Por Andressa Oliveira
Atualizado em 03.08.22
As pedras decorativas tem uma infinidade de aplicações em uma residência. Seu uso é tão versátil que pode ser empregada tanto em áreas externas para revestimento de fachadas, pavimentos e varandas, como no interior da casa em banheiros, cozinhas, adegas e salas.
Com design exclusivo, cada pedra tem uma aparência única, além de apresentar características como resistência, durabilidade e beleza. A manutenção mínima é outro diferencial e grande destaque para utilizar as pedras decorativas.
Embora sua aparência seja tradicionalmente bruta, ela também pode receber algum tipo de acabamento, como os vários estilos de recortes, como filete, serrada ou mosaico. A escolha do tipo de pedra decorativa deverá ser de acordo com a área a ser aplicada e conforme a proposta do espaço.
Publicidade
As pedras decorativas podem configurar espaços tanto modernos quanto rústicos, e deixam o ambiente interessante e elegante, além de criarem contrapontos e adicionar texturas. Se você está à procura de alternativas para paredes ou quer dar uma cara nova para sua casa, confira algumas dicas e sugestões para utilizar as pedras decorativas como revestimento nos ambientes:
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
Para integrar a casa com a paisagem, foram utilizados revestimentos naturais nas fachadas, como a pedra e também a madeira.
A lareira é marcada com o uso de pedras como revestimento, o que dá um toque acolhedor para o ambiente.
Foto: Reprodução / Jamile Lima
As pedras decorativas são resistentes e altamente duráveis, além disso, absorvem calor – o que é ótimo para manter o ambiente fresco e agradável. Por isso, seu uso é ideal para varandas.
Foto: Reprodução / Studio Guilherme Torres
A transição entre o exterior e interior é marcada pelo muro de pedra e acontece de forma natural nesta casa.
Foto: Reprodução / Studio RO+CA
Neste banheiro, a pedra é protagonista com sua textura e cortes irregulares. O revestimento proporciona um toque natural e muita beleza para o espaço.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
A pedra com uma aparência mais rústica harmoniza muito bem com a madeira. Juntas, elas deixam o espaço da varanda com um ar muito agradável e aconchegante.
Publicidade
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
As pedras podem ser utilizadas em apenas algumas partes ou paredes da casa, para criarem pontos de destaque, e são muito bem-vindas na parte externa.
Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos
Para decorações com estilo mais rústico, opte por pedras com tamanhos diferentes e aparência natural.
Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores
O revestimento de pedras na parede complementa o clima de aconchego do ambiente, que tem a lareira para aquecer a sala e reunir as pessoas em torno dela.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
As pedras decorativas são um ótimo material para ser utilizado externamente, já que exigem pouca manutenção. Além disso, uma parede em pedra deixa a fachada muito mais charmosa.
É possível fazer várias composições com pedras decorativas para sobressair paredes e volumes da casa. Além da cor diferenciada, a textura contrasta com as demais superfícies.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
A parede em pedra cria um contraponto com a transparência do vidro. Recomenda-se usar a pedra com moderação, para garantir maior destaque e um visual moderno.
Foto: Reprodução / Stal Arquitetura
Nesta sala, o revestimento de pedra natural é utilizado como fundo para a estante de madeira. A tonalidade clara da pedra complementa a decoração de tons sóbrios.
Foto: Reprodução /David Guerra
A fachada dessa casa mistura textura e cores de materiais diferentes. As pedras, com cortes irregulares e maiores, destacam as principais entradas.
Foto: Reprodução / Studio Guilherme Torres
As paredes revestidas com pedras possuem um visual único e contemporâneo. Ótima opção para muros próximos à piscina, pois evita a retenção de umidade e o acúmulo de mofo.
Foto: Reprodução /Dado Castello Branco
Uma lareira dá um charme especial a qualquer ambiente. Revestida com pedras naturais, tem ainda mais destaque e enche de personalidade a sala.
