Por Andressa Oliveira
Atualizado em 07.06.22
Maranta é um gênero botânico composto por uma variedade de espécies com características semelhantes. As plantas dessa classificação apresentam folhas incrivelmente estampadas, com uma riqueza de cores e texturas. Conheça mais sobre os tipos de marantas, os cuidados para seu cultivo e ideias encantadoras para usá-las na decoração!
Publicidade
Existe um grande número de espécies de Maranta. Conheça as principais para colorir a sua casa ou jardim:
Exuberantes como as penas do pavão, as folhas dessa maranta possuem formato oval, uma tonalidade verde escura e um desenho de linhas transversais mais claras. É uma planta de origem brasileira e pode ser cultivada facilmente em vasos e ambientes internos, pois se adapta bem à meia-sombra.
Um espetáculo de cores! Assim são as folhas da maranta-tricolor, que apresentam nuances de verde e rosa. Essa é uma planta nativa da mata atlântica que também vive muito bem em interiores. Cultive-a em meia-sombra e dê preferência para deixá-la em locais que recebam sol da manhã ou do final da tarde.
A maranta-cascavel se diferencia com suas folhas mais alongadas com bordas levemente onduladas, que possuem uma coloração verde-clara com manchas verde-escuro. Além disso, na parte de trás, apresentam um tom arroxeado. Aprecia luz difusa ou meia-sombra e pode ser plantada no jardim em canteiros ou cultivada em vasos dentro de casa.
Apresenta folhas de um verde bem escuro com finas linhas cor-de-rosa que parecem feitas à mão. A outra face da folha traz uma coloração arroxeada. Vivem bem em locais de meia-sombra, são fáceis de cuidar e, com seu porte pequeno, cabem em qualquer lugar.
Possui folhas arrendondadas com um padrão de estampa que traz um fundo verde-claro com manchas verde-escuro, parecendo desenhos de pequenas folhas. Não tolera sol direto, mas cresce melhor em ambientes bem iluminados. É uma planta mais sensível, mas cheia de personalidade para interiores e jardins.
Suas folhas com formato elíptico são verde-claras com rajadas em verde-escuro. É uma espécie de fácil cultivo que prefere temperaturas amenas, não tolera a seca e nem o sol direto, então deixe-a em ambientes bem iluminados e mais frescos da casa.
Estilo, beleza e cores não vão faltar na decoração do seu lar com as marantas.
Apesar de serem plantas de fácil cultivo, as marantas exigem pequenos cuidados especiais para ficarem sempre lindas. Veja as dicas!
Publicidade
Nesse vídeo, você aprende sobre os principais cuidados com as marantas e vê mais informações sobre iluminação, regas e adubação. Com todas essas dicas, seus exemplares vão crescer e permanecer belos e saudáveis.
Explore mais as características de várias espécies de maranta e aprenda sobre o habitat e as preferências dessas plantas para cultivá-las na sua casa. Você confere dicas sobre iluminação, regas, solo, adubação, reprodução e opções de cultivo.
Confira o passo a passo de como preparar o substrato perfeito para plantar um exemplar de maranta. Veja também dicas para cultivar essas espécies no seu jardim.
Em geral, lembre-se de que as marantas apreciam locais de meia-sombra e gostam de regas com frequência. Em dias mais quentes e secos, borrife também água em suas folhas.
Confira ideias de decoração com marantas que vão comprovar todo o charme, beleza e riqueza de cores dessas plantas.
São várias espécies de maranta para você amar e espalhar folhagens com estampas maravilhosas pela casa. Conheça mais também sobre outra planta tropical incrível e cheia de cores: a bromélia.