70 ideias para decorar o corredor e trazer mais charme para o lar

Escrito por Ana Kordelos

Parte da casa facilmente esquecida na hora da decoração, o corredor pode ir muito além de paredes brancas e nuas, falta de iluminação e piso sem graça. O local de passagem por entre os cômodos, apesar de não aparentar, é utilizado inúmeras vezes durante o dia no trânsito de pessoas pela casa.

Continua após o anúncio



Para a designer de interiores Fabiola Galeazzo e a arquiteta Erica Mare, ambas da D2N Arquitetura e Interiores, em uma residência, o corredor antecipa a chegada em um ambiente mais importante ou reservado da casa. Sua função é servir de transição e apoio aos demais espaços.

“Um corredor pode ser decorado com espelhos, móveis de apoio como aparadores, composição de quadros ou ainda um papel de parede para demarcar a área. Porta-retratos com lembranças familiares e de viagem também caracterizam muito bem esses espaços. Vale usar a criatividade”, sugerem as profissionais.

10 opções para decoração de corredores

Buscando quebrar a monotonia de corredores pouco decorados e sem graça, confira as dicas das duas profissionais e as múltiplas possibilidades de decoração dessa área:

1. Fotografias

“Disponibilizar um móvel de apoio com fotografias familiares torna o ambiente de passagem mais acolhedor. Variar o tamanho e o formato dos porta-retratos deixará o cantinho ainda mais moderno”, indicam Fabiola e Erica.

ECOA Arquitetura

Continua após o anúncio



Marcelo Rosset

2. Quadros

As profissionais explicam que montar uma composição com quadros torna qualquer ambiente descolado. “Apostar em quadros em tamanhos menores é ideal para os corredores, já que as figuras serão vistas de perto por quem passar pelo local”, acrescentam.

 Foto: Reprodução / D2N Arquitetura


Foto: Reprodução / D2N Arquitetura

Inside Arquitetura

Continua após o anúncio



3. Tapetes

“Por se tratar de um ambiente de passagem, cortinas e tapetes volumosos podem atrapalhar a circulação de pessoas. Aposte em modelos mais leves e invista em estampas que personalizem o espaço”, instruem as profissionais. Nessa opção, vale alertar que o uso de tapetes em locais próximos a escadas é desaconselhável, já que os mesmos podem ocasionar acidentes.

Amber Lewis

Continua após o anúncio



4. Espelhos

As profissionais esclarecem que espelhos são uma ótima pedida para corredores e halls. Usar esse tipo de material proporcionará amplitude ao espaço que arquitetonicamente é mais estreito.

5. Parede personalizada

“Pintura diferente, papeis de parede, painel de gesso e revestimentos são ótimos para demarcar a área do corredor, criando identidade visual no espaço. Aposte em algo que converse com o restante da decoração da residência e não tenha medo de ousar nas estampas. Opte sempre por cores claras, já que o ambiente é estreito”, aconselham Fabiola e Erica.

6. Aparador

Tanto a arquiteta quanto a designer explicam que aparadores dão um toque incrível ao corredor. “Combinar com um aparador ou uma mesa que auxilie no dia a dia é aposta certeira”, ensinam.

7. Estante e armários

É uma sugestão aconselhável somente para corredores largos. Se o seu corredor possui medidas maiores que 80 centímetros, torna-se, então, uma ótima opção. “É importante ficar atento às medidas para adequar uma estante ou armário no espaço. Um móvel na medida exata tornará o corredor descolado e aconchegante, tirando a sensação de passagem rápida”, esclarecem Erica e Fabiola.

8. Plantas

“A decoração verde está em alta e apostar em plantas nos corredores é uma boa maneira de incluir vegetação no interior das residências. Atente-se apenas à presença de luz natural para que as espécies se adequem ao espaço”, alertam as profissionais, ou prefira as artificiais.

9. Prateleiras

“Uma boa maneira de decorar corredores estreitos é pendurar prateleiras acima dos 2,10 m ou usar modelos estreitos. Pequenos objetos de decoração podem ser dispostos nos espaços”, sugerem a arquiteta e a designer.

10. Iluminação

Utilizar luzes no corredor é uma opção para modificar o visual. Seja no teto, paredes ou até mesmo no chão, a iluminação faz toda a diferença!

5 dicas para não errar na decoração dos corredores

Lembrando que a decoração deste ambiente deve “conversar” com a do restante da casa, Fabiola e Erica separaram algumas dicas essenciais para deixar o lugar com mais charme e personalidade:

  1. Atenção para não sobrecarregar o ambiente: peças muito grandes podem atrapalhar a circulação dos corredores. Cuidado para não os sobrecarregá-los com itens de decoração que podem ser até mesmo danificados pela passagem.
  2. Tapetes volumosos: por se tratar de um ambiente de passagem, tapetes grandes ou muito volumosos podem ser perigosos a quem passa pelo corredor.
  3. Móveis grandes: um móvel grande pode obstruir a passagem do corredor. Verifique a largura entre as paredes e adeque um móvel que caiba perfeitamente no espaço.
  4. Medidas mínimas: quando de uso restrito e interno, o corredor deve ter largura mínima de 0,90 m e pé-direito mínimo de 2,10 m.
  5. Cores fortes: se o corredor for curto e possuir as medidas mínimas, evite o uso de cores muito fortes nas paredes, pois estas podem causar sensação de desconforto. Agora, se for um corredor mais largo, uma parede pintada na cor escolhida ajuda a trazer mais personalidade ao ambiente.
  6. Com estas recomendações, fica mais fácil trazer alegria e encanto para essa parte muitas vezes esquecida da casa. Escolha qual opção mais lhe agrada e comece já a decorar o corredor do seu lar já!