Arandelas em ambientes externos: 120 ideias para incrementar a área

Escrito por

O projeto ideal para qualquer ambiente, além de prezar pela funcionalidade, ainda leva em consideração a beleza e a decoração dos espaços, sejam eles internos ou externos. Sem dúvida nenhuma, a disposição do mobiliário é um item a ser estudado, porém sem um bom projeto luminotécnico, eles podem perder o seu encanto.

Publicidade

Quando a iluminação é priorizada, os ambientes valorizam cada canto do lar, destacando ou escondendo elementos, além de ajudar no conforto, lançando mão da iluminação artificial para complementar o uso da opção natural.

Em ambientes externos, não é diferente. Adicionar iluminação artificial garante um local agradável e confortável em períodos em que a luz do Sol já não é suficiente. Transformando o visual de varandas e quintais, cada local pede um tipo de luminária para garantir um efeito mais harmônico.

As arandelas são uma boa opção para garantir uma luminosidade sutil, sem excessos. Com inúmeras opções disponíveis no mercado com designs diferenciados, para todos os gostos, bolsos e estilos, é um item indispensável para uma decoração mais bela. Confira a seguir uma seleção de 120 lindos ambientes externos utilizando este elemento e inspire-se:

1. Uma varanda iluminada

Foto: Reprodução / APÊ 102 Arquitetura

De formato quadrado, duas arandelas foram dispostas sobre a mesa de refeições, situada em uma confortável varanda próxima à piscina. Com iluminação amarela, garante uma claridade suave, ideal para refeições na área externa, em um final de semana junto à família.

2. Posicionada acima da porta

Foto: Reprodução / Onda Construction Consulting

Com um posicionamento estratégico, esta pequena arandela garante iluminação para a área externa, facilitando o acesso aos fundos da casa. Seu tamanho reduzido é ideal, já que os recortes na construção garantem aproveitamento total da iluminação natural.

3. Embelezando os arredores da piscina

Foto: Reprodução / Vanessa Dias

Publicidade

De design diferenciado, esta arandela possui recorte acima e abaixo, garantindo que a luz escape pelos lados e causando um efeito encantador. Posicionada nas paredes ao redor da piscina, garante destaque também ao belo projeto de paisagismo implementado na área.

4. Garantindo iluminação na área gourmet

Foto: Reprodução / Roberta Melo Arquitetura

Esta área gourmet é um show à parte, posicionada sob o pergolado com cobertura de vidro transparente, possui mesa para refeições, forno à lenha e churrasqueira. Duas pequenas arandelas foram posicionadas na área acima da pia, facilitando o preparo dos alimentos.

5. Em posição discreta, porém cheia de charme

Foto: Reprodução / Caroline Manfrin

Este espaço gourmet é uma variação do anterior. Também utilizou-se do pergolado para proteger-se das variações climáticas, lançando mão da cobertura com vidro preparado para não reter calor. A arandela posicionada no canto esquerdo da parede juntamente com o pendente garante a iluminação nos períodos escuros.

6. Poucas, mas boas arandelas na área externa

Foto: Reprodução / Pessoa Arquitetos

Nesta linda e moderna construção, as paredes de cimento queimado ganham mais destaque com a arandela de iluminação branca, com o foco de luz em cima e embaixo. É possível visualizar também um modelo mais simples na varanda.

7. Linda varanda com ares campestre

Foto: Reprodução / Base Urbana

Aqui é possível visualizar dois tipos de arandelas eleitos para decorar e iluminar esta linda área de convivência. O primeiro modelo possui formato de cuba, direcionando seu foco de luz para cima, trazendo um resultado divertido. O segundo é visualizado ao fundo, com tamanho avantajada o retângulo de luz garante destaque a parede.

Publicidade

8. Pequeno detalhe em meio aos tijolos

Foto: Reprodução / DT Estudio

Por menor que seja, a arandela garante um foco de luz suficiente para destacar certos pontos do ambiente. Neste quintal, este item foi posicionado na linda parede de tijolos em sua cor original, bem acima da porta de acesso ao outro lado da casa. Por possuir cor branca, destaca-se em meio ao laranja.

