Plantas para quartos: 12 opções para decorar o seu cantinho

Escrito por Renata Alexandrino
Atualizado em 01.12.20

Cultivar plantas em ambientes internos já é um hobbie de muitas pessoas. Além de uma boa distração, ter plantas na sua casa é uma ótima forma de decoração e pode trazer vários benefícios. Principalmente quando falamos de quartos, uma planta pode melhorar – e muito! – a qualidade do sono. Veja espécies de plantas para quartos que são ótimas para compor o seu espaço!

Continua após o anúncio



1. Samambaia

As samambaias são plantas tropicais muito utilizadas em decorações de diversos ambientes por possuírem uma estética exuberante. São populares devido ao seu caráter energético: elas absorvem as energias negativas, purificando o local de más vibrações. Para cultivá-las, é necessário presença de sol e regas até três vezes por semana – mas tome cuidado para não exagerar, pois qualquer excesso pode matar sua planta.

2. Dinheiro em Penca

Conhecida como tostão, essa planta pode ser usada para decorar qualquer cantinho e deixar seu quarto mais charmoso. Possui um cultivo fácil, gosta de sombra total ou parcial e uma terra úmida para se desenvolver. Tome cuidado com ambientes com ar-condicionado, pois ela pode não se adaptar. A dinheiro em penca é popular no Feng Shui, por ativar a prosperidade e áreas relacionadas ao trabalho.

3. Avencas

Conhecidas por espantar o mau-olhado, as avencas são as queridinhas dos ambientes internos. Elas gostam de calor, luminosidade e umidade, mas evite raios solares excessivos. No Feng Shui as avencas são ativadoras da sabedoria e espiritualidade. São perfeitas para decorações minimalistas.

4. Suculentas

As suculentas ajudam na proteção emocional. São plantas extremamente versáteis, por serem pequenas e possuírem várias espécies. Você pode escolher entre uma variedade de tamanhos, formas e cores para compor seu quarto. Se adaptam a lugares secos e não precisam de muitos cuidados: apenas regue uma vez por semana ou quando sua terra estiver muito seca. Seu exemplo mais popular são os cactos.

Continua após o anúncio



5. Espada de São Jorge

Uma ótima opção para quem quer melhorar a qualidade do ar do quarto e sua energia pessoal. A espada de São Jorge exige poucos cuidados: é necessário regá-la a cada 20 dias e realizar uma limpeza, retirando as folhas mais antigas. Tome cuidado com seu pet, pois essa planta pode ser tóxica quando ingerida por animais.

6. Lírio da paz

Além de ser muito bonito, o lírio da paz garante vários benefícios no seu cultivo. Suas flores podem aumentar a umidade do ar e diminuir os micróbios que causam alergia. Precisa ser cultivado na sombra e em lugares mais quentes, e também necessita ser regado semanalmente. É uma planta fácil de combinar com diferentes cores e texturas, perfeita para decorar seu quarto.

7. Palmeira Bambu

Ideal para quem quer ter uma noite de sono tranquila e um ar fresco durante o dia. A palmeira bambu precisa ser mantida em vaso com terra úmida e receber luz solar indireta. Traz uma sensação sensação tropical ao espaço, devido às suas origens. Além disso, pode ser usada na decoração de diversos ambientes e ser combinada com diferentes tipos de vasos.

8. Babosa

Mais uma planta que vai deixar seu quarto bonito e trazer benefícios para a saúde. A babosa é conhecida por aumentar os níveis de oxigênio do ar e proporcionar uma noite de sono bem profunda. Necessita de luz solar direta e uma pulverização de água semanal. Seu cultivo é ainda mais interessante devido ao seu gel, que pode ser usado de várias maneiras.

9. Jasmim

Shopping Garden + Decor

Continua após o anúncio



Uma opção aromática para o seu quarto, as flores de jasmim ajudam na diminuição do estresse, para uma noite mais tranquila. Além do cheiro agradável, permite uma revitalização calmante para quem dorme com a presença dessa planta. De forma geral, ela deve receber de 4 a 6 horas de luz filtrada e deve ser regada livremente na estação de crescimento e moderadamente no inverno.

10. Hera (Trepadeira)

Se você sofre de asma ou outros problemas respiratórios durante a noite, a Hera é a planta ideal para decorar o seu quarto. Cultivá-la pode diminuir a incidência de mofo e, consequentemente, reduzir alergias e irritações. Ela fica ótima em vasos suspensos ou em algum lugar em que suas folhas possam crescer para baixo. Necessita de iluminação indireta e rega com moderação, pois não suporta solos encharcados.

11. Gardênia

Para os amantes de flores, a gardênia é uma escolha muito popular para quartos. Possui flores bonitas e perfumadas e ajudam em uma melhora na qualidade de sono, auxiliando no alívio da ansiedade. Ela possui um cultivo mais exigente: precisa de um local iluminado, mas com uma temperatura entre 10 e 15 graus. Também é necessário irrigação e adubagem frequentes.

12. Clorofito

É uma planta de pequeno porte que não exige muitos cuidados. Ou seja, é perfeita para quem não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado de plantas. O clorofito é uma planta ornamental muito bonita e perfeita para decorações: ela purifica o ar em ambientes domésticos, eliminando as substâncias ruins. Precisa ser colocada em uma ambiente iluminado e regada 3 vezes ao mês.

Com certeza, qualquer uma dessas plantas vai deixar seu quarto mais charmoso. Lembrando que a presença de plantas no quarto não traz nenhum risco à saúde, pois a quantidade de oxigênio que uma planta consome é muito pequena e insuficiente para causar qualquer problema ao ser humano. Confira também vasos para plantas para completar a decoração.

Continua após o anúncio