Clorofito: dicas certeiras para cultivar a planta que purifica o ar

Escrito por
Atualizado em 26.07.22

Jani

Por
Atualizado em 26.07.22

O clorofito é uma planta ornamental conhecida pelo charme e delicadeza de suas folhas. De fácil cultivo, ela é ideal para compor jardins suspensos, jardineiras e ambientes externos e internos. Além disso, é conhecida por purificar o ar e aumentar a quantidade de oxigênio dos ambientes. A seguir, confira as dicas da jardinista Flávia Kremer para acertar no cultivo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o clorofito

O clorofito, ou Chlorophytum comosum, é uma folhagem ornamental originária de regiões da África do Sul. De acordo com a jardinista Flávia Kremer, a planta possui variedades nas cores verde e com tonalidades branca e creme. Ela também é conhecida como Gravatinha e Planta-Aranha.

Publicidade

No Brasil, o clorofito está presente em muitos projetos paisagísticos e possui grande valor ornamental. A planta se adaptou bem ao clima tropical e é muito comum em canteiros, jardins suspensos e em ambientes internos. No mercado, cada muda custa em média R$ 2,70, um preço acessível.

A planta também é conhecida por purificar o ar dos ambientes, por isso, é muito indicada para ambientes internos. Ela aumenta a quantidade de oxigênio e elimina gases poluentes comuns em grandes cidades, como o monóxido de carbono (CO).

Como cuidar de clorofito

O clorofito é uma planta perene, ou seja, com um ciclo de vida longo. Entretanto, ela precisa de alguns cuidados para crescer saudável. A seguir, confira dicas de cultivo da jardinista Flávia Kremer:

Publicidade

  • Adubação: “o clorofito é uma planta rústica, por isso, não é muito exigente com a adubação. No entanto, você pode adubá-lo com um fertilizante NPK 10.10.10 que ajuda no desenvolvimento”, orienta a especialista.
  • Irrigação: a planta pode ser regada de forma regular, sempre que o solo estiver seco. “É preciso apenas evitar o encharcamento”.
  • Solo ideal: assim como a maioria das plantas, o clorofito aprecia solo fértil e rico em matéria orgânica.
  • Luminosidade: uma planta de fácil cultivo, o clorofito não é muito exigente quanto à iluminação. Ele pode ser plantado sob sol pleno ou meia-sombra.
  • Cultivo: a planta é ideal para espaços pequenos e é possível cultivá-la em vasos suspensos e jardins. “Também é adequada para ambientes internos, desde que sejam bem iluminados”.
  • Cultivo na água: o clorofito pode ser cultivado na água em vasos de vidro. Para isso, é preciso lavar bem as raízes da planta e manter a água limpa. Assim, lave o recipiente pelo menos 1 vez por semana.
  • Mudas: por fim, é possível fazer mudas da planta por meio de touceiras e ramificações de suas flores.

Ainda de acordo com a jardinista, o clorofito também pode ser cultivado em grandes canteiros e fica lindo em forrações externas. Seguindo todas as orientações, com certeza, você poderá utilizar todo o charme e beleza dessa folhagem.

Tipos de clorofito

Além de ser uma planta versátil, o clorofito possui algumas variedades que podem ser cultivadas em pleno sol ou na sombra. A seguir, conheça cada espécie e veja como cultivá-la em sua casa ou jardim.

Clorofito-verde

O clorofito-verde, ou Chlorophytum comosum, deu origem a outras variedades da espécie. A planta possui folhas verdes e resistentes, por isso, é ideal para ambientes externos. Para cultivá-la, é preciso manter o solo fértil e rico em matéria orgânica.

Clorofito-de-sol

O clorofito-de-sol, ou Chlorophytum Variegatum, é ideal para ambientes externos, pois também é muito resistente. A planta possui folhas com o centro na cor verde e bordas claras, e deve ser cultivada em pleno sol. Por fim, no paisagismo, a espécie é ideal para compor bordaduras, ou seja, pequenas limitações entre os canteiros de flores.

Clorofito-de-sombra

O clorofito-de-sombra, ou Chlorophytum Vittatum, é uma variedade perfeita para ambientes internos. A planta possui o centro na cor branca ou creme e bordas na cor verde. Para ter sucesso no cultivo, é preciso mantê-la em ambientes de meia-sombra e em contato com a luz indireta.

Os tipos de clorofito são realmente lindos! A dica é escolher aquele que mais combina com o seu estilo e ambiente. Dessa forma, você conseguirá compor uma decoração cheia de vida. E, se quiser, pode usá-los montar o seu urban jungle.

Publicidade

Vídeos sobre clorofito para um cultivo próspero

Para ter ainda mais sucesso no cultivo do clorofito, que tal conferir uma seleção de vídeos com muitas dicas e informações? A seguir, descubra os encantos dessa linda folhagem:

Como plantar clorofito em vaso

Nesse vídeo, veja como preparar o substrato ideal para o clorofito. Além disso, aproveite as dicas sobre o cultivo da folhagem em vaso. Vale a pena assistir, pois o vlog traz o passo a passo do plantio e curiosidades sobre a folhagem.

Mais dicas para cultivar a folhagem

Quem gosta de plantas também gosta de dicas! Conheça os locais ideais para o cultivo da folhagem. O ponto alto do vídeo está nas dicas para compor uma decoração. Vale muito a pena conferir e anotar as sugestões.

Conheça os três tipos de clorofito

O clorofito é uma planta muito versátil e apresenta três tipos diferentes. Nesse vídeo, aprenda a diferenciar as espécies de forma fácil e prática. As variedades são lindas, mas também precisam de atenção e alguns cuidados, portanto não deixe de conferir as dicas!

Como cultivar clorofito na água

Por fim, fique com dicas certeiras para cultivar clorofito na água em vasos de vidro. Vale a pena assistir, pois esse tipo de cultivo é um belo ornamento para a decoração.

Publicidade

Gostou das dicas? O clorofito realmente é uma planta linda, versátil e fácil de se apaixonar! Outra plantinha que também pode te agradar é o Caladium, pois não há muitos segredos para o cultivo e as folhas possem cores vibrantes.