9. Luzes em meio ao mar

Foto: Reprodução / Vanda Carvalho Barbosa

A vista, por si só, já é maravilhosa, não há quem não admire a imensidão azul vista da varanda desta residência praiana. Conferindo mais charme e destaque ao oceano, as arandelas foram presas no cercado de segurança, garantindo pontos de luz.

10. Iluminando os variados ambientes da varanda

Foto: Reprodução / Jamile Lima Arquitetura

Com ampla varanda, cada ambiente possui decoração e itens variados, garantindo conforto para um grande número de convidados. Fixadas à parede, destacam também o acabamento.

11. Destaque especial ao jardim suspenso

Foto: Reprodução / Roberta Devisate

Não há dúvidas de que a piscina é o grande destaque desta área externa. Em formato de L, possui ainda uma sauna no anexo. Para trazer vida à parede, um lindo jardim suspenso, que ganha destaque pelas várias arandelas posicionadas acima dele.

12. No mesmo tom da parede

Foto: Reprodução / DT Estudio

Publicidade

Opção ideal para quem deseja adicionar um foco de luz, porém sem chamar a atenção para o item. Este modelo possui foco duplo, com a cor exata da parede em que foi parede instalada: cinza. Esta escolha garante destaque para a parede e objetos decorativos no tom azul turquesa.

13. Qualquer ambiente externo merece destaque

Foto: Reprodução / Marcos Franchini

Aqui, duas arandelas foram instaladas na parede lateral desta suntuosa construção. Com foco duplo, para cima e para baixo, possuem a função de destacar e decorar a ampla parede, garantindo um charme à mais e quebrado o excesso de cinza e a falta de detalhes em sua extensão.

14. Recanto de paz e tranquilidade

Com espécies variadas de plantas e um charmoso bandô de madeira, este cantinho nos fundos da casa garante bons momentos de relaxamento. O modelo de arandela escolhido é simples, apenas com uma moldura preta para evidenciá-lo. Destaque especial para a simpática casa de passarinhos na parede do fundo.

15. Modelos vazados são ainda mais encantadores

Foto: Reprodução / Maria do Carmo Ferraz

Esta opção é ideal para quem gosta de ousar na decoração. Ao escolher um modelo de arandela vazado, você terá belos desenhos na parede quando a luz escapar pelas frestas. Esta área externa ficou ainda mais encantadora com este modelo de triângulos vazados.

16. Evidenciando a beleza da parede de pedras

Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura

Para esta suntuosa construção, um conjunto de três arandelas foi posicionado no segundo andar da residência, junto a uma bela parede texturizada com pedra naturais, destacando ainda mais seu acabamento. Como a construção possui vidros para todos os lados, a iluminação evidencia seu charme.

17. Luxuoso recanto para a tranquilidade de seus moradores

Foto: Reprodução / Stemmer Rodrigues

Aqui o modelo escolhido foram as arandelas de chão, muito utilizadas para garantir luminosidade discreta e destacar pontos do paisagismo, por exemplo. Posicionadas em volta da piscina, na varanda coberta, proporciona bons momentos de paz nas espreguiçadeiras espalhadas no local.

18. Minimalista, porém com muito estilo

Foto: Reprodução / DT Estudio

O modelo quadrado e na cor branca pode não oferecer muitos detalhes para quem aprecia algo mais luxuoso, porém seu posicionamento foi perfeito para garantir destaque e ajudar na decoração da parede externa, pintada na cor azul.

19. Seguindo o estilo do ambiente

Foto: Reprodução / Jamile Lima

Apesar das cadeiras de design moderno, esta varanda possui um estilo de casa de campo ou fazenda, com vigas de madeira e tijolos à mostra. O modelo de arandela escolhido remete às lanternas à gás, e combina perfeitamente. Destaque para o lustre de sisal, arrematando o visual do espaço.

