Telhado de vidro: 50 ideias para transformar sua casa

Escrito por Nathália Barreto

Foto: Reprodução /CASA 14 ARQUITETURA

Integrar ambiente interno e externo, permitir a entrada de iluminação natural e deixar seu imóvel mais charmoso e moderno, essas são algumas das vantagens do telhado de vidro.

Seja em formato de placas, telhas ou mesclando vidro com outros materiais, esse tipo de cobertura vem ganhando força e se tornando uma das queridinhas dos arquitetos. E não poderia ser diferente! Vidro traz leveza e fluidez, ajuda a economizar na conta de energia e ainda é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. E para quem está na dúvida se deve ou não investir em coberturas de vidro por que tem medo dos raios solares, já existem películas protetoras com proteção térmica e contra raios UVA/UVB.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a arquiteta Nathércia Queiroz e separamos algumas dicas, além de 50 modelos de telhado de vidro para servirem de inspiração. Confira:

Claraboia X telhado de vidro

Foto: Reprodução /UNE ARQUITETURA

Muitas vezes feitas de vidro, em uma rápida análise, é possível confundir clarabóias com telhados de vidro. Mas ao analisarmos com cuidado percebemos que não é bem assim!

Clarabóias são aberturas na cobertura das edificações que tem como objetivo permitir a entrada de iluminação e ventilação. Esse tipo de estrutura é muito utilizada em cômodos internos que não permitem o uso de janelas. Podem ser de qualquer formato, com estruturas móveis ou fixas, de vidro, policarbonato ou acrílico.

Já o objetivo dos tetos de vidro é igual ao de todo telhado: proteger o ambiente interno das intempéries externas.

Vantagens e desvantagens

Foto: Reprodução /LAB ARQUITETOS

O uso de telhados de vidro apresenta muitas vantagens. Eles proporcionam grande incidência de iluminação natural, ajudando a diminuir o consumo de energia elétrica. Além disso, não criam barreiras visuais, permitindo maior fluidez e integração entre área externa e interna e ampliando espaços. Por fim, existem vários tipos de vidros, que podem ser utilizados nos mais diversos formatos e combinados com diferentes materiais, garantindo um ambiente original e único.

Como não poderia deixar de ser, tetos de vidro também possuem desvantagens. O custo desse tipo de cobertura é mais alto do que os telhados tradicionais de cerâmica. Fora isso, os telhados de vidro devem ser bem projetados e pensados para evitar que o ambiente interno fique muito quente ou que o excesso de iluminação incomode os moradores ou atrapalhe no seu dia-a-a-dia.

Cuidados e manutenção

Foto: Reprodução /RAMELLA

Vidros precisam de manutenção e limpeza periódica. A frequência vai depender do tipo de vidro e do estado do telhado. O ideal é que esse tipo de cobertura não fique mais de um ou dois anos sem limpeza.

Jamais utilize materiais abrasivos no seu telhado, pois podem danificar o vidro. Apenas água e sabão são suficientes para remover a sujeira. Por se tratar de estruturas altas e de difícil acesso, o ideal é contratar profissionais especializados em limpezas de coberturas, assim você evita acidentes e preserva o seu telhado.

50 projetos com telhados de vidro para te inspirar

Telhados de vidro fazem toda a diferença na decoração e arquitetura de uma casa. Na hora de escolher o modelo ideal, é possível combinar o vidro com outros materiais ou apostar em placas ou telhas de vidro. Confira algumas ideias:

1. Espaço gourmet com telhado de vidro

Foto: Reprodução /CRISTIANE BERGESCH

O uso de telhado de vidro em espaços gourmet permite aproveitar a luz do Sol dentro de casa. Perfeito para quem quer reunir os amigos e aproveitar o dia, independente do clima que está lá fora!

2. Teto ou piso?

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas KILARIS

Nesse projeto inusitado, a sala de estar ganhou um teto de vidro que serve como piso para o pavimento superior. Original, moderno e bonito.

