Cuidados essenciais e dicas para cultivar a comigo-ninguém-pode

Escrito por
Em 01.02.21

Por                                
Em 01.02.21

Poderosa até no nome, a comigo-ninguém-pode é cercada de crendices e seu cultivo é muito comum em casas e quintais. Originária da Colômbia e da Costa Rica, essa planta se destaca com suas folhas verde-escuras com manchas mais claras. Conheça mais sobre essa folhagem e tire todas as suas dúvidas sobre a comigo-ninguém-pode:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Perigos e cuidados com a comigo-ninguém-pode

A bióloga e jardineira Beatriz Camisão, responsável pela BioMimos, conta que a comigo-ninguém-pode é sim uma planta venenosa. “Ela contém grande quantidade de oxalato de cálcio […], que causa uma reação alérgica grande ao entrar em contato com as mucosas da boca e do trato digestivo. Além disso, a comigo-ninguém-pode também contém outras substâncias venenosas, como alcaloides e glicosídeos”. A profissional destaca que essas substâncias estão presentes em toda a planta.

Sobre a possibilidade de intoxicação de crianças e de animais domésticos, Beatriz recomenda ter atenção, “principalmente para que eles não coloquem nenhuma parte da planta na boca”. Ela conta que existem relatos de reações graves e até mortes, apesar de não serem tão comuns.

“É muito difícil que uma criança ou animal consiga ingerir uma quantidade significativa da planta, já que ela provoca uma reação alérgica instantânea, causando muita dor”. E recomenda: “em caso de acidentes, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda médica imediatamente”. Agora que você já sabe que a comigo-ninguém-pode é uma planta venenosa, veja cuidados para cultivá-la em casa:

5 cuidados para cultivar sem preocupações

  1. Suportes: “o ideal é colocar a comigo-ninguém-pode em um suporte mais alto, para que fique fora do alcance de crianças e animais”, indica Beatriz.
  2. Repelente para pets: para gatos ou animais mais curiosos, a bióloga sugere o uso de repelentes naturais, encontrados em garden centers ou floriculturas – “não são tóxicos, mas têm um cheiro desagradável para os gatos, que acabam deixando a planta em paz”.
  3. Não use vasos pesados: ao cultivar a planta em locais elevados ou suportes, evite vasos de concreto ou cerâmica, pois podem tombar e quebrar.
  4. Luvas: sempre que for cortar partes da planta, é importante proteger as mãos com luvas para evitar o contato direto com a seiva.
  5. Lave as mãos: após tocar ou manusear a planta, lembre-se de higienizar bem as mãos com água e sabão.

Para Beatriz, “apesar de toda essa fama de venenosa, vale a pena ter a planta em casa não só pela beleza da folhagem, mas também por ser excelente em filtrar as impurezas do ar”. Tomando as devidas precauções, você pode cultivá-la sem medo e desfrutar de toda a sua beleza e poder!

Por que ter comigo-ninguém-pode na decoração?

Ter um exemplar dessa planta no seu lar pode trazer inúmeros benefícios. Confira:

  • Visual ornamental: suas belas folhas estampadas e suas diferentes nuances de verde vão deixar o espaço muito mais atraente. Ideal para quem aprecia uma planta com grafismos.
  • Frescor: o cultivo de plantas no interior colabora para deixar o ambiente mais agradável e muito mais fresco.
  • Purificação do ar: as plantas eliminam impurezas do ambiente e, assim, melhoram a qualidade do ar.
  • Relaxamento: o contato constante com a natureza melhora o humor e auxilia no relaxamento.
  • Proteção: a comigo-ninguém-pode é uma planta que afasta energias negativas, sendo considerada como um amuleto de proteção.

Além de todo o seu charme, essa folhagem traz muitas outras vantagens em seu cultivo. Seguindo as orientações e os cuidados indicados pela profissional Beatriz Camisão, essa planta, com certeza, vai deixar seu lar muito mais alegre e cheio de boas energias.

Publicidade

Simpatias

A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e muito utilizada em simpatias. Segundo as crendices populares, é indicada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. Também protege o lar de energias negativas e de pessoas mal-intencionadas. Além disso, a planta tem o poder de atrair positividade e é muito usada em rituais para trazer sucesso.

Como cuidar de comigo-ninguém-pode

E para cultivar um belo exemplar dessa planta poderosíssima, veja a seguir dicas para acertar em todos os cuidados:

Como cultivar a comigo-ninguém-pode

Conheça mais sobre essa planta e descubra as condições corretas para seu cultivo. Veja todos os cuidados necessários para quem deseja manter essa planta dentro de casa ou em tê-la em um cantinho no jardim.

Dicas fáceis de regas e adubação

A comigo-ninguém-pode é uma planta fácil de cuidar: com as dicas desse vídeo, você, com certeza, vai tirar de letra seu cultivo. Descubra como fazer corretamente as regas e confira opções de adubação para deixar suas folhas sempre verdes e com um visual exuberante.

Como fazer mudas de forma segura

Devido à sua toxicidade, é necessário o uso de luvas ao manusear e fazer mudas dessa planta. Veja, no vídeo, como fazer esse processo de forma segura e garantir que novos brotos vão surgir.

Em geral, a comigo-ninguém-pode exige poucos cuidados e aprecia locais de meia-sombra ou de luz difusa, por isso vive muito bem em ambientes internos. Aproveite também e veja outras opções de plantas fáceis de cuidar para ter na sua casa!

Publicidade