Por Luiz Felipe Gomes
Atualizado em 08.07.22
Bonita, durável e de fácil cultivo, a areca-bambu é uma das palmeiras mais indicadas para quem busca ter uma decoração moderna. A planta é ideal para ambientes internos e externos e garante muitas possibilidades. Além disso, as suas folhas são ornamentais, possibilitando um efeito tropical na decoração. A seguir, confira dicas de um especialista para cultivar essa linda planta:
Publicidade
A areca-bambu, ou Dypsis lutescens, é uma palmeira originária de Madagascar. De acordo com o arquiteto-paisagista João Sabino, a planta pode chegar a até 9 metros de altura e é conhecida por renovar a energia dos ambientes. Segundo Sabino, a palmeira faz parte da lista de plantas capazes de absorver partículas tóxicas do ar, por isso, deixa o ar mais puro.
A areca-bambu não é uma planta tóxica e, além disso, possui um valor acessível no mercado. Segundo o arquiteto-paisagista, o preço de cada muda custa em média R$25. O valor faz com que a planta seja cada vez mais presente nos jardins, já que é possível adquirir belos exemplares por um ótimo preço. Ademais, Sabino lembra que a areca-bambu fica linda em diversos ambientes, como próxima de muros, lagos e em varandas. Por fim, ela pode ser cultivada como planta isolada ou cerca viva.
Publicidade
A areca-bambu é uma palmeira resistente e muito durável, por isso é fácil ter bons resultados ao cultivá-la em casa. No entanto, assim como outras palmeiras, ela precisa de cuidados básicos e atenção, principalmente quanto ao solo e a luminosidade. Por isso, para não errar no cultivo da planta, confira, a seguir, ótimas dicas do arquiteto-paisagista João Sabino.
Ofertas
Segundo Sabino, a areca-bambu é uma das plantas mais utilizadas no paisagismo em todo o mundo pela sua praticidade e beleza, por isso, pode ser cultivada tanto em jardins como em vasos. “Para o plantio em vasos, o segredo é escolher um solo fértil, com boa drenagem e rico em matéria orgânica”.
Publicidade
A areca-bambu aprecia boas regas e gosta de solos mais úmidos. Porém, Sabino orienta que a palmeira “não tolera solo encharcado, pois essa condição pode apodrecer as suas raízes”. Uma boa dica é regá-la sempre que o solo estiver seco.
A planta pode ser cultivada em meia-sombra ou na sombra, onde terá suas folhas mais verdes e brilhantes. Quando cultivada sob o sol pleno, ela pode apresentar uma coloração mais amarelada. Ainda segundo o arquiteto-paisagista, a areca-bambu se adapta bem a diferentes climas e, dessa forma, resiste bem a temperaturas mais baixas.
A multiplicação da areca-bambu acontece por sementes, que costumam germinar entre 2 a 6 meses. Além disso, a planta também pode ser propagada por meio de touceiras, que se formam ao redor das palmeiras principais.
“A adubação deve ser feita mensalmente entre a primavera e outono, e não deve ser realizada no inverno. A dica é usar um adubo orgânico, como o esterco bovino ou húmus de minhoca, pois a planta aprecia um solo fértil”, explica Sabino.
Por fim, Sabino orienta que a planta pode ser cultivada de duas formas: uma que possibilita um aspecto mais baixo da palmeira e outra que valoriza o seu crescimento e tamanho. Para garantir um tamanho menor da areca-bambu, basta deixar as touceiras da planta e não as podar. Assim, o seu crescimento será mais lento e ela irá se desenvolver de forma arbustiva.
Já para garantir uma planta com um aspecto maior, é preciso podar as touceiras com frequência. Dessa forma, as palmeiras principais crescerão com mais vigor e podem chegar a atingir até 9 metros de altura.
Com essas dicas certeiras do João Sabino você, certamente, terá sucesso no cultivo da areca-bambu. Você pode cultivá-la em jardins, assim como ambientes internos, como salas, escritórios e varandas. É só usar a criatividade!
Publicidade
Na hora de levar uma nova plantinha para casa, é preciso ficar por dentro do máximo de dicas e orientações sobre o seu cultivo. Melhor ainda é quando essas dicas são de quem já teve uma boa experiência com a planta, não é? Pensando nisso, confira, a seguir, uma série de vídeos sobre o cultivo da areca-bambu:
Nesse vídeo, a jardinista Flávia Kremer traz curiosidades e mais informações sobre a areca-bambu. Além disso, ela dá boas dicas de como plantar a palmeira para ela crescer e se desenvolva bem. Vale a pena assistir, pois, o vlog também ensina como fazer mudas da planta.
Nesse vídeo, o jardineiro Carlos ensina como cultivar a areca-bambu em vasos. O vlog ensina como realizar o plantio e quais são os substratos necessários para a planta. É interessante assistir, pois, o vídeo traz o passo a passo de todo o processo.
Aqui, a jardineira Sandra ensina como fazer mudas da palmeira por meio de touceiras. No vlog, você vai descobrir como realizar a separação de mudas, sem comprometer a planta principal. Sem dúvida, vale muito a pena assistir e anotas todas as dicas!
Por fim, nesse vídeo você vai aprender como plantar a areca-bambu por meio das sementes. No vlog, o jardineiro Murillo traz ótimas dicas para preparar o solo ideal para esse tipo de cultivo. Vale a pena conferir, pois, o jardineiro também ensina como acelerar a germinação das sementes!
Publicidade
A partir dessas dicas de quem entende do assunto, com certeza, você terá bons resultados com o cultivo da areca-bambu. O segredo é unir todas as orientações a muito carinho, assim a sua planta irá crescer saudável e linda!
Por fim, aprecie uma série de fotos lindas da areca-bambu na decoração. A seleção, com certeza, vai trazer boas inspirações para você decorar a sua casa ou jardim. Olha só:
Gostou das dicas? Agora você está pronto para cultivar areca-bambu e aproveitar todo o charme dessa palmeira super versátil. Aproveite para plantar também a Palmeira Leque, pois ela é de fácil cultivo e garante um belo espaço verde em casa.