5 dicas e tutoriais indispensáveis de como limpar piso laminado

Canva


Com revisão da
Atualizado em 11.10.23

O piso laminado é muito utilizado em casas e apartamentos por sua versatilidade e visual acolhedor. Além de ser uma opção elegante, é de fácil manutenção. Entretanto é preciso saber quais os produtos de limpeza corretos que podem ser usados, e quais devem ser evitados. Assim, aprender como limpar piso laminado é essencial para manter o brilho do revestimento. Confira dicas e tutoriais incríveis que vão dar aquela mãozinha na rotina, já que esse tipo de piso exige um cuidado maior e produtos diferenciados. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

Como limpar piso laminado passo a passo

Foto de como limpar piso laminado 1 - 1

iStock

  1. Use uma vassoura com cerdas macias para varrer a poeira superficial;
  2. Em seguida, se possível, passe um aspirador de pó para garantir que toda poeira seja removida;
  3. Em um balde, misture água com de detergente, em uma proporção de 1 colher para 4 litros de água;
  4. Molhe um pano de microfibra e faça a limpeza no sentido das réguas;
  5. Para dar brilho, passe um pano seco com um pouco de lustra-móveis após a limpeza.

Apesar de parecer difícil, limpar o piso laminado não é tão complicado. Existem produtos específicos para usar de modo mais constante, deixando o revestimento brilhoso e iluminado, mas a limpeza também pode ser feita apenas com os itens citados acima.

As melhores dicas para limpar o piso laminado corretamente

Além do tutorial acima, você pode seguir dicas que vão deixar o piso laminado mais limpo e brilhoso, como se fosse novo. Elas são bem simples e fazem a diferença na hora da limpeza. Confira:

Publicidade

  • Cuidado com os móveis: evite arrastar os móveis durante a limpeza. O piso laminado é mais fácil de arranhar. Por isso, tenha cuidado na hora de tirar os móveis.
  • Use panos adequados: o ideal é que o pano usado seja de microfibra e, além disso, esteja apenas úmido (não molhado ou encharcado).
  • Limpe com frequência: não deixe acumular sujeira no piso laminado. Para isso, faça a limpeza frequentemente e use o lustra-móveis pelo menos 1 vez por semana.
  • Manchas pesadas: você também pode usar querosene ou álcool para limpar o piso laminado, mas com bastante cuidado. Esses produtos são para manchas mais pesadas.
  • Água sanitária nem pensar: a água sanitária pode causar manchas no piso, por isso evite usar o produto.
  • Vinagre na limpeza: a acidez do vinagre é uma poderosa aliada na limpeza de pisos laminados, e ajuda até a remover manchas. Faça uma mistura com a proporção de 100 ml de vinagre para cada litro de água e aplique com pano macio. Em seguida, passe um pano seco para dar brilho. Caso tenha animais de estimação essa é uma ótima opção para ajudar a eliminar qualquer cheiro.

Com essas dicas, fica bem mais fácil limpar o piso laminado sem prejudicar sua beleza e durabilidade. Basta seguir essas recomendações e manter uma rotina de organização e cuidados!

Tutoriais em vídeo de como limpar piso laminado

Além dos truques acima, você também vai aprender maneiras diferentes de limpar o piso laminado. Veja tutoriais que vão dar aquela ajudinha na hora de manter o piso limpo e brilhoso. Veja abaixo!

Como deixar o piso laminado brilhando

Aqui, você vai aprender como usar um produto específico para pisos laminados. Além disso, você confere dicas de produtos que você não pode aplicar de forma nenhuma sobre o piso laminado, como silicone.

Como limpar piso laminado encardido

Com esse tutorial, você vai aprender a limpar um piso laminado de madeira com o objetivo de tirar toda a sujeira pesada. Uma misturinha feita em casa com vinagre, óleo de peroba e água quente é perfeita para deixar seu piso como novo!

Publicidade

Limpador perfumado para o piso laminado

Já nesse tutorial, a youtuber usa um limpador perfumado diluído em água para fazer a limpeza do piso laminado. Além disso, ela dá dicas de como aspirar o chão. Confira!

MOP no piso laminado: pode usar?

O MOP virou o queridinho em milhares de casas no Brasil. É um utensílio prático e fácil de usar, mas será que funciona em piso laminado? É o ideal? Assista ao vídeo acima e descubra!

Tirando mancha de álcool em gel

Em tempos de pandemia, o álcool em gel é um dos nossos aliados. Mas, ao cair no piso laminado, ele pode causar manchas e prejudicar a beleza do piso. Com esse vídeo, você vai aprender uma técnica para tirar manchas de álcool em gel do revestimento!

Agora, você tem diversas opções para manter o revestimento limpo e brilhoso, sabendo exatamente quais produtos deve ou não usar. Aproveite também para aprender como limpar MDF corretamente e aumentar a durabilidade de seus móveis.

Publicidade

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments