Piscinas: conheça seus tipos, requisitos para construção e manutenção

Escrito por
Foto: iStock

Foto: iStock

Publicidade

Desejo de muitos, ter uma piscina em casa é o programa ideal para reunir amigos e família. Se refrescar nos dias quentes e se bronzear sob o sol são apenas algumas possibilidades que este item proporciona.

Adicionar uma piscina ao lar é muito mais fácil enquanto a casa está sendo construída. Conforme Ana Spagnuolo e Marcos Ribeiro da Arquitetura 8 explicam, normalmente é no primeiro estudo do projeto de arquitetura da construção em que ela é adicionada, desta forma “é possível estudar a melhor localização para a piscina, dando destaque a ela, buscando a melhor insolação e integração ao deck ao paisagismo e à área de lazer”.

Porém, mesmo que sua casa já esteja construída, há a possibilidade de adicionar uma piscina em seu terreno, a partir de uma reforma. “É uma vantagem, já que permite a valorização da residência. Se tratando de reforma, nós arquitetos sempre gostamos de desafios, assim analisamos a arquitetura existente buscando trazer inovações ao imóvel”, relevam os arquitetos.

O que levar em consideração na hora de planejar uma piscina

Foto: iStock

Foto: iStock

Existem alguns pontos relevantes que devem ser levados em conta no momento do planejamento da piscina. Os profissionais relevam os mais importantes:

  • Reconhecimento do terreno: dependendo das condições do terreno, será necessário um preparo anterior à construção, buscando o nivelamento da área e verificando a capacidade de peso sustentada. “É importante fazer uma sondagem para reconhecimento do tipo de solo e assim desenvolver um projeto estrutural”.
  • Escolha um local com boa incidência solar: para aproveitar os momentos de sol junto à família, é importante executar a obra em um local com boa incidência solar. “Analisar a insolação do local e executar um projeto de hidráulica e elétrica com valorização da iluminação é um ponto importante do planejamento”.
  • Delimite o espaço: hoje em dia existem projetos que permitem piscinas menores, aproveitando todo o terreno disponível ou nos mais diferentes formatos.
  • Fique de olho nas normas: o projeto deve estar de acordo com a NBR 10819 de 11/1989 para não haver problemas. Dentre algumas exigências estão a necessidade de a casa de máquinas possuir fácil acesso e o piso, o qual deve ser lavável, com escoamento e não absorvente. “É necessário obedecer às normas de aprovação do projeto de arquitetura nos órgãos competentes”.
  • Busque autorização da prefeitura: de acordo com os arquitetos, é necessário aprovação e obtenção de alvará de construção na Prefeitura Municipal. “A metragem quadrada da piscina é computada como área construída”.
  • Instale um aquecedor: buscando o melhor aproveitamento da piscina, é recomendável a instalação de um aquecedor. “Com o aquecimento, a piscina poderá ser utilizada não só no verão, mas sim em outras estações do ano”.

Quais os tipos de piscinas disponíveis

Hoje no mercado, existem piscinas disponíveis de materiais e preços variados. Confira os tipos mais comuns e suas características:

1. Piscina de concreto

Foto: Reprodução / Design Duo

Foto: Reprodução / Design Duo

Neste modelo, lajes e paredes formam uma caixa monolítica que resiste intacta às movimentações de terra. Para definir os contornos da piscina, são formas de madeira ou de blocos que serão preenchidos com concreto. “Depois da cura, vem a impermeabilização e a colocação do revestimento escolhido”.

Publicidade

Sua maior vantagem é sua durabilidade: é a opção com maior vida útil, além de aceitar todos os tipos de solo. Como desvantagem, o tempo de execução é o maior, além de mais custoso. Possui manutenção fácil, possibilitando a utilização de qualquer produto químico para limpeza de piscinas, devendo ser feita regularmente, devido ao acúmulo de sujeito no rejunte.

2. Piscina de fibra de vidro

Foto: Reprodução / Denise Barreto

Foto: Reprodução / Denise Barreto

Possuindo uma instalação simples, a empresa contratada escava o local, realizando um colchão de areia ou base cimentada para o casco. Uma mistura de areia, cimento e terra preenche o entorno. “A umidade do solo, que deve ser naturalmente firme, auxiliando a manter o tanque assentado no local”, alerta.

Como vantagens, destaca-se o custo baixo e instalação rápida. Além disso, sua leveza costuma fazer da fibra uma boa opção para apartamentos. Como desvantagens, os formatos e as cores disponíveis são pré-definidos pelo fabricante e a peça pode desbotar com o cloro. Sua manutenção é esporádica, já que possui superfície lisa, dificultando o acúmulo de sujeira. Atenção especial nos produtos para tratamento de água: se possuírem muito cloro causarão o desbotamento da piscina.

