriedades que auxiliam na eliminação de vermes intestinais.

Além do uso medicinal, segundo crenças populares, a arruda possui funções que auxiliam na vida espiritual. A erva afasta energias ruins, combate a inveja e o mau-olhado e atrai energias positivas. O seu uso também é comum para atrair boa sorte, proteção, amor e dinheiro.

Como cuidar de arruda

A arruda pode ser utilizada tanto como erva medicinal quanto para a decoração de jardins, pois suas flores amarelas oferecem um belo contraste. Abaixo, conheça as características da espécie e como cultivá-la segundo o especialista Henrique Figueiredo:

Publicidade

1. Irrigação

“As regas da arruda devem ser diárias, principalmente em mudas mais jovens, que necessitam de mais água durante o cultivo”. Para mudas maiores, Henrique recomenda a irrigação apenas quando o substrato estiver seco.

2. Adubação

A arruda é uma erva resistente e perene, por isso não exige muitos cuidados quanto à adubação. Porém, para mantê-la saudável e com folhas sempre vistosas, é possível fazer o uso de adubos industrializados ou orgânicos, como o bokashi. “Faça a aplicação uma vez por mês a fim de garantir uma melhor manutenção da planta”, afirma o especialista.

3. Luminosidade

A espécie aprecia ambientes de sol pleno e de meia-sombra. Henrique ressalta que o cultivo sob o sol direto favorece o melhor desenvolvimento da erva, garantindo ainda mais a vitalidade de suas folhas.

4. Solo ideal

A arruda se desenvolve bem em solos drenáveis e ricos em matéria orgânica. Segundo o engenheiro-agrônomo, para o cultivo em vaso, o substrato deve ser composto por terra de boa qualidade, areia grossa de construção e materiais fibrosos, como os cascalhos. Essa composição é ideal para evitar o encharcamento do solo.

Publicidade

5. Mudas

“A espécie se reproduz por meio do método de estaquia, com a retirada de galhos de até 15 cm da planta-mãe”, orienta o especialista. O plantio dos galhos escolhidos deve ser em solo de boa qualidade. Além disso, as novas mudas precisam permanecer em local com sombra nas primeiras semanas de cultivo.

6. Podas

“A poda é necessária apenas para a limpeza, com a retirada de folhas e galhos secos”, indica Henrique. Na hora de realizar a manutenção, é importante usar luvas e uma tesoura esterilizada.

7. Toxicidade

Embora seja comum o uso da arruda para fins terapêuticos, a erva possui folhas com substâncias que podem causar irritações na pele de pessoas mais sensíveis. Dessa forma, é necessário cultivá-la longe de crianças e animais de estimação. O seu uso medicinal também deve feito somente com orientação médica.

8. Pragas mais comuns

Apesar de ter uma boa adaptação aos diferentes climas e ambientes, a arruda pode ser suscetível às pragas, como os pulgões e as cochonilhas. Para eliminá-las, o especialista recomenda o uso de produtos naturais ou inseticidas.

Com todas essas dicas profissionais, ficou fácil cultivar a arruda! A espécie é muito resistente e ainda oferece benefícios à saúde. Se você gosta de ervas naturais, veja também como plantar alecrim. Além de possuir propriedades medicinais, a planta é cheirosa e um ótimo tempero culinário.

Publicidade

comentários
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Carlindo Lelis de Carvalho
Carlindo Lelis de Carvalho

Aqui muito bom o seu ensinamento.
Muito obrigado.