Como acabar com cupim com métodos caseiros e simples

Escrito por
Em 14.05.21

iStock

Por                                
Em 14.05.21

Cupins são um grande problema para as casas, porque eles podem destruir móveis, portas e até telhados, quando se infestam em busca de celulose. Por isso, você precisa eliminá-los assim que notar a presença deles em sua residência. Para saber como acabar com cupim de forma simples e rápida, confira as dicas abaixo!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

6 dicas de como acabar com cupim em casa

O melhor método para acabar com cupim pode variar de acordo com o local em que a colônia se instalou. Então, confira o que fazer em diferentes casos de infestação desse inseto:

  1. No telhado: passar óleo queimado nas áreas afetadas é uma forma acessível e simples de eliminar os cupins do telhado. A aplicação deve ser feita com pincel e o ideal é que você utilize luvas para realizá-la. O único contra, dessa opção, é que o cheiro ruim de óleo queimado vai se espalhar pelo ambiente se a infestação for grande.
  2. No concreto: usar ácido bórico é uma ótima dica para eliminar cupins do concreto. É só diluir esse produto em água e aplicá-lo nos focos dos bichos. O ácido mata os cupins, porque consegue atacar o sistema nervoso deles. Como ele é tóxico, lembre-se de usar luvas e máscaras durante a aplicação e deixá-lo fora do alcance de crianças e animais.
  3. Na terra: o pó antipulgas, piolhos e carrapatos é um excelente exterminador de cupins no solo. Você pode colocá-lo diretamente no foco que se encontra na terra. Os cupins carregam o pó para dentro do ninho, acabando com toda a colônia. Outra opção é diluir o pó em água, colocar a mistura em um borrifador e espalhá-la na área atacada. De preferência, use luvas para manusear esse pó.
  4. Na grama: as formas naturais de controlar cupim são mais indicadas na grama, porque assim as plantas do local não são afetadas. Uma boa maneira de controlar os insetos, por exemplo, é colocar extratos de manjericão ou alho nas regiões afetadas na grama. Mas, caso ela já esteja com uma grande infestação, o correto é aplicar pesticidas químicos com o auxílio de um especialista.
  5. Em apartamento: o ideal é usar produtos que não são tóxicos em apartamentos. Sendo assim, uma boa ideia é fazer uma solução de vinagre com água e colocá-la no local infestado. É necessário aplicar a mistura mais de uma vez para que ela seja eficaz. Se a infestação for muito grande, só o vinagre não vai funcionar e o ideal é chamar um profissional para verificar caso.
  6. Em móvel: em pequenos focos de cupins, como em móveis, é recomendado fazer a aplicação de óleo de laranja. Ele é bastante eficaz, porque quando entra em contato com os cupins, já é capaz de matá-los. Basta borrifá-lo na peça e pronto. Como o óleo de laranja não é tóxico, ele também é mais seguro para casas que têm crianças ou pets.
  7. Melhor produto para acabar com cupins: o inseticida Cupim Jimo é perfeito para quem quer um produto pronto para acabar com os cupins. Ele pode ser comprado na versão aerossol ou a base de água. Para utilizar a primeira, basta aplicar o produto no foco dos cupins. Já, a base de água, deve ser colocada em um recipiente e espalhada no local, com um pincel.
    1. As formas listadas acima podem te ajudar a acabar com um grande problema em seu lar. Mas, lembre-se de que o certo é chamar um especialista, se a infestação estiver muito grande. Ele deve analisar a situação e definir qual é a melhor forma de controlar os insetos.

      Métodos caseiros para acabar com cupim

      Além dos métodos citados acima, existem outras formas caseiras de acabar com os cupins em sua residência. Então, se estiver precisando se livrar desses bichinhos terríveis, assista, abaixo, 3 tutoriais com diferentes métodos caseiros de eliminar cupins:

      Como combater cupins em porta

      Uma forma de acabar com cupins em porta de madeira é fazendo a receita fácil e rápida desse vídeo. Você vai ter que misturar veneno para cupim, óleo de motor de carro e aguarrás para criar o produto em casa. Assista ao tutorial para saber mais sobre a receita e aprender como passar o líquido na porta.

      Como acabar com cupim no teto

      Não quer usar veneno pronto em sua receita? Então, assista a esse passo a passo e aprenda a fazer um inseticida caseiro apenas com óleo queimado, óleo diesel e querosene. Além disso, separe um pulverizador e veja, no vídeo, como acabar com os cupins em seu teto de madeira.

      Continua após o anúncio



      Como combater cupim em móveis sem usar produto químico

      Se os cupins estão em seus móveis e você não deseja utilizar nenhum produto químico neles, tem que assistir a esse tutorial. Com ele, você vai aprender um método caseiro de eliminar cupins, que precisa apenas de uma sacola e uma bomba de vácuo. Você também pode fazer o inseticida caseiro que é ensinado nesse vídeo, caso não tenha a ferramenta.

      Após verificar diversos métodos eficientes para acabar com cupim, analise as características do foco de sua casa e escolha a receita que é mais indicada para a eliminação dele. Dessa forma, você vai poder dizer adeus a esse inseto! E, para continuar cuidando bem de sua casa, veja como tirar papel de parede sem sofrimento!