Maranta: plantas com estampas incríveis para ter em casa

Escrito por Andressa Oliveira
Em 01.04.20

Maranta é um gênero botânico composto por uma variedade de espécies com características semelhantes. As plantas dessa classificação apresentam folhas incrivelmente estampadas, com uma riqueza de cores e texturas. Conheça mais sobre os tipos de marantas, os cuidados para seu cultivo e ideias encantadoras para usá-las na decoração!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Tipos de marantas

Existe um grande número de espécies de Maranta. Conheça as principais para colorir a sua casa ou jardim:

Maranta-pavão

Exuberantes como as penas do pavão, as folhas dessa maranta possuem formato oval, uma tonalidade verde escura e um desenho de linhas transversais mais claras. É uma planta de origem brasileira e pode ser cultivada facilmente em vasos e ambientes internos, pois se adapta bem à meia-sombra.

Maranta-tricolor

Um espetáculo de cores! Assim são as folhas da maranta-tricolor, que apresentam nuances de verde e rosa. Essa é uma planta nativa da mata atlântica que também vive muito bem em interiores. Cultive-a em meia-sombra e dê preferência para deixá-la em locais que recebam sol da manhã ou do final da tarde.

Maranta-cascavel

A maranta-cascavel se diferencia com suas folhas mais alongadas com bordas levemente onduladas, que possuem uma coloração verde-clara com manchas verde-escuro. Além disso, na parte de trás, apresentam um tom arroxeado. Aprecia luz difusa ou meia-sombra e pode ser plantada no jardim em canteiros ou cultivada em vasos dentro de casa.

Continua após o anúncio



Maranta-riscada

Apresenta folhas de um verde bem escuro com finas linhas cor-de-rosa que parecem feitas à mão. A outra face da folha traz uma coloração arroxeada. Vivem bem em locais de meia-sombra, são fáceis de cuidar e, com seu porte pequeno, cabem em qualquer lugar.

Maranta Burle Marx

Possui folhas arrendondadas com um padrão de estampa que traz um fundo verde-claro com manchas verde-escuro, parecendo desenhos de pequenas folhas. Não tolera sol direto, mas cresce melhor em ambientes bem iluminados. É uma planta mais sensível, mas cheia de personalidade para interiores e jardins.

Maranta-zebrina

Suas folhas com formato elíptico são verde-claras com rajadas em verde-escuro. É uma espécie de fácil cultivo que prefere temperaturas amenas, não tolera a seca e nem o sol direto, então deixe-a em ambientes bem iluminados e mais frescos da casa.

Estilo, beleza e cores não vão faltar na decoração do seu lar com as marantas.

Como cuidar de marantas

Apesar de serem plantas de fácil cultivo, as marantas exigem pequenos cuidados especiais para ficarem sempre lindas. Veja as dicas!

Cuidados básicos para marantas

Continua após o anúncio



Nesse vídeo, você aprende sobre os principais cuidados com as marantas e vê mais informações sobre iluminação, regas e adubação. Com todas essas dicas, seus exemplares vão crescer e permanecer belos e saudáveis.

Características e cultivo de marantas

Explore mais as características de várias espécies de maranta e aprenda sobre o habitat e as preferências dessas plantas para cultivá-las na sua casa. Você confere dicas sobre iluminação, regas, solo, adubação, reprodução e opções de cultivo.

Como plantar maranta

Confira o passo a passo de como preparar o substrato perfeito para plantar um exemplar de maranta. Veja também dicas para cultivar essas espécies no seu jardim.

Em geral, lembre-se de que as marantas apreciam locais de meia-sombra e gostam de regas com frequência. Em dias mais quentes e secos, borrife também água em suas folhas.

20 fotos de marantas que vão te conquistar

Confira ideias de decoração com marantas que vão comprovar todo o charme, beleza e riqueza de cores dessas plantas.

1. Uma folhagem bastante ornamental

2. Com uma mistura de cores únicas

Nossa Bella Casa

Continua após o anúncio



3. Perfeita para formar maravilhosas decorações

4. Você pode explorar a beleza de várias marantas

5. Ou utilizar a sua preferida em destaque

6. E trazer muito mais vida para qualquer cantinho

7. Transforme o visual da sua lavanderia

8. Um detalhe cheio de graça para a cozinha

9. Crie composições incríveis com outras plantas

10. E faça uma bela mistura de estampas e texturas

11. Se jogue no contraste de cores

12. Deixe seu espaço de trabalho mais agradável

13. Você pode cultivá-la em ambientes internos

14. Em pequenas varandas de apartamentos

15. E também compor coloridos canteiros no jardim

16. As marantas vão dar o toque especial no seu espaço

17. Suas belas folhas não vão passar despercebidas

18. Mesmo quando combinadas com outras folhagens

19. Cada espécie possui um charme único

20. Uma riqueza de beleza da natureza!

São várias espécies de maranta para você amar e espalhar folhagens com estampas maravilhosas pela casa. Conheça mais também sobre outra planta tropical incrível e cheia de cores: a bromélia.