10 ideias de flor onze-horas para dar um toque de beleza à decoração

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Por Eldinha

Por
Atualizado em 07.06.22

A flor onze-horas (Portulaca Grandiflora) é uma espécie de suculenta originária da América do Sul e recebe esse nome porque as suas flores começam a abrir por volta das 11 horas da manhã. Isso porque é um período do dia com maior incidência de sol até o fim da tarde. Saiba como cultivar a espécie e veja lindas fotos para ter ideias de decoração!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de flor onze-horas

A flor onze-horas é fácil de cultivar, porém, é importante ter alguns cuidados para manter a planta bonita e com flores maravilhosas. Confira abaixo algumas dicas infalíveis:

  • Solo: a espécie não é muito exigente em relação à adubação, por isso não é necessário utilizar muitos fertilizantes. A planta não gosta de solo encharcado, então é recomendado que o substrato seja arenoso e drenável para não reter umidade;
  • Iluminação: a planta necessita de aproximadamente 6 horas de luz solar para estimular o crescimento e a floração. Caso seja cultivada em locais com muita sombra, as flores dificilmente abrirão. Então, coloque a planta sempre em pontos estratégicos como em uma janela com muita luminosidade ou plante-a em uma parte do jardim que receba sol;
  • Rega: embora suporte longos períodos sem água, a onze-horas necessita ser regada sempre que o substrato estiver seco. Pois, a umidade de forma equilibrada contribui para o seu florescimento;
  • Cultivo: a flor onze-horas pode ser cultivada diretamente no solo ou em vasos. Se você não tem um espaço para plantá-la no solo, utilize vasos com furos no fundo, argila expandida ou cacos de telha para uma boa filtragem da água;
  • Muda: a propagação pode ser feita por estaquia ou semente. Por estaquia, basta cortar um galho de aproximadamente 10 cm, plantar diretamente na terra e regar sempre que o substrato estiver seco. Agora, para propagar a espécie por sementes é necessário aguardar a primavera ou verão. Então, plante as sementes na terra ligeiramente úmida e as mantenha próximas à luz solar para germinarem.

Apesar de a planta não exigir um solo muito rico em matéria orgânica, é importante enriquecê-lo com adubo NPK 5-5-5 (nitrogênio, fósforo e potássio), para florescerem e se manterem bonitas.

Publicidade

Saiba mais sobre a flor onze-horas e como cultivá-la

Quer ter a planta sempre bonita e florida? Assista aos vídeos a seguir e tenha dicas valiosas de como cultivá-las. Além disso, aprenda como plantá-las em vasos suspensos feitos com garrafa pet:

Dicas de cuidados com a flor onze-horas

Nesse vídeo, o jardineiro e paisagista Randall Fidencio dá dicas simples e bem práticas de como cuidar da flor onze-horas e mantê-la bonita. Assista!

Como plantar a onze-horas em vasos

Publicidade

Se você não tem espaço para cultivar a planta em jardim, a opção é cultivá-la em vasos. A espécie fica muito bonita em vasos suspensos, jardineiras ou vasos comuns dando um toque decorativo ao ambiente. Assista e veja como fazer!

Flor onze-horas em garrafa pet

As garrafas pets são muito úteis para o artesanato, além disso, reutilizá-las contribui para um mundo mais sustentável e diminui os impactos ambientais. Sendo assim, assista ao vídeo e veja como plantar a flor onze-horas em vasos suspensos feitos com garrafa pet!

Como estimular a floração da onze-horas

A adubação é muito importante para levar nutrientes essenciais às plantas para mantê-las bonitas e saudáveis. Nesse vídeo, você aprenderá como aplicar um adubo orgânico à base de fósforo para estimular a floração. Assista!

Agora que você já sabe como cuidar dessa planta incrível, veja abaixo inspirações para decorar a sua casa e deixá-la cheia de vida!

10 fotos de decoração com flor onze-horas para deixar o ambiente bonito

A espécie é muito conhecida pela sua beleza e por trazer vida e alegria em diversas decorações. Por isso, confira lindas fotos e tenha ideias para decorar a sua casa:

1. A flor onze-horas é bem resistente e fácil de cuidar

2. Você pode cultivá-la em objetos recicláveis

Emirene Souza

Publicidade

3. Como os pneus, por exemplo

4. Além disso, fica lindo usá-la como forração em jardins

5. Ou em canteiros na frente da casa

6. Pendurar a planta em painéis dá um toque charmoso

7. Assim como decorar a área ao redor da piscina

8. Você pode utilizar vasinhos na parede

9. Ou apostar em uma decoração rústica

10. Pois, a flor onze-horas deixa qualquer decoração incrível!

Em ambientes com boa luminosidade você pode usar a flor onze-horas para tornar a sua casa mais bonita e aconchegante. Se você ama flores e gosta de colecioná-las, aproveite e confira espécies de flores trepadeiras para adicionar charme e cores ao seu lar!

Publicidade