Espaço gourmet: receba amigos com conforto, praticidade e estilo

Figueiredo Fischer Arquitetos


Com revisão da
Atualizado em 04.06.24

Cada vez mais popular, a área gourmet é um lugar preparado para à recepção descontraída de amigos e familiares, que pode ser externo ou interno, como as varandas gourmets em apartamentos. Com móveis adequados e confortáveis, a decoração normalmente é despojada e pode até contar com piscina. Com itens e eletrodomésticos que garantem o preparo de cardápios especiais, é o local ideal para o churrasco de domingo ou o almoço em família. Confira ideias e dicas da arquiteta Paula Werneck.

Inspirações para sua área gourmet

Existem diversas opções de espaços gourmet, por isso, para escolher o seu, é necessário pensar no local que você tem disponível para a construção e também em seus gostos e preferências. Confira ideias modernas para criar e decorar o seu:

Área gourmet externa

Os espaços gourmet externos são uma ótima opção para quem mora em grandes propriedades e apresentam vantagens, como o conforto de um ambiente aberto e ventilado. Além de trazerem a possibilidade de integração com áreas de lazer e um ótimo espaço para a churrasqueira.

Foto de area gourmet 1 - 1

Viviane Gobbato

Publicidade



Foto de espaco gourmet 105 - 9

FERNANDO THUNM PAISAGISMO

Publicidade

Foto de espaco gourmet 146 - 16

GG ARQUITETURA

Publicidade

“Os espaços externos podem ter uma flexibilidade maior no seu uso e ambientação, podendo, inclusive, propiciar o uso de móveis mais espaçosos e dinâmicos”, diz Werneck. A área gourmet externa pode ser simples ou mais sofisticada, escolha o seu estilo e crie um espaço perfeito para curtir em família ou com os amigos.

Área gourmet interna

Para aqueles que não possuem jardins e espaços externos, construir um espaço gourmet dentro de casa e integrado com a cozinha é uma solução , já que “pode ser otimizado para criar junto a ele um espaço de estar, que permita a interação das pessoas que usam esse tipo de ambiente”, aponta a arquiteta. Veja ideias:

Além disso, esse espaço, a cozinha tradicional e até mesmo a lavanderia, podem ser próximos ou até mesmo unificados, facilitando o uso de ferramentas e utensílios.

Área gourmet rústica

Se você gosta de decorações rústicas, pode pensar em um ambiente com tijolos visíveis nas paredes e em mobílias de madeira, assim como em utensílios que sigam a mesma linha.

Utilizar um forno à lenha é uma opção útil e coerente para seu espaço gourmet rústico. Aposte nos materiais naturais como pedra e madeira e não tenha medo de explorar diferentes texturas.

Área gourmet pequena

Se você mora em apartamento ou não possui muito espaço, não se preocupe! Com planejamento e atenção, é possível montar um ambiente prático, confortável e moderno, o mais importante é estar atento a otimização do espaço. A profissional diz que “o segredo para otimizar, está na escolha e disposição dos equipamentos. Não existe falta de espaço em ambientes bem planejados”

Além disso, uma opção é integrar o espaço a outras áreas da casa. “Muitos apartamentos hoje já oferecem a opção do espaço gourmet ser integrado à sala ou à cozinha”, complementa Paula.

Como montar e decorar uma área gourmet

Planejar a sua área gourmet pode parecer complicado, mas essas dicas vão te ajudar a definir suas escolhas e começar a colocar em prática os seus planos:

  • Local: o primeiro passo para começar a montar seu espaço gourmet é definir suas necessidades e suas preferências. Inicialmente, é preciso decidir o melhor local para construir ou reformar e isso varia dependendo do seu tipo de residência.
  • Proteção às intempéries: caso seu espaço seja externo, uma cobertura é uma ótima forma de proteger sua área gourmet do sol intenso e também da chuva. É possível utilizar um pergolado, telhado de vidro, tetos retráteis e outras opções de proteção. Também vale analisar a necessidade de persianas e toldos para proteger portas e janelas da entrada de luz em certos horários.
  • Piso: escolha pisos fáceis de limpar, como os de cerâmica ou os de porcelanato, já que cozinhar é uma atividade que pode sujar o chão com alimentos, temperos, carvão e com a própria gordura. Além disso, caso tenha uma piscina ou outro equipamento de lazer com água próximo, é importantíssimo optar por pisos antiderrapantes.
  • Mobiliário: depois de definir o local, você precisa analisar quanto tem de espaço para a construção do ambiente, já que a escolha da mobília depende disso. Pense sempre na otimização desse espaço, optando por peças com dimensões adequadas e que prezem por praticidade e conforto. Caso queira, é possível optar por móveis planejados e adaptar o que você precisa para o espaço que dispõe.
  • Decoração: é preciso definir também qual estilo você quer que seu espaço gourmet tenha. A partir disso, é possível pensar em cores mais vivas ou em um visual mais clean, em revestimentos e materiais modernos ou rústicos, além de quais objetos utilizar para complementar a decoração.
  • Churrasqueira: para muitos a churrasqueira não pode faltar na área gourmet. Em muitos espaços, ela é a protagonista e merece um local de destaque no projeto. Você pode optar por modelos tradicionais, como a churrasqueira de tijolo, apostar na modernidade da churrasqueira de vidro ou ter mais praticidade com a churrasqueira americana.
  • Iluminação: esse tipo de ambiente também precisa de uma boa iluminação, para garantir a execução de trabalhos em bancadas e fogões. E também para a realização de eventos noturnos. Você pode utilizar lustres, pendentes e plafons para garantir uma iluminação geral. Para destacar móveis e elementos, aposte na fita de LED e para locais em houver a necessidade de uma luz focada, use spots.