20. A entrada ganha mais charme com a arandela

Foto: Reprodução / Henry Teixeira Arquiteto

O anexo, nos fundos da casa, foi elaborado em madeira, e a porta de entrada ganha ainda mais charme com a arandela retangular instalada acima. Destaque para a ampla área de convivência, com espaço gourmet, mesa de sinuca e piscina de formato redondo.

21. O mesmo modelo das luminárias

Foto: Reprodução / DT Estudio

Com um clima praiano, esta residência possui confortável área de lazer. O teto elaborado com madeira em seu estado natural garante mais charme ao ambiente. As arandelas, posicionadas ao lado da porta de acesso ao interior da casa, possuem o mesmo modelo que as luminárias fixadas às vigas.

22. Brincando com contrastes

Foto: Reprodução / NDA Arquitetura

Nesta construção, dois tipos de arandelas foram eleitos para conferir charme às paredes externas. A parede lateral ganhou um modelo clássico, com moldura branca. Já a fachada da casa abusou das arandelas quadradas na cor branca, modelo ideal para contrastar com a parede pintada de um belo tom de marrom.

23. A iluminação ideal em meio à natureza

Foto: Reprodução / Angela Chinasso

O caminho até a piscina passa pelo amplo jardim. Para garantir proteção às variações climáticas, um belo pergolado com colunas promove acesso à área de lazer. As arandelas foram fixadas em dois lados da coluna, garantindo a iluminação necessária.

24. Iluminação indireta e muito estilo

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

Com contraste do rústico da parede de tijolos com o refinado garantido pelo forro de madeira, esta bela varanda ganha iluminação indireta pelas arandelas fixadas à parede e pelos pendentes acima da mesa.

25. E porque não instaladas na vertical?

Foto: Reprodução / Fabiana Magalhães

Apesar da forma mais comum de se instalar arandelas ser fixá-las na parede, de modo linear e horizontal, porque não inovar e colocá-las na vertical? Deste modo, além de decorar com sua foco de luz, ainda garante destaque à uma parede sem muitos detalhes, preenchendo seu espaço em branco.

26. Pequenas paredes ganham charme extra

Foto: Reprodução / A Casa Que Eu Quero

O ambiente, por menor que seja, pode ganhar novos ares se as arandelas forem utilizadas como recurso de decoração. Nesta pequena área gourmet, um trio foi fixado na parede acima da pia, e, com iluminação discreta, garante um resultado mais belo ao ambiente.

27. Ideal para ornamentar paredes brancas

Foto: Reprodução / Silvio Ximenes Imóveis

É muito comum que as construções de estilo moderno, com dois andares, possuam uma parede (ou mais), sem muitos detalhes. Visando quebrar este efeito sem graça, adicionar uma arandela garante um visual diferenciado.

28. Iluminação pensada para momentos de tranquilidade

Foto: Reprodução / Heck Arquitetura

Esta varanda é o espaço ideal para relaxar e bater um bom papo. Com iluminação suave, possui três spots de luz instalados no teto. Para evitar que à noite o ambiente torne-se muito escuro, uma ampla arandela foi fixada na parede lateral, trazendo funcionalidade ao ambiente.

29. Dois modelos em uma só parede

Foto: Reprodução / Luciana Mota

A área externa desta residência ganhou uma repaginada, garantindo espaço para a ampla piscina, mesa e cadeiras, além de um jardim suspenso. E é exatamente na extensa parede do jardim que dois modelos de arandelas foram fixados: um de tamanho menor, com foco somente embaixo, enquanto o outro, maior, possui foco duplo.

30. Modelo decorado, com detalhes

Foto: Reprodução / Angela Chinasso

Este ambiente é uma boa opção para quem gosta de reunir os amigos e ter longas conversas à meia luz. As poltronas e o sofá trazem conforto, enquanto o banco de madeira com mosqueteiro garante estilo ao espaço. A arandela com detalhes fixada à parede ao fundo complementa o visual.

