Conheça a planta primavera, um arbusto charmoso para o seu paisagismo

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Miriam Cardoso de Souza

Por
Atualizado em 07.06.22

Nativa do Brasil, a planta primavera, também conhecida como buganvília, é extremamente versátil. Ela pode ser cultivada como cerca viva e também em vasos. As folhas modificadas, chamadas de brácteas, parecem flores e são encontradas em diferentes cores e chamam atenção pela sua vivacidade. Para conhecer mais sobre a espécie, veja os tipos, os cuidados e também fotos de inspiração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

3 tipos de primavera para plantar em casa e enfeitar o quintal

Abaixo, você pode conferir três diferentes espécies de primavera para escolher qual é a que melhor se encaixa em seu paisagismo. Mas já vale saber que todas elas são lindas! Olha só:

Publicidade

  • Bougainvillea spectabilis: essa espécie é encontrada como primavera branca, rosa, vermelha e até mesmo ferrugem. É mais comum nas regiões sudeste e centro-oeste. Se adapta melhor em clima quente e é uma planta de grande porte.
  • Bougainvillea glabra: com brácteas encontradas em rosa ou lilás, é nativa do sul do Brasil. Dessa forma, ela tolera bem as geadas.
  • Bougainvillea peruviana: já esse tipo de primavera tem mais dificuldade para se ramificar. Isso faz com que a aparência dos galhos e folhas fiquem normalmente em formato de cascata.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre cada espécie, já dá para começar a refletir sobre qual delas se encaixa melhor no seu espaço. Seja pela sua cor ou até mesmo formato.

Como cultivar e cuidar de primavera para ter uma planta sempre saudável

Assim como todas as plantas, a primavera requer cuidados para crescer bonita e saudável. Com os vídeos a seguir, você confere dicas sobre plantio, podas, insolação, regas e muito mais. Acompanhe:

Como cultivar primavera

Nesse vídeo, você confere dicas gerais para acertar na hora de cultivar a sua primavera. A planta precisa estar a pleno sol, as podas devem ser ocasionais e o solo não pode ser muito úmido. Assista ao vídeo e anote as informações.

Publicidade

Como fazer muda de primavera

A muda de primavera pode ser feita em qualquer época do ano, mas você pode aproveitar o inverno, período de poda da planta, para fazer sua muda. A propagação é feita por estacagem, então, é bem simples. No vídeo, você confere a medida ideal de corte do galho para depois levá-lo para à terra.

Como podar primavera

A poda da primavera deve ser feita após o período de floração. Você pode apenas diminuir o tamanho dos ramos ou até mesmo moldá-los da maneira que preferir. Veja no vídeo como fazer a poda corretamente.

Como cultiva primavera no vaso

Se você mora em apartamento, não tem muito espaço no quintal ou simplesmente quer ter uma primavera em um vaso, esse vídeo é perfeito para você. As dicas contemplam substrato, local de cultivo, crescimento, vasos, raízes, regas, podas, controle de pragas e adubação. Vale a pena conferir!

Seguindo as dicas acima, será muito mais fácil cuidar da sua primavera. Mas antes de sair para o plantio, veja também fotos dessa linda planta para se encantar ainda mais.

10 fotos de primavera na decoração que são repletas de charme

Quer ter certeza que a planta primavera é a perfeita para decorar o seu cantinho? Nas fotos abaixo, você pode conferir toda a beleza dessa espécie. Dá só uma olhadinha:

1. A primavera na entrada de casa fica um charme

Miami Bonsai Artist

Publicidade

2. E se adapta muito bem no quintal

3. Seja usada como cobertura

4. Ou até mesmo do lado de uma cerca

5. Ela também pode ficar no meio do jardim

6. E ser plantada em vasos

7. Essa é uma planta exuberante

8. E que se adapta muito bem

9. Por isso aposte na planta primavera

10. Para deixar seu lar ainda mais belo!

Paul Gamache

Publicidade

A planta primavera é perfeita para decorar o interior da sua casa ou seu jardim. Afinal, suas cores deixam qualquer ambiente mais vivo! E se você adora plantas e paisagismo, pode querer saber mais sobre a hortênsia, uma flor simplesmente encantadora.