“Um espaço gourmet eficiente deve levar em consideração o bom uso dos eletrodomésticos e também uma disposição otimizada no espaço. Além disso, o espaço gourmet deve privilegiar a integração das pessoas, ser amplo e permitir a troca e a interação”, resume Paula.

10 itens para uma área gourmet moderna e bem equipada

Após definir o local e o estilo desejado para seu espaço gourmet, é necessário equipá-lo com móveis, eletrodomésticos e utensílios essenciais para um bom uso e melhor aproveitamento do ambiente. Confira itens que vale a pena investir para montar um espaço gourmet bem equipado e supermoderno:

1. Bancada

Uma bancada é essencial para seu espaço gourmet. Funcionando tanto para servir os convidados quanto para preparar os pratos, é ela uma das responsáveis por proporcionar a integração entre visitas e cozinheiro, já que pode ser compartilhada e utilizada para as duas atividades.

2. Geladeira, frigobar ou freezer

É necessário que seu espaço gourmet possua um eletrodoméstico responsável por conservar os alimentos e manter seus ingredientes e bebidas frescos. Cabe a você decidir qual das opções se aplica melhor às suas necessidades. Cervejeiras e adegas climatizadas também são uma boa opção para complementar o seu espaço e garantir bebidas na temperatura ideal.

3. Mesas e cadeiras

Mesas e cadeiras para acomodar e servir os convidados não podem faltar. Opte por peças confortáveis e que colaborem com a integração das pessoas. Também vale adicionar sofás, bancos, redes e balanços para criar pequenos espaços de estar e descanso. Caso sua área gourmet seja na parte de fora da casa, uma boa opção são móveis adequados para o ambiente externo.

4. Pia e torneira

Muita louça será utilizada em seu espaço gourmet, e a limpeza tem que funcionar de forma prática. Caso queira investir um pouco mais, uma torneira gourmet pode ser o grande diferencial. Acessórios como a calha úmida e uma máquina de lavar louças podem fazer uma grande diferença na decoração e ainda auxiliarem na organização.

5. Fogão, forno e churrasqueira

Falar em cozinhar é falar de fogão, fornos ou churrasqueiras. É preciso pensar novamente em suas necessidades, nos tipos de comidas que mais gosta de fazer e no espaço que você possui, para assim definir quais desses utilitários serão úteis para seu espaço gourmet. Um forno de pizza ou a lenha também podem ser boas opções. E para auxiliar com cheiros fortes e fumaças, vale muito a pena investir em boas coifas ou depuradores.

Como montar uma área gourmet simples e barata

Quando se trabalha com orçamentos menores, é preciso pensar muito bem. Se você pretende montar um espaço gourmet, mas não pode gastar muito com isso, uma dica importantíssima é escolher o equipamento certo. “Para orçamentos mais enxutos, a escolha dos revestimentos e equipamentos pode ser pensada de forma que reduza os custos”, diz Paula Werneck. Confira uma lista com dicas rápidas e práticas, que te ajudarão a controlar seu orçamento e montar seu espaço gourmet sem gastar muito:

  • Escolha o equipamento adequando-se ao orçamento e ao espaço;
  • Reutilize móveis antigos de maneira funcional. Por exemplo, você pode reformar a mesa de sua cozinha e pintar as cadeiras que você já possui;
  • Opte por revestimento em promoções ou opções mais econômicas, como peças cerâmicas ou até mesmo adesivos de parede;
  • Pendure nas paredes utensílios domésticos, colaborando para a decoração, poupando espaço, economizando em armários planejados e facilitando seu uso;
  • Utilize seu orçamento com objetos que tenham mais utilidade para você e que sejam mais urgentes, e vá equipando melhor o espaço conforme o passar do tempo.

É possível montar um ambiente agradável, moderno e prático para recepcionar seus amigos e familiares, tenha você bastante espaço para a construção da área ou não. Lembre-se que o ideal é contratar um profissional para planejar e construir ou reformar sua casa. E para acomodar seus convidados com estilo, veja também ideias de mesa de madeira.

comentários
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Doriva Garcia
Doriva Garcia

Só projetos lindos