Parede de vidro deixa a arquitetura moderna e com visual de tirar o fôlego

Escrito por Nathália Barreto

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA



O vidro é um material super versátil, que pode ser usado em quase todos os ambientes e estilos de decoração. Seja no interior de imóveis ou em áreas externas, paredes de vidro proporcionam luminosidade, leveza e dão sofisticação e elegância ao lugar. Se usadas na fachada, as paredes de vidro permitem uma integração entre área externa e interna, transformando uma na extensão da outra. Uma outra vantagem é o benefício de poder aproveitar a luz natural e a paisagem externa mesmo estando dentro de casa. Além disso, o vidro ainda cria amplitude e pode ser usado para expandir lugares pequenos ou estreitos.

Apesar das vantagens, muitos moradores tem receio em optar pela parede de vidro, pois temem perder a privacidade. Para ajudar a sanar essa e outras dúvidas, conversamos com a arquiteta Nathércia Queiroz. Ela explica que é possível manter a privacidade sem abrir mão da leveza do vidro. Para isso, pode-se utilizar paredes de vidro em locais estratégicos, como em andares elevados e áreas sociais da casa. Também é possível adicionar outros recursos ao vidro, como cortinas e persianas, ou ainda utilizar opções de vidros semi-translúcidos, que não permitem a percepção total. Para ajudar a ficar por dentro do assunto, trouxemos algumas dicas sobre instalação e tipos de vidro, além de 70 modelos de parede de vidro que podem servir de inspiração para o seu projeto.

Qual tipo de vidro usar?

Foto: Reprodução /Pessoa Arquitetos

Ao escolher colocar uma parede de vidro na sua casa, é importante ficar atento às normas técnicas e priorizar a segurança. Nathércia explica que dependendo da finalidade e local de instalação, existe um vidro específico indicado. “Os vidros de alta perfomance, por exemplo, são ideais para fachadas. Esse tipo de vidro filtra a passagem dos raios solares de forma que a temperatura interna se mantenha estável. Outra opção são os vidros autolimpantes, pois necessitam de menos limpeza e manutenção. Para paredes internas, a melhor opção são os temperados ou laminados, chamados de vidros de segurança”, conta a profissional.

Qual a estrutura necessária?

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

De acordo com a arquiteta, existem diferentes maneiras de instalar paredes de vidro, tudo vai depender da altura do pé direito e do tamanho do vão.

Uma possibilidade é utilizar perfis de metalon, que são estruturas feitas de um aço muito resistente. Outra maneira é fixar os painéis de vidros apenas no chão e no teto com ajuda de alguns suportes próprios. Pode-se ainda utilizar armações internas no próprio vidro e prendê-los com botões de aço.

Qual a forma certa de limpar?

Foto: Reprodução /Torres e bello arquitetos

Para que a parede de vidro conquiste o efeito desejado, é preciso que ela esteja sempre limpa, sem manchas e marcas. A arquiteta lembra que ao limpar vidros é preciso não esquecer de jamais utilizar material abrasivo, como ácidos e lixas, pois isso pode danificar e arranhar o material. O ideal é usar produtos específicos para vidros ou água e sabão ou detergente neutro.



Casas com fachadas de vidro e pé direito duplo costumam ser mais trabalhosas para limpar devido à dificuldade de acessar as partes mais altas. Um dica é dar preferência aos vidros autolimpantes, que não acumulam tanta poeira e permanecem limpo por mais tempo.

70 projetos residenciais que utilizam parede de vidro

O recurso fica incrível em casas mais modernas, mas também é possível aplicá-lo em outros tipos de construções. Confira algumas ideias:

1. Parede de vidro no banheiro

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

Quem não gostaria de descansar em uma banheira apreciando uma vista maravilhosa? Essa casa de frente para um campo desabitado é ideal para colocar uma parede de vidro no banheiro sem abrir mão da privacidade.

