Pata-de-elefante: dicas e cuidados para cultivar a planta rústica

Escrito por Alanis Brito

A pata-de-elefante é muito utilizada na decoração de casas e jardins devido à cabeleireira marcante e uma base de tronco única, que pode alcançar até 5 metros de altura na fase adulta. Que tal conhecer um pouco mais dessa planta ornamental e se inspirar para usar na decoração da sua casa?

Continua após o anúncio



Significado e origem da pata-de-elefante

A beleza da planta de nome científico Beaucarnea recurvata é toda voltada ao seu tronco singular, que exerce a função de armazenar água em períodos de estiagem. Isso porque ela vem justamente do ambiente desértico do México, onde é preciso sobreviver por longos períodos de seca.

Por não exigir muita manutenção, a pata-de-elefante acaba sendo muito utilizada em projetos paisagísticos, se tornando perfeita para cultivo em vaso ou diretamente no solo. Devido ao seu lento crescimento, quando adquirida adulta, seu valor aquisitivo é bem mais alto.

Como cultivar sua pata-de-elefante

A pata-de-elefante pode ser cultivada tanto em um amplo jardim quanto em espaços pequenos, como os vasos. Aprenda, então, 4 dicas de plantio nesses dois estilos para que você considere a possibilidade de ter um exemplar:

Faça você mesmo mudas de pata-de-elefante

Quem já possui a planta, não vê a hora de multiplicá-la para deixar o jardim ainda mais bonito. Assim sendo, este vídeo irá explicar de forma descomplicada como fazer as mudas da pata-de-elefante.

Plantio fácil e simples da pata-de-elefante

Continua após o anúncio



Tem ideia de como transplantar uma muda dessa planta tão majestosa? Esse tutorial te mostra que não exige muito conhecimento para realizar essa tarefa!

Conheça desde a poda ao plantio da pata-de-elefante

Sabe aquele tutorial completo que mostra a poda, cuidados gerais, plantio e dicas de cultivo da sua planta favorita? Então confira o vídeo, que a vontade de adquirir a pata-de-elefante só vai aumentar se você ainda não a possui!

Plantio da pata-de-elefante

Não sabe como replantar ou transferir a planta para um vaso maior? Então aprenda hoje mesmo, neste vídeo que mostra como fazer o cultivo de forma prática.

Com tantas técnicas de plantio em vaso ou de fazer mudas, fica ainda mais fácil escolher essa bela planta arbustiva para deixar a sua casa mais bela. Veja agora as dicas básicas de cultivo e aprenda como decorar a sua casa com a pata-de-elefante.

Dicas para cuidar de uma pata-de-elefante

  • Solo: deve ser bem drenado. Se a planta estiver no vaso, verifique se o solo contém mistura de areia para que a água escorra bem.
  • Iluminação: a pata-de-elefante gosta bastante de luz, sendo ideal o cultivo em sol pleno. Caso ela esteja dentro de casa, posicione a planta para que fique em local bem iluminado.
  • Rega: como é uma planta que tem como origem a região desértica, ela não exige muita rega. Ao molhar, certifique-se de que o excesso de água tenha saído pelos furos do fundo do vaso, e tente sempre manter o solo um pouco seco, tendo o cuidado de não encharcá-la para não apodrecer a raiz.
  • Poda: o processo da poda é bem simples, sendo necessário apenas retirar as folhas secas e brotos, caso deseje manter o caule único.
  • Flor: nascem apenas quando a planta atingir a idade adulta, durante o outono. São inflorescências longas e retas, contendo inúmeras florzinhas de coloração branca. Seus frutos não são comestíveis.

Viu como é simples? Agora é hora de colocar tudo isso em prática ao verificar se a sua pata-de-elefante está posicionada em um local que pegue a luminosidade ideal ou se o solo não está muito encharcado.

10 ambientes com pata-de-elefante que combinam com o seu estilo

Pensando em decorar a sua sala ou o quintal com essa bela planta? Confira a seguir 10 ideias para inspirar e deixar o seu cantinho charmoso e aconchegante:

1. A pata-de-elefante é muito utilizada na decoração

GD Art

Continua após o anúncio



2. E é perfeita na composição de jardins

3. Como também em vasos dentro de casa

4. Suas folhagens são exuberantes

5. Mesmo quando ainda estão pequenas

6. Elas criam pontos de destaque no paisagismo

7. Ou trazem aquele charme que estava faltando

8. Se uma pata-de-elefante é linda, imagina duas

9. Decore sua planta com pedras decorativas

10. E leve mais o verde para o seu cantinho!

Decorando meu Garden

Continua após o anúncio



Ótima escolha de decoração, a pata-de-elefante é linda, exuberante e praticamente não exige manutenção. Faça uma composição linda de plantas ornamentais adicionando a helicônia, e deixe o seu jardim mais colorido!