Por Andressa Oliveira
Atualizado em 07.06.22
Poderosa até no nome, a comigo-ninguém-pode é cercada de crendices e seu cultivo é muito comum em casas e quintais. Originária da Colômbia e da Costa Rica, essa planta se destaca com suas folhas verde-escuras com manchas mais claras. Conheça mais sobre essa folhagem e tire todas as suas dúvidas sobre a comigo-ninguém-pode:
Publicidade
A bióloga e jardineira Beatriz Camisão, responsável pela BioMimos, conta que a comigo-ninguém-pode é sim uma planta venenosa. “Ela contém grande quantidade de oxalato de cálcio […], que causa uma reação alérgica grande ao entrar em contato com as mucosas da boca e do trato digestivo. Além disso, a comigo-ninguém-pode também contém outras substâncias venenosas, como alcaloides e glicosídeos”. A profissional destaca que essas substâncias estão presentes em toda a planta.
Sobre a possibilidade de intoxicação de crianças e de animais domésticos, Beatriz recomenda ter atenção, “principalmente para que eles não coloquem nenhuma parte da planta na boca”. Ela conta que existem relatos de reações graves e até mortes, apesar de não serem tão comuns.
Publicidade
“É muito difícil que uma criança ou animal consiga ingerir uma quantidade significativa da planta, já que ela provoca uma reação alérgica instantânea, causando muita dor”. E recomenda: “em caso de acidentes, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda médica imediatamente”. Agora que você já sabe que a comigo-ninguém-pode é uma planta venenosa, veja cuidados para cultivá-la em casa:
Para Beatriz, “apesar de toda essa fama de venenosa, vale a pena ter a planta em casa não só pela beleza da folhagem, mas também por ser excelente em filtrar as impurezas do ar”. Tomando as devidas precauções, você pode cultivá-la sem medo e desfrutar de toda a sua beleza e poder!
Ter um exemplar dessa planta no seu lar pode trazer inúmeros benefícios. Confira:
Publicidade
Além de todo o seu charme, essa folhagem traz muitas outras vantagens em seu cultivo. Seguindo as orientações e os cuidados indicados pela profissional Beatriz Camisão, essa planta, com certeza, vai deixar seu lar muito mais alegre e cheio de boas energias.
A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e muito utilizada em simpatias. Segundo as crendices populares, é indicada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. Também protege o lar de energias negativas e de pessoas mal-intencionadas. Além disso, a planta tem o poder de atrair positividade e é muito usada em rituais para trazer sucesso.
E para cultivar um belo exemplar dessa planta poderosíssima, veja a seguir dicas para acertar em todos os cuidados:
Conheça mais sobre essa planta e descubra as condições corretas para seu cultivo. Veja todos os cuidados necessários para quem deseja manter essa planta dentro de casa ou em tê-la em um cantinho no jardim.
A comigo-ninguém-pode é uma planta fácil de cuidar: com as dicas desse vídeo, você, com certeza, vai tirar de letra seu cultivo. Descubra como fazer corretamente as regas e confira opções de adubação para deixar suas folhas sempre verdes e com um visual exuberante.
Devido à sua toxicidade, é necessário o uso de luvas ao manusear e fazer mudas dessa planta. Veja, no vídeo, como fazer esse processo de forma segura e garantir que novos brotos vão surgir.
Publicidade
Em geral, a comigo-ninguém-pode exige poucos cuidados e aprecia locais de meia-sombra ou de luz difusa, por isso vive muito bem em ambientes internos. Aproveite também e veja outras opções de plantas fáceis de cuidar para ter na sua casa!