15 fotos de lambari roxo e dicas infalíveis para cultivá-lo

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Priscilla Gama

Por
Atualizado em 07.06.22

O lambari roxo é uma espécie de suculenta com folhas pequenas e arroxeadas. Conhecida também como trapoeraba, seus ramos atingem entre 15 a 25 centímetros, se espalhando e embelezando o ambiente. Além de ser bastante utilizado no paisagismo para decoração, o lambari também possui propriedades medicinais. Confira vídeos, dicas e fotos para saber mais sobre essa plantinha!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o lambari roxo e seus benefícios para a saúde

O lambari roxo tem inúmeros benefícios para a saúde, mas não deve ser consumido cru, já que por ser rico em oxalato de cálcio pode ser tóxico. Seu uso na medicina popular é geralmente por meio de chás, que são ótimos para o tratamento de infecção urinária, problemas vasculares, pressão arterial alta, entre outras doenças. No México, a planta também é usada para combater dor de dente e males do intestino.

Como cuidar de lambari roxo

O lambari roxo é de fácil cultivo, mas como toda planta, ele necessita de alguns cuidados para que cresça bonito e saudável. Veja algumas dicas e saiba como cuidar:

Publicidade

  • Rega: As regas devem acontecer de duas a três vezes por semana. É ideal que o solo tenha secado completamente antes que receba água novamente e para isso, coloque o dedo na terra para sentir a umidade.
  • Solo: O substrato ideal é a mistura de terra e areia, que facilitará a drenagem e vai manter o solo apenas úmido, evitando que a raiz apodreça e também o ataque de pragas.
  • Poda: Quando for o momento de podar o lambari roxo, devem ser feitos cortes acima do nó de onde vêm as folhas. Esse processo incentiva a planta a produzir mais folhas e é recomendado que seja feito na primavera.
  • Muda: É realizada através de estaquia, ou seja, por meio de um galho da planta. O ramo deve ter cerca de 10 centímetros e ser plantado sem as folhas. Pode ser feito em um vaso com terra adubada ou deixado em um recipiente com água para enraizar.
  • Iluminação: Pode ser cultivado com recebimento de luz solar direta e meia-sombra, pois é uma planta muito resistente. Não suporta geada e por isso, não é recomendado para regiões frias.
  • Adubação: Deve acontecer em intervalos de três a quatro meses, ou sempre que a planta parecer enfraquecida. Fertilizante orgânico ou adubo mineral são os ideais. Para isso, cave um buraco em volta da planta, coloque o adubo e em seguida cubra com a terra que foi retirada anteriormente.

Seguindo essas dicas, com certeza terá sucesso no cultivo de lambari roxo. Tendo como resultado dos cuidados uma planta vistosa e saudável.

Saiba mais sobre cuidados com o lambari roxo

Ao cultivar o lambari roxo, é importante atentar-se a alguns cuidados com a planta. Por exemplo, rega, plantio, adubação, entre outras coisas. Confira a seleção de vídeos para entender melhor esses processos:

Dicas de cuidados e poda do lambari roxo

Publicidade

A Nô Figueiredo explica rapidamente alguns cuidados com a planta. Como se realiza a poda, onde cultivar e quantidade de água necessária. É uma espécie muito fácil de cuidar e que compõe o ambiente. Veja!

Como fazer muda de lambari roxo

A youtuber Carol Alencar ensina a fazer mudas de lambari roxo e também dá outras dicas para facilitar o cultivo. Para o processo de estaquia, Carol explica que o galho deve ser saudável e evitar encharcar a terra para evitar que a raiz apodreça.

Como cultuivar sua planta em vasos

Neste vídeo, a youtuber Day explica como cultivar o lambari roxo em vasos, mantendo a beleza da planta. Para isso, ela informa que é melhor deixar o vaso em meia-sombra e além disso, ela também dá dicas para saber ler sua plantinha, para compreender quais cuidados ela está precisando.

Rega e adubação do lambari roxo

Por ser uma espécie de suculenta, o lambari roxo não necessita de muita água. A Sabrina mostrou a planta dela nesse vídeo e ensinou como e quando as regas devem acontecer, explicando quais adubos podem ser usados para fortalecer o solo. Confira!

Os cuidados com o lambari roxo são fáceis e certeiros. De maneira simples é possível ter em casa essa planta cheia de beleza e benéfica para a saúde.

15 fotos de decoração com lambari roxo que enchem o ambiente de beleza

O lambari roxo é muito utilizado no paisagismo para decorar os ambientes. Suas folhas mescladas de verde e roxo criam um destaque e enchem de beleza qualquer lugar. Veja fotos dessa planta na decoração!

Publicidade

1. O lambari roxo é uma ótima planta para usar na decoração

2. Com suas folhas em tons verde e roxo criam um belo destaque

3. Utilizadas juntamente com outras plantas também ficam lindas

4. E decoram espaços externos, como neste caso

5. Se receber bastante sol, suas folhas ficam completamente roxas

6. O lambari roxo geralmente é usado de forma pendente na decoração

7. Em vasos elaborados ou simples

8. Seus ramos caem para fora do vaso, formando um lindo efeito

9. Quando cultivado dentro de casa, precisa estar pelo menos em meia-sombra

Verdejando o Apê

Publicidade

10. O jardim suspenso é um ótimo espaço para ele

11. Deixa a parte externa da casa mais bonita

12. Que tal um lambari pendente em sua prateleira?

13. Ou então na mesa, fazendo parte de seu dia a dia

14. O jardim vertical combina muito

15. Além de deixar o ambiente lindo, vai chamar atenção de todos

O lambari roxo pode ser usado de várias formas para decorar diversos locais, deixa tudo mais bonito e ainda tem muitos benefícios. Cultive e desfrute da beleza dessa planta. Gostou das dicas? Veja também flores roxas e conheça mais espécies nessa cor!