3. Combinação de deck com varanda gourmet

Foto: Reprodução /UMM ARQUITETURA

Aqui, a cobertura de vidro permitiu criar um ambiente que mistura as características de um deck com as facilidades de uma varanda gourmet.

4. Para integrar varanda e jardim

Foto: Reprodução /BENDER ARQUITETURA

Quem não gosta de descansar aproveitando a natureza e olhando para o céu? Essa varanda com telhado de vidro compõe um ambiente coberto totalmente integrado com a área externa.

5. Criando espaços contínuos

Foto: Reprodução /MARINA LINHARES

O uso de telhado de vidro com pergolados transformou essa sala em um ambiente de ligação entre a varanda e os demais cômodos.

6. Deixe a luz entrar

Foto: Reprodução /GALERIA ARQUITETOS

A escolha por tetos de vidro em corredores e escadas ajudam a espalhar a iluminação natural pelos demais cômodos das casa.

7. Cobertura de vidro no apartamento

Foto: Reprodução /GEORGIA BRANDI ARQUITETURA

Quem disse que telhados de vidro só podem ser usados em casas? A varanda desse apartamento ganhou um pergolado de madeira com vidro e ficou super charmosa.

8. Telhado de vidro na cozinha é possível

Foto: Reprodução /ROCCO ARQUITETOS

Para diminuir a incidência da luz solar sem abrir mão do telhado de vidro, a opção foi mesclar dois tipos de materiais: a madeira e o vidro.

9. Telhado de vidro curvilíneo

Foto: Reprodução /PASCALI SEMERDJIAN ARQUITETOS

Nesse projeto, a parede de vidro e madeira continuam até o teto, ganhando destaque e deixando o lugar estiloso e original.

10. Telhado de vidro amplia espaços

Foto: Reprodução /CASA 14 ARQUITETURA

Telhados de vidro podem ser usados para dar amplitude a espaços pequenos ou estreitos. Um exemplo é essa casa, que ficou mais espaçosa por causa da cobertura escolhida.

11. Jardim externo com cobertura

Foto: Reprodução /VIPLAN ENVIDRAÇAMENTO

As placas de vidro justapostas ficaram super leves e fluídas, garantindo proteção sem criar barreiras visuais.

12. Metade vidro, metade madeira

Foto: Reprodução /CARLA JUAÇABA

Mesclar materiais é sempre uma ótima ideia para destacar a arquitetura de um lugar. A combinação do telhado de vidro com o telhado de madeira criou um efeito incrível. Criativo e original!

13. Iluminação e plantas naturais

Foto: Reprodução /ROBERTO MIGOTTO

Imagine aproveitar uma hidromassagem olhando para o céu? Aqui o jardim vertical e a cobertura de vidro dão a sensação de que você está tomando banho do lado de fora de casa.

14. Vidro em todo lugar

Foto: Reprodução /FENSTEKPVC

A combinação da parede de vidro com o telhado e guarda-corpo de mesmo material garantiram leveza e amplitude ao lugar, além de permitirem uma ampla visão da paisagem externa.

15. Corredor minimalista

Foto: Reprodução /VÃO

A passarela e os degraus de madeira ganharam leveza com o guarda-corpo e corrimão simples e vazado. O telhado de vidro trouxe amplitude e ajudou a completar a composição.

16. Interligando ambientes

Foto: Reprodução /FLAVIA MEDINA

Telhado, parede e porta de vidro criam um efeito de continuidade e, nesse projeto, ajudaram na integração dos ambientes interno e externo.

17. Telhado xadrez

Foto: Reprodução /CLAUDIA PUGA & NICOLE SCHWAB

Essa cobertura mescla madeira e vidro e cria um divertido efeito xadrez, dando mais originalidade e charme ao lugar.

18. Janelas e teto de vidro

Foto: Reprodução /AMÉRICO PARLATO

A combinação de janelas de vidro com o telhado no mesmo material priorizam a ventilação e o uso da iluminação natural.

