Iluminação de jardim: conheça os tipos e encante-se com 35 fotos

Escrito por Andressa Oliveira

A iluminação de jardim permite que os espaços externos sejam funcionais também durante a noite, além de embelezar o espaço e proporcionar mais segurança. As luzes dão um toque todo especial e transformam o paisagismo, com a produção de um visual diferente do período diurno.



Com a aplicação de luzes, é possível usufruir do seu jardim à noite com festas, jantares e atividades de lazer, assim como dar destaque para árvores, arbustos e caminhos. Para isso, confira como dar vida e adicionar encanto ao seu jardim quando escurece, com uma lista de tipos de iluminação para ambientes externos e várias fotos de jardins iluminados para você se inspirar:

Tipos de iluminação para jardim

Os equipamentos de iluminação devem ser indicados para utilização em áreas externas e conviver de forma harmoniosa com o paisagismo, por isso, conheça tipos de iluminação para jardim para você utilizar no seu:

Postes

São colunas médias ou altas que fornecem iluminação. Ideais para iluminar de forma geral, difundindo luz pelo espaço. Existem diversos modelos que se destacam no jardim com suas formas e estilos. Alguns são sustentáveis e econômicos com a utilização de energia solar. Podem ser de ferro, alumínio ou metal.

Cordões de luz

São acessórios estilosos em que as luzes ficam penduradas. Podem ser dispostos de variadas maneiras, pendurados em árvores, pergolados ou colunas no jardim. Criam um efeito incrível na decoração e iluminação geral de ambientes externos. Diversos tipos de lâmpadas podem ser utilizados, como coloridas ou brancas.

Balizadores

São indicados para iluminar e marcar caminhos, degraus e escadas. Com um facho de luz direcionado para baixo, adicionam segurança, visibilidade e beleza para a circulação no jardim. Podem ser de piso, de parede ou pequenos bastões. Sua utilização é perfeita para criar harmonia nos níveis de iluminação e proporcionar uma visão clara dos trajetos.



Luminárias espetos

Existem diversos estilos de luminárias espetos, algumas com facho direcionado. São ótimas para serem utilizados como iluminação decorativa para destacar plantas em áreas de jardim com forrações, pedriscos ou solo aparente. Apresentam como vantagem a praticidade na instalação com um sistema de fixação no solo tipo “espeto”, que entra facilmente na terra.

Refletores

Amplamente utilizados na iluminação decorativa de jardins, são indicados para iluminar um ponto específico, pois emitem uma luz forte e focada. Normalmente são instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima em direção a um ponto. Ideais para destacar objetos como estátuas, vasos, arbustos e árvores.

Embutidos de solo

São instalados em pequenos buracos no jardim, por isso requerem um maior planejamento para sua instalação. Possuem características resistentes, com vida útil elevada. Iluminam de baixo para cima e são indicados para realçar detalhes arquitetônicos, como texturas e revestimentos. Também podem iluminar corredores e passagens pelo jardim.

Arandelas

São luminárias fixadas exclusivamente na parede e são bastante práticas para serem utilizadas em áreas externas e jardins. Fornecem uma iluminação vertical indireta e suave. Indicadas para iluminar passagens, varandas, muros e paredes ao redor da casa.

Luminárias de chão

São adequadas para iluminar o jardim de forma geral. Distribuídas pela extensão do espaço, deixam todo o ambiente claro. Com seu tamanho pequeno, podem ser facilmente dispostas pelo chão e canteiros, colocadas sobre o gramado, terra ou piso.



Luminárias subaquáticas

São feitas com materiais apropriados para serem instaladas dentro de piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim. Além de auxiliarem na iluminação do ambiente, também criam destaque para a água com um visual impactante.

Lanternas

Além de iluminar o ambiente, também servem como peças decorativas no jardim. Podem ser dispostas com facilidade pela área externa tanto pelo chão, como penduradas em árvores ou pergolados, já que dispensam fiações elétricas. Possuem variados estilos e dão um toque acolhedor ao jardim. São ótimas para decorar festas e receber os amigos ao ar livre na sua casa.

Os diferentes tipos de iluminação de jardim permitem a criação de variados efeitos luminosos e são perfeitos para deixar o seu jardim ainda mais bonito, elegante e encantador.

35 fotos de iluminação de jardim

Transforme seu jardim durante a noite com várias formas de iluminação. Inspire-se com diversas imagens de áreas externas iluminadas e cheias de encanto:

1. Realce plantas e texturas com a iluminação de jardim

2. A luz transforma o cenário do jardim durante a noite

3. Crie um clima aconchegante com a iluminação

4. Encante com maravilhosos cordões de luz

TERREMOTO LANDSCAPE



5. Balizadores de piso para iluminar e indicar os caminhos

6. Ilumine canteiros e árvores para criar destaques

7. Arandelas produzem um efeito especial na iluminação do jardim

8. Valorize cores e texturas de plantas com a iluminação

9. Mais charme para a sua casa com a iluminação de jardim

10. A composição de luzes deve integrar estética e segurança

11. Use embutidos de solo para iluminar árvores e caminhos

12. Mescle diferentes tipos de iluminação para criar efeitos incríveis

13. Valorize e destaque entradas, degraus e caminhos

14. Crie pontos de interesse iluminando árvores

15. Aproveite ao máximo o jardim também durante a noite

16. Iluminação suave e cheia de estilo

17. As luminárias de chão dão um toque moderno ao jardim

18. Proporcione uma visão clara da escadaria com a iluminação

19. Ilumine as plantas nos vasos com luminárias espetos

20. Dê um toque especial ao jardim com arandelas nos muros

21. Para um jardim grande espalhe diversos tipos de iluminação

22. Acentue o paisagismo e ilumine a passagem ao mesmo tempo

23. Em jardins menores, destaque vasos com a iluminação

24. Sofisticação no jardim com a iluminação de plantas e estátuas

25. Um jardim para relaxar e aproveitar a noite

26. Explore a iluminação em fontes, espelhos d’água e piscinas

27. Jardim deslumbrante com piscina iluminada

28. Luminárias espetos para iluminar pequenas plantas no jardim

29. Um jardim encantador também durante a noite

30. Crie contrastes de luz e sombra com a iluminação de jardim

31. Balizadores de chão combinados com embutidos de solo

32. Iluminação suave, com pontos de interesse em destaque

33. Iluminação de destaque nas palmeiras

34. Mais beleza para o jardim com a iluminação

35. Combine arandelas e refletores para um efeito incrível

A iluminação de jardim combina funcionalidade e beleza, ao realçar formas, cores e texturas no ambiente externo da casa. Com ela, você pode transformar seu jardim, valorizar seu imóvel, garantir visibilidade e aproveitar muito mais a noite ao ar livre.

PARA VOCÊ