3. Piscina de vinil

Foto: Reprodução / Studio Donizelli

Foto: Reprodução / Studio Donizelli

Feita com revestimento vinílico, pode ser aplicada sobre uma construção de tubulões e colunas e com o levantamento das paredes com blocos de concreto.

Como vantagens, podemos citar o investimento mais em conta, a possibilidade de design variado e a rápida instalação. Já com desvantagens, temos sua fragilidade, podendo ter seu material rasgado por materiais pontiagudos, diminuindo sua vida útil. Para a manutenção, recomenda-se cuidar dos produtos com muito cloro, pois assim como a piscina de fibra, o material pode desbotar com o tempo.

Manutenção e limpeza de piscinas

Foto: iStock

Foto: iStock

Buscando prolongar a vida útil deste item, existem alguns cuidados que auxiliam este processo. Confira algumas recomendações dos profissionais:

Publicidade

Produtos utilizados na limpeza e no tratamento da água

Segundo os arquitetos, para manter a limpeza das piscinas em dia, são necessários alguns produtos indispensáveis, como por exemplo: cloro, elevador de pH, algicida de choque, decantador, elevador de alcalinidade e limpa-bordas. Estes produtos podem ser encontrados em lojas especializadas. Existe ainda a manta de proteção feita com vinil, a qual protege a piscina de sujeiras e ainda suporta um pouco de peso com esta cheia.

Como medir o pH e o cloro da piscina

“O mais indicado é contratar um profissional para fazer a medição de pH e a limpeza adequada, pois estes são serviços que levam tempo”, opinam. Porém, em lojas especializadas existem produtos com esta finalidade, como um kit colorimétrico para controlar o pH e a intensidade do cloro da piscina, fácil de manusear.

Como limpar uma piscina verde

Foto: iStock

Foto: iStock

Buscando realizar uma limpeza caseira de uma piscina com a água já verde, confira o passo a passo a seguir para eliminar suas dúvidas:

  1. Retire toda a sujeira grossa – como folhas – que esteja em seu interior.
  2. Escovamos toda a superfície da piscina com a escova conectada a haste metálica para facilitar o manuseio.
  3. Analise a alcalinidade da piscina com o auxílio do kit colorimétrico ou da fita teste.
  4. Decante a sujeira usando um clarificante.
  5. Desligue a bomba e deixe o processo de decantação agir por aproximadamente 12 horas com o motor desligado.
  6. No dia seguinte, a piscina estará com sua água quase transparente, e a sujeira acumulada no fundo pronta para ser aspirada.
  7. Com a aspiração finalizada, a maior parte da sujeira foi removida, possibilitando então a colocação do cloro. Coloque uma dosagem de choque de aproximadamente 10g/m³ de cloro espalhados por toda a superfície da piscina.
  8. Limpe toda a linha de borda na altura da superfície de água com o auxílio de uma esponja de lavar louça e um detergente especial para piscinas, ou limpa-bordas.
  9. Por fim, deixe o motor ligado com os registros de aspiração, skimmer, ralo de fundo e retorno abertos e o registro de esgoto fechado. A piscina poderá ser liberada para uso assim que o cloro marcar entre 0,5 e 5 PPM no kit colorimétrico.

20+ modelos de piscinas para se apaixonar

Desejando ter uma piscina em casa, mas não sabe qual o modelo que mais lhe agrada? Confira algumas opções e escolha sua favorita:

