Flor-de-maio: aprenda a cultivar essa linda planta em sua casa

Escrito por
Em 09.04.20

Por                                
Em 09.04.20

A flor-de-maio é uma planta muito encontrada em casas, apartamentos e até eventos graças às lindas flores que ela produz. Se você está pensando em cultivar uma planta, mas ainda não sabe qual escolher, que tal conhecer um pouco mais sobre a flor-de-maio? Veja, a seguir, como cultivar essa linda planta!

Publicidade

Significado e origem da flor-de-maio

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é um cacto natural do Brasil, mais especificamente do norte do Estado do Rio de Janeiro. Ela não apresenta espinhos e é uma epífita, ou seja, na natureza ela vive sobre outras plantas, como as árvores.

Essa planta floresce no outono e, por isso, aqui ela é conhecida como flor-de-maio. Em determinados países do hemisfério norte, por exemplo, ela tem o nome de cacto de Natal, pois é nessa época que ela floresce no norte. Além desses nomes, ela ainda é conhecida como flor-de-seda e cacto da Páscoa.

A planta pode dar flores de diferentes cores, como rosas ou brancas. O seu tamanho pode chegar a 30 centímetros de altura. A flor-de-maio é bastante cultivada graças as suas lindas flores, mas esse não é o único motivo. Os cuidados simples que ela demanda também são um grande atrativo para quem deseja ter uma planta em casa.

Como cuidar bem da flor-de-maio

  • Solo: tem que ser drenado e fértil. Pode ser feito com terra, areia e húmus de minhoca. É essencial colocar pedras ou cascas de pinus no vaso para fazer a drenagem da água.
  • Iluminação: meia-sombra, já que a flor precisa de luminosidade, mas não gosta de receber a luz solar diretamente.
  • Rega: uma ou duas vezes na semana, porque a planta não gosta de excesso de água. Para saber se já é hora de regar novamente, coloque o dedo no substrato e veja se ele está seco. Se sim, pode fazer a rega de novo.
  • Adubação: pode ser feita com adubo químico (NPK 8-8-8) ou orgânico (com farinha de peixe, banana ou esterno bovino). A adubação pode ser feita uma vez ao mês, sendo que é muito recomendado fazer no verão para que a planta fique forte e floresça bem no outono.

Para cuidar bem da flor-de-maio é preciso prestar atenção ainda no tipo de vaso que a planta será cultivada. Aqueles vasos ou cachepôs sem furos não são muito indicados, pois a água fica acumulada ali e a flor-de-maio pode acabar apodrecendo devido ao excesso de água.

Mais dicas de cultivo da flor-de-maio

Dicas sobre cultivo nunca são demais, não é verdade? Afinal, elas lhe ajudam a cuidar de sua planta e fazem com que ela dê lindas flores. Por isso, separamos 4 vídeos que ensinam a cultivar a flor-de-maio e ainda mostram o passo a passo de itens importantes, como o plantio da muda e o modo de fazer a adubação. Confira:

Como cuidar da flor-de-maio

Publicidade

O primeiro vídeo de nossa lista traz as principais informações sobre o cultivo desta linda planta. Assista para aprender onde colocar a sua flor-de-maio em casa e como regá-la para que ela floresça bem. Além disso, o vídeo ainda dá dicas sobre o plantio das mudas.

Como plantar sua flor-de-maio do jeito certo

Não sabe como fazer para plantar a sua flor-de-maio do jeito certo? É só assistir a esse vídeo! Aqui você verá o passo a passo do plantio, onde plantar e como fazer o replantio das mudas. Ao assistir esse conteúdo, você ainda verá dicas sobre a adubação da planta.

Adubo caseiro para sua flor-de-maio

É essencial fortalecer sua planta com adubos para que ela fique mais bonita, resistente e floresça bastante. Neste vídeo, você vai ver o passo a passo da receita de um ótimo adubo orgânico e caseiro. Assim, você mesmo poderá prepará-lo e sem gastar muito dinheiro.

O que fazer quando as folhas da flor-de-maio caem

Esta é uma preocupação de boa parte dos proprietários da flor-de-maio. Às vezes, as folhas começam a cair e as pessoas não sabem o porquê isso acontece nem como consertar essa situação. Este vídeo explica por qual motivo as folhas caem e como você pode evitar que isso aconteça com a sua planta!

Como você pode ver, o plantio e os cuidados com a flor-de-maio são simples. Então, é possível cultivá-la tranquilamente em casa. Agora que você já sabe as principais informações sobre o cultivo da flor-de-maio só está faltando mesmo adquirir a sua!

12 ambientes com flor-de-maio para você se encantar

A flor-de-maio é uma planta que, além de linda, é fácil de cuidar. Sendo assim, é uma ótima opção para ter em casa. Veja 12 fotos para você se inspirar e começar a cultivar a sua:

Publicidade

1. A flor-de-maio é uma planta muito bonita

2. Que pode ter pétalas de várias cores, como rosas

3. Brancas

4. Amarelas

5. Ou vermelhas

6. Veja como estas ficaram bem juntas

7. As pétalas ainda podem ter este formato

8. Ou este, conhecido como pétala dobrada

9. Na decoração, a flor-de-maio costuma ser colocada no alto

TERESA LOPES

Publicidade

10. Ou na parede

11. Agora, ela também fica super bem no centro da mesa

12. E aí, já se apaixonou pela flor-de-maio?

Depois de ver estas fotos da flor-de-maio não tem como não se encantar por ela, não é mesmo? Se você optar por cultivar esta planta em sua casa, lembre-se de que você deve ser paciente, já que a florada só sai durante o outono. Já se você quiser ver outras opções além da flor-de-maio, que tal saber mais sobre a belíssima rosa do deserto?