Foto: Reprodução /Antônio & Mário
Esta casa privilegia a beleza natural dos materiais e a sua simplicidade. De linhas retas, utiliza pedras brutas de diferentes tamanhos para criar volumes e texturas na fachada.
Foto: Reprodução /MPG Arquitetos Associados
A parede com pedras compõe um jardim de inverno nesta sala e marca a transição entre os blocos na casa.
Foto: Reprodução / Ana Maria Vieira Santos
Esta varanda mescla toques de rusticidade das pedras com cortes irregulares com materiais contemporâneos, como o vidro e móveis clássicos.
Foto: Reprodução /Tripper Arquitetura
Neste banheiro, o destaque é da pedra vulcânica hitam lisa. Sua variação natural de cores entre cinza e preto criam uma composição única.
Foto: Reprodução / Pekins+Will
A textura das pedras decorativas é valorizada nesse projeto e emoldura com muita elegância a paisagem existente com a abertura na parede.
Foto: Reprodução /Valeria Gontijo
De tom suave e com formato regular, o revestimento de pedras destaca determinadas partes da casa e cria contrapontos de texturas e cores.
Foto: Reprodução /Studio MK7
A parede externa com pedras é integrada ao ambiente pela grande abertura que amplia a extensão da sala. O muro ainda abriga uma pequena lareira para aquecer as noites mais frias.
Foto: Reprodução /Steck Arquitetura
As pedras possuem diferentes formas, cores e texturas. A pedra ferro, por exemplo, tem uma cor singular, com a sua tonalidade variando do marrom até o preto.
Foto: Reprodução /Gui Mattos Arquitetura
As pedras são utilizadas como revestimento das paredes internas e externas. Assim, junto com os grandes painéis de vidro, todo o espaço se integra.
Foto: Reprodução /Gui Mattos Arquitetura
As pedras decorativas também podem ser utilizadas por toda a face externa da residência. O volume de linhas retas ganha textura e variedade de tons.
Foto: Reprodução /Rodrigo Ângulo
Neste apartamento, a pedra decorativa é usada em apenas uma parede, que garante o destaque e marca a abertura para a cozinha.
Foto: Reprodução /Debora Aguiar Arquitetos
As pedras adicionam uma beleza natural e criam um ambiente externo agradável e conectado com a natureza.
Foto: Reprodução / Claudia Pimenta e Patrícia Franco
Nesta varanda, a cor clara da pedra é suave. Ela impera e combina com os tons sóbrios do ambiente e harmoniza com outros elementos naturais, como a madeira.
Foto: Reprodução / Mauricio Karam
Nesta sala, as pedras revestem a toda a lareira, conferindo elegância e ampliando a sensação de acolhimento.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
Logo na entrada, esta casa é marcada pela escada em madeira que se eleva ao longo de uma magnífica parede de pedras.
Foto: Reprodução /Patricia Martinez
As pedras garantem um excelente e duradouro visual. Para paredes internas, como em salas, prefira pedras sem relevo.
Foto: Reprodução /Valeria Gontijo
O revestimento contínuo de pedra proporciona uma integração do espaço interno com o exterior. O ambiente se amplia e se torna único.
Foto: Reprodução /Andrea Buratto
Nesta sala, a pedra quebra a soberania das superfícies lisas. Prevalece o uso de cores sóbrias, como o preto, o branco e o marrom, que também aparecem na tonalidade variada das pedras.
Foto: Reprodução /360° Arquitetura
As pedras podem compor ricos detalhes de composição nas fachadas e realçar volumes e formatos.
Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas
Para suavizar muros e dar um aspecto mais natural para corredores externos, é possível utilizar revestimentos de pedras, que trazem uma beleza especial e são de fácil manutenção.
Foto: Reprodução /Isis Chaulon Arquitetura
Logo na entrada da casa, as pedras com tamanhos diferentes se destacam e trazem uma atmosfera convidativa. Iluminadas, ganham ainda mais destaque.
Foto: Reprodução /Studio MK7
Essa sala mistura diferentes tipos de pedras, cada uma com um tipo de corte e com a sua beleza. O resultado é um ambiente muito elegante.