2. Sala de estar integrada à natureza

Foto: Reprodução /SANDRA PICCIOTTO

Mesa de centro de madeira, paredes de vidro, predominância das cores branco e marrom e árvores ao redor da casa fazem com que essa sala de estar pareça estar totalmente dentro de uma floresta.

3. Área interna e externa conectadas

Foto: Reprodução /LAB ARQUITETOS

A escolha pelo vidro, além de aproveitar a luminosidade natural, trouxe o jardim para dentro da sala e deu a sensação de que a área externa e interna são uma só.

4. Paredes de vidro para dar leveza

Foto: Reprodução /Pessoa Arquitetos

Nesse projeto, as paredes de vidro serviram para dar leveza ao estilo industrial e rígido dos móveis e colunas de concreto, além de darem amplitude ao local e priorizarem a luminosidade natural.



5. Fachada de vidro e teto de madeira

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

A fachada totalmente de vidro dá destaque ao teto plano de madeira e cria uma sensação de que ele está flutuando no ar. Bonito, elegante e original.

6. Sala de estar com parede de vidro e pé direito duplo

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

Pé direito duplo sempre dá um ar de sofisticação. Nessa sala, a parede de vidro iluminou o lugar e permitiu que o teto de madeira charmoso ficasse em evidência. Para não perder a privacidade, a solução foi usar persianas.

7. Fachada geométrica com parede de vidro

Foto: Reprodução /MM ARQUITETURA E URBANISMO

A parede de vidro com estruturas pretas deu mais suavidade a essa casa com linhas e contornos geométricos. Além disso, o vidro serviu para integrar piscina e área interna.

8. Contorno retangular e fachada de vidro

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

A casa em formato retangular poderia ter ficado parecendo um caixote e de difícil acesso se fosse toda de alvenaria. A escolha pela parede de vidro trouxe delicadeza e uma maior comunicação entre área interna e externa.

9. Uma boa combinação de tons sóbrios com vidro

Foto: Reprodução /Leonardo Muller

A mistura do piso claro com o cinza escuro e o branco ficou sofisticada e elegante. Para completar, a parede de vidro com estruturas pretas trouxe mais suavidade para a paleta de cores.



10. Área de lazer e área social integradas

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARIS

Nesse projeto, a ideia foi utilizar paredes de vidro para integrar as áreas sociais internas e externas, e apostar em paredes de alvenaria para isolar áreas privativas, como banheiros e quartos.

11. Apartamento aconchegante com muita luz natural

Foto: Reprodução /QUITETE E FARIA ARQUITETURA

Esse apartamento já era super charmoso e cheio de vida, a parede de vidro trouxe um mini jardim para dentro de casa, além de garantir muita luz natural e destacar ainda mais o lustre.

12. Amplitude como conceito principal

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

A combinação do pé direito duplo sem lustres com paredes de vidro que vão do piso ao teto criou uma ambiente amplo e clean.

13. De olho na vista

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

Porque ter paredes decoradas quando se tem uma vista belíssima como essa na frente? A escolha pela parede de vidro criou uma moldura para o morro do Pão de Açúcar (Rio de Janeiro) e o transformou em um grande quadro, embelezando a sala.

14. Emoldurando a escada com parede de vidro

Ao invés de esconder a escada, esse projeto achou melhor enquadrá-la em uma parede de vidro, dando ao cômodo mais charme e leveza.

15. Vidro em evidência na fachada

Foto: Reprodução /BERNAL PROJETOS

Essa fachada sem janelas e com paleta de tons claros poderia ter ficado sem nenhum adorno e graça, mas a parede de vidro impediu que isso acontecesse e ganhou destaque.

16. Parede de vidro conectando ambientes

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

A parede de vidro integrou o salão de jogos interno, a piscina e o jardim, dando a sensação de que tudo é um só ambiente: a área de lazer.

17. Área social conjugada e integrada

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Nesse projeto, o segundo andar sem janelas e aberturas foi reservado para a área privativa. Já a área social fica no térreo, que com a ajuda de paredes de vidro, parece formar um só vão.

