40 formas de decorar com palmeira fênix e dicas de cuidado

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Floricultura Nossa Terra

Por
Atualizado em 07.06.22

A palmeira fênix é uma planta que tem origem na Ásia, especificamente na Tailândia e no Vietnã. Seu nome científico é Phoenix roebelenii e ela é uma espécie muito usada para ornamentar vários jardins, devido à sua beleza e manutenção. Neste post, conheça essa planta!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Características da palmeira fênix

Envato

Assim como outras espécies de palmeiras, a fênix pode crescer muito. Há casos que ela chega aos quatro metros de altura. Contudo, ela pode ser cultivada em vasos grandes. Suas folhas são delicadas e formam um leve arco, devido ao tamanho. Essa planta leva cerca de dois anos para crescer.

Publicidade

Ela é de regiões com clima tropical e é resistente ao calor e ao vento. Isso faz com que ela seja ideal para varandas, terraços, jardins e sacadas. Além disso, é possível cultivá-la em ambientes internos, desde que a manutenção seja feita corretamente. Com os cuidados corretos, essa planta pode durar por aproximadamente uma década.

Como cuidar da Palmeira fênix

A palmeira fênix é uma planta de fácil manutenção. Contudo, ela é bem delicada e precisa de cuidados frequentes. Neste tópico você vai ver quais os principais cuidados para que a sua planta cresça bonita e saudável:

  • Rega: ela deve ser regada diariamente nas semanas logo após o plantio. Depois de fixada, ela pode ser regada duas vezes na semana.
  • Sol: essa palmeira pode ficar em lugares fechados com luz indireta. Porém, o ideal é que ela receba luz direta do sol por, pelo menos, quatro horas no dia.
  • Vaso: apesar do tamanho, ela pode ser plantada em vasos. Apenas deve-se escolher um material resistente para suportar seu peso e as raízes.
  • Muda: as mudas têm cerca de 40 cm e podem ser plantadas diretas no solo. Contudo, é preciso adubação constante.
  • Solo: o solo dessa planta precisa ser bem arejado e drenado. Por isso, o substrato pode ser misturado com areia ou perlita. Além disso, ele deve ser sempre úmido, porém não deve ser encharcado.
  • Adubação: na fase de muda em vaso, essa planta requer adubação constante de nitrogênio. Isso pode ser feito com adubo orgânico. A planta deve ser adubada três vezes ao ano: primavera, verão e outono.
  • Manutenção: basta retirar as folhas mais velhas e marrons. A poda excessiva pode deixar a planta vulnerável.

Estas dicas ajudam muito na hora de cultivar uma planta. Contudo, é preciso ficar de olho nas necessidades específicas de cada exemplar. Esse tipo de cuidado pode dar ao seu jardim uma vida muito mais saudável e feliz.

Publicidade

40 fotos de decoração com Palmeira fênix para um jardim imponente

Quando o assunto é paisagismo, é preciso pensar no que se espera do jardim. Além disso, é necessário considerar as condições de iluminação, o tamanho e o clima do local. Por isso, veja 40 maneiras de decorar usando a palmeira fênix que vão te apaixonar:

1. A palmeira fênix é muito versátil

2. Ela pode ser usada em vários ambientes

3. E mudará o aspecto de cada um

4. Essa planta é de origem tropical

5. Em regiões litorâneas da Ásia

6. Especificamente na Tailândia e Vietnã

7. Por isso, ela recebe outros nomes

8. Veja alguns deles

Angélica Paisagista

Publicidade

9. Em inglês, ela é chamada de Pigmy Date Palm

10. Mas também é conhecida como Vietnã Fênix

11. Ou palmeira anã

12. Essa planta produz frutos

13. Os quais são parecidos com as tâmaras

14. Por isso, ela também é chamada de Tamareira-anã

15. Porém, no caso da palmeira, os frutos não são comestíveis

16. Os nomes ajudam a mostrar uma coisa

17. A versatilidade dessa planta

Garden Jardim dos Sonhos

Publicidade

18. Afinal, ela pode ficar em vários ambientes

19. Sejam eles internos ou externos

20. Veja esta como ficou incrível

21. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados

22. Por exemplo, com o solo

23. Ele deve estar sempre úmido

24. Porém, não deve ser encharcado

25. Principalmente quando ela está em vasos

26. Apesar de linda, esta planta pode ser perigosa

27. Ela possui espinhos

28. O que pode machucar os pets e crianças pequenas

29. Estes espinhos ficam na base da planta

30. Você sabe o significado da palmeira fênix?

31. Seu nome deriva da ave mitológica

32. A qual ressurge das cinzas

33. Então, a planta representa vitória

34. Regeneração e imortalidade

35. O que ajuda a renovar as energias de um ambiente

36. Ter uma planta assim vai renovar seu ambiente

37. E deixará a casa com outro aspecto

38. Independente do ambiente que ela esteja

39. Tudo ficará ainda mais bonito

40. Quando você tiver uma palmeira fênix para chamar de sua

Vídeos sobre palmeira fênix

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Quanto mais se aprende sobre elas, mais dá vontade de ter outras plantas. Afinal, a jardinagem e o paisagismo são atividades relaxantes e gratificantes. Por isso, veja alguns vídeos para aprender mais sobre a sua nova planta:

Dicas valiosas para a palmeira fênix

O jardineiro Daniel Cordeiro, do canal Plantar é Viver, dá várias dicas importantes para o cultivo da palmeira fênix. Dentre as dicas, o jardineiro fala sobre os frutos que essa planta dá, se eles são comestíveis ou não. Além disso, ele conta os segredos para ter uma planta tão bonita quanto a mostrada no vídeo.

Como plantar palmeira fênix

O plantio de uma nova palmeira pode ser complicado. Se ele for feito de maneira errada, pode acabar matando a planta. Por isso, o canal Admirando a Natureza explica como plantar corretamente uma palmeira fênix. Além disso, a jardineira explica como fazer a adubação para a planta crescer mais rápido.

Como fazer mudas de palmeira fênix

Nada melhor que poder propagar ainda mais as plantas do jardim. Para isso, uma opção é apostar na produção de mudas em casa. No caso das palmeiras, esse processo pode ser um pouco complexo. Porém, o jardineiro Daniel Cordeiro, do canal Plantar é Viver explica o passo a passo de como tirar mudas da sua palmeira.

A palmeira fênix é apenas uma dentre tantas espécies dessa planta. Ela pode renovar seu jardim ou outras áreas internas. A escolha da melhor espécie para sua casa vai depender de vários fatores. Por isso, veja mais sobre as outras palmeiras para jardim.