19. Vidro para dar leveza

Foto: Reprodução /CRISA SANTOS

A parede e teto de vidro ajudaram a dar leveza à fachada da casa em formato geométrico e linhas retas. Além disso, a porta de madeira ficou em destaque e deixou a composição ainda mais charmosa.

20. Caminho de luz

Foto: Reprodução /CARLA JUAÇABA

O caminho de vidro na parede e teto criam um foco de iluminação natural, dá mais suavidade ao local decorado com pedras e ainda ajuda a ampliar o espaço.

21. Vidro e estampa floral

Foto: Reprodução /CRIAR PROJETOS

A junção da fluidez do vidro com o colorido da estampa de flores na parede e no teto produziram um efeito original e divertido, sem perder a leveza.

22. Pátio dentro de casa

Foto: Reprodução /STUDIO ARTHUR CASAS

A cobertura de vidro no corredor evitou barreiras visuais e criou a sensação de que existe um átrio dentro de casa.

23. Parede e teto de vidro para apreciar a vista

Foto: Reprodução /CARLA FELIPPI

A escolha pelo telhado e teto de vidro em toda a extensão da sala de estar permite aproveitar a vista de diversos pontos do apartamento. 

24. Madeira e vidro no telhado e na decoração

Foto: Reprodução /ASENNE ARQUITETURA

Madeira e vidro formam um par perfeito! O telhado de vidro com vigas de madeira garante proteção, leveza e conforto.

25. Telhado de vidro em estilo rústico

Foto: Reprodução /COBRIRE

O telhado de palha já era super bonito e original. Para proteger contra as intempéries climáticas, recebeu placas de vidro e, além de lindo, ficou confortável e original.

26. Pergolado de madeira e vidro

Foto: Reprodução /TATIANA ANDRADE

Pergolados são ótimos para áreas externas! Para proteger das intempéries climáticas, é possível adicionar placas de vidro, aumentando o conforto sem criar barreiras visuais.

27. Sala de estar ou jardim?

Foto: Reprodução /ABREU ISRAEL

E essa mistura de sala de estar com jardim? As plantas e o telhado de vidro com pergolados permitiram a criação de um ambiente que mistura a proteção da sala de estar com o aconchego de um jardim.

28. Harmonia e discrição

Foto: Reprodução /ERICK FIGUEIRA DE MELLO

Esse espaço gourmet descolado e charmoso precisava de um telhado que não disputasse atenção com as cores vibrantes. Por isso, a opção foi apostar no telhado de vidro: discreto e harmônico.

29. Telhado de vidro simples e acolhedor

Foto: Reprodução /A+ ARQUITETURA

Varandas são excelentes para descansar e aproveitar a natureza. O pergolado de madeira com placas de vidro ficou simples e ao mesmo tempo aconchegante.

30. Pergolado de metal com vidro

Foto: Reprodução /VIDRO LASER

O uso do pergolado metálico com telhado e parede de vidro cria um ambiente de integração entre área externa e interna. Excelente para varandas e áreas de lazer.

31. Vidro na cobertura do apartamento

Foto: Reprodução /AMERICA FILMS

A varanda desse apartamento recebeu um telhado de vidro para proteger das intempéries climáticas sem perder a iluminação natural.

32. Conforto e suavidade

Foto: Reprodução /CAROL CILENTO ARQUITETURA

Madeira e vidro é sempre uma ótima combinação! Enquanto a madeira cria uma sensação de aconchego, o vidro traz leveza e suavidade. Ideal para qualquer tipo de ambiente!

33. Corredor externo também combina com vidro

Foto: Reprodução /VIDROART

Para quem procura uma cobertura para corredores externos, telhados de vidro são uma ótima ideia! Além de bonitos, protegem sem criar a sensação de que está dentro de casa.

34. Área de lazer com telhado de vidro

Piscinas internas são perfeitas para não sofrer com mudanças climáticas. Para deixar a área de lazer mais agradável, aposte em telhados de vidro e no uso de plantas naturais.

35. Telhado de vidro em qualquer lugar

Foto: Reprodução /EXCLUSIVA PVC

Não tenha medo de inovar! Nessa casa, o telhado de vidro criou um efeito moderno e descontraído, além de dar amplitude ao lugar.

