Grama-amendoim: 20 ideias para decorar a área externa e como cuidar

Escrito por Mariana Tocci
Em 15.06.20

Nativa do Brasil, a grama-amendoim (Arachis repens) é ótima para jardins e canteiros, porque suas folhas verde-escuras, de aproximadamente 20 centímetros, e suas flores amarelas criam uma linda forração. Sendo assim, ela é bastante vista em projetos de paisagismo. A seguir, vamos ensinar como cultivá-la em casa e mostrar lindas ideias para você se inspirar. Confira!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Como plantar grama-amendoim

O plantio da grama-amendoim é simples e pode ser feito com sementes ou mudas. O solo deve ser bem preparado e rico em matéria orgânica: antes de plantar, faça uma adubação para que a grama cresça bem. Além disso, escolha bem o local do plantio, porque a grama-amendoim não tolera pisoteios e geadas. Se você mora em uma região com invernos rigorosos, essa não é a melhor opção.

Caso opte pelas sementes, elas podem ser plantadas diretamente no solo, em covas espaçadas. O ideal é colocar, em média, 3 sementes por cova. Após o plantio, a rega deve ser frequente para que o solo permaneça úmido. O mais indicado é usar mudas, pois, com elas, a grama cresce mais rápido. Para plantá-las, basta fazer as covas espaçadas e colocar uma muda por cova, com regas também regulares.

Dicas e cuidados necessários

Depois de plantar a grama-amendoim, é preciso cuidar bem dela para que a planta se desenvolva de forma adequada. Assim, ela vai apresentar lindas folhas verde-escuras e flores amarelas. Veja 6 dicas para cultivá-la:

  • Solo: deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.
  • Luminosidade: pode ser sol pleno ou meia-sombra, mas o mais indicado é plantá-la em um local onde ela receberá algumas horas de sol direto por dia. Dessa forma, você terá mais flores em sua grama.
  • Rega: tem que ser feita regularmente para que o solo não fique seco. Assim, a planta vai se desenvolver de maneira mais adequada.
  • Poda: a poda pode ser feita apenas uma ou duas vezes ao ano. Entretanto, se a grama-amendoim for plantada em um canteiro ou espaço pequeno, é bom retirar regularmente os ramos que se alastram e invadem outros ambientes.
  • Adubação: não é preciso fazer sempre, mas é importante realizá-la pelo menos a cada 4 meses. O ideal é usar adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco bovino.
  • Pragas: a grama-amendoim geralmente é atacada por ácaros e cochonilhas. Mas, com uma adubação correta e regular, é possível evitar o aparecimento dessas pragas.

Ao tomar esses cuidados, sua grama-amendoim tem tudo para se desenvolver bem e dar lindas folhas e flores. Caso tenha uma área em declive em sua casa, você pode plantá-la nesse espaço, já que suas raízes longas ajudam a evitar deslizamentos.

20 fotos da grama-amendoim para se apaixonar por essa forração

No paisagismo, a grama-amendoim é bastante usada devido à sua beleza, versatilidade e fácil cultivo. Veja fotos para se encantar com essa forração e descobrir qual é a melhor maneira de utilizá-la em seu projeto:

1. A grama-amendoim é ótima para forrar jardins

GUILHERME MESQUITA ARQUITETO

Continua após o anúncio



2. Seja em grandes fachadas

3. Canteiros

CRICA VIEGAS

4. Ou até decks

5. Se você tiver uma área de declive

6. Essa grama será excelente para embelezar o local

7. E evitar deslizamentos

8. A grama-amendoim pode ser a atração principal do jardim

BRUNA CAGNACCI

Continua após o anúncio



9. Com suas folhas e flores delicadas

10. Ou pode ser combinada com outras plantas

11. Como palmeiras

12. Bromélias

13. E até com outros tipos de grama

14. Se quiser ter um jardim elegante

15. Você pode combinar a grama com outras plantas verdes

16. Para que a área fique praticamente monocromática

17. Se preferir um jardim moderno

PAULA VARGA PAISAGISMO

Continua após o anúncio



18. Mas, ainda assim, cheio de sofisticação

19. Você também pode combinar a grama com plantas de outras cores

20. Qual ideia você vai escolher para sua casa?

A grama-amendoim é uma ótima opção para forrar seu jardim, pois ela é versátil, linda e de fácil cultivo. Lembre-se de decidir qual será o tipo de plantio, escolher bem o local e cuidar da grama para que ela cresça e dê lindas folhas e flores. E para complementar seu espaço, que tal ver outros tipos de plantas para jardim?