30 ideias de piscina natural para um refúgio da natureza na sua casa

Escrito por
Em 08.10.20

Por                                
Em 08.10.20

A piscina natural é uma alternativa que dispensa o uso de produtos químicos para a filtragem da água e tem o funcionamento semelhante ao de um lago. Além do visual estonteante e cheio de frescor, esse tipo de piscina também resgata a interação com a natureza e pode ser totalmente próprio para banho. Conheça mais sobre essa opção:

Publicidade



Índice do conteúdo:

O que é e como funciona uma piscina natural?

A piscina natural reproduz um ecossistema da natureza e conta com elementos como plantas, pedras e até peixes. Segundo a Ecosys, empresa especialista em lagos ornamentais, esse tipo de piscina pode possuir formas orgânicas ou geométricas e contar com pedras naturais, areias e uso de revestimentos.

A empresa também explica que “o funcionamento em si é composto por bombas de água para a recirculação, filtros ultravioletas, gerador de oxigênio e mídias filtrantes, formando a filtragem mecânica e biológica”.

Sobre as vantagens desse modelo de piscina, a Ecosys diz que, “além de agregar um estilo mais tropical, amplia o bem-estar e conforto nos ambientes.” E acrescenta: “também nos permite a possibilidade de nadar entre peixes e plantas, o que torna a experiência incrível”.

Além disso, a empresa destaca a ausência de produtos químicos para o tratamento e o pH balanceado da água, o que evita irritação nos olhos e ressecamento da pele e do cabelo provocados pelo cloro. Também reforça que os custos com manutenção, limpeza e energia são bem menores do que o de uma piscina convencional.

Como fazer uma piscina natural

Para construir uma piscina natural, conforme orientações da Ecosys, é necessário observar os seguintes itens:

  • Formato: a piscina natural é normalmente construída com formato todo orgânico, ou seja, escavada diretamente no solo natural, sem a utilização de paredes de alvenaria em seu formato.
  • Impermeabilização: após a escavação do terreno, é necessária uma camada de proteção mecânica, para que possa ser colocada uma manta para a impermeabilização e, em seguida, outra camada de proteção mecânica para receber as pedras e outros itens.
  • Pedras e areia: para o fundo da piscina, é utilizado um tipo de areia especial clara. Também podem ser adicionadas pedras naturais, como seixos, para ajudar a compor o visual orgânico.
  • Sistema de filtragem: esse sistema é necessário para filtrar partículas de sujeira grande, como folhas, e também eliminar bactérias resultantes da decomposição orgânica que possam ser nocivas à saúde. O tamanho e o modelo podem variar conforme as características da piscina e, além disso, o filtro deve funcionar 24 horas por dia e ser silencioso.
  • Peixes e plantas: para completar o ecossistema, podem ser colocados peixes e plantas. Espécies aquáticas como aguapé, papiro, mureré e ninfeia têm alto poder filtrante e embelezam a paisagem. Os peixes ajudam a eliminar larvas de insetos e podem ser pequenos, como lambaris, ou grandes, como carpas.

Além dos itens essenciais para uma piscina natural, também é preciso ponderar sobre seu custo. Veja:

Publicidade



Qual o custo de uma piscina natural?

De acordo com Mozart Junior, responsável por orçamentos e projetos da Ecosys, “o custo para execução de uma piscina natural pode variar de R$ 3000 a R$ 5000 por m², dependendo do tamanho, profundidade e outros itens.” O profissional destaca que, “tendo em vista os custos de energia e manutenção mais reduzidos que o de uma piscina tradicional, o custo da piscina natural se paga em aproximadamente 6 anos.”

A piscina natural pode ser uma opção interessante para o seu lar. E, para garantir um projeto eficaz, consulte sempre um profissional.

30 fotos de piscina natural que são inspiradoras

Além de trazer mais harmonia para a paisagem, a piscina natural é uma ótima opção para garantir bons momentos de contemplação, relaxamento e interação com a natureza. Confira projetos:

1. A piscina natural garante um visual único

2. E, com certeza, será a principal atração do jardim

3. Seu funcionamento é totalmente sustentável

4. Já que dispensa qualquer tratamento químico

5. Assim, é possível ter plantas e peixes em sua composição

6. A piscina pode ter um formato orgânico

Ecosys Lagos Ornamentais

Publicidade



7. Com pedras naturais em sua composição

8. Ou um visual moderno com linhas retas

9. Um elemento que vai encher sua casa de frescor

10. E promover momentos únicos com a natureza

11. Até mesmo no período noturno

12. Um belo cenário para se admirar

13. Você pode cultivar várias plantas aquáticas

14. E aproveitar momentos relaxantes junto à água

15. A piscina natural pode se integrar com a casa

Gilberto Elkis

Publicidade



16. Ou se encaixar perfeitamente na paisagem

17. A água deixa qualquer espaço mais agradável

18. Proporciona horas de lazer

19. E garante um efeito incrível com a arquitetura

20. Você pode desfrutar de um refúgio só seu

21. E se refrescar nos dias mais quentes

22. Até mesmo em um pequeno espaço

23. Impossível não se encantar com sua beleza

24. Maravilhe-se com o espetáculo da natureza

25. A piscina natural pode ser combinada com um deck

26. E ser acompanhada de espreguiçadeiras

27. O local perfeito para uma pausa na rotina

28. Sua casa pode se tornar um verdadeiro paraíso

29. Um recanto gostoso e divertido para a família

30. Repleto de respeito e cuidado com a natureza

Ter uma piscina natural é ter um espaço perfeito para curtir bons momentos e se aproximar ainda mais da natureza. E, para viver em equilibro e harmonia com a paisagem, veja também ideias de casa rústica!