Ficus lyrata: como cuidar da planta e 20 inspirações de decoração

Escrito por Mariana Jati
Em 30.04.20

iStock

O Ficus lyrata, popularmente conhecido como figueira-lira, é uma árvore nativa do oeste da África que tem se popularizado bastante por aqui. Suas folhas grandes e brilhantes chamam bastante atenção na decoração de ambientes internos e, em ambiente externo, a planta promove uma ótima sombra. Veja como você pode cultivá-la em casa:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Como cuidar do Ficus lyrata

Como qualquer outra planta, o Ficus lyrata precisa de alguns cuidados para que possa crescer saudável. Quando plantado em vaso, é uma árvore de crescimento lento, mas, se plantado no chão, pode chegar a 12 metros de altura. No geral, é uma planta de baixa manutenção, o que a torna uma boa alternativa para ambientes internos. Veja nossas dicas:

  • Rega: o Ficus lyrata gosta de solo úmido, mas não encharcado. Assim, o ideal é colocar o dedo no solo (no caso de plantas em vaso) antes de fazer a rega: caso o seu dedo saia sujo, não regue. O solo superficial precisa estar bem seco para que seja necessário regar.
  • Iluminação: não precisa de sol direto e vive muito bem com luz difusa ou meia-sombra. Se estiver em um vaso, o ideal é que fique próximo à janela. Se for plantá-lo no quintal, o ideal é que não plante assim que chegar em casa: comece com uma área interna, passando para meia-sombra e só depois para o sol pleno, no intervalo de alguns dias.
  • Pragas: a planta costuma ser bastante resistente, mas ainda assim pode sofrer com a ação de pragas, sendo que o pulgão é a mais comum. Caso encontre esses bichinhos, prepare uma solução de água com sabão de coco e passe com um pano nas folhas, frente e verso. Não é necessário o uso de venenos ou óleos: isso já é o bastante para manter os insetos longe.
  • Adubação: essa não é uma planta que exige muita adubação. Especialistas recomendam que seja usada a metade da quantidade indicada na embalagem do adubo. Você pode fazer também a adubação foliar, que se trata de borrifar as folhas com o tônico indicado uma vez ao mês.
  • Como envasar: quando for mudar seu Ficus lyrata para um novo vaso, é importante se atentar à drenagem: o vaso deve ter alguns furos, para garantir que a água não acumule e apodreça as raízes da planta. A primeira camada deve ser de argila expandida, seguida por uma manta de drenagem e um pouco de substrato. Coloque a planta com o torrão de raízes e cubra com mais substrato e material orgânico.
  • Poda: por se tratar de uma planta de crescimento lento quando envasada, pode ser que demore bastante até que você precise podar o Ficus lyrata para manter seu tamanho. Para controlar seu crescimento, o ideal é não deixar a planta em vasos muito grandes e podar seu topo.
  • Toxidade: o Ficus lyrata é uma planta tóxica e deve ser mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais de estimação. É necessário o uso de luvas ao fazer a poda da planta, já que sua seiva pode queimar em contato com a pele.
  • Folhas queimadas/amareladas: caso sejam as folhas da parte mais baixa, isso é um sinal de excesso de água. No caso de folhas queimadas ou manchadas no topo da planta, o problema é a falta de água. O ar seco também pode prejudicar a folhagem do Ficus lyrata, então não é bom mantê-lo em um ambiente com ar-condicionado constante. Borrifar água nas folhas a cada quinze dias também ajuda.
  • Manchas marrons e queda: esses são problemas comuns quando o Ficus lyrata está sofrendo com baixas temperaturas. A queda de temperatura também pode deixar as folhas mais opacas e escuras, portanto evite deixar seu vaso no sereno ou exposto a ventos gelados.
  • Gostou da ideia de ter essa planta incrível na sua casa, mas não sabe bem onde colocá-la? Temos inspirações para você!

    20 fotos de ambientes decorados com Ficus lyrata para comprar um agora mesmo

    O Ficus lyrata é superversátil e fica lindo na decoração de vários ambientes, incluindo sala de estar, sala de jantar, quarto e até cozinha. Olha só:

    1. Um verdinho no quarto sempre cai bem

    2. O Ficus lyrata deixa qualquer ambiente mais estiloso

    3. E fica lindo em um cachepô natural

    4. Ou também em um vaso de concreto

    nate & abby culora

    Continua após o anúncio



    5. Planta no banheiro? Pode sim

    6. O mais importante é ter luz natural

    7. Para que seu Ficus lyrata fique saudável

    8. E deixe o ambiente ainda mais lindo

    9. Combiná-lo com outras planta é uma ótima ideia

    10. Mas ele também fica lindíssimo sozinho

    11. Não tem como não se apaixonar, não é?

    12. Olha como ele combina com móveis de madeira

    13. Sua decoração só tem a ganhar com essa planta

    Bhamjungle

    Continua após o anúncio



    14. É uma boa opção para varandas também

    15. Só é preciso tomar os devidos cuidado

    16. Para que a planta fique sempre linda

    17. E cresça saudável

    18. Plantas combinam com qualquer estilo de decoração

    19. E o Ficus lyrata não é uma exceção

    20. Pode ter certeza de que vale o cuidado!

    Já te convencemos a cultivar essa planta queridinha da internet? Falta de conhecimento e inspiração para a decoração não são mais desculpas! Se quiser aproveitar, veja mais ideias de plantas para apartamento.

    Continua após o anúncio