1. Piscina com cascata

Foto: Reprodução / Heloísa Titan

Foto: Reprodução / Heloísa Titan

2. Área de lazer cercada pela natureza

Foto: Reprodução / Gisele Ribeiro Arquitetura

Foto: Reprodução / Gisele Ribeiro Arquitetura

3. Piscina em ambiente fechado

Foto: Reprodução / Betty Birger Arquitetura

Foto: Reprodução / Betty Birger Arquitetura

4. Área de lazer confortável

Foto: Reprodução / Francisco Franck

Foto: Reprodução / Francisco Franck

Publicidade

5. Piscina com diferentes níveis

Foto: Reprodução / Branca Vieira Arquitetura

Foto: Reprodução / Branca Vieira Arquitetura

6. Piscina com jardim vertical

Foto: Reprodução / Andrea Pacheco

Foto: Reprodução / Andrea Pacheco

7. Deck dando mais charme e sofisticação

Foto: Reprodução / Tânia Póvoa

Foto: Reprodução / Tânia Póvoa

8. Piscina com design diferenciado

Foto: Reprodução / ArchDesign Studio

Foto: Reprodução / ArchDesign Studio

9. Área de lazer moderna

Foto: Reprodução / Lindsay Urban Liv

Foto: Reprodução / Lindsay Urban Liv

10. Área de lazer integrada com churrasqueira

Foto: Reprodução / Meyer Cortez Arquitetura

Foto: Reprodução / Meyer Cortez Arquitetura

11. Área de lazer pequena

Foto: Reprodução / Deise Leal

Foto: Reprodução / Deise Leal

12. Piscina com borda infinita

Foto: Reprodução / Mutabile Arquitetura

Foto: Reprodução / Mutabile Arquitetura

13.Piscina redonda

Foto: Reprodução / A/Zero Arquitetura

Foto: Reprodução / A/Zero Arquitetura

14. Área de lazer iluminada

Foto: Reprodução / Patrícia Salles Arquitetura

Foto: Reprodução / Patrícia Salles Arquitetura

15. Piscina e área de lazer em diferentes níveis

Foto: Reprodução / Eliane Fanti

Foto: Reprodução / Eliane Fanti

16. Piscina dupla

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílares

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílares

17. Área de lazer integrada com jacuzzi

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

18. Piscina no primeiro andar

Foto: Reprodução / Baixo Impacto Arquitetura

Foto: Reprodução / Baixo Impacto Arquitetura

19. Piscina para espaços pequenos

Foto: Reprodução / Adriana Mello Arquitetura

Foto: Reprodução / Adriana Mello Arquitetura

20. Área de lazer estilo oriente médio

Foto: Reprodução / 3W Arquitetura

Foto: Reprodução / 3W Arquitetura

21. Área de lazer rústica

Foto: Reprodução / Pulse Arquitetura

Foto: Reprodução / Pulse Arquitetura

22. Piscina com raias

Foto: Reprodução / arqMULTI Arquitetura

Foto: Reprodução / arqMULTI Arquitetura

23. Piscina em vírgula

Foto: Reprodução / Harumi Zayas

Foto: Reprodução / Harumi Zayas

20+ itens e acessórios de piscina para comprar

Agora, se você já possui uma piscina em casa, é hora de conferir alguns itens e acessórios para comprar pela internet e deixar a diversão nos dias de calor ainda melhores!

1. Piscina em PVC 5.500l Mor

Compre na Extra por R$506,90,00.

Compre na Extra por R$510,90.

2. Colchão inflável transparente Mormaii

Compre na Walmart por R$39,00.

Compre na Walmart por R$39,00.

3. Guarda Sol fixo Malibu

Compre na Casas Bahia por R$349,90.

Compre na Casas Bahia por R$349,90.

4. Flutuador esteira Belfix

Compre na Leroy Merlin por R$85,90.

Compre na Leroy Merlin por R$85,90.

5. Piscina Spa com bolhas e aquecimento Intex

Compre na Mobly por R$3,499,99.

Compre na Mobly por R$3.499,99.

6. Piscina inflável quadrada Intex

Compre na Leroy Merlin por R$289,90.

Compre na Leroy Merlin por R$289,90.

7. Sofá ultra lilás Intex

 Compre na Mobly por R$309,99.


Compre na Mobly por R$309,99.

8. Kit de snorkel rosa Bestway

Compre na Ponto Frio por R$35,99.

Compre na Ponto Frio por R$45,99.

9. Poltrona casal corrida no rio Intex

Compre na Mobly por R$229,99.

Compre na Mobly por R$229,99.

10. Kit para manutenção de piscinas Jilong

Compre na Submarino por R$178,19.

Compre na Submarino por R$197,99.

11. Bola gigante colorida Mor

Compre na Mobly por R$43,69.

Compre na Mobly por R$45,99.

12. Boia infantil Baby Seat

Compre na Casas Bahia por R$58,90.

Compre na Casas Bahia por R$58,90.

13. Boia inflável listras Mormaii

Compre na Casas Bahia por R$39,90.

Compre na Casas Bahia por R$39,90.

14. Bar flutuante Nautika

Compre na Mobly por R$43,69.

Compre na Mobly por R$45,69.

15. Boia inflável circular roxa NTK

Compre na Ponto Frio por R$22,90.

Compre na Ponto Frio por R$22,90.

16. Boia baleia Bestway

Compre na Americanas por R$54,90.

Compre na Americanas por R$54,90.

17. Boia infantil cogumelo com parasol Mor

Compre na Magazine Luiza por R$49,90.

Compre na Magazine Luiza por R$49,90.

18. Bar cooler flutuante Intex

Compre na Walmart por R$89,90.

Compre na Walmart por R$89,90.

19. Boia jet ski Turma da Mônica Mor

Compre na Tricae por R$59,99.

Compre na Tricae por R$59,99.

20. Boia infantil crocodilo Sunfit

Compre na Americanas por R$37,90.

Compre na Americanas por R$37,90.

21. Boia de braço Mickey Flooty

Compre na Submarino por R$27,99.

Compre na Submarino por R$27,99.

22. Boia bebê Bestway

Compre na Americanas por R$35,90.

Compre na Americanas por R$35,90.

Lembre-se de levar em conta o design, custos, vantagens e desvantagens de cada modelo antes de escolher sua opção favorita. Seja na hora de construir ou de reformar, uma piscina com certeza será a opção ideal para complementar a área de lazer de sua casa, além de proporcionar bons momentos em família.