31. Estilo clássico, cheio de beleza

Foto: Reprodução / Vanessa Pagliuca

Ambiente externo cheio de detalhes, possui duas confortáveis poltronas para apreciar a pequena fogueira em dias frios. Os lustres com moldura preta são um show à parte e as arandelas possuem design inusitado.

32. Área de lazer dos sonhos

Foto: Reprodução / Mario Caetano

Neste luxuoso recanto de paz, três modelos diferentes de arandelas são utilizados para dar mais destaque às paredes brancas em uma área de lazer predominantemente branca. A arandela de chão destaca a ampla parede ao fundo, enquanto as arandelas de foco duplo e foco único emolduram o acesso à área gourmet.

33. Iluminando a porta de entrada

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira

Dando as boas-vindas a quem entra na residência, as arandelas foram fixadas ao lado da porta de entrada. Uma delas, inclusive, foi posicionada estrategicamente acima de um banco de madeira com almofadas, tornando-se o local ideal para uma boa conversa ou a leitura de um livro.

34. Elemento visual imponente na decoração

Foto: Reprodução / Ana Mahler

A arandela com foco duplo fixada em uma ampla parede já é o suficiente para decorar o espaço. Aqui, toda a fachada do imóvel foi coberta com o mesmo tipo de pedra, que ganhou mais beleza com o foco de luz.

35. Para uma piscina iluminada

Foto: Reprodução / Estella Neto

Quem não gosta de curtir bons momentos na piscina mesmo quando a noite chega? Aqui a fileira de arandelas com foco duplo garante iluminação o suficiente para que a brincadeira não tenha que parar quando a luminosidade natural do dia diminui.

36. Delimitando o jardim

Foto: Reprodução / Mantovani e Rita

A cor branca escolhida para as colunas e paredes externas desta residência ganhou mais destaque com a dupla de arandelas, que ainda cumprem a função de emoldurar o jardim, implementado abaixo de um pergolado no mesmo tom de branco que o restante do ambiente.

37. Arandelas de parede até perto do chão

Foto: Reprodução / Ana Mahler

A coluna ganhou dois modelos singelos, mas com um foco de luz longo, marcando presença na varanda. Já na parede ao fundo, que delimita a piscina, várias arandelas foram instaladas perto do chão. Com foco menor, garante beleza e tranquilidade à área de lazer.

38. Garantindo mais tranquilidade

Foto: Reprodução / Claudia Stach

Os amantes de uma longa conversa irão se agradar com esta área externa. De formato retangular, as arandelas emolduram a porta que dá acesso ao interior da residência, além de terem sidos posicionadas acima das poltronas de madeira. Desta forma, será possível bater papo mesmo em noites mais escuras.

39. Destacando o revestimento

Foto: Reprodução / FCstudio

Para o segundo andar desta residência, a parede ganhou um revestimento especial, utilizando inúmeras pastilhas, que tornam-se ainda mais belas com o foco direcionado das arandelas. Destaque para o ambiente integrado, todo em tons claros.

40. Entrada simples, porém, bem planejada

Foto: Reprodução / Arkétipo Arquitetura

A entrada desta residência não possui muitos elementos, porém um belo projeto de decoração. O portão foi elaborado com paletes de madeira, e o piso coberto com pedras de mesma forma e tamanho ainda ganhou um caminho de madeira especial para chegar na porta da casa. Destaque especial ao belo projeto de paisagismo, que ficou ainda mais charmoso com as arandelas.

41. Jogo de luz e sombras

Foto: Reprodução / Wit House

A parede pintada de uma cor neutra, sem muita graça ganha uma inusitada decoração com as arandelas que, ao serem ligadas, proporcionam um interessante jogo de luz e sombras, conferindo mais charme à simples parede.

42. Uma fachada cheia de estilo

Foto: Reprodução / Mario Caetano

Esta residência possui design moderno, com linhas retas e materiais mais sóbrios. Um fator interessante de se observar é a beleza no contraste de revestimentos utilizados, destacado pela implementação de arandelas com focos de luz por toda a parede.

