Begônia: aprenda a cultivar e confira todo o encanto da espécie

Escrito por

Foto: Reprodução /Adriano Gronard Paisagismo

Publicidade

A begônia está entre as flores para jardim mais comuns e de fácil cultivo. Existem mais de mil espécies e diversas variedades híbridas de begônias, cada uma com seu encanto. É uma planta muito apreciada pela beleza das suas flores e de suas folhas.

Suas cores únicas e folhagens verdes ou avermelhadas compõem uma decoração original e exuberante. Floresce na maior parte do ano e, por isso, é perfeita para ser cultivada em jardins, em vasos decorativos pela casa ou para ser aquele presente especial para alguém.

Apesar da grande diversidade do gênero, os cuidados e cultivo são semelhantes. Confira então as dicas da paisagista Clariça Lima de como plantar e cuidar de uma begônia:

Como plantar uma begônia

Foto: Reprodução /Espaço das Flores

A data do plantio é muito importante para a paisagista Clariça Lima, “pois a begônia prefere climas quentes e não suporta baixas temperaturas”, e ainda acrescenta que “se bem tratada, florescerá durante o ano todo”. Portanto, para a profissional, é “ideal que compre mudas próximas à fase de floração”. Levando tudo isso em consideração, a profissional indica o seguinte passo a passo:

– Passo 1: primeiro, escolha o tipo de begônia conforme o local de plantio. Para os vasos, Clariça indica as seguintes espécies: Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros, a mais indicada pela paisagista é a Begonia semperflorens.

– Passo 2: escolha o local para o plantio. Clariça lembra que “as begônias preferem climas quentes e luz indireta”. Para canteiros, ela aconselha plantar em meados de abril.

– Passo 3: com o local escolhido, prepare a terra. Caso seja canteiro, a profissional recomenda uma parte de terra vegetal e uma parte de terra comum de jardim com duas partes de composto orgânico. Já para o plantio em vasos, ela indica o uso de solo enriquecido de matéria orgânica.

Publicidade

Como cuidar e manter uma begônia

Foto: Reprodução /Isago Luis Noboru

Com relação aos cuidados, a paisagista indica regas com frequência após o plantio, até a planta se estabilizar. Após esse período, o ideal é “espaçar mais o tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo meio seco”. A profissional acrescenta que “quando for efetuar as regas, tenha cuidado para não molhar as folhas, apenas o solo”. Vale lembrar também “que os vasos devem ter aberturas para o escoamento da água não absorvida pela planta”.

Para a adução, Clariça indica torta de mamona, farinha de peixe ou de sangue, salitre-do-Chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N. E recomenda que deve ser feita de 2 em 2 meses. A profissional também dá a dica de remover as folhas e flores passadas, para que não contaminem o solo ao caírem.

10 fotos de begônias para se apaixonar ainda mais pela espécie

As begônias são plantas belíssimas e possuem uma gama muito rica e diversificada de espécies. Algumas begônias são apreciadas sobretudo pelo encanto de suas flores, outras pelas suas folhas e algumas por ambas as razões. Veja todo o encanto desta planta e apaixone-se por sua beleza:

1. Begônias para decorar

Foto: Reprodução /Almira Ambrosio

As flores e as cores da begônia encantam, além de trazerem ares românticos e delicados para decorar aquele cantinho especial na casa ou presentear alguém.

2. Para plantar nas jardineiras

Foto: Reprodução /Eloiza Castro

As begônias ficam lindas em jardineiras decorando janelas ou sacadas, e ainda ficam floridas na maior parte do ano. Podem ser cultivadas em áreas sombreadas ou de luz indireta, mas também toleram Sol pleno.

3. Flores pequenas e delicadas

Foto: Reprodução /Chez Marina

Publicidade

As flores das begônias têm traços delicados e tamanhos pequenos, além de ficarem lindas como enfeites de mesa. As cores mais comuns são vermelha, branca, bicolor e variações de tons de rosa.

4. As folhas também são uma atração

Foto: Reprodução /Luana Caldeira

Algumas begônias se destacam por suas folhas, que são uma atração com suas estampas, cores verdes ou avermelhadas e bordas recortadas. Harmonize diferentes tons e crie, assim, belas composições no jardim.

5. Beleza cheia de significados

Foto: Reprodução /Matheus Penteado

A beleza incomparável da begônia é cheia de simbologias e significados, como felicidade, delicadeza e cordialidade. Também é uma flor associada ao verdadeiro amor.

6. Mais cores na varanda

Foto: Reprodução /Amy Miller

As begônias podem ser cultivadas em vasos, arranjos suspensos, jardineiras ou canteiros para jardins. Elas colorem o espaço e deixam qualquer ambiente muito mais agradável.

7. Begônia para decorar a casa ou o jardim

Foto: Reprodução /Terrário Amigo

As folhas das begônias possuem uma aparência única e, portanto, encantam com sua coloração na decoração da casa ou do jardim.

Publicidade

8. Perfeita para pequenos espaços

Foto: Reprodução / Otávio Valença

As begônias são flores fáceis de cuidar e podem ser plantadas em pequenos vasos. Por isso, são ótimas para serem cultivadas em apartamentos e jardins pequenos.

9. Colorações vistosas

Foto: Reprodução /Sementeira Tenório

Entre muitas variações e espécies de begônias, algumas se destacam pela beleza de suas flores com colorações bem vistosas e formatos delicados.

10. Folhagem ornamental

Foto: Reprodução / Acta Botanica Paisagismo

Essa variedade de begônia chama a atenção por conta das suas folhas espiraladas e ornamentais, por isso é popularmente conhecida como begônia caracol. Suas folhas rendem belas composições em vasos e canteiros.

A begônia é uma planta cheia de encantos e com uma diversidade enorme. Assim, seja com suas flores delicadas ou com sua folhagem ornamental, a begônia é sempre exuberante. Conforme as dicas que a paisagista Clariça Lima deu, você pode cultivar toda a beleza desta planta na sua casa ou no seu jardim.