18. Concreto e vidro formam um belo par

Foto: Reprodução /Pessoa Arquitetos

O contorno retangular e sóbrio dessa casa combinou perfeitamente com a leveza da fachada de vidro.

19. Paisagem externa como protagonista

Foto: Reprodução /GISLENE LOPES

A vista desse apartamento já é tão bonita que ele não precisou de muitos recursos para ficar bonito, bastou uma parede de vidro em toda a extensão da cozinha e sala.

20. Boa mistura de materiais na fachada

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

Misturar materiais é sempre uma boa pedida. As paredes de vidro alternadas com as de textura em uma só cor combinaram super bem na fachada dessa casa.

21. Ambiente em evidência

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

A iluminação, arquitetura e estrutura diferentes fizeram com que a casa se destacasse da área de lazer. Mas as paredes de vidro permitiram a comunicação entre os ambientes.

22. Parede de vidro e um formato singular

Foto: Reprodução /ELIANE MESQUITA ARQUITETURA

O formato triangular dessa fachada já seria o suficiente para deixar esse projeto único, mas a escolha pelo vidro fez com quem ele ficasse ainda mais bonito e original.

23. Destacando a área interna

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

A sala com pé direito duplo e parede de vidro virou o foco da casa por conta da iluminação interna.

24. Suavidade e rigidez

Foto: Reprodução /GRUPO PR ARQUITETURA E DESIGN

As paredes de vidro com estruturas de madeira, além de suavizarem as linhas rígidas da casa, combinaram muito bem com o cinza da parede externa.

25. Geometria e modernidade

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

A casa geométrica recebeu paredes de vidro em todas as fachadas e ficou ainda mais estilosa e moderna.

26. Diferentes elementos em um só lugar

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

Tons neutros, pé direito alto, escada estilosa e muita luminosidade formaram uma combinação elegante e atemporal.

27. Sala de estar ou varanda gourmet

Foto: Reprodução /CRISA SANTOS ARQUITETOS

Colorido e aconchegante, esse apartamento priorizou a iluminação natural e criou um espaço que mistura sala de estar com varanda gourmet, perfeito para descansar e receber os amigos.

28. Decorações rústicas também vão bem com parede de vidro

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

O cômodo no piso superior cercado por paredes de vidro deu mais suavidade ao estilo rústico da casa.

29. Fachada neutra com um ponto colorido

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

A combinação de madeira com vidro ficou neutra e se camuflou à paisagem externa. Para dar um pouco mais de cor à fachada, a aposta foi a coluna em laranja vibrante.

30. Branco e verde combinando com a vegetação

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARES

O vidro esverdeado trouxe mais cor e elegância para a fachada dessa casa. Para não perder a privacidade e manter e leveza do vidro, a solução foi utilizar uma cortina de tecido.

31. Sala com paleta de cores neutras e vidro

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

A combinação da cor escura da parede com o tom claro do piso e do teto casaram perfeitamente com a transparência do vidro. As cores vibrantes ficaram por conta da paisagem externa.

32. Hall de entrada com parede de vidro

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

As paredes de vidro em contraste com a porta de madeira deram originalidade e beleza para este hall de entrada.

33. Mistura de materiais e assimetria

Foto: Reprodução /QUITETE E FARIA ARQUITETURA

Aqui a parede de vidro deu maior suavidade à fachada. Para quebrar a simetria e deixar o projeto ainda mais charmoso, cada lado da casa recebeu um material diferente.

34. Sala e área da piscina conectadas

Foto: Reprodução /MAURICIO QUEIROZ

A parede de vidro permitiu levar a sala para a área externa, mas sem os inconvenientes como temperatura desagradável, chuva e incidência direta dos raios solares.

35. Vidro para ampliar pequenos espaços

Foto: Reprodução /CAPRI DESIGN

O pequeno apartamento ficou parecendo maior por causa da parede de vidro em toda a extensão da sala.

36. Parede de vidro com persianas brancas

Foto: Reprodução /IDALIA DAUDT

O vidro permitiu combinar o branco das paredes e persianas com o verde da paisagem externa.