43. No mesmo estilo que o mobiliário

Foto: Reprodução / Angela Chinasso

Uma dica para manter a decoração de um ambiente em harmonia é eleger elementos decorativos que sigam o mesmo estilo. Nesta área de lazer, é possível observar o amplo uso da madeira, assim como cadeiras confeccionadas com trama natural, o mesmo material da arandela.

44. Cinquenta tons de cinza

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Para o projeto desta cobertura, além da grama sintética garantindo a sensação de contato à natureza, a cor cinza é explorada de várias maneiras: nos dois acabamentos da parede, com pastilhas e grafiato e nas placas de cimento ao redor da piscina. A arandela com amplo foco duplo confere mais destaque ao ambiente.

45. Área externa com piscina e cascata

Foto: Reprodução / Thaity Andrade

Ideal para reunir amigos e familiares, esta área externa conta com piscina com uma bela cascata e um espaço coberto com mobiliário em rattan, garantindo a diversão de todos. Na parede lateral, plantas e cobogós decoram e, na área da ducha, uma pequena arandela.

46. Um ponto de luz

Foto: Reprodução / Nádia Mattos

Outro exemplo de uma área externa bem planejada, este projeto conta com duas piscinas, varanda com confortáveis espreguiçadeiras e forro e piso com revestimento de madeira, além de uma área interna integrada com portas de vidro. O detalhe especial fica por conta da arandela, que adiciona um ponto de luz à construção.

47. Evidenciando o piso superior

Foto: Reprodução / FCstudio

Como esta residência possui ambientes integrados, com um belo projeto luminotécnico e abundância de vidro em suas divisórias, o andar superior, por ter paredes comuns, ganhou mais evidência ao receber arandelas em toda a sua extensão.

48. Arandelas na fachada e nos fundos

Foto: Reprodução / Kanthus Arquitetura

Construção imponente, possui amplas janelas, possibilitando a visibilidade do interior da casa, incluindo sua iluminação. As arandelas garantem o foco nas paredes cinzas da fachada, enquanto a arandela de foco duplo confere charme aos fundos da residência.

49. Para uma fachada mais bela e iluminada

Os modelos de arandelas de chão garantem destaque a cada canto do jardim, evidenciando as cores e formatos orgânicos das plantas selecionadas para o projeto de paisagismo. Com uma unidade posicionada junto à parede, evidencia os relevos resultantes do uso das pedras naturais como revestimento.

50. Tipos variados para um ambiente encantador

Foto: Reprodução / Della’s Iluminação

Os modelos variam, mas a função é a mesma: decorar e trazer funcionalidade e beleza para esta ampla área eterna. Destaque especial para as arandelas posicionadas abaixo do banco de madeira, deixando o deck e seus degraus mais iluminados.

51. Área externa diferenciada e funcional

Foto: Reprodução / Mobi Arquitetura

Além de ser implementada em uma rampa, esta inusitada área externa ainda conta com mesa e cadeiras para refeições, banco de madeira com almofadas para maior conforto, churrasqueira e uma TV para bons momentos de recreação. As arandelas emolduram o espaço dedicado à ducha externa, destacando o revestimento divertido na parede.

52. Funcionalidade e beleza

Foto: Reprodução / Studio C

Esta área de lazer repleta de recursos é situada em um apartamento. A área gourmet é separada da área externa por portas de vidro, e ainda conta com um divertido letreiro em neon. A arandela foi instalada na parede externa, evidenciando o jardim improvisado com plantas em vasos.

53. Que tal um tom mais escuro?

É verdade que as arandelas de tons mais claros são mais populares, mas as de tons escuros também possuem seu charme. Aqui, duas unidades com foco duplo foram fixadas na parede desta varanda gourmet. Na cor preta, é o modelo ideal para harmonizar com os pendentes na mesma tonalidade.

54. Mais charme ao revestimento

Foto: Reprodução / Kanthus Arquitetura

Pequena no tamanho, mas grande no conforto, esta área externa conta com uma piscina em formato de L, banco em fibra natural com confortáveis almofadas e espreguiçadeiras. A parede ao fundo ganhou mais charme com as arandelas, que evidenciaram a beleza do revestimento eleito.