36. Em estilo discreto

Foto: Reprodução /RC Curi Empreiteira

Essa cobertura de vidro com estrutura de metal ficou super discreta, garantindo o conforto, sem abrir mão da fluidez.

37. Ideal para áreas de lazer

Foto: Reprodução /IAGO PATUCCI

Varandas, espaços gourmet, salão de festas e outras áreas de lazer formam uma combinação perfeita com telhados de vidro. Além de trazer conforto, esse tipo de cobertura mantém características de ambientes externos.

38. Paisagem interna e externa integradas

A piscina ganhou portas e telhado para garantir o conforto térmico. O vidro garantiu continuidade e comunicação entre área interna e externa.

39. Gazebo de vidro e metal

Foto: Reprodução /VIDROART

Por mais simples que sejam, gazebos são encantadores e acolhedores. Esse modelo, todo de vidro e com estrutura metálica, ficou ainda mais aconchegante e único.

40. Cômodo de vidro na cobertura

Foto: Reprodução /MC3 ARQUITETURA

Janelas, parede e telhado de vidro ajudaram a criar um cômodo leve e discreto na cobertura desse apartamento. Perfeito para quem procura conforto, aliando a integração com a paisagem externa.

41. Piscina com teto de vidro

Telhados de vidro são excelentes para serem usados nas áreas com piscinas. Protegem das intempéries climáticas e permitem aproveitar mais a luz do Sol.

42. Vidro no banheiro é uma boa pedida

Foto: Reprodução /ESTUDIO SESPEDE ARQUITECTOS

Utilizar iluminação natural em banheiros evita mofo e deixa o lugar mais agradável. Nessa composição, a banheira foi cercada por estruturas de vidro, compondo um espaço diferente e acolhedor.

43. Cercado por vidro

Foto: Reprodução /VIDROS DOM

A sala de jantar e o jardim interno receberam coberturas e portas de vidro, compondo um efeito de continuidade e dando a sensação de que é tudo um único cômodo.

44. Telhado de vidro no jardim interno

Foto: Reprodução /ERICK FIGUEIRA DE MELLO

Jardins internos são lindos e deixam qualquer ambiente mais agradável. Para garantir que as plantas recebam iluminação natural sem sofrer com as mudanças climáticas, aposte no telhado de vidro.

45. Fachada com telhado de vidro

Foto: Reprodução /PORTO MAESTRI

Nesse projeto, o telhado de vidro garantiu proteção à entrada da casa, sem pesar nem interferir no estilo da fachada.

46. Combinando com a paleta de cores

Foto: Reprodução /MARINA LINHARES

O pergolado de metal combinou com a paleta de cores do ambiente, enquanto o vidro ajudou a compor o estilo moderno e descontraído da decoração.

47. Aumentando a sala de jantar

Foto: Reprodução /PONTO DO VIDRACEIRO

Teto de vidro também pode ser usado na sala de jantar! Nesse projeto, o vidro ampliou o ambiente e trouxe leveza e requinte.

48. Telhado de vidro colorido

Foto: Reprodução /INOVA PROJETOS

Para quem procura uma cobertura de vidro que permita pouca incidência de iluminação, basta escolher um vidro translúcido ou colorido e um modelo de estrutura com pouca distância entre as vigas.

49. Telhado discreto e neutro

Foto: Reprodução /ESTUDIO ON

O telhado de vidro nesse espaço gourmet ficou discreto e deu amplitude ao lugar. Além disso, combinou perfeitamente com a paleta de cores neutras do piso, paredes e móveis.

50. Varanda protegida


Foto: Reprodução /SERRALHERIA SOBRINHO

A estrutura de ferro com cobertura de vidro permitiu criar uma proteção discreta e funcional. Perfeita para varandas e áreas externas.

Depois de tantos modelos inspiradores, basta escolher aquele que mais gostou e que fica melhor na sua residência, adequar ao seu estilo e começar o seu projeto!

PARA VOCÊ