Tipos de grama: conheça o melhor para montar o seu jardim

Escrito por Iara Avelino
Em 23.10.20

iStock

Você sabe quais os tipos de grama são ideais para montar o seu jardim? Preparamos um guia que vai te ajudar na escolha a grama perfeita para a sua área externa.

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

8 tipos de grama para jardim e áreas externas

Tua Casa

Para ajudar você a escolher a grama ideal para o seu jardim ou área externa, selecionamos os tipos de grama mais conhecidos e procurados no mercado:

1. Grama esmeralda

A grama esmeralda é a mais popular dentre as escolhas para o jardim. Isso porque ela se adapta melhor ao calor e de fácil manutenção. Ela é estreita e mais fina.

2. Grama-coreana ou grama japonesa

A grama-coreana é indicada para locais de pouco fluxo, por isso, ela é bastante escolhida para ornamentar jardins. Ela não é muito resistente e precisa ser adubada pelo menos duas vezes por ano.

3. Grama São Carlos

A grama São Carlos tem suas folhas mais largas e é bem popular nos jardins do Brasil. Por ter crescimento rápido, ela deve ser podada pelo menos duas vezes ao mês ou a cada dez dias. Apesar de ser resistente ao frio, ela também se adapta bem ao calor.

4. Grama-Bermudas

Essa grama é indicada para campos de futebol e de golfe. Também muito popular no país, esse tipo de grama exige maiores cuidados. Ela é bastante resistente, mas não se adapta bem à sombra.

5. Grama-Batatais

Muito utilizada em parques públicos, a grama é resistente a pragas, doenças e pisoteio. Também conhecida como grama-de-pasto, ela é uma escolha para quem busca algo de fácil manutenção.

Continua após o anúncio



6. Grama Zeon

É uma grama que forma um gramado mais denso e escuro do que o tipo esmeraldo. De fácil manutenção, ela é indicada para grandes áreas externas.

7. Grama Geo Zoysia

Ótima para áreas de sol pleno, ela tem folhas mais finas que os outros tipos de grama e forma um gramado mais denso e escuro.

8. Grama Santo Agostinho

Também chamada de grama-inglesa, ela possui as folhas lisas e com um verde-escuro. Resistente a pragas, ela é indicada para locais de meia-sombra ou áreas litorâneas.

Essas gramas são as mais populares dentre as escolhas para construir um jardim ou uma área externa, mas é importante entender mais sobre o clima do local antes de comprar o material, pois cada um dos tipos de grama adapta-se a climas específicos.

Saiba mais sobre os tipos de grama

E qual tipo de grama escolher? Qual é o melhor para a sua área externa? Calma, nós vamos te ajudar! Selecionamos vídeos para você conhecer tudo sobre diferentes espécies de grama e saber qual se adapta a sua necessidade.

O tipo de grama mais fácil de manter

Se você está procurando uma grama de fácil manutenção, esse vídeo é para você. Um gramado fácil de cuidar e de crescimento razoável. Esse vídeo traz tudo que você precisa saber sobre esse tipo.

Os 5 principais tipos de grama

Com esse vídeo, você vai aprender que grama não é tudo igual e que cada uma tem uma particularidade e exige cuidados e manutenção específicas. Tudo o que você precisa saber sobre escolher a grama ideal está aqui.

Continua após o anúncio



Como ter um gramado perfeito

Com esse vídeo, você vai aprender a escolher a grama perfeita para o jardim e aprender também a montar os tapetes de grama. Além disso, você vai descobrir como manter o gramado bonito, verde e saudável.

Então, qual dos tipos de grama você vai colocar em seu jardim? Após decidir a grama ideal, é hora de pensar em outros detalhes, como plantas e decoração. Confira algumas dicas de decoração de jardim para deixar o espaço ainda mais lindo e aconchegante.