55. Ampla área externa com muita madeira

Foto: Reprodução / Karla Oliveira

Este espaço externo, por possuir um tamanho avantajado, ganhou ambientes variados, contato com um caminho em meio ao jardim que liga às construções e um espaço reservado ao descanso, com pergolado, banco e deck de madeira. As arandelas garantem mais charme ao ambiente.

56. Ambientes integrados

Foto: Reprodução / AS Engenharia e Arquitetura

A transição da área interna da residência com a área externa não poderia ser mais sutil. Utilizando-se de uma varanda coberta, o piso ganha destaque especial ao ser revestido com porcelanato que imita madeira. As arandelas conferem mais charme à área de descanso descoberta.

57. Destaque para a área da piscina

Foto: Reprodução / Carla Felippi

A área do lazer ficou encantadora com o jogo de luzes criado pelo conjunto de arandelas. Por ter lâmpadas amarelas, ajuda a ampliar ainda mais a sensação acolhedora do local. Para coroar o ambiente, o azul da piscina reflete nas paredes.

58. Para uma entrada imponente

Foto: Reprodução / Deborah Roig

Como a fachada desta construção possui, por si só, detalhes variados, as arandelas foram posicionadas na parede lateral, de cor branca, garantindo que a fachada com o uso de madeira, pedras naturais e um belo jardim fique com todo o destaque.

59. Contraste de revestimentos

Em dúvidas em qual revestimento utilizar para aquela parede que irá ganhar bastante visibilidade em seu lar? Uma boa opção é mesclar diferentes tipos de materiais, como este exemplo, em que a parede lateral da piscina recebeu um mix de pedras e madeira, conferindo mais charme e beleza ao ambiente.

60. Combina com qualquer revestimento

Este item decorativo não possui regras ao harmonizar-se com os mais variados tipos de revestimentos, sejam eles pedras naturais, porcelanatos, uma parede simples com argamassa e até cimento queimado. Neste projeto, ilumina e dá destaque à parede da varanda, elaborada com lâminas de madeira.

Mais fotos de ambientes utilizando arandelas externas

Ainda possui dúvidas em qual o modelo ideal para o seu lar? Então confira mais algumas opções de arandelas e escolha a sua favorita:

61. E que tal um modelo cheio de estilo?

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araújo

62. Este é o modelo mais popular

Foto: Reprodução / MeyerCortez

63. O espaço ganha um novo visual

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

64. Iluminando a varanda coberta

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

65. A parede de pedras é uma das favoritas a receberem a iluminação especial

Foto: Reprodução / Vanda Carvalho Barbosa

66. Destacando a ducha da piscina

Foto: Reprodução / Aleggra

67. Quase um ar místico

Foto: Reprodução / DB Arquitetos

68. Um modelo para duas paredes

Foto: Reprodução / Magda Braga

69. Iluminação acima das portas, paredes e na piscina

Foto: Reprodução / Henry Teixeira

70. Ótima opção para evidenciar os degraus da entrada

Foto: Reprodução / Anastasia Arquitetos

71. Em meio aos galhos de árvores

Foto: Reprodução / Aonze Arquitetura

72. No mesmo tom da parede

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin e Mariana Paro

73. De posicionamento estratégico

Foto: Reprodução / Aonze Arquitetura

74. Dando destaque às vigas de madeira

Foto: Reprodução / Ana Mahler

75. De luz amarelada, aquecendo o ambiente

Foto: Reprodução / Zize Zink

76. De design diferenciado, com suporte de madeira

Foto: Reprodução / AR Arquitetura & Design

77. Trazendo ares de mistério ao espaço

Foto: Reprodução / Geoceramica

78. Modelo em tom de preto para a parede acinzentada

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin e Mariana Paro

79. Refletindo a luz também na piscina

Foto: Reprodução / Dálber Agüero

80. Estilo clássico, decorando o jardim

Foto: Reprodução / Marcelo Bicudo

81. Dispostas verticalmente

Foto: Reprodução / Renata Sestari

82. Brincando com os desenhos das obras na parede

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin e Mariana Paro

83. Mais um exemplo mostrando seu diferencial em uma fachada

Foto: Reprodução / Geoceramica

84. Iluminando a área de lazer

Foto: Reprodução / bianca Monteiro

85. Fachada que encanta os pedestres

Foto: Reprodução / Dálber Agüero

86. Fachada sem graça? Jamais!

Foto: Reprodução / Bianca Monteiro

87. Aposte em modelos trabalhados para desenhos diferenciados

Foto: Reprodução / Rodrigo Neto

88. Uma de cada lado da porta

Foto: Reprodução / Biazus Arquitetura

89. As pedras ganham destaque com o modelo de foco duplo

Foto: Reprodução / Rodrigo Neto

90. Opte por modelos de foco longo para mais destaque à parede

Foto: Reprodução / Virtu Arquitetura

91. As palmeiras ficaram ainda mais belas

Foto: Reprodução / Palazzo Revestimentos

92. Conferindo desta à cascata e à parede de madeira

Foto: Reprodução / Vanessa Campos

93. A mais perfeita simetria

Foto: Reprodução / Eduardo Corrêa

94. Modelo de chão para um jardim luxuoso

Foto: Reprodução / Paulinho Peres

95. Discreta, mas de presença marcante

Foto: Reprodução / Janini & Sagarra

96. Dispostas na parede lateral da garagem

Foto: Reprodução / Dálber Agüero

97. Modelos de chão e parede, com o mesmo design

Foto: Reprodução / Geoceramica

98. Trazendo charme ao revestimento de madeira

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin e Mariana Paro

99. Trazendo mais estilo à cascata em vidro

Foto: Reprodução / Kelly Petillo

100. Garantindo a iluminação ideal para a área da piscina

Foto: Reprodução / Gabriela L. Correa

101. Para uma fachada de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Tamara Vieira

102. Deixando as placas de mármore ainda mais majestosas

Foto: Reprodução / BT Arquitetura

103. Combina perfeitamente com uma parede de tijolos

Foto: Reprodução / Mônica Magalhães de Deus

104. Vistas tanto no andar superior quanto no térreo

Foto: Reprodução / Fernando Farinazzo

105. Que tal este modelo de design vazado?

Foto: Reprodução / Maria Ignez

106. Embelezando as paredes brancas

Foto: Reprodução / Bianca Monteiro

107. Um modelo, quatro lâmpadas

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin e Mariana Paro

108. Iluminando a dupla de poltronas

Foto: Reprodução / Gisele Ribeiro

109. Dispostas em alturas diferentes

Foto: Reprodução / Bianca Monteiro

110. Foco duplo e foco dedicado ao jardim suspenso

Foto: Reprodução / Jaqueline Menin Mariana Paro

111. Mostrando toda a imponência das pedras como material de revestimento

Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas

112. O destaque fica pelas vigas na fachada da casa

Foto: Reprodução / Lica Giordano & Gisele Almeida

113. Estilo moderno e parede de cimento queimado

Foto: Reprodução / MOB Arquitetos

114. Destaque para o lindo desenho formado pelo jogo de luz

Foto: Reprodução / Urbem Arquitetura

115. Cantinho apaixonante para relaxar

Foto: Reprodução / Patricia Franco

116. Deixando a garagem ainda mais bela

Foto: Reprodução / Plena Madeira

117. O corredor também ganha arandelas

Foto: Reprodução / Amanda Matarazzo

118. Recanto de paz, tranquilidade e muita beleza

119. Enquadrando porta e janelas

Foto: Reprodução / Bianca Monteiro

120. Quanto mais iluminação, melhor

Foto: Reprodução / Híbrida Construções

Seja para trazer funcionalidade a um ambiente ou iluminando cantos escuros quando a luminosidade natural do dia vai embora, ou ainda para destacar elementos, as arandelas são um ótimo recurso a ser explorado no exterior do seu lar. Aposte!