Ráfia: 25 ideias de decoração e dicas para cultivar essa palmeira

Escrito por Andressa Oliveira

A ráfia é um tipo de palmeira muito usada em jardins e ambientes internos. É uma planta de grande beleza ornamental, fácil cultivo e que se desenvolve bem em locais fechados. Para você descobrir mais, veja o seu significado especial, dicas de cultivo, ideias para usá-la na decoração da casa e diversas outras informações úteis sobre a espécie. Confira:



Significado da planta ráfia

A ráfia é vista como uma planta que traz sucesso e atrai riqueza para o local onde é colocada. Por isso, além dos interiores de residências, também é um espécie muito indicada para empresas, escritórios e locais de trabalho. Além disso, é uma planta que ajuda a purificar o ar e eliminar gases tóxicos do ambiente.

Como cuidar da ráfia

Muito popular na decoração de interiores, essa planta exige apenas cuidados simples para se manter linda e saudável, descubra quais:

  • Sol: é uma planta que prefere ser cultivada na meia-sombra, mas tolera tanto locais com sol pleno ou sombra. Em interiores, deve ficar em espaços bem iluminados.
  • Rega: regue ao menos uma vez por semana e, caso necessário, aumente a frequência nos meses mais quentes do ano. É uma planta que adora receber água borrifada em suas folhas. Não tolera encharcamento, por isso, verifique sempre o solo antes de regar.
  • Como plantar: pode ser plantada em vasos ou canteiros no jardim. Em caso de vasos, lembre-se escolher um recipiente adequado para o tamanho da espécie, que pode atingir até 2m. Garanta também uma boa drenagem, colocando pedriscos no fundo.
  • Adubação: não é uma planta exigente com relação aos nutrientes do solo. Pode-se fazer uma adubação anualmente, de preferência na primavera, com fertilizante e húmus de minhoca.

Viu só como é simples e fácil cuidar de um exemplar de ráfia. O cultivo dessa bela folhagem não tem segredo e você pode dar um elegante toque de verde para qualquer cantinho na sua casa ou escritório.

Vídeos e dicas para cultivar ráfia

Conheça mais sobre as principais características dessa planta e veja informações essenciais para cultivar a sua:

Dicas básicas sobre a ráfia

Descubra sobre a origem dessa palmeira e veja por que essa planta é tão comum em interiores de casas e escritórios. Anote todas as dicas de cuidados para manter a sua sempre linda e vistosa. Além disso, aprenda como fazer a poda das pontas secas das folhas corretamente.



Como cultivar e reproduzir a palmeira ráfia

Aprenda mais sobre as características da ráfia, suas diferentes formas de cultivo, o clima adequado e os locais indicados para colocar a planta. Veja também informações sobre regas, pragas, adubos e como reproduzir um exemplar para fazer diversas mudas.

Cuidados para manter a ráfia vistosa

Confira mais dicas sobre os cuidados que essa espécie necessita e veja uma seleção de fatores que podem interferir na boa saúde da planta e que podem ser a razão pela qual sua palmeira ráfia está morrendo. Veja soluções simples para deixar seu exemplar sempre verde e vistoso.

25 fotos de ráfia para levar o verde para sua casa

A ráfia é uma planta ornamental e uma boa opção para ser utilizada em interiores e jardins. Veja algumas ideias:

1. A ráfia é uma espécie muito usada na decoração

2. E se adapta ao cultivo em vasos

3. É uma planta resistente e de fácil cuidado

4. Fica linda como destaque na sala

5. E também no jardim

PLANTAE COMÉRCIO DE PLANTAS



6. Seu formato é bastante ornamental

7. E suas folhas palmadas possuem uma coloração verde escura

8. Pode ser usada em canteiros para esconder muros

9. Ou em vasos para elevar a decoração do espaço

10. É conhecida por atrair fortuna e sucesso

11. E muito bem-vinda em espaços comerciais

12. Ideal para agraciar aquele cantinho na sua casa

13. E adicionar um pouco de verde ao lar

14. Combinada com um cesto, ela traz um toque rústico

15. E se destaca em decorações modernas

Andrew Waller



16. Volume, beleza e frescor para as varandas

17. Escolha um vaso adequado para seu exemplar

18. Há ráfias de diversos tamanhos

19. E ela pode crescer bastante se tiver espaço

20. Fica um charme usada de forma isolada

21. Mas traz ainda mais encanto em dose dupla

22. Ou combinada com outras plantas

23. Preencha de vida aquele espaço embaixo da escada

24. Deixe um canto mais gracioso

25. Encante em qualquer ambiente com a ráfia!

A ráfia pode ser a planta perfeita para complementar a decoração do seu espaço com um marca natural, já que é uma espécie que demanda cuidados simples, é resistente e possui uma folhagem verde escura bastante ornamental.

E, para você que adora um toque de verde, mas não tem muito jeito ou tempo para a jardinagem, confira também plantas fáceis de cuidar.