Foto: Reprodução / Estela Cislaghi
Quando bem iluminadas, as pedras decorativas ficam ainda mais bonitas. A iluminação certa valoriza suas cores e texturas.
Foto: Reprodução / Ana Maria Vieira Santos
Revestimentos rústicos de pedras são usados nos pilares e combinam com os painéis de madeira freijó desta sala.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
O revestimento de pedras pode também compor decorações modernas e contemporâneas, além de criar ambientes sofisticados e interessantíssimos.
Foto: Reprodução / FGMF Arquitetos
Os grandes painéis de vidros incorporam a parede externa com revestimento de pedras para a sala de jantar.
Foto: Reprodução /Steck Arquitetura
Nesta varanda as pedras são peças serradas, com tamanhos diferentes. Utilizadas em apenas uma parede e na bancada, criam dois belos pontos de destaque.
Foto: Reprodução / Indio da Costa
O revestimento de pedra é ideal para compor espaços com uma atmosfera agradável e harmonizar com a vegetação.
Foto: Reprodução /Simone Carneiro
O revestimento em pedra destaca apenas uma parede da sala e, assim, confere sofisticação, modernidade e delicadeza para o ambiente.
Foto: Reprodução /Mariane Baptista e Marilda Baptista
Para evitar o excesso de pedras e a monotonia, é possível mesclar diferentes revestimentos e trabalhar apenas em algumas partes de paredes ou muros extensos com pedras.
Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores
O formato das pedras e o seu assentamento podem trazer um ar mais rústico e antigo para o ambiente.
Foto: Reprodução /Tripper Arquitetura
Nesta sala de jantar, o revestimento é de pedra São Tomé filetada. O estilo de corte deixa a pedra com aspecto mais delicado.
Foto: Reprodução /Daniel Nunes Paisagismo
Como são elementos naturais, as pedras são ótimas para compor jardins. Perfeita para revestir muros, degraus e outros elementos externos.
Foto: Reprodução /Gisele Taranto
As texturas das pedras e a mistura de materiais valorizam as formas arquitetônicas e trazem personalidade para o projeto.
Foto: Reprodução / Pekins+Will
O revestimento de paredes com pedras adiciona um charme todo especial e características únicas para decorações de estilo rústico.
Foto: Reprodução /Marina Linhares Interiores
As pedras, a suavidade de cores e a poltrona aconchegante são um convite para aproveitar o ambiente.
Foto: Reprodução / Indio da Costa
Pedras de formatos irregulares revestem a escada e as floreiras. Há ainda a mistura de elementos naturais com modernos, como o metal que aparece nos corrimãos e vigas.
Foto: Reprodução /Mariane Baptista e Marilda Baptista
Os revestimentos de pedras podem ser utilizados em pequenos detalhes, como faixas verticais ou horizontais nas fachadas.
Foto: Reprodução / Arquiteta Bianca Monteiro
A alternância entre pedras e transparência do vidro cria dinamismo na fachada e realça os revestimentos de pedra mosaico.
Foto: Reprodução / Maria Christina Rinaldi
As pedras também podem ser utilizadas nos quartos, para fazer pequenos detalhes ou destacar uma parede. Esse tipo de revestimentos contribui para uma decoração simples e impactante.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
A pedra reveste a lareira e destaca o elemento no ambiente. Além disso, cria uma atmosfera cheia de charme.
Foto: Reprodução /Mutabile Arquitetura
Para destacar os volumes e evitar a sobreposição, as pedras e o tom terroso são utilizados como elementos de destaque.
Foto: Reprodução /DT Estudio
O revestimento canjiquinha de cor suave é um detalhe discreto e de muita beleza na decoração da sala.
Seja para renovar ou construir sua casa, existe uma grande diversidade de pedras decorativas disponíveis para sua escolha. Encontre o tipo que mais combina com o seu estilo e com o ambiente que deseja. Fique atento para aplicações específicas e aos cuidados que você deve ter com esse revestimento. As pedras dão um charme especial e personalidade única para sua residência. Invista nessas peças!