Como plantar babosa: 5 passos para mantê-la linda dentro do vaso

Escrito por Alanis Brito
Em 04.02.20

iStock

A babosa é uma planta suculenta muito popular por conter inúmeras propriedades indicadas para tratamento estético e medicinal, além de aliviar problemas na pele, como acne e queimaduras. Ela conta com mais de 300 espécies, sendo Aloe Vera a mais popular. Aprenda a como plantar babosa e veja a simplicidade do seu cultivo em casa.

Continua após o anúncio



5 formas de plantar babosa de forma descomplicada

Cultivar uma babosa não requer muito trabalho. É possível que, qualquer um, ao seguir dicas fundamentais, consiga desfrutar dos seus benefícios. Porém, o seu plantio já é um tanto complicado se comparado a outros tipos de suculentas. Veja técnicas de plantio para que você aprenda e tenha uma em seu jardim:

Como plantar babosa com broto

  1. Retire toda a planta do vaso com as mãos, se puder, para encontrar um broto com tamanho considerável de raiz;
  2. Encontre um vaso com furo de drenagem no fundo que contenha terra misturada com areia;
  3. Plante o broto no buraco feito no meio do vaso, tendo o cuidado para não danificar raízes ou folhas;
  4. Por fim, aperte com delicadeza a terra ao redor da muda recém-plantada.

É muito simples plantar a babosa e esse vídeo prova com um tutorial bem rapidinho:

Agora você não terá mais desculpas de não ter mais babosas em sua casa. Garanta a saúde de sua nova muda, trocando o vaso para um maior conforme ela for crescendo.

Como plantar babosa a partir de uma folha

  1. Escolha uma folha de babosa que seja grande o suficiente (pelo menos 8 cm de comprimento);
  2. Corte a folha usando uma faca limpa em várias partes;
  3. Encontre um vaso com furos e encha-o de terra misturada com areia;
  4. Faça vários buracos para plantar os pedaços de folha cortada na terra, sem cobri-las;
  5. Finalize apertando de leve a terra em volta das folhas.

Quer conhecer uma técnica de multiplicar mudas de babosa? Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Vale lembrar que as folhas de babosa são muito úmidas e as chances de criarem raízes com essa técnica é menor que através de um broto. Mas não custa tentar, certo?

Continua após o anúncio



Como plantar babosa no vaso

  1. Selecione o broto do vaso que está a planta-mãe e retire com cuidado para que ela mantenha as raízes;
  2. Separe um vaso que tenha bastante espaço e furos de drenagem no fundo, e disponha terra adubada, esterco ou húmus de minhoca e areia;
  3. Faça um buraco na terra e transfira a muda de babosa no recipiente;
  4. Em seguida, regue-a e coloque-a em um local que tenha sombra;
  5. Verifique de não mexê-la por cinco dias para que ela consiga enraizar no vaso.

Já imaginou como é simples plantar e cultivar babosa no vaso? No vídeo abaixo, você descobre o porquê de tanta descomplicação:

Para os amantes da planta babosa, nunca foi tão fácil multiplicar os seus brotos. Está na hora de você compartilhar essas dicas com os amigos também!

Como plantar babosa de um jeito simples

  1. Para iniciar, escolha uma muda de babosa e retire as folhas danificadas com a mão;
  2. Faça um buraco para plantio e acomode a muda no meio do vaso;
  3. Complete com o restante da terra, mas cuidado para não preencher acima das folhas;
  4. Por fim, aperte de leve a terra.

Aqui, o plantio é feito por meio de uma muda bem generosa e você aprende a retirar as folhas sem danificar a planta de um jeito simples. Dê uma olhada:

A melhor forma de plantar a sua babosa é em um vaso com bastante espaço. Mas não se esqueça que é preciso fazer um furo no fundo do vaso para que drene bem a água.

Como plantar babosa no jardim

  1. Prepare o solo fazendo um buraco que caiba a muda de babosa. A terra do jardim deve ser arenosa para que comporte as condições de plantio;
  2. Junte as folhas da babosa na mão, para que no momento do plantio elas não quebrem;
  3. Acomode a muda da planta no solo e vá preenchendo com a terra até que cubra a sua base.

Tem bastante espaço no jardim e deseja plantar a sua babosa no chão? Veja o vídeo abaixo e visualize melhor o tutorial:

Continua após o anúncio



Para quem gosta de colocar a mão na terra, nada melhor que cultivar a sua planta favorita no jardim. Você verá quantas mudas generosas irão gerar!

São inúmeras dicas de como plantar e cultivar a babosa. O que vale é encontrar a técnica que mais lhe agrada e adquirir uma muda numa floricultura mais próxima de casa.

Dicas para cuidar e manter sua babosa linda

iStock

É importante manter a sua babosa saudável ao seguir dicas de manutenção e propagação da planta. Confira os passos a seguir:

  • Rega: como a babosa é uma planta suculenta, ela não gosta de solos encharcados. Por isso, regue-a uma vez por semana, pulverizando a água sobre a planta.
  • Luminosidade: deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra. Se a sua babosa estiver dentro de casa, escolha um local que receba, ao menos, 8 horas de luz natural por dia.
  • Adubagem: a planta requer um solo bem drenado, com pouca argila para que drene bem a água e não tenha risco de a raiz apodrecer. O recomendado é uma mistura de 50% de areia média e 50% de terra orgânica adubada ou mistura de terra para cactos e suculentas que contenha bastante fósforo.
  • Escolha do vaso: o vaso deve ser amplo, com espaço suficiente para as raízes que são extensas, crescerem. Para manter a sua planta sempre linda, realize podas das folhas danificadas, para evitar pragas e doenças, e corte o excesso de folhas para que ela continue cabendo no vaso.
  • Como fazer mudas: caso deseje gerar mudas, mantenha sua planta em um vaso menor, assim, para sobreviver, a babosa gerará “filhotes” que você poderá retirar e plantar em um vaso maior.

Depois desses passos de como plantar e os principais cuidados com a babosa, é hora de colocar todas as dicas em prática! A planta é perfeita para composição de jardins com outras suculentas e cactos, com destaque para as suas folhas decorativas. Seja um expert em jardinagem e aprenda também a cultivar plantas de sombra.