37. Sala com paredes de vidro

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

O uso do vidro permitiu que a paisagem externa virasse um verdadeiro quadro na parede da sala. Uma ótima escolha para quem quer aproveitar a vista no conforto do sofá.

38. Corredor com paredes de vidro

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

O vidro sem suportes ou estruturas usado no corredor superior deu a sensação de que a fachada da casa é vazada e enfatizou o uso de linhas horizontais e verticais do projeto.

39. Fachada de vidro sem perder a privacidade

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

Para quem não quer abrir mão da privacidade e da leveza do vidro, a dica é usar cortinas de tecido.

40. Casa estilosa e compacta

Foto: Reprodução /MAURICIO QUEIROZ

A mistura de vidro, madeira e a cortina de tecido deram ainda mais charme e estilo à essa casa com teto plano e cercada por verde.

Veja mais modelos de parede de vidro

Confira abaixo outras 31 formas de usar paredes de vidro para dar ainda mais estilo para sua casa:

41. Combinação de vidro e madeira para embelezar a fachada

Foto: Reprodução /CRISA SANTOS ARQUITETOS

42. O desenho de flores e a paisagem externa formaram o par perfeito

Foto: Reprodução /CRIAR PROJETOS

43. Essa sala de estar ficou mais alegre e aconchegante com a iluminação natural

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

44. As paredes de vidro destacaram a iluminação planejada

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

45. A parede de vidro deu mais profundidade para a cozinha

Foto: Reprodução /GRUPO PR ARQUITETURA E DESIGN

46. Madeira e vidro é sempre uma boa pedida

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

47. Tons neutros e vidro dão leveza à fachada

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

48. Fachada com parede de vidro em destaque

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

49. A escolha pelo vidro deixou esse apartamento mais amplo

Foto: Reprodução /MARÍLIA VEIGA INTERIORES

50. Piscina interna com luz natural e integrada à paisagem externa

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

51. As paredes de vidro fizeram toda a diferença nesse projeto

Foto: Reprodução /OTTA ALBERNAZ

52. Nesse projeto, o vidro da fachada deixou o lustre em evidência

Foto: Reprodução /KARINE MAGALHÃES

53. O vidro esverdeado foi uma boa escolha para combinar com a vegetação

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

54. Para aproveitar a paisagem de dentro do quarto: paredes de vidro

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

55. Espaço aconchegante com parede de vidro estruturada

Foto: Reprodução /MARÍLIA VEIGA INTERIORES

56. Casa com fachada em vidro e textura 3D

Foto: Reprodução /Cláudia Breias

57. Fachada geométrica com vidro esverdeado

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

58. Parede de vidro estruturada

Foto: Reprodução /A1 ARQUITETURA

59. Uma iluminação planejada faz toda a diferença

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

60. Parede de vidro permite aproveitar o jardim externo

Foto: Reprodução /MARÍLIA VEIGA INTERIORES

61. Lustre em destaque combinando com a parede envidraçada

Foto: Reprodução /AQUILES NICOLAS KILARiS

62. A lareira emoldurada com vidro cria um espaço original

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

63. Varanda gourmet com parede de vidro

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

64. Vidro e iluminação planejada modificam qualquer ambiente

Foto: Reprodução /JANNINI & SAGARRA ARQUITETURA

65. Parede de vidro com pé direito duplo

Foto: Reprodução /Renata Matos

66. Mistura de materiais para um estilo único

Foto: Reprodução /KARINE MAGALHÃES

67. Sala de estar em vidro, madeira e pedra

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura urbanismo

68. Fachada com combinação de pedra, textura e vidro

69. Parede de vidro em peça única

Foto: Reprodução /KARINE MAGALHÃES

70. Parede de vidro para trazer o verde para a sala

Foto: Reprodução /Pessoa Arquitetos

Depois de tantas dicas e inspirações, é só escolher o modelo que mais gostou e adequar ao seu projeto.