Como plantar areca-bambu: 6 dicas para cultivá-la em sua casa e jardim

Escrito por
Atualizado em 08.07.22

Palloni Paisagismo

Por
Atualizado em 08.07.22

Bonita, durável e de fácil cultivo, a areca-bambu é uma das palmeiras mais indicadas para quem busca ter uma decoração moderna. A planta é ideal para ambientes internos e externos e garante muitas possibilidades. Além disso, as suas folhas são ornamentais, possibilitando um efeito tropical na decoração. A seguir, confira dicas de um especialista para cultivar essa linda planta:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a areca-bambu

A areca-bambu, ou Dypsis lutescens, é uma palmeira originária de Madagascar. De acordo com o arquiteto-paisagista João Sabino, a planta pode chegar a até 9 metros de altura e é conhecida por renovar a energia dos ambientes. Segundo Sabino, a palmeira faz parte da lista de plantas capazes de absorver partículas tóxicas do ar, por isso, deixa o ar mais puro.

A areca-bambu não é uma planta tóxica e, além disso, possui um valor acessível no mercado. Segundo o arquiteto-paisagista, o preço de cada muda custa em média R$25. O valor faz com que a planta seja cada vez mais presente nos jardins, já que é possível adquirir belos exemplares por um ótimo preço. Ademais, Sabino lembra que a areca-bambu fica linda em diversos ambientes, como próxima de muros, lagos e em varandas. Por fim, ela pode ser cultivada como planta isolada ou cerca viva.

Publicidade

Como cuidar da areca-bambu

A areca-bambu é uma palmeira resistente e muito durável, por isso é fácil ter bons resultados ao cultivá-la em casa. No entanto, assim como outras palmeiras, ela precisa de cuidados básicos e atenção, principalmente quanto ao solo e a luminosidade. Por isso, para não errar no cultivo da planta, confira, a seguir, ótimas dicas do arquiteto-paisagista João Sabino.

1. Cultivo

Segundo Sabino, a areca-bambu é uma das plantas mais utilizadas no paisagismo em todo o mundo pela sua praticidade e beleza, por isso, pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos. “Para o plantio em vasos, o segredo é escolher um solo fértil, com boa drenagem e rico em matéria orgânica”.

Publicidade

2. Irrigação

A areca-bambu aprecia boas regas e gosta de solos mais úmidos. Porém, Sabino orienta que a palmeira “não tolera solo encharcado, pois essa condição pode apodrecer as suas raízes”. Uma boa dica é regá-la sempre que o solo estiver seco.

3. Luz solar

A planta pode ser cultivada em meia-sombra ou na sombra, onde terá suas folhas mais verdes e brilhantes. Quando cultivada sob o sol pleno, ela pode apresentar uma coloração mais amarelada. Ainda segundo o arquiteto-paisagista, a areca-bambu se adapta bem a diferentes climas e, dessa forma, resiste bem a temperaturas mais baixas.

4. Como fazer mudas

A multiplicação da areca-bambu acontece por sementes, que costumam germinar entre 2 a 6 meses. Além disso, a planta também pode ser propagada por meio de touceiras, que se formam ao redor das palmeiras principais.

5. Adubação

“A adubação deve ser feita mensalmente entre a primavera e outono, e não deve ser realizada no inverno. A dica é usar um adubo orgânico, como o esterco bovino ou húmus de minhoca, pois a planta aprecia um solo fértil”, explica Sabino.

6. Como fazer a areca-bambu crescer mais rápido

Por fim, Sabino orienta que a planta pode ser cultivada de duas formas: uma que possibilita um aspecto mais baixo da palmeira e outra que valoriza o seu crescimento e tamanho. Para garantir um tamanho menor da areca-bambu, basta deixar as touceiras da planta e não as podar. Assim, o seu crescimento será mais lento e ela irá se desenvolver de forma arbustiva.

Já para garantir uma planta com um aspecto maior, é preciso podar as touceiras com frequência. Dessa forma, as palmeiras principais crescerão com mais vigor e podem chegar a atingir até 9 metros de altura.

Com essas dicas certeiras do João Sabino você, certamente, terá sucesso no cultivo da areca-bambu. Você pode cultivá-la em jardins, assim como ambientes internos, como salas, escritórios e varandas. É só usar a criatividade!

Publicidade

Saiba mais sobre a areca-bambu

Na hora de levar uma nova plantinha para casa, é preciso ficar por dentro do máximo de dicas e orientações sobre o seu cultivo. Melhor ainda é quando essas dicas são de quem já teve uma boa experiência com a planta, não é? Pensando nisso, confira, a seguir, uma série de vídeos sobre o cultivo da areca-bambu:

Mais dicas de como cultivar a areca-bambu

Nesse vídeo, a jardinista Flávia Kremer traz curiosidades e mais informações sobre a areca-bambu. Além disso, ela dá boas dicas de como plantar a palmeira para ela crescer e se desenvolva bem. Vale a pena assistir, pois, o vlog também ensina como fazer mudas da planta.

Como plantar a areca-bambu em vasos

Nesse vídeo, o jardineiro Carlos ensina como cultivar a areca-bambu em vasos. O vlog ensina como realizar o plantio e quais são os substratos necessários para a planta. É interessante assistir, pois, o vídeo traz o passo a passo de todo o processo.

Cuidados com a muda da areca-bambu

Aqui, a jardineira Sandra ensina como fazer mudas da palmeira por meio de touceiras. No vlog, você vai descobrir como realizar a separação de mudas, sem comprometer a planta principal. Sem dúvida, vale muito a pena assistir e anotas todas as dicas!

Como fazer mudas de areca-bambu por meio de sementes

Por fim, nesse vídeo você vai aprender como plantar a areca-bambu por meio das sementes. No vlog, o jardineiro Murillo traz ótimas dicas para preparar o solo ideal para esse tipo de cultivo. Vale a pena conferir, pois, o jardineiro também ensina como acelerar a germinação das sementes!

Publicidade

A partir dessas dicas de quem entende do assunto, com certeza, você terá bons resultados com o cultivo da areca-bambu. O segredo é unir todas as orientações a muito carinho, assim a sua planta irá crescer saudável e linda!

10 fotos de areca-bambu para inspirar a sua decoração

Por fim, aprecie uma série de fotos lindas da areca-bambu na decoração. A seleção, com certeza, vai trazer boas inspirações para você decorar a sua casa ou jardim. Olha só:

1. A areca-bambu é uma das plantas queridinhas

2. A sua folhagem traz charme à decoração

3. E garante um espaço tropical e muito moderno

4. Essa linda palmeira pode ser plantada em vasos

5. E ser cultivada em diversos ambientes de casa

6. Aliás, ela fica linda em vasos maiores

7. A areca-bambu também se adapta bem a ambientes externos

8. Por isso, ela pode ser uma boa opção para quintais e jardins

9. Afinal, ela traz um toque de elegância aos ambientes

10. Sem dúvida, você vai amar essa linda palmeira na decoração!

Gostou das dicas? Agora você está pronto para cultivar areca-bambu e aproveitar todo o charme dessa palmeira super versátil. Aproveite para plantar também a Palmeira Leque, pois ela é de fácil cultivo e garante um belo espaço verde em casa.